Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Conferência Internacional "Patrimônio e História" - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Conheça o Programa Microsoft Students to Business

O programa Students to Business é uma iniciativa da Microsoft, dos Parceiros da Microsoft e as principais universidades do país com o objetivo de capacitar estudantes nas áreas de TI e oferecer oportunidades de emprego.


Para isso inclui diversas ações, sendo as principais capacitações gratuitas nas plataformas Microsoft e aproximação com empresas que buscam mão-de-obra com esse perfil. O programa é constituído de treinamento Online e também Presencial. Para o treinamento presencial, é necessário verificar disponibilidade na sua cidade. Para mais informações acesso o manual do aluno.
O Programa Microsoft Students to Business capacitou, até o momento mais de 100 mil estudantes em todo o Brasil, dos quais mais de 10.000 profissionais foram incorporados imediatamente no mercado de trabalho durante a feira de empregos.

Você também pode ser um deles!!! 

domingo, 25 de setembro de 2011

Palestra com Ernesto Laclau, na UERJ - RJ

A linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj tem o prazer de convidar a todos para a palestra de:

Ernesto Laclau - Universidade de Essex - Inglaterra (La construcción discursiva de los antagonismos sociales),
No dia 11 de outubro de 2011, terça-feira, às 17 h, no auditório 11, no primeiro andar da UERJ. A palestra será comentada por Gloria Perelló.

Com o apoio do grupo de pesquisa IPTV Kaxinawá-Quinta Dimensão do Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ, a palestra será transmitida on line nos links: http://febfuerj.ning.com/ (principal que será acompanhado pela produção para responder perguntas de chat webcam),
http://www.febf.uerj.br/ e http://www.ustream.tv/channel/Quinta-Dimens%C3%A3o

Após a palestra, será realizado o lançamento do livro: Emancipação e Diferença (edição ampliada)
de Ernesto Laclau, publicado pela Editora da Uerj - (coordenação e revisão técnica de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo)

Apoio: Faperj e CNPq.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Seminário Cultura e Subalternidades - BA

COORDENAÇÃO: PROFS. MARINYZE PRATES E MAURÍCIO MATOS
ORGANIZAÇÃO: GRUPO DE PESQUISA EM CULTURA E SUBALTERNIDADES
VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL: IHAC/CULT/PÓS-CULTURA-UFBA
LOCAL: AUDITÓRIO DO PAF III
DATA: 07 DE OUTUBRO DE 2011
HORÁRIO: DAS 8:30 ÀS 18:30H

OBJETIVO
Promover a reflexão interdisciplinar acerca dos significados e dos valores postos em circulação na produção cultural brasileira e latinoamericana, privilegiando-a como lugar de observação dos diferentes processos de construção das relações de poder na contemporaneidade.

PROGRAMAÇÃO

8:30 – ABERTURA
Professor Sérgio Farias –Diretor do IHAC
Professora Lindinalva Rubim – Coordenadora do CULT
Professor Paulo Miguez – Coordenador do Pós-Cultura

9:00 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA
IMAGENS PERIFÉRICAS E FIGURAS DE SUBALTERNIDADE NO CINEMA CONTEMPORÂNEO
PROFA. DRA. ÂNGELA PRYSTHON - UFPE

10:30- MESA I
EU SOU O HEROI
DENISE CARRASCOSA

OS LABIRINTOS DA VISIBILIDADE
MAURÍCIO MATOS

14:30 – MESA II
OBSERVAÇÕES SOBRE O SUBALTERNO NO DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO
ELIANA ALBUQUERQUE E RODRIGO BONFIM

SOB MIRAS OCIDENTAIS: REPRESENTAÇÕES DE FAVELAS BRASILEIRAS EM JOGOS
DIGITAIS DE
TIROS
LEANDRO VIANA

UMA RÁDIO: EXTENSÃO DA VOZ?
MARINYZE PRATES

16:00 - MESA III
SIN MAPA: UMA VIAGEM MUSICADA PELA AMÉRICA LATINA
NATÁLIA RUEDA E JUAN BIZUELA

CARTOGRAFAR PRÁTICAS, IDENTIFICAR AGENDAS: SOBRE SER JOVEM, ARTISTA E LATINO
AMERICANO
CARLOS BONFIM, MARÍLIA PALMEIRA E JOÃO VANDERLEI MORAIS JÚNIOR

17:00 - CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
ENEIDA LEAL CUNHA-UFBA/PUC-RJ

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ilê Aiyê oferece cursos profissionalizantes de graça - BA

Inscrições para banda percussiva Band'Erê também estão abertas.
Interessados têm até o dia 23 de setembro para ir até a sede do Ilê Aiyê.

 
O Ilê Aiyê está com inscrições abertas para os cursos profissionalizantes gratuitos que a instituição oferece em Salvador. Os interessados têm até o dia 23 de setembro para escolher entre os cursos de Eletricista Instalador Predial e Estética Afro. O número de vagas não foi divulgado.

Saiba mais
Os candidatos devem ter entre 18 e 29 anos. Para se inscrever, é preciso ir a sede do Ilê Aiyê (senzala do Barro Preto), que fica na Rua do Curuzu, no bairro da Liberdade. O atendimento é feito das 14h às 17h. Os interessados nos cursos devem levar a identidade, Cpf , comprovante de residência, atestado de escolaridade do ensino médio e duas fotos 3x4.

Percussão
A instituição também está com inscrições abertas até o dia 23 de setembro para a banda percussiva do Ilê Aiyê, a Band’Erê. O projeto é voltado para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos.
As inscrições são feitas na sede do Ilê Aiyê, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os candidatos devem apresentar identidade, comprovantes de residência e de escolaridade, e cartão do Bolsa Família (NIT).
 

Inédita oficina de cinema digital ocorre em Presídio de Pernambuco

Mais um projeto audiovisual gratuito e sem fins lucrativos do Programa Exibição de Cinema Social está sendo realizado no Centro de Reeducação da PM. É a 1ª Oficina de Cinema Digital PRECISO que foi aprovada pelo diretor do CREED, Tenente Coronel Oliveira, e acontece desde o dia 13SET11. A jornalista e professora Karina Rocha capacitará com noções de linguagem de cinema, gravação e edição de imagens, dez dos militares reclusos que realizarão mini documentários individuais sobre o tema  “Eu em 1 minuto” . Em contribuição às ações desenvolvidas naquela unidade prisional, o PRECISO incluirá os curtas produzidos no III CineCreed, evento que tem inscrições abertas para a mostra competitiva abertas até o final do mês de outubro.(edital no www.precisope.gov.br)  Francisco Pires & Batista Neto Coordenadores do PRECISO    www.precisope.com.br
 

domingo, 18 de setembro de 2011

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ESCOLA OLODUM ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE PERCUSSÃO E DANÇA AFRO - BA



A Escola Olodum  inscreve, até o dia 30 de setembro, para os cursos de Percussão Samba-reggae e Dança Afro oferecidos gratuitamente. Os candidatos devem ser crianças e adolescentes, dos 07 aos 16 anos, que estejam matriculados em escolas públicas. Serão atendidos 160 alunos, divididos nos turnos matutino e vespertino.



Para se inscrever é necessário:

  • o preenchimento de todos os campos da ficha de matricula, fornecida pela Escola Olodum;
  • 01 Foto 3X4 recente;
  • fazer uma redação sobre o tema apontado;

Cópias dos seguintes documentos:

  • Matricula na escola pública - municipal, estadual, comunitárias ou filantrópicas
  • carteira de identidade
  • CPF
  • comprovante de residência
  • Salvador Card

Após o processo de inscrição os candidatos participarão do processo selectivo, por meio  de audição de aptidão para o curso escolhido.

Para efetivar a vaga é necessário que após o processo seletivo dos candidatos,  os pais ou responsáveis assinem a autorização de uso da imagem e a matricula.

Esta atividade da Escola Olodum é patrocinada pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e busca unir prática e teoria, arte e tecnologia, valores culturais comunitários e globalização, para tornar viável a missão do Olodum que é desenvolver o exercício da cidadania e preservação da cultura afro, por meio das artes.

Os candidatos aprovados receberão, além todo o material didático e lanche, a oportunidade de aprender percussão e dança na Escola da maior banda percussiva do planeta,  que tem o  objetivo preservar e valorizar a cultura negra, buscando construir uma identidade cultural e a valorização dos afrosbrasileiros.

Se inscreva e participe!!! Venha aprender a tocar e dançar junto com quem mais entende de samba-reggae!!!

Maiores informações:

ESCOLA OLODUM

Coordenação: Mara Felipe e Cristina Calacio

Rua das Laranjeiras, 30 – Pelourinho 40026-230 Salvador – Bahia

Telefone/Fax:  3322 8069 E-mail: escolaolodum@uol.com.br


terça-feira, 13 de setembro de 2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LDM promove palestra sobre pesquisa acadêmica em educação e prática docente - BA

O Café Científico Salvador, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) pela LDM - Livraria Multicampi, tem o prazer de convidá-los para mais um evento no mês de setembro de 2011:

Data: 16 de Setembro de 2011 – 18:00

Tema: Um modelo colaborativo de pesquisa em educação e a superação da lacuna entre pesquisa acadêmica e prática docente

Palestrantes : Charbel El-Hani (Instituto Biologia/UFBA) e Claudia Sepulveda (Depto. Educação/UEFS)

UM MODELO COLABORATIVO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E A SUPERAÇÃO DA LACUNA ENTRE PESQUISA ACADÊMICA E PRÁTICA DOCENTE

Uma lacuna entre pesquisa e prática tem sido geralmente reconhecida pelos pesquisadores em educação e pelos professores, tanto na educação em termos gerais, quanto no ensino de ciências (e.g., PEKAREK; KROCKOVER; SHEPARDSON, 1996; KENNEDY, 1997; LÜDKE et al., 2001; MCINTYRE, 2005; PENA; RIBEIRO FILHO, 2008; VANDERLINDE; VAN BRAAK, 2010). Esta lacuna diz respeito à percepção de que professores não usam com frequência resultados da pesquisa educacional para construir e refletir sobre sua prática, assim como não dão grande valor à contribuição da pesquisa acadêmica para o trabalho em sala de aula. O mesmo tem sido observado em relação aos tomadores de decisão no campo educacional. Além disso, mudanças nas práticas escolares não resultam tipicamente da pesquisa acadêmica, mas de outras fontes, como políticas governamentais, materiais curriculares, livros didáticos, nas quais os resultados da pesquisa desempenham, quando o fazem, um papel indireto.

Escola Olodum abre inscrições para cursos de percussão e dança afro - BA

Escola Olodum  inscreve, até o dia 23 de setembro, para os cursos de Percussão Samba- reggae e Dança Afro oferecidos gratuitamente. Os candidatos devem ser crianças e adolescentes, dos 07 aos 16 anos, que estejam matriculados em escolas públicas. Serão atendidos 160 alunos, divididos nos turnos matutino e vespertino. 
 
Para se inscrever é necessário o preenchimento da ficha de matricula, fornecida pela Escola e devidamente preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis, xerox do comprovante de matricula em escola pública, 01 Foto 3X4 recente, xerox do smart cart, xerox da carteira de identidade, comprovante de residência, assinatura da autorização do uso de imagem, participar da audição de aptidão para a capacitação proposta e fazer uma redação sobre o tema apontado.
Esta atividade da Escola Olodum é patrocinada pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e busca unir prática e teoria, arte e tecnologia, valores culturais comunitários e globalização, para tornar viável a missão do Olodum que é desenvolver o exercício da cidadania e preservação da cultura afro, por meio das artes.
Os candidatos aprovados receberão, além todo o material didático e lanche, a oportunidade de aprender percussão e dança na Escola da maior banda percussiva do planeta,  que tem o  objetivo preservar e valorizar a cultura negra, buscando construir uma identidade cultural e a valorização dos afrosbrasileiros.
Se inscreva e participe!!! Venha aprender a tocar e dançar junto com quem mais entende de samba-reggae!!!
Mais informações:
ESCOLA OLODUM
Coordenação: Mara Felipe e Cristina Calacio
Rua das Laranjeiras, 30 – Pelourinho 40026-230 Salvador – Bahia
Telefone/Fax:  3322 8069 E-mail: escolaolodum@uol.com.br

sábado, 10 de setembro de 2011

Unicamp coloca aulas da graduação na internet

Vídeos com temas variados podem ser acessados por qualquer internauta
Da redação da revista Ache Seu Curso

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu um endereço na internet para divulgação de aulas de seus professores ministradas a alunos de graduação. Intitulado "Aulas Magistrais", o projeto já conta com conteúdo de diversas disciplinas, disponibilizado gratuitamente, de modo a formar um acervo que é atualizado constantemente. O projeto também valoriza os professores, exibindo perfis deles e de seus trabalhos, e estimula a interatividade, pedindo aos usuários do endereço que sugiram novas aulas a serem gravadas e disponibilizadas.

Entre as aulas já disponíveis no projeto, estão algumas na área de artes ("400 anos depois. Por que ainda ler Vieira?", com Alcir Pécora; e "O panorama da Arte Brasileira", por Lygia Arcuri Eluf), história ( "O problema da liberdade no tempo da escravidão", por Sidney Chalhoub), física ("A Teoria dos Circuitos Elétricos, de Maxwell até hoje", por Yaro Burian Júnior) e outras como "Fisiologia do amor, da paixão e do sexo", por Miguel Arcanjo Áreas; "A medida de todas as coisas", por Alberto Saa; "Afetividade e práticas pedagógicas", por Sérgio Leite; "Obesidade em 3 atos", por Lício Velloso e "Introdução às Mudanças Climáticas Globais", por Carlos H. Brito Cruz.

A próxima aula está programada para ser exibida em 14 de setembro, às 12h30, com o tema "Plantas: razão da vida", por Paulo Mazzafera. Depois, no dia 6 de outubro, "A era da eScience: construindo a arca em meio ao dilúvio de dados", por Claudia Bauzer Medeiros.

Veja mais informações sobre o projeto "Aulas Magistrais" aqui.
http://www.prg.unicamp.br/aulas/index.php/aulas

Matéria publicada no portal www.acheseucurso.com.br.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

III Seminário A urbanização de Salvador em três tempos: Colônia, Império e República - BA


Inscrições gratuitas pelo e-mail: seminario@ighb.org.br (necessário nome completo, instituição, e-mail e endereço). Doe fraldas geriátricas para o Lar Irmã Maria Luiza. Caso haja desistência da inscrição, favor informar a coordenação do evento. 

Terça-feira 13 de setembro de 2011
13h – Credenciamento
13h50 - Abertura Oficial
14h - Palestra: Aterros de Salvador: um processo histórico – Prof. Dr. Marcos Paraguassú de Arruda Câmara (FAUFBA)
14h50 - Palestra: Hospital São Cristóvão dos Lázaros: Entre os muros da exclusão – Profa. Msc. Marcia Elizabeth Pinheiro (PPGAU-UFBA)
15h40 - Debate
16h00 - Intervalo
16h15 - Palestra: O Celeiro Municipal de Salvador (1785-1866) – Prof. Dr. Afrânio Simões Filho (PPGH-UFBA)
17h10 - Palestra: O abastecimento de carne verde em Salvador no século XIX – Prof. Msc. Rodrigo Freitas Lopes (IAT-SEC)
Debate e encerramento
18h - Lançamento da coletânea A Urbanização de Salvador em Três Tempos : Colônia, Império e República - textos críticos de história urbana. Vols. I e II

Quarta-feira 14 de setembro de 2011
14h - Palestra: Mendigos e Vadios na Salvador do Século XIX – Prof. Dr. Walter Fraga Filho (UFRB)
14h50 - Palestra: O inimigo invisível: epidemia na Bahia no século XIX – Prof. Msc. Onildo Reis David (UEFS)
15h40 - Debate
16h00 - Intervalo
16h15 - Palestra Hospedagem, serviços e atrativos para os viajantes estrangeiros na Bahia oitocentista – Profa. Msc. Olívia Biasin Dias (PPGH-UFBA)
17h10 - Palestra: Salvador: "uma cidade que nada tenha a invejar" - considerações sobre alguns aspectos entre a atuação de Luiz Tarquínio como Intendente Municipal e a criação da Vila Operária da Boa Viagem – Profa. Msc. Marilécia Oliveira Santos (UNEB)
18h - Debate e encerramento

Quinta-feira 15 de setembro de 2011
14h - Palestra: Aguaceiro da Modernidade a Cidade do Salvador (1935-1945) – Prof. Dr. Jorge Almeida Uzêda (UNIFACS / IFBA)
14h50 - Palestra: A Maternidade Climério de Oliveira e a Nova Medicina da Mulher na Bahia Republicana (1910-1927) – Prof. Msc. Marivaldo Cruz do Amaral (UFRB)
15h40 – Debate
16h - Intervalo
16h15 - Palestra: O Problema Habitacional da Cidade do Salvador: 1920-1940. – Prof. Dr. Erivaldo Fagundes Neves (UEFS)
17h10 - Palestra: O abastecimento de água em Salvador: da Companhia do Queimado à EMBASA – Prof. Esp. Jaime Nascimento (PPGAU-FAUFBA).
18h - Debate e encerramento

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Direito autoral é tema de painel promovido pelo ICI-UFBA

Inscrições são gratuitas através do e-mail
 
O Instituto de Ciência da Informação da UFBA (ICI) e a Academia de Letras Jurídicas da Bahia promovem o painel Direito autoral, propriedade intelectual e plágio, no próximo dia 15 de setembro, às 14h, na Academia de Letras Jurídicas da Bahia (Alameda Capimirim, no bairro da Graça). O painel visa a promover o exercício da reflexão e do debate interdisciplinar entre as áreas da ciência da informação, direito, educação, letras e teatro, sobre o direito autoral e plágio na universidade e na sociedade contemporânea, bem como sobre as questões que envolvem propriedade intelectual e acesso livre na internet. O evento é aberto a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da ciência da informação, da cultura, da educação, do direito e de áreas correlatas. As inscrições são gratuitas, mediante a confirmação prévia pelo e-mail ici@ufba.br, ou realizadas na sede do ICI (Campus do Canela), das 9 às 17h, presencialmente, ou também pelo telefone 3283-7762, até o dia 14 de setembro. As vagas são limitadas e sujeitas a confirmação.

domingo, 4 de setembro de 2011

Processo de seleção de profissionais para o curso de especialização em saúde da família a distância


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - SESAB e Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde - COSEMS, em consonância com as diretrizes da Universidade Aberta do SUS - UNA-SUS que foi instituída pelo Decreto Presidencial nº. 7.385 de 08 de dezembro de 2010, torna público o Processo de Seleção de Educandos para o Curso de Especialização em Saúde da Família na modalidade a distância (EAD) que será regido pelo presente Edital.

Veja edital completo no anexo abaixo: