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quinta-feira, 31 de março de 2011

CENINT oferece vagas em Oficina de Direitos Humanos - BA

 O CENINT / Centro Interdisciplinar, está oferecendo vagas em Oficina de Direitos Humanos  para estudantes de ensino médio ou que já tenham  concluído essa etapa, em escola pública. 

As aulas acontecerão à noite, uma vez por semana  e as pessoas interessadas devem apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto tamanho 3x4.
 
Endereço: 
CENINT 
Complexo Educacional Jiquitaia / Centro Múltiplo Oscar Cordeiro, 7º andar, Av. Jiquitaia - Junto à Feira de São Joaquim
Procurar a Secretaria do CENINT nos dias 31 de março (quinta-feira) ou 1º de abril (sexta-feira) de 2011

terça-feira, 29 de março de 2011

SESC promove Mesa Redonda Cultura de paz, espiritualidade e educação - PR

            No século XXI, uma tendência premente é o aumento de discussões acerca das dimensões emocionais, afetivas e espirituais que fazem parte da vida do ser humano como um todo, prioritariamente de profissionais da área da Educação.
          O Núcleo de Estudos e Formação de Professores em educação para a paz e convivências (NEP/UEPG), em parceria com o Sesc Ponta Grossa, realiza esta mesa redonda com o objetivo de observar os valores humanos por meio de diferentes olhares, pensando na Educação para a Paz como elemento relevante nas convivências escolares.
 
 
Mediação: Nei Alberto Salles Filho
Data : 30/03/2011 (Quarta-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Salão Social do Sesc (Serviço Social do Comércio)
ENTRADA FRANCA
NÃO SERÁ FORNECIDA CERTIFICAÇÃO
  
Você sente a necessidade de compartilhar mais sobre este tema?
Participe conosco deste momento inspirador.
 
Demais informações:

segunda-feira, 28 de março de 2011

UFRB promove Seminário "Foucaul, a genealogia e a história" - BA

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Artes Humanidades e Letras
Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura
Seminários: Corpo e Política
“Foucault, a genealogia e a história”
 
André Itaparica
Dr. em Filosofia (USP)
Professor Adjunto CAHL/UFRB
 
Quando: 30 de março de 2011 – 19:00hs
Onde: Pós-Graduação em Ciências Sociais - CAHL/UFRB (Prédio do Hansen) 
 

sábado, 26 de março de 2011

Próxima edição do Sarau Bem Legal terá a presença de Elisa Lucinda

O Sarau Bem Legal, que acontece sempre no último domingo de cada mês, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), no bairro de Nazaré, este domingo (27/03), às 11h, terá uma ilustre convidada: a poetisa Elisa Lucinda. O encontro literário é realizado pelo grupo Este Tal Recital, coordenado pelo poeta, professor e agitador cultural, Nelson Maca, do coletivo Blackitude. Formado por oito crianças entre 9 e 13 anos, o grupo Esse Tal Recital realiza um animado sarau infantil, reunindo poesia, grafite e a espontaneidade infanto-juvenil.

O evento começa às 10h na área externa da biblioteca com a pintura de um painel temático grafitado ao vivo. A partir das 11h, os jovens sobem ao palco para apresentar textos de autores consagrados da literatura brasileira. Entre os versos que serão declamados neste domingo, poemas de autores como Paulo Leminski, Alice Ruiz, Ferreira Gullar, Solano Trindade e Arnaldo Antunes, que ganharão releituras bem especiais. A surpresa desta edição será a presença da poetisa, cantora e atriz, Elisa Lucinda, na platéia. De passagem na cidade, ela vem conferir o desempenho da criançada do projeto.

Cheia de expectativas, a diretora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Rosane Rubim, afirma “Será uma honra para Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e para todos os participantes do evento ter como convidada Elisa Lucinda. Ela, com certeza, ficará impressionada com a riqueza das apresentações das crianças”, destaca. O Grupo Este Tal Recital atualmente é formado por Daniel (13 anos), Rebeca (13 anos), Lúcia Helena (12 anos), Luiza (10 anos), Jamile (10 anos), Clara (10 anos), Israel e Felipe (ambos com 9).

Domingo Bem Legal – o Sarau Bem Legal começou a se desenvolver em agosto de 2009. Comemorando mais de um ano de sucesso, o encontro poético já conta com a participação de diversos artistas e grupos poéticos infanto-juvenis da cidade; além de convidados como o escritor, poeta e ativista cultural paulista, Sérgio Vaz (criador da Cooperifa – Cooperativa Cultural da Periferia/SP), que participou do sarau, em julho de 2010.
SERVIÇO:
O quê: Sarau Bem Legal
Quando: Dia 27 de março (sexta-feira), às 11h
Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), em Nazaré.
Informações: Ana Cristina Pereira (9176-5755) / Nelson Maca (9130-4618)
GRATUITO
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Assessoria de Comunicação
Fundação Pedro Calmon – SecultBA
(71) 3116-6918/ 6919/ 6676
ascom.fpc@fpc.ba.gov.br
http://www.fpc.ba.gov.br
http://twitter.com/fpedrocalmon
www.cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com

quarta-feira, 23 de março de 2011

Inscrições abertas no Programa Universidade para Todos 2011 - BA

O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e considerando o que dispõe o Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004, torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção destinado ao preenchimento de vagas do Curso Preparatório Universidade para Todos, ano letivo de 2011, mediante condições estabelecidas neste Edital:
 
1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O processo de seleção regido por este Edital, coordenado pela Secretaria da Educação, e executado em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade Estadual da Bahia - UNEB e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB destina-se a seleção de estudantes do 3º ano do ensino médio regular seriado ou egressos da rede pública estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, para o preenchimento de 21.620 (vinte e um mil, seiscentos e vinte) vagas do Curso Preparatório Universidade para Todos, distribuídas conforme  Anexos I e II. 
1.2 O curso será presencial e serão ofertadas as disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia.
 
2 REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
2.1 Poderá se inscrever o candidato que:
2.1.1 regularmente matriculado, em 2011, no 3º ano do ensino médio regular seriado da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o ensino fundamental II - 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º anos ou modalidades correspondentes - e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular;
2.1.2 egresso da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, , tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o ensino  fundamental II e  médio,  regular seriado ou  modalidades correspondentes.
2.1.3 considera-se modalidade correspondente ao ensino fundamental II regular:
2.1.3.1 Tempo de Aprender I;
2.1.3.2 Educação de Jovens e Adultos - EJA II, até 2008;
2.1.3.3 Tempo Formativo II;
2.1.3.4 Exame Supletivo Fundamental;
2.1.3.5 Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA.
2.1.4 Considera-se modalidade correspondente ao ensino médio regular:
2.1.4.1 Tempo de Aprender II (concluído);
2.1.4.2 EJA, até 2008 (concluído);
2.1.4.3 Exame Supletivo (concluído);
2.1.4.4 Exame ENEM (concluído);
2.1.4.5 Tempo Formativo III (concluído).
 
3 DO  PROCESSO DE INSCRIÇÃO
3.1 Não será cobrada taxa de inscrição para a seleção.
3.2 Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer este Edital e  certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
3.3 As inscrições serão realizadas no período de 28 de março de 2011 a 06 de abril de 2011, exclusivamente por meio eletrônico, no sítio www.educacao.ba.gov.br.
3.3.1 No ato da inscrição o candidato deverá fazer opção para um único Município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição.
3.3.2 O candidato informará, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário  para acesso ao endereço de inscrição.
3.3.3 O candidato poderá alterar dados pessoais, senha, o local do curso e o turno para o qual pleiteia uma vaga, ficando ciente de que o sistema não permite alteração do município de residência e CPF.
3.3.4 O candidato, ao cancelar a sua inscrição, terá todos os seus dados apagados do Sistema, mas poderá inscrever-se novamente durante o período de inscrição.
3.3.5 O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 08:30 h às 12:00h e das 13:30h às 18:00 h ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br .
3.3.6 O candidato é responsável pela veracidade e comprovação das informações contidas no formulário de inscrição.
3.3.7 A inscrição implica o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas neste Edital.
3.6.8 A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e as Universidades parceiras, não se responsabilizam por erros cometidos pelo candidato no ato de preenchimento do formulário de inscrição, bem como por requerimentos de inscrição não efetivados por motivo de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação ou outros fatores externos que impossibilitem a transferência de dados.
 
4 DA SELEÇÃO
4.1 Para seleção e preenchimento das vagas serão observadas a opção formulada pelo candidato no requerimento de inscrição, quanto ao Município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição.
4.1.1 Na aferição do aproveitamento escolar do candidato que estiver cursando o 3º ano do ensino médio regular seriado da rede pública de ensino do Estado da Bahia, serão consideradas as médias referentes ao 2º ano do ensino médio, e para o candidato egresso da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia, as médias referentes ao 3º ano do Ensino Médio Regular Seriado e/ou modalidades correspondentes.
4.1.2 Os conceitos registrados no histórico escolar, transcritos pelo candidato no formulário de inscrição, serão convertidos em notas, automaticamente, pelo Sistema, considerando as seguintes equivalências:
 
Situação 01
 
 
CONCEITOS
EQUIVALÊNCIA PARA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
 
Ótimo  -                      O
 
9,5
 
Bom   -                        B
 
7,5
 
Regular -                     R
 
5,5
 
 
 
Situação 02
 
 
CONCEITOS
EQUIVALÊNCIA PARA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
 
AS - Superior
 
9,0
 
AM - Média
 
6,0
 
 
 
 Situação 03 – para candidatos que concluíram o Tempo Formativo III
 
 
CONCEITO
EQUIVALÊNCIA PARA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
 
PC – PERCURSO CONSTRUÍDO
 
 
7,0
 
 
4.2 Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de pontuação.
4.3 Em caso de empate na média final das notas obtidas, o desempate  será feito dando-se preferência, sucessivamente, ao candidato que possuir:
4.3.1 maior média de Língua Portuguesa;
4.3.2 maior idade.
 
5 DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS
5.1 A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada, na INTERNET, através do endereço www.educacao.ba.gov.br, nos sítios das universidades estaduais (UEFS, UESB, UESC E UNEB) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e afixada nos locais em que funcionarão as turmas do Curso.
5.2 O candidato terá o prazo de dois dias úteis, contados a partir da data da publicação do resultado, para interpor recurso, devidamente fundamentado, exclusivamente através de meio eletrônico, dirigido à Coordenação do Projeto Universidade para Todos, e encaminhado para o email upt@educacao.ba.gov.br.
5.3 Após a publicação dos resultados, os selecionados serão convocados para a realização da matricula.
5.4 O resultado do processo de seleção de que trata este Edital será válido somente para o Curso Universidade para Todos 2011.
 
6. DA MATRÍCULA
6.1 O candidato selecionado e convocado efetuará sua matrícula na data e local a ser definido pelas universidades parceiras (UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB).
6.1.1 A matricula somente poderá ser realizada pelo próprio candidato, assistido ou representado pelo pai, mãe ou responsável, se menor de 18 anos, ou por representante munido de procuração com firma reconhecida em cartório.
6.2 No ato da matrícula e conferência das informações prestadas no formulário de inscrição,  o candidato deverá apresentar cópia, acompanhada de original, dos seguintes documentos:
6.2.1 carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física – CPF;
6.2.2 comprovante de residência;
6.2.3 histórico escolar do ensino fundamental II -5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º anos  ou modalidades correspondentes -   na rede pública municipal e/ou estadual do Estado da Bahia;
6.2.4 para alunos regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio regular seriado da rede pública de ensino do Estado da Bahia, em 2011: declaração, devidamente assinada e carimbada pelo diretor da Unidade Escolar, constando que o aluno cursou o 1º e o 2º ano do Ensino Médio Regular Seriado, na rede pública municipal e /ou estadual do Estado da Bahia e que se encontra regularmente matriculado no 3° ano, bem como as médias finais de Português e Matemática, obtidas no 2°ano do ensino médio regular seriado; 
6.2.5 para alunos egressos do ensino médio regular seriado e/ou modalidades correspondentes da rede pública do Estado da Bahia: histórico Escolar e/ ou atestado de conclusão do ensino médio na rede pública municipal e /ou estadual do Estado da Bahia, devidamente assinado e carimbado pelo Diretor da Unidade Escolar, constando as médias finais de Português e Matemática obtidas no 3°ano do Ensino Médio Regular Seriado e/ou modalidades correspondentes.
6.3 O não comparecimento do candidato selecionado para a matrícula implica na desistência automática da vaga.
6.4 as vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos candidatos excedentes, respeitando-se a ordem de classificação.
 
7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 O presente Edital será disponibilizado na Internet, no endereço www.educacao.ba.gov.br.
7.2 O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as     exigências do presente Edital e de que aceita as condições da seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
7.3 A inexatidão das declarações, irregularidades de documentação ou outras que firam aos preceitos deste Edital, se comprovadas, eliminam o candidato da seleção, e se identificadas posteriormente, anulam a seleção e todos os atos e efeitos dela decorrentes.
7.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior – CODES, ouvidas as Universidades parceiras no que for pertinente.
 
Salvador, 22 de março de 2011
 
OSVALDO BARRETO FILHO
Secretário da Educação

CET abre inscrições para os cursos a distância

O Centro de Treinamento e Educação de Trânsito, CETET, da Companhia de Engenharia de Tráfego de SP, CET/SP, desenvolve atividades e programas educativos para os mais diferentes públicos, com o objetivo de promover maior segurança aos usuários do sistema trânsito.
Desde julho de 2010, estamos oferecendo cursos gratuitos na modalidade de ensino a Distância, voltados para professores, motociclistas, condutores e pessoas interessadas no tema trânsito.
 
Fazendo Escola

Condutores

Público em Geral
 
Mais informações poderão ser obtidas através do banner do EaD (link) no site www.cetsp.com.br ou pelo e-mail ead@cetsp.com.br

sexta-feira, 18 de março de 2011

terça-feira, 15 de março de 2011

Escola de Dança da UFBA promove ACC Hip Hop - BA

 (Clique na imagem para ampliá-la)

sexta-feira, 11 de março de 2011

SENAC promove Road Show TI - SP

Entre março e maio de 2011, a rede Senac, juntamente com os parceiros Adobe, Cisco, PMI, Oracle e LPI, promove este ciclo de palestras em 35 de suas unidades, trazendo o que há de mais novo e relevante no mundo da Tecnologia da Informação.

Veja a baixo quais são as palestras e os assuntos que elas abordam no Road Show TI 2011:

Carreira e Certificações em Tecnologias CiscoCertificações Cisco é um fator relevante a ser considerado na busca de empregabilidade na área de TI. Antes de decidir sobre qual certificação escolher dentro dos produtos da CISCO, é necessário primeiramente obter uma visão geral das certificações e opções de carreira que o CISCO disponibiliza.
O Cisco oferece três níveis genéricos de certificação com diferentes habilidades e experiências. A palestra explica e apresenta quais são esses níveis e certificados e o que é necessário para consegui-los.

Carreira e Certificações para DBA OracleA palestra tem como objetivo apresentar ao público uma visão corporativa sobre a importância que o DBA tem dentro de uma empresa e a expectativa que gerentes e CIOs têm da pessoa que irá conduzir e administrar projetos de banco de dados Oracle. São apresentadas algumas soluções Oracle para problemas de mercado que induzem à necessidade de capacitação do profissional. Por fim, são apresentas as carreiras Oracle e certificações em cada uma delas.

Cloud Computing e Open SourceCloud Computing não é uma mudança de paradigma, mas a concretização de um conceito conhecido, cuja adoção deve gerar progressos nas áreas de virtualização, automação, disponibilização de portais de auto-serviço com catálogos integrados de ofertas e na disseminação de infraestruturas de redes de banda larga mais poderosas. A computação em nuvem promete trazer muitas vantagens, especialmente para aplicações que exijam grande variação dinâmica de capacidade de processamento.

Desenvolvendo Jogos com XNA
Uma das áreas que certamente conquistam a atenção de milhares de pessoas são os jogos eletrônicos. Nesta palestra os participantes fazem uma rápida passagem sobre o mercado de trabalho na criação de jogos até o que é necessário para criar próprios jogos para computador ou até mesmo para o console XBOX 360 da Microsoft.

Diagramação de Publicações Eletrônicas e Impressas com Indesign
Conheça os principais recursos do Adobe Indesign para criação de revistas, livros, jornais e todo tipo de material para impressão ou visualização na tela e em dispositivos portáteis.

Do início ao fim - Projeto completo para web e celular com Adobe CS5 Web Premium
Veja como é fácil produzir um projeto interativo para a web e celular utilizando as ferramentas adobe web premiu: fireworks, dreamweaver e flash.
Edição e Criação em Vídeo com Premiere, After Effects e Encore
Descubra como produzir vídeos institucionais, vídeos para a internet, editar vídeos de eventos e filmes profissionais com o Adobe Premiere. Veja também como fazer criações com animação e efeitos especiais usando o Adobe After Effects e finalizar para DVDs com Menus e interação utilizando o Encore DVD.

Gerência de Projetos: Uma Carreira em Evidência
A palestra discute a importância da carreira, a visão geral sobre projetos, sucessos e insucessos, estatística de empresa em gerenciamento de projetos, Impactos, criação e a importância de formar profissionais para esse mercado, que atualmente esta carente de profissionais.

Gestão de Serviços de TI - ITIL V3A palestra aborda os desafios da gestão da tecnologia da informação nas organizações, serviços de TI, gerenciamento, qualidade, melhores práticas do mercado, biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL), gestão de serviços de TI baseado no ITIL V3 e sesafios e tendências do gerenciamento.

Help Desk: a porta do sucesso na carreira em TI
O HDI, a maior associação mundial de profissionais de help desk do mundo, fará uma palestra no Senac mostrando as inúmeras oportunidades e vantagens de se trabalhar na área de help desk, um dos mais promissores mercados de trabalho de TI.
A palestra explica porque o help desk é um dos maiores preparadores de talentos em tecnologia e porque as empresas contratam milhares de funcionários todos os anos para essa área.

O HTML5, Web Semântica e Dados Abertos Governamentais
A linguagem HMTL, básica para o funcionamento da web como a conhecemos hoje, vem evoluindo graças ao Consórcio W3C e o seu papel definidor dos padrões web. Essa palestra vai apresentar o histórico da Web e sua evolução desde o seu surgimento, chegando até as novidades da versão 5 do HTML.

Ilustração e Tratamento de Imagens com Photoshop e Illustrator
Descubra as ferramentas mais sofisticadas para ilustração vetorial, criação de logos, embalagens, identidade visual do Adobe Illustrator e os recursos para tratamento de imagem, recorte, pintura digital e ajustes de cor utilizando o Adobe Photoshop.

O poder das Redes Sociais
Saiba como as Redes Sociais modificam o comportamento dos usuários da Web. Com o crescimento dos adeptos à Internet, entenda quais as principais redes, suas diferenças, cases, como as empresas se posicionam perante o crescimento dessas novas mídias e quais projeções para o futuro.

Novidades em Visual StudioConheça a melhor suite de desenvolvimento do mercado, bem como sua evolução ao longo dos tempos e a mais recente versão, o Visual Studio 2010! Aproveite para saber os caminhos de certificação na carreira de profissional Microsoft e prepare-se para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

quarta-feira, 9 de março de 2011

II Seminário de Estudos Prisionais - BA

Data 23 e 24 de março

Hoje a população prisional brasileira é uma das maiores do mundo e discutir e aprofundar o estado da arte dos estudos nesta área passa a ser uma tarefa incontornável tanto para a academia quanto para os operadores de segurança pública. A partir de uma perspectiva transdisciplinar sobre o tema prisão, com a colaboração de estudiosos de várias formações e de operadores do sistema de segurança pública este evento visa se constituir como um espaço de discussão sobre castigo e prisão na sociedade contemporânea.

23 de março
manhã

Mesa de abertura
Ivone Costa Freire – Coordenadora do PROGESP
Iracema Brandão Guimarães – Coordenadora do CRH
Eduardo Paes-Machado – Coordenador do Lassos

Mesa 1 –  Punição ontem e hoje
Luiz Lourenço (UFBA) - debatedor
Marcos César Alvarez  (USP)
Marcos Luiz Bretas da Fonseca  (UFRJ)

tarde
Mesa 2 – Gestão Prisional
Ricardo Capi (UEFS)
Sandro Cabral (UFBA)
Izidoro Orge (Ex-Superintendente de Assuntos Penais da Bahia)

Mesa 3 – Vivências do Cárcere
Odilza Lines (UESB)
Milton Julio (UFBA)
Rafson Saraiva Ximenes (Adv. Ex- Defensor Público)

24 de março
manhã
Mesa 4 – Saúde e Prisão
Ivete Oliveira (UFBA)
Márcia Cristina Maciel Aguiar (UFBA)
Thereza Coelho (UFBA)
Milena Ponde 


Gratos
Luiz Claudio Lourenço
Odilza Lines
Eduardo Paes-Machado
Equipe Organizadora do Evento

 Local: Auditório da Escola Politécnica da UFBA

segunda-feira, 7 de março de 2011

Curso Manuel Querino - Personalidades Negras - BA


O Curso Manuel Querino – Personalidades Negras, será realizado, em sua terceira edição, entre os dias 29 e 31 de março de 2011, pela Academia de Letras da Bahia (ALB), e tem por uma de suas metas marcar de forma significativa o transcurso dos 88 anos da morte de Manuel Raimundo Querino, além de homenagear outras personalidades como: Olga de Alaketo, Iya Nassô, maestro Manoel Tranquilino Bastos, Cruz e Souza, Milton Santos, dentre outros.

O Curso Manuel Querino – Personalidades Negras, promovido anualmente pela Academia de Letras da Bahia, no mês de março, tem como fulcro o estudo, a difusão, a rememoração da vida e obra de personalidades negras baianas e brasileiras que se destacaram nos mais diversos setores da atividade humana. Além de prestar justa homenagem, o Curso pretende analisar criticamente o transcurso dos vultos negros, observando cada personalidade dentro de seu contexto histórico e avaliando seu legado na sociedade baiana e brasileira. 


Quando: 29 a 31 de março de 2011 das 14 às 19h
Onde: Academia de Letras da Bahia -
Avenida Joana Angélica, 198 Nazaré – Salvador – Bahia – Brasil CEP: 40050-000
 Quanto: Inscrições gratuitas - Telefax: (71) 3321-4308  www.academiadeletrasdabahia.org.br  e-mail: contato@academiadeletrasdabahia.org.br

sexta-feira, 4 de março de 2011

Curso "A educação popular e seus paradigmas na América Latina" - BA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO/PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
PROJETO EDUCAÇÃO E LIBERTAÇÃO

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:
 A EDUCAÇÃO POPULAR E SEUS PARADIGMAS NA AMÉRICA LATINA

Prof. Maurício Mogilka

Programa:

·A educação popular: conceito e processos de transformação da subjetividade
·Problemáticas persistentes em educação popular na América Latina
·Paradigmas de trabalho na área: assistencialista, cientificista, marxista, libertador, inclusão social
·O paradigma da libertação como proposta complexa de transformação da realidade

Público-alvo: pessoas que atuam ou desejam atuar em movimentos sociais e liderança comunitária; organizações não-governamentais (ONG's); trabalho comunitário e pastorais; saúde comunitária; projetos sociais.

Carga Horária: 40 horas                       Local: Faculdade de Educação (Canela)

Horário: das 18:00 às 22:00 horas, às terças-feiras

Período: de 12/04 a 05/07/2011

Inscrições (gratuitas, 50 vagas): dia 28/02/2011, das 15:00 às 20:00 horas (Sala 13 da Faculdade de Educação/UFBA, bairro do Canela); Requisito: diploma de nível superior (graduação plena, em qualquer área) + RG Informações: Tel. 88780106

quarta-feira, 2 de março de 2011

SENAI promove cursos gratuitos para pessoas com deficiência - BA

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6º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio do Iphan - PEP Iphan 2011

O IPHAN está lançando o 6º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP) para selecionar candidatos à turma 2011. Este Programa de bolsas destina-se a profissionais recém-graduados em diversas áreas do conhecimento, para sua especialização no campo da preservação do patrimônio cultural durante 24 meses. Os candidatos selecionados serão especializados por meio de sua integração em diversas unidades do IPHAN, distribuídas no território nacional. As inscrições estão abertas até o dia 04 de março de 2011, conforme determinações do Edital localizado no site abaixo.

6º EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATRIMÔNIO
Instituição: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Inscrições: até 04/03/2011
https://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=15797&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia