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quarta-feira, 30 de junho de 2010

Curso do Internacional de Educación de Personas Adultas (ICAE)

El Consejo Internacional de Educación de Personas Adultas (ICAE), con el apoyo de la Agencia Española de Cooperación Internacional (AECID) y su centro de formación en Uruguay,  convoca a postularse para la Academia Internacional de Incidencia en Políticas Públicas de Educación a lo largo de la vida (IALLA) a realizarse del 9 al 20 de agosto de 2010 en Montevideo, Uruguay.
 
El objetivo general es construir capacidades de influencia en educadores-as y animadores-as del movimiento por la educación y consolidar al ICAE como una red global comprometida con este fin. En particular, este curso pretende ampliar la visión de la educación de personas jóvenes y adultas en el marco de la perspectiva de los derechos humanos y de la ciudadanía activa, reflexionando sobre los vínculos con los desafíos de la globalización; apoyar el surgimiento de nuevos liderazgos en el marco de una red global de educación de personas jóvenes y adultas, capaces de trabajar en red y en equipo, para garantizar la regeneración del movimiento por la educación a lo largo de la vida en general y del ICAE en particular; y hacer seguimiento así como facilitar el intercambio entre los y las participantes para promover la continuidad del proceso de aprendizaje e intercambio de experiencias luego del curso.
 
Se trata de un curso internacional, residencial, de dos semanas de duración dirigido a personas de habla hispana o con un excelente dominio de esta lengua.
 
Para aquellas personas interesadas en postularse, adjuntamos el llamado donde encontrarán información detallada al respecto. El plazo para presentarse vence el 9 de julio de 2010
 
Agradecemos dar amplia difusión a este llamado entre potenciales candidatos/as.

Saludos cordiales,
Marcela Hernández
ICAE

terça-feira, 29 de junho de 2010

Estado oferece 2.299 vagas para a Educação Profissional - BA

Estão abertas, até o dia 09 de julho, as inscrições para 2.299 vagas para a Educação Profissional da Bahia. As vagas, referentes ao segundo semestre de 2010, são destinadas a estudantes oriundos da escola pública, que terminaram o ensino médio e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico, na modalidade subsequente, nos 35 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional. As inscrições serão feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br
A seleção dos inscritos ocorrerá por sorteio eletrônico a ser realizado no dia 14 de julho, às 15h, no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, situado na Avenida Oscar Pontes, s/n, Água de Meninos, município de Salvador. O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência, em tempo real, com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e é aberto para acompanhamento de estudantes e pais.
As matrículas para os/as contemplados/as no sorteio eletrônico serão realizadas de 19 a 21 de julho de 2010 nos respectivos centros. No ato da matrícula devem ser apresentados os seguintes documentos: cópias e originais do CPF, histórico escolar, cédula de identidade, duas fotos ¾ e comprovante de residência, atestando o endereço de inscrição. Só serão acatados atestados de conclusão de cursos para os/as estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2009.
Em caso de dúvidas e sugestões escreva para sorteiosuprof@sec.ba.gov.br.
Acompanhe mais informações sobre o sorteio eletrônico também no
Blog da Educação Profissional: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Outras informações:
Ao inscrever-se, o/a candidato/a deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e criar uma senha de 6 a 8 dígitos, dando origem a um login. Por meio deste login, poderá corrigir dados pessoais, alterar a senha, turno, ou mesmo cancelar a inscrição e preencher novo cadastro com nova opção de curso. No entanto, o sistema não permitirá a alteração do município de residência e nem do CPF. Todos/as os/as inscritos/as serão sorteados/das e classificados/as, mas a convocação obedecerá a ordem de classificação no sorteio eletrônico e a disponibilidade de vagas, por curso, nos centros.
Os/as contemplados/as no sorteio eletrônico para o Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica, para a área de artes, a ser aplicado no próprio Centro. O teste tem caráter eliminatório. Os/as classificados/as serão imediatamente convocados/as na lista com o resultado do sorteio eletrônico a ser divulgada no site da Secretaria da Educação e nos centros para os quais o candidato fez a inscrição. As aulas serão iniciadas no dia 02 de agosto.

Avanços na Educação Profissional
Com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, já são 40.100 vagas ofertadas para a Educação Profissional na rede estadual nos últimos três anos e meio. É um avanço superior a 1.000% na oferta de vagas se comparado ao início de 2007, quando o Estado oferecia apenas 4.016 vagas para os cursos técnicos de nível médio. Além de ampliar a oferta de vagas, o Estado aproveitou estruturas ociosas existentes na rede estadual de educação, instituiu os oito Centros Estaduais e 27 Centros Territoriais de Educação Profissional, investiu recursos próprios e do Programa Brasil Profissionalizado na adequação e modernização das unidades escolares, o que inclui reforma e ampliação das unidades, equipagem de laboratórios e montagem do acervo bibliográfico. Interiorizou a Educação Profissional que, além dos centros estaduais e territoriais, é ofertada também em 105 unidades na capital e interior, beneficiando jovens e trabalhadores/as em todos os territórios de identidade da Bahia.
 Em caso de dúvidas e sugestões, entre em contato: sorteiosuprof@sec.ba.gov.br

Acompanhe as informações sobre o sorteio eletrônico: www.educacao.ba.gov.br  e www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot .com

Capacitação em Enfrentamento ao Sexismo e a Homofobia - DF

 
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segunda-feira, 28 de junho de 2010

Projovem Adolescente abre inscrição - BA





A Prefeitura de Salvador, através da Coordenação de Direitos da Juventude (CODJU) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), está convocando os jovens de 15 a 17 anos a se inscrevem no Projovem Adolescente. As inscrições estarão abertas de 26 a 30 deste mês. Para saber onde se inscrever, o jovem devem ligar para 3176-4784 ou 4785, através do qual será informado sobre o horário e local de matrícula no seu bairro.
O Projovem Adolescente é uma reformulação do Agente Jovem, terá duração de 24 meses e destina-se aos jovens em situação de risco social, independentemente da renda familiar, ou que sejam pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O ProJovem vai permitir que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer.
O programa vai oferecer proteção social básica e assistência às famílias, além de contribuir para a elevação da escolaridade, redução dos índices de violência, de uso de drogas, de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez na adolescência.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Curso de alemão - SP

Inscreva-se no Centro de Estudos de Línguas (CEL) da E.E. Rui Bloem, promovido pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Vantagens e objetivos:
 
- Ensino gratuito de alemão por 3 anos (total de 240 hs - 6 níveis) - no Básico 1, não precisa saber o idioma e Básicos 2, 3, 4, 5 e 6 precisa ter algum conhecimento;
- Ganham-se 2 certificados;
- Só p/ alunos que estejam estudando ou matriculados em escolas estaduais - ensino médio (regular, técnico ou supletivo) e fundamental (regular ou supletivo, a partir da 6ª série);
- Alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio tem direito a terminar todo o curso de idioma no CEL.
 
  Levar para o CEL - informações: 
 
P Formulário – retirado no Blog ou no CEL;
P Documentos: 1 foto 3x4, xerox de R.G. e comprovante de matrícula da escola em que estuda ou está matriculado;  
P Turmas p/ 2º Sem. de 2010 - 3ª e 5ª (4hs/sem.): Básico 1: das 10h às 12h ou 17h às 19h (ainda tem 57 VAGAS); Básico 2:  das 17h às 19h (05 VAGAS); Básicos 2, 3, 4, 5 e 6: das 19h às 21h (07 VAGAS).
            
Centro de Estudos de Línguas - E.E. Rui Bloem
End.: Av. Dr. José Maria Whitaker, 1221 (15 min. do metrô Pç. da Árvore)
Bairro: Mirandópolis       Tel.: (11) 2275-4918
Twitter: welche_email-celtwitter@yahoo.com. br ou por @Cel_Alemao_De

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Boslas de estudo para a Espanha

A Coordenação de Pessoal de Nivel Superior e a Fundação Carolina, tem 300 (trezentos) bolsas para professores, pesquisadores e pós-graduados, interessados em estudar na Espanha. Estas bolsas são destinadas  aos cursos de doutorado-sanduiche (uma parte do estudo é realizado no Brasil) e pós-doutorado.
As bolsas garantem ajuda de 1.300 a 2.100 euros, auxilio instalação e passagens. Inscrições até o dia 05/07/2010 no site:
www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/espanha/capesfundacao-carolina

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CEPA comemora 59 anos de fundação - BA

A celebração será no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, no dia 16 de junho
No dia 13 de junho de 1951 o Cepa - Círculo de Estudo Pensamento e Ação, iniciou suas atividades culturais e, 59 anos depois, continua sua missão de promover a cultura na Bahia. Entre suas ações, se destacam atividades filosóficas, teológicas, literárias, artísticas e de cunho educativo-cultural. Para festejar mais um ano, o Cepa realizará no dia 16 de junho (quarta-feira), às 19h, na Câmara Municipal de Salvador (Plenário Cosme de Farias), uma programação regada a poesia, música, literatura e, a  palestra  CEPA 59 anos - entidade educativa cultural ,  com o  seu presidente e fundador, o professor Germano Machado. As comemorações são gratuitas e todos os baianos estão convidados a participar.  
O aniversário também contará com a participação musical da Banda Pindorama; Marcos Brito; Iara Castro; Milena Bahia e Daniel Santana; Coral Esperanto da Bahia; Coral Cantare, Xavier Marques e Roberto de Paula. Na poesia Joanice Marques, Wesley Vinícius, entre outros. “Gostaria de proclamar à Bahia e aos baianos que já ouviram falar, já pertenceram ou já foram do Cepa, que juntarem-se a nós para celebrar conosco este momento de alegria”, anuncia  o prof. Germano Machado, que completou 84 no final de maio, e continua em plena atividade, na sede da instituição, na Rua Souto Dalva, 98 – Barbalho. Este ano, o Cepa mudou suas palestras que acontecem aos sábados, do  Barbalho, para o Garcia, Faculdade 2 de Julho. 
Germano define o atual momento do Cepa como  razoavelmente satisfatório, apesar das dificuldades que enfrenta para manter a instituição que não tem verbas públicas ou particulares e depende de um grupo de pessoas colaboradoras. “Em primeiro lugar, ainda temos a possibilidade de publicar o nº 50 e 51 do Jornal A Voz do CEPA este ano. O jornal chegar a 50 números foi uma Odisséia. Em segundo lugar, essa parceria com a Faculdade 2 de Julho é muito positiva do ponto de vista de sairmos aos sábados de um bairro que está se degradando, como o Centro Histórico igualmente que é o Barbalho e passar para o Garcia, perto do Campo Grande e do Centro é uma boa perspectiva”, diz.
História - O Cepa é uma instituição cultural que tem o objetivo de estimular e desenvolver atividades culturais, sociais e recreativas, como cursos, palestras, conferências, pesquisas, projeções de filmes, exposições culturais e atividades científicas, filosóficas, teológicas, de artes eruditas ou folclóricas. Também edita livros, jornais, revistas e outras publicações pertinentes a suas finalidades.
Passaram pelo Cepa, nesses 59 anos, toda a geração dos amigos de Glauber Rocha, como  João Carlos Teixeira Gomes. Na sede da Saúde falaram famosos jornalistas, como Carlos Frederico Werneck de Lacerda, e o professor Hélio Rocha. Foi o primeiro movimento que teve uma geração inteira estudando cinema com Jamil de Almeida Bagdede, Vivaldo Cairo – que fez o livro Cinema, Negócio Fabuloso e era crítico cinematográfico – David Salles, Paulo de Marco e, enfim, José Telles de Magalhães e Luis Paulino dos Santos, que já entendiam tecnicamente do assunto e a quem Glauber Rocha chamou para trabalhar com ele.
O Cepa produziu durante quase 60 anos, artistas e professores como, Jayme Cardoso, Calazans Neto, Fernando Rocha, Fernando da Rocha Peres, Ubirajara Rebouças e Paulo Gil Soares. Preparou uma geração política e de empresários com Genebaldo Correia, Edvaldo de Brito, Manoel Hermes, Luiz Gonzaga do Amaral Andrade, França Teixeira, Walney Moraes Sarmento, Rizodalvo Menezes, Theodiano Bastos, Paulo Cesar Torres e tantos outros.
Publicações - Inicialmente, o Cepa lançou oito números do Jornal Grande Salvador, 10 números da Revista Logos e, sendo um movimento leigo, mas ecumênico, publicou uma revista sobre teologia com vários padres e pastores sobre as perspectivas teológicas no século XXI. Outro fato de alto valor é que a revista CEPA Cultural, que chegou ao número 31, foi considerada a melhor revista baiana dos anos 1950 a 1990 juntamente com a Revista da Bahia surgida em 1964 no Governo de Lomanto Júnior. Entre 1981-1991 publicou mais de 150 livros de poesia, filosofia, teologia, educação, antologias poéticas e de crônicas. Promoveu sete concursos de poesia e prosa, dois concursos internacionais em poesia e prosa em português, inglês e espanhol; fez uma revista homenageando Castro Alves e uma antologia denominada Castro Alves Vivo. Além da antologia distinguindo Cora Coralina, Zumbi, Rubem Braga, este de Crônica.

SERVIÇO:
O quê: Aniversário dos de 59 anos do Cepa
Onde: Na Câmara Municipal  de Salvador (Praça Tome de Souza - Centro, em frente ao   Elevador Lacerda)
Quando: Dia 16 de junho (quarta-feira), às 19h.
Entrada: Gratuita
Informações: (71)  3242-0502 /

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mesa Redonda "Ações Afirmativas, Legislação, Relações Étnico-raciais e Educação" - BA

Como um desdobramento do I Seminário Africano-Brasileiro de Pedagogia, realizado no mês de maio na UNEB, e, no intuito de contemplar aos alunos dos Cursos noturnos desta Instituição, assim como as demandas externas existentes, realizaremos no dia 14/06, próxima segunda-feira, às 18:30hs, no auditório Jurandyr Oliveira, a Mesa Redonda "Ações Afirmativas, Legislação, Relações Étnico-raciais e Educação" que será composta por Profa. Dra. Ana Célia da Silva/UNEB; Profº MS Romilson Sousa Silva/UNEB; Profº Dr. Samuel Santana Vida/UFBa/UCSal e mediada pelo Profº Dr. Raphael Rodrigues Vieira Filho/UNEB.

A entrada é franca e a inscrição prévia poderá ser feita pelo e-mail seminarioafricanobrasileirodeped@yahoo.com.br

POSAFRO/UFBA promove palestras sobre São Tomé e Príncipe - BA

O Prof. Dr. Augusto Nascimento Diniz, vinculado ao Instituto de Investigação Científica e Tropical (Lisboa – Portugal), proferirá duas palestras no PosAfro:

"São Tomé e Príncipe: uma perspectiva histórica do colonialismo moderno"
11 de junho de 2010 (sexta-feira) às 18:30, no auditório Agostinho da Silva

"O legado colonial na configuração do pós-independência em São Tomé e Príncipe"
14 de junho de 2010 (segunda-feira), às 18:30, no auditório Milton Santos

LOCAL:
Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA)
Praça General Inocêncio Galvão, 42, Largo 2 de Julho, Centro, Salvador/BA (em frente ao Hotel Capri)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Palestra "A candidatura Obama nas eleições dos Estados Unidos" - BA

O CEAO convida para a palestra "A candidatura Obama nas eleições dos Estados Unidos" com o Professor Dr. Ollie Johnson do Departamento de Ciência Política e Estudos Africanos da Wayne State University, USA. A palestra terá como foco a análise da campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, como também uma avaliação do primeiro ano da sua administração, sobretudo seu impacto junto aos afro-americanos. O Prof. Dr. Cloves Luiz Pereira Oliveira (UEFS/ A Cor da Bahia – UFBa) será o comentador.

Data: 16 de junho de 2010, quarta-feira.
Horário: 18 horas
Local: CEAO-UFBA
Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40060-055. Salvador - Bahia – Brasil Tel (0xx71) 3283-5501/5502/5500 
e-mail: ceao@ufba.br

Prefeitura de Lauro de Freitas inscreve para curso de garçom e camareira - BA

O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) inscreve para as últimas vagas aos cursos gratuitos camareira e garçom. Os interessados podem se inscrever na sede do SAT, Estrada do Coco/Portão, portando cópias e originais de RG, CPF e comprovante de residência. São dez vagas para cada curso destinadas a profissionais do ramo de hotelaria e turismo, acima de 18 anos e que trabalham em empresas com sede em Lauro de Freitas. Os cursos de Qualificação Empresarial são oferecidos pelo SENAC em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e a Prefeitura de Lauro de Freitas através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O inicio das aulas está previsto para 5 de julho.