Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

INDEC promove oficinas culturais gratuitas - RJ


O Indec - Instituto de Desenvolvimento Cultural do Ilé Omiojúaro - através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, apresenta OríRe Oficinas culturais GRATUITAS.

Teatro - Dança - Samba de Roda
Quando: de 16 de janeiro a 13 de março de 2010, sempre aos sábados.
Onde: Indec. Rua Francisco Antônio Nascimento, 42, bairro de Miguel Couto, Nova Iguaçu/RJ
Informações: pelos telefones (21) 2564 7246 / (21) 9347 8045/ (21) 8767 0666


******************************************

Teatro - Da narração à ação
(Oficineiros: Gustavo Mello, Marcos Serra e Rodrigo dos Santos)

A oralidade é uma importante forma de transmissão de conhecimento utilizada pelo povo afrobrasileiro. Esse modo próprio de contar histórias revela traços de teatralidade que serão pesquisados e desenvolvidos nessa oficina de modo que o ator/atriz - profissional ou amador, veterano ou inicinante - descubra formas de desenvolvimento de dramaticidade que envolvam sua potencialidade gestual, vocal e facial para o desenvolvimento de sua capacidade narrativa e para um outro método de construção de personagens.

Dança Afrocontemporânea
(Oficineiras: Ágatha Oliveira e Valéria Monã)

Nessa oficina serão trabalhados elementos da dança e da gestualidade de matriz africana, com especial ênfase para o samba de roda, em diálogo com técnicas e elementos da dança contemporânea. O objetivo é dar aos participantes novos elementos para se compreender a dança e a gestualidade do povo brasileiro e estimular no ator/atriz, dançarino/dançarina um corpo livre de imposições ideológicas, capaz de romper com a lógica usual da movimentação de cena.


Samba de roda - Entendendo o samba de roda
(Oficineiros: Adailton Moreira e Noan Moreira Gomes)


A proposta dessa oficina é reconhecer os elementos e a estruturação dessa expressão artística, de modo a possibilitar aos participantes a utilização de seus signos para novas construções discursivas e como maneira de contribuir à pesquisa de uma linguagem teatral. Serão trabalhados cantos, toques, dança e estudos das letras dos sambas de roda e seu significado sócio-cultural.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Boas Festas e Feliz 2010!!!


(Clique na imagem para ampliá-la)

domingo, 20 de dezembro de 2009

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Curso online gratuito do Modelo de Excelência da Gestão

Dinâmico e interativo, o curso virtual é uma ótima oportunidade para você conhecer como o movimento pela busca da excelência começou, como entender e utilizar o Modelo de Excelência da Gestão®, suas inter-relações, conceitos e práticas que facilitarão e consolidarão seu aprendizado.

O curso virtual está estruturado em 3 Módulos:
* Sensibilização para a Excelência em Gestão;
* O Modelo de Excelência da Gestão®;
* Preparatório para a Banca Examinadora do PNQ;

Você precisará investir cerca de 26 horas do seu tempo para realizar as 3 etapas acima e ainda contará com as vantagens do ensino à distância, que lhe proporciona:

* flexibilidade (você escolhe a hora e o lugar para seus estudos, desde que tenha recursos mínimos para o acesso à internet);
* adaptação (você adequa as atividades do curso à sua agenda e não há necessidade de deslocamento).

Os objetivos do curso são apresentar um breve histórico e conceitos relacionados ao(s):
* Modelos da gestão da qualidade;
* Modelo de Excelência da Gestão®;
* Fundamentos da Excelência;
* Critérios e processos de avaliação da gestão

Esta nova versão conta suporte técnico por telefone. Basta ligar para (11) 2649-0613 em horário comercial.

Site: http://www.fnq.org.br/site/458/default.aspx 

Tecnologias para o semi árido é tema do último Diálogo das Águas - BA


A palestra da série Diálogo das Águas 2009 que acontece nesta sexta-feira (18), às 15h, no Auditório Paulo Jackson, do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), terá como palestrante Naidson Quintela Batista, secretário executivo do Movimento de Organização Comunitária (MOC), integrante da Articulação para o Semi Árido (ASA).
Ele é integrante do Conselho Nacional e do Estadual de Segurança Nutricional, membro do Movimento de Articulação do Semi Árido Brasileiro, formado em Teologia e Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma e em Educação pela Universidade Católica do Salvador.
Batista substitui o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Eduardo Lacerda Ramos, que está em Copenhague, participando da Conferência Mundial do Clima (COP 15).
Com larga experiência no semi árido, ele irá falar das tecnologias sustentáveis de aproveitamento de água e convivência com a seca e adaptação às mudanças climáticas. Um dos exemplos, que começou com o Programa Um Milhão de Cisternas, é a captação de água de chuva para consumo humano, além de outras alternativas e tecnologias para aproveitamento de água no semi árido e adaptação à seca, como barreiros, cisternas, dentre outras.
Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente através do e-mail cerimonial@inga.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-3009, fornecendo o nome completo, ocupação, instituição em que trabalha ou estuda, e-mail e telefone para contato. As vagas são limitadas. A palestra será transmitida ao vivo pela Internet através do link transmissao.prodeb.ba.gov.br/dialogo/


Sobre o "Diálogo das Águas"


O Diálogo das Águas é uma série de debates promovida há três anos pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e acontece sempre na última sexta-feira do mês, às 15h, no Auditório Paulo Jackson. Tem por objetivo estimular na sociedade a discussão sobre temas relacionados à degradação ambiental provocada pelo homem e seus efeitos na vida de cada um, principalmente o avanço da escassez da água doce em diversas regiões do planeta.




18/12/09
Ascom INGÁ
Mais informações:
Letícia Belém/Patrícia Moreira
(71) 3116-3286/ 3042 /3215 /9966-7345

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Encontro sobre Cinema e Antropologia - BA

O antropólogo Claudio Luiz Pereira é um dos coordenadores do ciclo de debates sobre cinema e antropologia. Foto: Marco Aurélio Martins| AG.  A TARDE
O antropólogo Claudio Luiz Pereira é um dos coordenadores do ciclo de debates sobre cinema e antropologia. Foto: Marco Aurélio Martins| AG. A TARDE 

Programa imperdível para quem gosta de cinema e antropologia. Os professores da Ufba, Cláudio Luiz Pereira e Maria Cristina de Souza estão coordenando um ciclo de debates sobre o cinema antropológico. O Homem e o Mar é o tema da primeira sessão que começa amanhã, 3 (quinta-feira), às 17 horas, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba (ISC), localizado no Canela, antigo prédio da Facom, no campus atrás do Hospital das Clínicas.
O objetivo do ciclo é mosrtar a relação entre cinema e antropologia, apresentar uma filmografia pouco conhecida e reunir o pessoal interessado no tema.
Confiram abaixo a programação:
Sessão 1. Amanhã – Os Pescadores de Aran (1934) de Robert Flarherty.
O filme aborda o cotidiano de uma família de pescadores da Ilha Aran, localizada na costa oeste da Irlanda e cercada por um mar enfurecido, com violentas tempestades. De forma heróica eles buscam a sobrevivência em condições sabidamente desfavoráveis, impostas por uma natureza furiosa. O aclamado diretor Robert J. Flaherty, o mesmo do clássico Nanook do Norte, lança mão de uma formidável e moderna edição na montagem deste filme. Com uma pequena equipe, Flaherty passou dois anos filmando e editando o drama deste grupo familiar. As imagens são deslumbrantes, e a estrutura do filme demonstra influências diretas da Escola Soviética de cinema. Debate com a participação do documentarista e professor Josias Pires Neto.
Sessão 2. Dia: 10/12 – Os Pescadores de Sargaços (1929) de Jean Epstein.
Filmada em 1929, em pleno movimento avant-garde francês, esta obra experimental foi elaborada por Epstein, que mesclou o ritmo das imagens atiladamente decupadas com algumas técnicas do cinema expressionista alemão. Um documentário social com experiências ousadas no dominio da antropologia visual. O filme é o primeiro de uma trilogia que retrata a vida insular da costa da Bretanha.Com a participação do professor Marcos Pierry (FTC – TVE-Bahia)

Sessão 3. Dia: 17/12 – A Ilha Nua (1960) de Kaneto Shindô.
A história de A Ilha Nua se passa a oeste do Japão, em um lugar onde se encontram as mais belas paisagens do país. Em uma das ilhas do lugar não há espaço para mais pessoas, além de uma única família que lá habita, uma casal com seu dois filhos. A vida é dura, dado a escassez de água e de alimentos, porém, mesmo assim, esta família vive tranqüilamente, até que um dia acontece uma desgraça que faz com que tudo mude. Tudo, exceto a luta particular e silenciosa dos homens contra os adversos elementos da natureza. Com a participação do professor Cláudio Pereira (Pos Afro-Ufba)

sábado, 12 de dezembro de 2009

Instituto Wal Mart inscreve jovens para cursos de qualificação profissional - BA

O Instituto Wal Mart, em parceria com o Instituto Aliança, está selecionado jovens para participar de cursos de qualificação profissional em padaria, confeitaria e rotisseria. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de dezembro (terça-feira), na sala de cursos da loja Todo Dia, no bairro de Pernambués, em Salvador. Para participar da iniciativa, é necessário ter entre 18 e 24 anos, nível de escolaridade a partir da 7ª série ou serem estudantes do 2º ciclo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos têm duração de nove meses e será realizado no turno matutino.

Mais informações: Laiane Lima – recepcionista(71 3460-4320)

Pracatum oferece vagas para cursos - BA

A Associação Pracatum inscreve para a 2ª etapa do Projeto Pracatum Mídias Sonoras. São disponibilizadas 250 vagas, distribuídas entre os cursos de Sonorização, Gravação em Home Estúdio, Assistente de Palco e Edição de Áudio e Vídeo. Os interessados devem ter entre 16 e 20 anos de idade, serem oriundos da rede pública de ensino e moradores de comunidades populares. As inscrições vão até o dia 18 de dezembro (sexta-feira). No dia 17 (quinta-feira), acontece a primeira entrevista de seleção. A Pracatum fica localizada na Rua Paulo Afonso, n° 295, Candeal de Brotas, Salvador.

Mais Informações: Associação Pracatum (71 3276-4255)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SENAI abre 1.224 vagas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial - BA


A TARDE On Line
 
Termina no próximo domingo, 13, o prazo de inscrição para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de nível básico, oferecidos pelo Senai Bahia. As inscrições podem ser feitas apenas pela internet (clique aqui e acesse) e as provas serão realizadas em 20 de dezembro.
Em nota oficial, a instituição explica que todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. Existe o limite máximo de dez inscrições por vaga, sendo oferecidas 1.224 vagas distribuídas em 20 cursos em diferentes áreas, contemplando 15 municípios baianos.
Os candidatos precisam ter entre 14 a 22 anos e 6 meses no ato da matrícula, em 13 de janeiro de 2010, e ensino fundamental II (8ª série). A exceção fica para o curso de mecânica de usinagem, cujos candidatos devem ter ensino médio completo e estar na faixa etária de 14 a 21 anos no ato da matrícula.
A carga horária dos cursos é de 600 horas, exceto mecânica de usinagem com duração de 1.050 horas. As aulas começam em fevereiro de 2010, de segunda à sexta-feira, e eventualmente aos sábados, nos locais estabelecidos pelo SENAI.
Os aprovados poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Nesse caso, deverão cumprir mais 600 horas na empresa, referentes à parte prática, conforme determina a legislação.

sábado, 5 de dezembro de 2009

UERJ oferece curso gratuito de pós para educadores na Baixada - RJ

Professores e educadores que moram na Baixada e desejam cursar uma pós-graduação têm a oportunidade de estudar gratuitamente e perto de casa: a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está recebendo inscrições para a Especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica. O curso de modalidade lato sensu é oferecido pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), campus da UERJ em Duque de Caxias. A pós-graduação não tem mensalidades – é gratuita –, sendo preciso apenas pagar uma taxa de inscrição (R$ 45,00) para participar do processo seletivo.

Podem se inscrever graduados em Pedagogia e áreas afins. O prazo vai até o dia 17 de dezembro. Interessados devem comparecer à secretaria de pós-graduação da FEBF, que fica na Rua General Manoel Rabelo, s/nº, 2º andar, bairro Vila São Luiz, em Caxias. O horário de atendimento é das 16h às 19h30. A relação dos documentos necessários à inscrição pode ser conferida no site do Centro de Produção da UERJ (www.cepuerj.uerj.br).

No programa do curso de especialização são abordadas dimensões epistemológicas e psicopedagógicas do ensino e da aprendizagem, orientações curriculares contemporâneas e teorias e práticas curriculares, dentre outros tópicos. As aulas acontecem entre abril de 2010 e dezembro de 2011, às quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h. Para participar, os interessados passam por processo seletivo composto de prova escrita, análise de currículo e entrevista.

No site www.cepuerj.uerj.br estão disponíveis mais informações sobre o curso. O telefone para contato é (21) 2334-0639 e o e-mail, cepuerj@uerj.br. Para contato direto com a FEBF, o número é (21) 3651-8445.


--------------------------------------------------------------------------------------------
CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, bloco A, sala 1.006
Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Atendimento de 9h às 18h
Informações - Tel.: (21)
2334-0639
ou pelo site:
http://www.cepuerj.uerj.br

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cursos profissionalizantes inscrevem até sexta-feira, 04/12/2009 - BA

As oportunidades são para quem já concluiu o ensino médio ou está finalizando em 2009, nos cursos subsequentes de educação profissional, que serão ofertados nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, na capital e no interior.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Educar (http://educar.sec.ba.gov.br/inscricaosorteio/app/cursoInternet.asp) e clicar no turno do curso de sua preferência. O sorteio será realizado no dia 18 de dezembro às 10h no Instituto Anísio Teixeira e a confirmação da matrícula deverá ser feita de 25 a 29 de janeiro. As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 22 de fevereiro

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CPDOC promove palestra "Max Weber on the origins of modern capitalism " - RJ

O CPDOC estará recebendo para uma palestra, no dia 2 de dezembro próximo, o professor Hinnerk Bruhns, do Centre de Recherches Historiques (CNRS/EHESS) e da Fondation Maison des Sciences de l´Homme (Paris). A palestra, com o título Max Weber on the origins of modern capitalism : from the Protestant Ethic to Ancient Greece and China, será das 16:00 às 18:00 horas, no auditório 1013 da FGV. O professor Bruhns falará em inglês, sem tradução. 

2 de dezembro, quarta-feira, às 16h
Local: Auditório 1013 - Fundação Getulio Vargas (10º andar)
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro

A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.