Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 30 de janeiro de 2010

“Desenvolvimento de Projetos para Meios de Comunicação Digitais” - Curso On Line p/ jornalistas Ongs

Os jornalistas precisam mais que conhecimento básico sobre tecnologia para trabalhar no terreno dos meios digitais. Com a finalidade de formar jornalistas e editores da América Latina e do Caribe além das ferramentas básicas do jornalismo digital, o Centro Knight para Jornalismo nas Américas vai oferecer, entre 22 de fevereiro e 4 de abril, o curso em espanhol “Desenvolvimento de Projetos para Meios de Comunicação Digitais”. O prazo para inscrições é dia 7 de fevereiro.O curso gratuito, com duração de seis meses, será ministrado por Hirám Enríquez, da Univision Interactive Media , que já trabalhou para os sites em espanhol do Yahoo e da CNN. Abordará aspectos básicos da criação de projetos para meios digitais, como estratégias de conteúdo, otimização de ferramentas de busca, e temas relacionados com tamanho de sites e conteúdos pagos.
As vagas disponíveis no curso são limitadas. Será dada preferência a jornalistas da América Latina e Caribe que trabalhem em tempo integral em organizações de notícias e que possam demonstrar na redação de inscrição como pretendem aplicar os novos conhecimentos em seu trabalho. Para mais informações sobre o curso e o formulário de inscrição, veja esta nota do Centro Knight.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

XIII Curso Avançado em Estudos Étnicos e Raciais "Fábrica de Idéias 2010" - BA

Patrimônio, memória e identidade é o tema da 13ª edição do Curso  Internacional Fábrica de Idéias. Em 2010, o nosso objetivo será refletir sobre os processos de patrimonialização da cultural material e imaterial de minorias étnico-raciais, sobretudo no Sul do mundo - um lugar caracterizado pelo relativo pequeno número de museus e arquivos, considerando as dinâmicas, os impactos e as conseqüências desse processo na construção e no fortalecimento das identidades étnico-raciais e na política da diversidade. Interessa-nos debater o tema, especialmente, a partir de uma perspectiva comparativa Sul-Sul, assim como nos interessa refletir criticamente sobre as políticas de arquivo existente nos países do hemisfério norte. Focalizaremos a relação estabelecida entre os museus, os arquivos e as memórias relacionadas aos processos identitários num contexto determinado por transformações tecnológicas.

Onde: Centro de Estudos Afro-orientais/UFBA
Quando: 5 a 23 de julho de 2010
Inscrições: 15/01 a 10/03/2010
Vide Informações: www.fabricadeideias.ufba.br

Curso online "Primeiros passos em Moodle"

O curso PPM pretende desenvolver competências básicas na utilização do Moodle em contexto educacional:

  • Disponibilização de conteúdos
    Documentos, imagens, vídeos, áudios, animações
  • Realização de tarefas online
    Fóruns de discussão, chat, entrega de tarefas online, pesquisas, glossários
  • Realização de avaliações online
    Questionários e gestão de notas
O curso é direcionado ao seguinte púbico-alvo:
  • Participantes sem conhecimentos sobre Moodle,
  • Com interesse no tema EaD/Moodle e auto-motivação,
  • Compromissados no auto-estudo durante 8 semanas e
  • Predispostos a interagir com os colegas de curso.
O curso baseia-se em
  • Auto-aprendizagem assistida por pelo menos um tutor;
  • Tutoria orientadora, focada em atendimento pontual do participante, orientando ao surgirem dúvidas;
  • Sempre que adequado, a estrutura dos tópicos é a seguinte:
    - Apresentação da ferramenta
    - Exercícios práticos
    - Auto-avaliação e
    - Exemplos.
O tempo de leitura, experimentação e execução das atividades propostas, assim bem como de realização da auto-avaliação por cada tópico é estimado em 4 horas por tópico.

Não existe um horário previamente definido para as atividades do curso. Contudo, para certos trabalhos há que cumprir com prazos de entrega sob pena de desligamento do curso.

Na semana que antecede o início do curso os participantes receberão, no e-mail com o qual se cadastraram, uma mensagem com a orientação de que o PPM já se encontra aberto e que deverão acessá-lo e realizar a atividade ali disponibilizada. 


Início do curso: 05/04/2010

As inscrições costumam ser encerradas bem antes do início do curso. Então, corra!


 Para se inscrever no curso, é preciso estar cadastrado no site www.moodlebrasil.net


Bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

5ª EDIÇÃO

Inscrições de 20/01 a 10/03 de 2010
Acesse: www.informacao.andi.org.br

 

Um dos períodos de maior desafio para os estudantes de graduação é aquele em que devem construir seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As monografias finais constituem-se em um importante elemento na formação profissional e intelectual.

Por entender a relevância dessa etapa, a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), pelo Programa InFormação, em convênio com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, oferecem bolsas a alunos que pretendam elaborar seus TCC focados na relação entre a Mídia e o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes. Realizado desde 2007 pela ANDI, o programa de bolsas seleciona trabalhos relacionados à Comunicação e à agenda social brasileira. A iniciativa também conta com o apoio da Rede ANDI Brasil e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.

AS BOLSAS
Serão concedidas 15 (quinze) bolsas de R$ 450,00 mensais (quatrocentos e cinquenta reais por mês), durante 6 (seis) meses, para os(as) estudantes universitários(as) que se comprometerem a realizar seus TCC com foco em:

i. Questões gerais acerca da relação entre a mídia e o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes (compreendendo aspectos como o abuso sexual, a exploração sexual e o tráfico de crianças) – 9 bolsas;
ii. O desafio do enfrentamento à violência sexual facilitada pelas novas tecnologias de comunicação e informação (temas como pornografia no ambiente da internet, uso de redes de relacionamento e outras ferramentas que permitem ou facilitam a violência contra crianças e adolescentes) – 2 bolsas;
iii. A questão de gênero e a mídia: investigando as causas da violência sexual contra meninos e meninas – 2 bolsas;
iv. Boas práticas no enfrentamento à violência sexual: o papel estratégico da comunicação – 2 bolsas.

QUEM PODE PARTICIPAR
Podem concorrer às bolsas estudantes de graduação de quaisquer instituições de ensino superior brasileiras [o Programa não está restrito a estudantes de Jornalismo ou Comunicação] que estejam sediadas nas seguintes unidades da federação: BA, CE, DF, MA, MS, MG, PR, PE, RJ, SP e SE.

 

PROJETOS
Para concorrer a uma das bolsas ofertadas, o candidato deve preparar, com o auxílio de um professor orientador, um projeto de TCC de acordo com os parâmetros definidos no Edital (acesse o Edital aqui). Serão escolhidos trabalhos que venham a ser produzidos e defendidos até 31/08/2010.

 

INSCRIÇÕES
As inscrições para o Programa de Bolsas para TCC ocorrerão de 20/01 a 10/03/10. É necessário realizar uma pré-inscrição online, no sítio do Programa InFormação (www.informacao.andi.org.br). Posteriormente, deve-se enviar à Coordenação de Relações Acadêmicas da ANDI, até o dia 12/03 de 2010 (valendo a data de postagem), o projeto conforme as regras definidas no Edital do concurso.

 

RESULTADOS
Os contemplados serão conhecidos até o dia 22/03/2010, podendo ser antecipado o resultado;

 

DIVULGAÇÃO
Os(as) bolsistas e orientadores(as) também irão produzir artigos acadêmicos que permitirão divulgação mais ampla dos conhecimentos produzidos. Os textos serão disponibilizados para download e poderão integrar coletâneas;

 

CONHEÇA O EDITAL
Acesse o Edital de Premiação completo na página eletrônica do Programa InFormação, na seção “Bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso”, ou clique aqui.

 PARTICIPE!

InFormação - Programa de Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo
Coordenação de Relações Acadêmicas
ANDI - Agencia de Notícias dos Direitos da Infância
SDS Ed. Boulevard Center, Bl. A, Sl. 106
70391-900 - Brasília - DF - Brasil
Tel: (+55 61) 2102.6535/2102.6537/2102.6547
Fax: (+55 61) 2102.6550
www.andi.org.br

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Especialização gratuita em Relações Étnico-raciais e Educação - RJ

Prezadas e prezados,
 
Com muita satisfação, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) publica o edital de seleção de candidatos à segunda turma do curso de pós-graduação lato sensu "RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE (RE)CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL.
 
O Edital pode ser encontrado no sítio do CEFET/RJ (http://www.cefet-rj.br/ ), na página da Diretoria de Pós-Graduação (http://dippg.cefet-rj.br/  ;    http://dippg.cefet-rj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=94%3Acursospgls&catid=23%3Acolat&Itemid=70&lang=br ).
 
Lembramos que o curso é TOTALMENTE GRATUITO.
 
Por gentileza, ajudem-nos com a divulgação.
 
Seguem as informações que constam no Edital:

PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA
DE (RE)CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL
 
O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca –
CEFET/RJ, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, contendo as normas
referentes ao processo seletivo para o Curso de Pós-graduação Lato SensuRelações Étnico-
Raciais e Educação: Uma Proposta de (Re)Construção do Imaginário Social, a ser
oferecido no CEFET/RJ – Avenida Maracanã, 229 – MARACANÃ – RIO DE JANEIRO
 
TÍTULO 1 – DO PROCESSO SELETIVO

1.1  O processo de seleção estará aberto para portadores de diploma de curso superior completo, das mais diversas áreas, reconhecido por órgão competente.
1.2 O processo seletivo compreenderá três etapas distintas:
A. Análise da validade dos documentos – de caráter eliminatório;
B. Análise do Curriculum Vitae comprovado – de caráter classificatório;
C. Prova escrita: Produção de texto argumentativo, de caráter classificatório.
Bibliografia básica para a prova escrita:
b) Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
7D_AFRO-BRASILEIRA.pdf );
c) "Que negro é esse na cultura negra?". In: HALL, Stuart. Da diáspora – Identidades
e mediações culturais. BH: Editora UFMG, 2006. p. 317-330
1.3 O exame de seleção acontecerá no dia 04/03/2010, às 18h 30min, nas dependências do
CEFET/RJ, em sala(s) a ser(em) informada(s) no site da COLAT (Coordenadoria de Pós-
Graduação Lato Sensu), http://dippg.cefetrj.
br/index.php?option=com_content&view=article&id=68&Itemid=70&lang=br, após o
dia 01/03/2010 ou na Secretaria da DIPPG, exclusivamente no dia do exame.
1.4 O exame terá duração máxima de 2h (duas horas).
1.5 O candidato deverá apresentar-se no local da prova às 18h, munido do seu Cartão de
Inscrição e documento de identidade.
1.6 Após o início do exame de seleção não será permitida a entrada de nenhum candidato ao
local em que o mesmo será realizado.
1.7 O candidato só terá acesso ao(s) tema(s) a ser(em) desenvolvido(s) no momento da
produção do texto.
1.8 Não será permitido consultar nenhum tipo de material no momento do exame.
1.9 A seleção dos candidatos será realizada por uma Banca Examinadora, especialmente
designada para tal fim e constituída de servidores pertencentes ao quadro permanente de
docentes do CEFET/RJ e/ou profissionais que atuarão no curso proposto.
1.10 A análise do Curriculum Vitae e do texto argumentativo será realizada,
respectivamente, com base nos documentos apresentados, comprovados, e na capacidade de
produção de texto expressa pelo candidato. A avaliação dos candidatos obedecerá a critérios
que constam no Anexo 1 deste edital.
1.11 Não será permitida a permanência de crianças no espaço em que a prova escrita será
aplicada. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas
deverá levar acompanhante que ficará em sala reservada para essa finalidade e será
responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará
as provas.
 
 
 
 
TÍTULO 2 – DAS VAGAS OFERECIDAS
 
2.1 Serão oferecidas 35(trinta e cinco) vagas.
2.2 O preenchimento das vagas do curso obedecerá rigorosamente à classificação final, até se
completar o número total das vagas oferecidas.
2.3 O CEFET/RJ se reserva o direito de não preencher todas as vagas previstas neste edital.
 
TÍTULO 3 – DAS INSCRIÇÕES
 
3.1 As inscrições serão realizadas na secretaria da DIPPG/CEFET/RJ, no período de 01/02/2010
a 11/02/2010, de segunda-feira a sexta-feira, na primeira semana, e de segunda-feira a quintafeira,
na segunda semana, entre 8h e 16h. Avenida Maracanã, 229 – Bloco E-506 – Telefones
(021) 2566-3179 (Secretaria da Pós-Graduação).
3.2 No ato da inscrição, o candidato (ou seu representante legal) deverá apresentar:
• Ficha de inscrição devidamente preenchida, a ser obtida no endereço eletrônico
• Original e cópia da carteira de identidade;
• Original e cópia do CPF;
• Original e cópia do título de eleitor e comprovantes de votação na última eleição;
• Duas fotos de tamanho 3x4, recentes, em bom estado, não digitalizadas;
• Original e cópia do diploma de graduação (frente e verso) ou, em caráter provisório, da
declaração de conclusão do curso, se o diploma ainda estiver em processo de expedição
(no caso de apresentação de declaração, a cópia deverá, obrigatoriamente, ser
autenticada em cartório);
• Original e cópia do histórico escolar do curso de graduação;
• Curriculum Vitae, com cópias de documentos comprobatórios da formação e/ou
experiência anexados, elaborado de acordo com o modelo a ser obtido no endereço
eletrônico http://www.cefet-rj.br; (documentos comprobatórios de Títulos, Atividades
de Magistério, Atividades Profissionais não Docentes e Produção acadêmica
relacionada à área do Concurso deverão ser entregues em envelope separado em que
conste claramente o nome do candidato. Os documentos comprobatórios devem ser
dispostos na mesma ordem em que aparecem no Curriculum Vitae).
 
TÍTULO 4 - DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 
4.1 Os candidatos não selecionados deverão retirar seus documentos no mesmo lugar onde
efetuaram a inscrição, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da divulgação
dos resultados. Após este prazo, o CEFET/RJ não mais se responsabiliza pelos documentos
entregues.
4.2 A lista de classificados será divulgada pela internet, em http://www.cefet-rj.brno dia 08 de
março de 2010. Nesta mesma data, iniciam-se as matrículas para o curso. As matrículas serão
realizadas na secretaria da DIPPG, entre os dias 08/03/2010 e 12/03/2010, entre 8h e 16h.
4.3 Caso haja algum tipo de problema técnico ou imprevisto, o resultado será afixado na
secretaria de pós-graduação do CEFET/RJ.
4.4 Resultados e informações NÃO serão fornecidos por telefone. Todas as informações
inerentes à matrícula serão oferecidas no dia 08/03/2010 no sítio do CEFET/RJ ou na Secretaria
da DIPPG.
4.5 Serão considerados desistentes os candidatos classificados que não efetivarem a matrícula
no prazo estabelecido e, para ocuparem suas vagas, serão convocados os candidatos
imediatamente subsequentes da lista de classificados.
 
TÍTULO 5 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 
5.1 A inscrição do candidato implica conhecimento e aceitação das normas e condições
estabelecidas neste Edital e em seus anexos, não sendo aceita alegação de
desconhecimento.
5.2 O exame de seleção só terá validade para o curso que será iniciado em 2010.
5.3 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Diretor-Geral do CEFET/RJ,
ouvida a Comissão de Seleção.
 
Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2010
 
Miguel Badenes Prades Filho
Diretor-Geral do CEFET/RJ

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Workshop sobre elaboração de projetos culturais - BA

A Fundação Pedro Calmon capacita interessados em  participar dos editais de Literatura, Leitura, Cultura Negra e LGBT

 
A Secretaria de Cultura através da Fundação Pedro Calmon (FPC) promove, no dia 26 (terça-feira), das 8:30h às 11h, Workshop sobre elaboração de projetos culturais para os Editais da FPC, no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição preferencialmente através do telefone (71) 3116-6844, ou enviando e-mail para editais.fpc@fpc.ba.gov.br,  informando nome completo, e-mail, telefone e edital de interesse.
A oficina pretende capacitar escritores, artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados na elaboração dos editais da área de Literatura e Leitura, que são: Apoio a edição de livros de literatura de autores baianos; apoio a edição de coleção de livros de autores baianos; apoio a criação literária e de incentivo a leitura. Estes Editais estão com inscrições abertas até o dia 18 de fevereiro. Já para os da área de Culturas Identitárias: cultura negra e culturas LGBT, o prazo para inscrição vai até o dia 8 de fevereiro.
A FPC disponibiliza um link com as perguntas mais freqüentes para tirar as dúvidas sobre os editais, além de informações que podem ser obtidas na própria sede, por telefone ou e-mail. O workshop é mais um canal de comunicação criado para facilitar a participação do público interessado nos editais. “Vamos explicar o preenchimento dos formulários do inicio ao fim e mostrar quais são os principais motivos que inabilita o projeto”, diz Iramaia Rosa, coordenadora da área de editais da Fundação Pedro Calmon. Rosa adianta que, dentre as principais causas que prejudicam os participantes podendo resultar em eliminação, estão: modificar os formulários originais, não entregar todos os documentos solicitados, preencher incorretamente o Orçamento Físico-Financeiro e passar de 20% o custo com divulgação.
Os editais, com o regulamento e os respectivos formulários para inscrição dos projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas, estão disponíveis no site www.fpc.ba.gov.br
 
Serviço
O que: Workshop sobre elaboração de projetos culturais – Editais da FPC
Quando: Dia 26 de janeiro (terça-feira), das 8h30 às 11h
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia. (Rua General Labatut, nº 27, Barris, 3º andar,  Salvador-Bahia)
 
Mais informações:
ASCOM Fundação Pedro Calmon:  (71) 3116-6918/6919

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mostra de Guitarra Baiana e Bandolim pro Abaeté (Ano II) - BA

O Evento acontecerá durante as Terça Feiras de Janeiro nos dias 12, 19 e 26, sempre às 19h, na Casa da Musica do Abaeté e com entrada livre. A Mostra tem como base o Chorinho, a Guitarra Baiana e o Bandolim. Esse ano a mostra conta com workshops ministrados por Eugenio Nobre dia 12/01 e Julio Moreno dia 19/01 às 16h no mesmo local. Participam:

12 – Eugenio Nobre, Lateral Elétrica, Cássio Nobre

19 – Alexandre Machado, Fred Menendez, Julio Moreno

26 – Junior Figueredo, Lucio Ferraz, Armandinho Macedo

A Mostra conta com a produção do musico Júlio Caldas em parceria com a Casa da Música do Abaeté, a banda Choro Rock acompanha os convidados e é formada por Durval Caldas no Violão, Bruno Rodrigues no Violão de Sete Cordas, Cláudio Diolu no Baixo e Brian Knave na Bateria

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Curso "Espiral Negra: Ciência e Movimento" - SP

Quilombaque, Elo da Corrente, Sarau na Brasa e Edições Toró convidam para o per-curso "Espiral Negra: Ciência e Movimento" , dando asa e chão pra Pedagoginga
No Espaço da Comunidade Cultural Quilombaque, em Perus, na Travessa Cambaratiba, portão 05 (rua sem saída paralela à estação de trem Perus, próxima à Praça Inácia Dias)
Seis encontros aos sábados: 30/01, 06, 20 e 27/02, 06 e 13/03 – Sempre das 14h às 17h
Cartaz de divulgação, informações e inscrições até 20/01 no sítio www.edicoestoro.net
-------------
Eis os caminhos previstos do per-curso, totalmente gratuito, com distribuição das apostilas ao final, para os 40 participantes matriculados:
30/01: "Ancestralidade do Barro: Cangomas do Afrodescendente”, com Marcos Ferreira Santos (Músico e Arte-educador. Professor da Faculdade de Educação da USP)
06/02: "Território, Samba e Geografias", com Dona Maria Helena (Presidente da Velha Guarda da Rosas de Ouro e da Embaixada do Samba de SP) e Billy Malachias (Geógrafo, Pesquisador e Educador do CEERT)
20/02: "A Geometria do Ritmo: Fração, Passo e Compasso”, com Seu Valdir Britto, o Dica (Diretor Cultural da Velha Guarda da Rosas de Ouro) e Vanísio Luiz da Silva (Educador Matemático, Professor da rede municipal de ensino e Doutorando em Educação Matemática na Faculdade de Educação da USP)
27/02: "Ndano:  As Veredas da Palavra nas Rodas, no Papel e no Cinema em Moçambique", com Carlos Subuhana (Moçambicano -  Antropólogo, Contador de Estórias e Pesquisador da Casa das Áfricas)
06/03: "Madeira:Nós e Desenlaces da Arte Afro-brasileira, com Seu Batista da Silva (Artesão e Marceneiro) e Marcelo D´Salete (Artista Plástico, Quadrinhista, Ilustrador e Educador do Museu AfroBrasil)
13/03: "Fios de Áfricas: Tecidos e Identidades", com Luciane Silva (Pesquisadora e Educadora da Casa das Áfricas, Dançarina e Professora-Assistente da FACAMP)
Curso com projeção de vídeos, audição e confecção de tons e sons, mapas e oficinas pra mão e pra sola, com cheiros e tecidos e folhas e barro. Com a presença da Poesia e da Música dos coletivos organizadores.
Pra se inscrever é só chegar por esta via virtual aqui mesmo até dia 20/01 ali no sítio da Toró - www.edicoestoro.net - onde está o cartaz de chamamento e a ficha de inscrição. As respostas confirmantes estarão ali no dia 25/01.

Direção Geral e Realização: Sarau Elo da Corrente, Edições Toró, Sarau na Brasa e Quilombaque
Articulação Pedagógica: Allan da Rosa
Concepção e Diagramação de Cartaz e Apostilas: Mateus Subverso
Apoio: Nós por nós
Agradecimentos: Aos educadores que vieram na graça e na luta. E à comunidade que chega ou oferece atenção.
----------
POR QUE E COMO?
Juntando as experiências e miragens das nossas velhas guardas e dos nossos cientistas que pesquisam, movimentam e que apresentam voz própria. 
Aqui nas nossas beiradas, onde está a grande necessidade, onde é nossa real fonte, já que os cursos dessa picadilha quase sempre são caros e distantes, girando apenas pelos bairros nobres ou pelas ilhas onde quem entra, volta e meia, não pensa e não pisa mais com seus sapatos os caminhos do ontem. Do nosso ontem.
Vamos bolando e renovando conhecimentos que nascem do afeto, com carícia e com choro, arteirando no nosso jardim negro. Sentindo pensamentos, na matemática, na geografia, nas artes plásticas e em tudo mais que brilhar na teia.
Procurando e bebendo do sabor do saber, com a graça e o dendê do conceito que não mora na paralisia ilhada, nem na papagaiada empoada que se garante no seguro do diploma, vampira e sempre fingindo indignação.
É isso, povo. Em tempos de teclas e de ibope fácil, que a gente articule tanta informação e faça dela real conhecimento.
Não vamos esquecer que, anos pra trás, nesse novelo de estudar era tudo ainda muito mais pontudo. Ter um caderno, ter essas pontes de comunicação pra entrançar revides e fundamentos, ter condição de colocar nossos olhos vermelhos no cartão de matrícula.
Então que nossos ofícios e gritos, cheinhos de filosofia e ciência, também se adentrem pelos espaços das pedagogias duras, oferecendo ritmo e graça, sem perder a chama que a beirada dá e pede.
Fica aqui a gratidão pela atenção, a busca (difícil, mas possível) da transformação de raiva em amor, com poesia na luta e asas disfarçadas nas raízes. 

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CECIERJ promove cursos de atualização e aperfeiçoamento

FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO
PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E DE APERFEIÇOAMENTO

Edital - 1 º trimestre de 2010

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ, vinculada à SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SECT abrirá inscrições para os cursos de atualização e de aperfeiçoamento a distância, nas áreas de Biologia, Educação em Ciências, Física, Governança: Gestão, Auditoria e TI, Informática Educativa, Matemática, Química e Recursos didáticos via web, voltados para profissionais das áreas específicas e afins, assim como para graduados e licenciandos de último ano, de acordo com o número de vagas abaixo discriminado:
ÁREA VAGAS Para informações específicas de cada área, acesse:
Biologia 500 http://www.cederj.edu.br/extensao/biologia
Educação em Ciências 750 http://www.cederj.edu.br/extensao/edciencias
Física 400 http://www.cederj.edu.br/extensao/fisica
Governança: Gestão, Auditoria e TI 550 http://www.cederj.edu.br/extensao/governanca
Informática Educativa 1630 http://www.cederj.edu.br/extensao/infoeduc
Matemática 800 http://www.cederj.edu.br/extensao/matematica
Química 300 http://www.cederj.edu.br/extensao/quimica
Recursos didáticos via web 100 http://www.cederj.edu.br/extensao/rdweb

I - DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, através do preenchimento da ficha de inscrição no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br/extensao), no período de 4 de janeiro a 3 de fevereiro.
Para se inscrever no curso de atualização de professores, o candidato deverá ter domínio de navegação na internet e um e-mail pessoal ativo.
No ato da inscrição o candidato deverá escolher o pólo cujo endereço lhe seja mais conveniente, dentre aqueles onde estão sendo oferecidos os cursos.
Todas e quaisquer informações e alterações relativas ao processo seletivo de que trata este Edital constarão do site www.cederj.edu.br/extensao.  Os candidatos não serão avisados por qualquer outro meio de comunicação.
Os cursos de atualização de professores são voltados para professores das áreas específicas e afins.
Caso o número de candidatos exceda o número de vagas disponíveis na disciplina, será dada prioridade:
  1. aos professores de escolas públicas em exercício no Estado do Rio de Janeiro, considerando as áreas de formação e atuação;
  2. aos profissionais de áreas específicas e afins;
  3. aos graduados na área específica; e
  4. aos licenciandos de último ano.

II - DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

A divulgação do resultado do processo seletivo será em 8 de fevereiro, neste site.
No período de 8 a 21 de fevereiro o candidato deverá confirmar sua participação nas disciplinas para as quais se inscreveu e foi aceito. A confirmação só poderá ser efetuada no site www.cederj.edu.br/extensao.
Não serão aceitas confirmações de participação por outros meios de comunicação.

III - DA DOCUMENTAÇÃO

Uma vez aceita a inscrição e após a confirmação de participação neste sitewww.cederj.edu.br/extensao), o candidato deverá enviar os documentos relacionados abaixo pelos correios. O prazo para envio será definido pelo coordenador de cada área e comunicado diretamente aos alunos durante o período letivo. (
Os candidatos que não enviarem a documentação exigida não terão direito ao certificado do curso.
Estão dispensados do envio de documentos os candidatos que já o fizeram em outra oportunidade.

Documentos:

  • Cópia do CPF;
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do diploma que comprove a conclusão do curso de graduação na área específica do curso ou em áreas afins, ou, no caso de licenciandos, declaração oficial da instituição informando que o aluno está cursando o último ano de Licenciatura;
  • Se estiver em exercício de magistério, comprovante emitido pela escola.

Endereço para envio:

FUNDAÇÃO CECIERJ/CEDERJ - EXTENSÃO
Coordenador do Curso de ______________ (designar área)
Rua Visconde de Niterói, 1364 - Prédio Anexo, 4o andar
Mangueira - CEP 20943-001 - Rio de Janeiro - RJ

Em caso de dúvida, o candidato poderá ligar para 0800 2823939.

IV - DOS CURSOS

Os cursos de atualização e de aperfeiçoamento estão organizados em disciplinas que serão oferecidas em três trimestres. Cada disciplina tem carga horária de 30 horas. O candidato professor poderá inscrever-se em no máximo duas disciplinas a cada trimestre.
O licenciando do último ano poderá cursar apenas uma disciplina por trimestre. Só poderá completar a 4ª disciplina do curso de atualização após a comprovação de sua graduação.
O candidato poderá se inscrever em disciplinas fora de sua área de formação e atuação. No entanto, para certificação no curso de atualização serão necessárias 120 horas na mesma área.
As informações sobre os cursos estão disponíveis nos links específicos de cada área na página eletrônica: www.cederj.edu.br/extensao

V - DA AVALIAÇÃO

Nas disciplinas ocorrerão avaliações a distância (AD), com datas e prazos previamente determinados. Será atribuída nota zero a qualquer avaliação não realizada.
Será aprovado o cursista que tiver realizado a quantidade mínima de avaliações a distância (ADs) exigidas no guia de cada disciplina e que obtiver nota final maior ou igual a 6,0 (seis).
Os resultados das avaliações serão publicados neste site.

VI - DA CERTIFICAÇÃO

Será concedido certificado de atualização na área específica ao cursista que cumprir, com aprovação, carga horária mínima de 120 horas no período de 6 trimestres letivos. O cursista licenciando terá 9 trimestres letivos para concluir o curso de atualização.
Será concedido certificado de aperfeiçoamento na área específica ao cursista que cumprir, com aprovação, carga horária mínima de 180 horas durante no período de 10 trimestres letivos. O cursista licenciando terá 13 trimestres letivos para concluir o curso de aperfeiçoamento.
O tempo para a conclusão do curso de atualização é contado a partir do início do trimestre em que ocorreu a primeira aprovação.
Excepcionalmente, o prazo regular poderá ser estendido por mais um trimestre letivo ao cursista licenciando. Os licenciandos do último ano só poderão completar a 4ª disciplina do curso após a comprovação de sua graduação.

VII - DO CALENDÁRIO

1º trimestre

  • Inscrições: 4 de janeiro a 3 de fevereiro
  • Resultado da seleção: 8 de fevereiro
  • Confirmação de participação: de 8 a 21 de fevereiro
  • Período letivo: 1º de março a 15 de maio

2º trimestre

  • Inscrições: 5 de abril a 5 de maio
  • Resultado da seleção:10 de maio
  • Confirmação de participação: 10 a 23 de maio
  • Período letivo: 31 de maio a 14 de agosto

3º trimestre

  • Inscrições: 5 de julho a 11 de agosto
  • Resultado da seleção: 16 de agosto
  • Confirmação de participação: 16 a 22 de agosto
  • Período letivo: 30 de agosto a 13 de novembro

VIII - ENDEREÇOS DOS PÓLOS

Atenção: os polos não funcionam às segundas-feiras.
  • Angra dos Reis
    Polo Verolme
    Av. dos Trabalhadores, 179 - Jacuecanga
    Tel.: (24) 3366-7128 e 3366-7137
  • Bom Jesus do Itabapoana
    Colégio Estadual Padre Mello
    Av. Gov. Roberto Silveira, s/n. - Centro
    Tel.: (21) 2299-9810 - (22) 3831-8067
  • Campo Grande
    Instituto de Educação Sara Kubitschek
    Rua Manoel Caldeira de Alvarenga,1203-Campo Grande/RJ.
    Tel.: (21) 2332-7581
  • Campos (Posto) - Somente disciplinas de Biologia e Educação em Ciências
    UENF
    Prédio CBB - sala 212
    Tel.: (22) 2726-1693
  • Cantagalo
    Polo do CEDERJ
    Rua Chapot Prevost, 157 - Centro
    Tel.: (22) 2555-1492 e 2555-4786
  • Duque de Caxias
    Rua Marechal Floriano, 555 - Jardim 25 de Agosto
    Tel.: (21) 2653-3963 e 3657-3025
  • Itaocara
    Escola Municipal Prof. Nildo Caruso Nara
    Rua Nilo Peçanha, 471 - Centro
    Tel.: (22) 3861-4844 e 3861-2937
  • Itaperuna
    CIEP - Lina Bo-Bardi
    Av. Zulamith Bittencourt s/n (ao lado da rodoviária)
    Tel.: (22) 3822-4309 - (21) 2299-9812
  • Macaé
    UNED Macaé - CEFET
    Rod. Amaral Peixoto, km 164 - Imboacica
    Tel.: (21) 2299-9813 - (22) 2765-6029
  • Magé
    E. M. Affonsina Cozzolino
    Av. Padre Anchieta, 163- Centro
    (21) 3630-4255
  • Niterói
    E. M. Paulo Freire
    Rua Soares Miranda, 77 - Fonseca
    Tel.: (21) 3603-8340 - 2719-6486 e 2721-6678
  • Nova Friburgo
    IPRJ - Campus Regional da UERJ
    Rua Alberto Rangel s/n - Vila Nova
    Tel.: (22) 2519-2340 e (22) 2533-2263 - R. 266
  • Nova Iguaçu
    Rua Doutor Paulo Fróes Machado, 28 - Centro
    Tel.: (21) 2669-4811
  • Paracambi
    Centro Tecnológico Universitário
    Rua Sebastião de Lacerda, s/n - Fábrica
    Tel.: (21) 3693-3299 e 3693-3078
  • Petrópolis
    Polo do CEDERJ
    Rua Domingos Silvério, s/n - Quitandinha
    Tel.: (24) 2246-8680 e 2249-6981
  • Piraí
    Polo do CEDERJ
    Rua Roberto Silveira, 86 - Centro
    Tel.: (24)2431-9982 e 2431-6234
  • Resende - FAT/UERJ
    Rodovia Pres. Dutra km 298 (antiga fábrica da SAKURA/KODAK) - Polo Industrial
    Tel.: (24) 3354-7875 R 210
  • Resende - Centro - Polo UAB/CEDERJ
    Rua Padre Marques, 68 - Centro
    Tel.: (24) 2108-1602 e (24) 3381-2187
  • Rio Bonito
    Colégio Municipal Astério Alves de Mendonça
    BR-101, km 265 - Praça Cruzeiro - CEP 28800-000
    Tel.: (21) 2734-0199
  • Rio das Flores
    Posto CEDERJ
    Rua Cel. Eurico de Castro, 12 - Centro
    Tel.: (24) 2458-0765 e 2458-1390
  • Rio de Janeiro - Polo Campo Grande (Zona Oeste)
    Instituto de Educação Sarah Kubitschek
    Rua Manoel Caldeira de Alvarenga, 1203 - Campo Grande
    Tel.: (21) 2332-7581 e 2332-7580
  • Rio de Janeiro - Polo Maracanã
    Fundação CECIERJ / EXTENSÃO - Sede Mangueira
    Rua Visconde de Niterói, 1364 - Mangueira
    Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20943-001
    Tel.: (21) 2334-1584 e 0800 282 3939
  • Santa Maria Madalena
    CIEP 273 - Prof. Graciano C. Filho
    Rua Honório Dubois, s/n - Centro
    Tel.: (22) 2561-3231
  • São Fidélis
    CIEP 420 - Professor Joaquim Maia Brandão
    Rua Elysio da Costa Santos, s/n - Dirley Perlingeiro de Abreu
    Tel.: (22) 2758-5056, 2758-4738 e 2758-2639
  • São Francisco de Itabapoana
    CIEP 470 - Celso M. Cordeiro
    Rua Antonio Pinheiro Filho, 2 - Centro
    Tel.: (21) 2299-9822 - (22) 2789-1323
  • São Gonçalo - apenas Informática Educativa
    CIEP 250 - Rosendo Rica Marcos
    Rua Visconde de Itaúna, s/n - Gradim
    Tel.: (21) 3709-3809 - (21) 3715-6823
  • São Pedro da Aldeia
    CIEP Cordelino Teixeira de Paulo
    Rua 12 de outubro, s/n - Estação
    Tel.: (22) 2627-2168 e (21) 2299-9819
  • Saquarema
    Escola Municipal Edilson Vignoli Marins
    Rua Antônio Ferreira, 110 - 2º andar - Rio da Areia - Bacaxá
    Tel.: (21) 2299-9831 e (22) 2655-4041
  • Três Rios
    Pólo de Educação Superior a Distância Alencar Jacob
    Escola Municipal Walter Franklin
    Rua Marechal Deodoro, 117 - Centro
    Tel.: (24) 2255-4574 e 2255-3070
  • Volta Redonda
    Pólo de Educação Superior a Distância Prof. Darcy Ribeiro
    Rua 539, s/n - Jd. Paraíba
    Tel.: (21) 2299-9821 - (24) 3339-4220

IX - DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da Extensão

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

SEDH promove nova oferta do curso a distância "Direitos Humanos e Mediação de Conflitos"

A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), oferece nova oferta do curso “Direitos Humanos e Mediação de Conflitos".

O curso é gratuito e realizado integralmente a distância, via internet. Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem participar.. Com carga horária de 60h , com um módulo por semana (ao longo de 10 semanas), a participação é acompanhada e avaliada por tutores e o certificado é emitido mediante aproveitamento que obedeça aos critérios estabelecidos no curso.

Essa formação pretende contribuir para que lideranças comunitárias, militantes de movimentos sociais, membros de pastorais e comunidades religiosas promovam os direitos humanos e atuem na resolução dos conflitos em suas comunidades.

O curso parte de situações práticas e das necessidades concretas desses militantes e pretende apontar caminhos para solucionar conflitos ligados aos direitos humanos, fornecendo informações sobre órgãos públicos e organizações da sociedade civil, além de um ambiente para a troca de experiências. Seu conteúdo está estruturado nos temas dos direitos humanos e seus conflitos.

Se você tem interesse em participar dessa nova turma do curso, acesse o site e faça agora mesmo o seu cadastro de confirmação:

http://cursos.educacaoadistancia.org.br/login/signup.php

Ao realizar este cadastro, você receberá uma confirmação por e-mail e 48 horas antes do início do curso (que está previsto para começar no dia 10 de novembro) enviaremos um segundo e-mail com o link da sua sala virtual e as primeiras orientações, fique atento. Participe!

Coordenação do curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH-PR) Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Inscrições para curso de formação e especializações do ProEduc estão abertas

Qua, 16 de dezembro de 2009 18:56

Até o dia 31 de janeiro de 2010, é possível se inscrever no curso de formação continuada e especializações do Programa Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Sergipe (ProEduc). O objetivo do programa é formar professores em cursos de licenciatura, de formação continuada, e em especializações, ofertados por instituições públicas de ensino superior.
Inspirado na Política Nacional de Formação de Professores, o programa oferta mais de 4 mil vagas de capacitação para professores, técnicos e funcionários atuantes nas redes estadual e municipais de ensino. As inscrições podem ser feitas por meio da Plataforma Freire, novo cadastro de docentes do Ministério da Educação (MEC).
As licenciaturas são oferecidas nos 15 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), atendendo ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).
Para a formação continuada são oferecidos 14 cursos, a exemplo do Gestar 2, para professores de matemática e português; Formação para atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais; cursos na área de tecnologias educacionais. Em nível de especialização, existem 1.250 vagas para o curso de Mídias na Educação, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).
(Assessoria de Comunicação da Capes)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Transalvador oferece curso de segurança no trânsito para taxistas - BA

Redação Correio da Bahia - 06.01.2010

 
A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) inicia, em 2010, cursos de segurança no trânsito voltados para os taxistas, que serão ministrados através do Programa Condutor Cidadão. As aulas serão no Sindicato dos Taxistas. A primeira etapa do programa começa no dia 18 de janeiro, com o Curso de Direção Defensiva.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas na Gerência de Táxi (Getax), pelo telefone (71) 2109-3664. As próximas etapas terão como temas “Primeiros Socorros” e “Legislação de Trânsito”, com início após o fechamento total das turmas.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Bolsas para pesquisas em engenharia e computação - BA

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas ou de inovação nas áreas de engenharia e computação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou o edital Bolsas Pesquisador Projeto Estruturante. Ao todo, serão concedidas 15 bolsas, no valor mensal de R$ 4.500. Para isso, foram alocados pouco mais de R$ 2 milhões na Programação Orçamentária e Financeira de 2010 e anos subsequentes.

Os formulários para o preenchimento on-line das propostas estarão disponíveis a partir de 4 de janeiro. O encerramento das inscrições on-line será em 15 de janeiro, às 17h30. Os resultados serão divulgados em 4 de março de 2010 e a assinatura do termo de outorga ocorrerá no dia 19 do mesmo mês. Já as bolsas serão implementadas em 1º de abril.


Maiores esclarecimentos sobre o edital poderão ser obtidos na Fapesb, através do e-mail estruturante@fapesb.ba.gov.br

  Para acessar o edital, basta digitar o endereço www.fapesb.ba.gov.br/apoio/bahia-inovacao/edital-027-2009

Seguem abertas as inscrições em Curso a Distância de Gestão Financeira


Com o objetivo de buscar uma excelência nos gastos públicos destinados à rede escolar do Estado, seguem abertas, até o dia 15 de janeiro de 2010, as inscrições para o Programa de Formação Gestão Financeira de Qualidade, na modalidade a distância. O curso, que formará 4.725 cursistas, é dirigido para as escolas, diretores, presidente da Comissão Executiva do Fundo de Assistência Educacional (Faed), tesoureiros, encarregados do Plano de Aplicação, além de coordenadores de gestão e técnicos financeiros das Diretorias Regionais de Educação (Direc). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site www.sec.ba.gov.br/iat.
 
Ao longo das 180 horas - em que 28 horas ocorrerão no sistema presencial -, as aulas do curso serão divididas em cinco módulos: Módulo 1 – Organização e aplicação dos recursos públicos nas unidades executoras da rede estadual de educação; Módulo 2 – Princípios da administração pública e processos licitatórios; Módulo 3 – Gestão Financeira, prestação de contas e controle interno; Módulo 4 – Gestão física e patrimonial; Módulo 5 – Padronização do processo financeiro de excelência, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob o tema “Minha comunidade tem escola ideal”.
 
Uma das inscritas, Izabela Araújo dos Santos, vice-diretora do Colégio Estadual Hamilton de Jesus Lopes, localizado no bairro Água de Meninos, em Salvador, aponta que o curso sobre gestão financeira irá auxiliar na aplicação dos recursos na escola. “Será de grande valia, pois irá ajudar a nós, gestores, a investir os recursos públicos, pois há muitas dúvidas, por exemplo, no que se refere à melhor forma de gastar estes recursos”, explica.
 
A prioridade de participação no curso obedecerá à ordem de inscrição no site, disponível desde o dia 15 de dezembro, e à programação de atendimento, que será dividida em sete fases: 1ª fase – serão priorizadas as Unidades Escolares Estaduais (UE) das Diretorias Regionais de Educação de Salvador e Feira de Santana, além dos coordenadores de gestão e técnicos financeiros de todas as Direc; 2ª fase – Unidades das Direc de Alagoinhas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal e Serrinha; 3ª fase - as unidades beneficiadas serão dos municípios de Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Senhor do Bonfim e Santo Amaro. Em seguida, as outras Direc serão contempladas até atingir as sete fases.
 
Dúvidas e outras informações sobre o Programa de Formação Gestão Financeira de Qualidade podem ser obtidas pelo telefone (71) 3116-9036 ou 3116-9070.