Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 26 de março de 2012

Palestra discute o contexto de racismo e discriminação racial na França - BA

Prof. Pap Ndiaye fará palestra no PAF III

A Aliança Francesa de Salvador promove a palestra “Racismo e discriminações na França: balanço e análise da situação”, com o professor Pap Ndiaye, historiador e especialista reconhecido em questões referentes à discriminação racial, racismo e pós-colonialismo na França e nos Estados Unidos. O evento será realizado na próxima quarta (dia 28 de março), às 18h, no auditório do Pavilhão de Aulas da Federação III da UFBA (PAF - na Rua Barão de Geremoabo – Campus de Ondina). A entrada é franca e o evento é aberto ao público, com sistema de tradução simultânea.

Pap Ndiaye vai analisar o contexto contemporâneo da situação do racismo e das discriminações na França de hoje, bem como de que maneira as políticas públicas pretendem lutar contra o racismo e as discriminações na França. O problema do racismo e da discriminação na França tende a se agravar com os avanços dos partidos de extrema direita, na França como na Europa em geral. Através de um discurso preconceituoso e banalizado tanto na classe política como na sociedade civil, percebe-se hoje em dia uma discriminação cada vez maior das minorias relevantes, situação que a crise na Europa veio piorar, dando força a certas teses xenofóbicas que afirmam que só os franceses “de origem” teriam que se beneficiar da ajuda do Estado.

FONTE: UFBA em Pauta

domingo, 25 de março de 2012

sábado, 24 de março de 2012

Curso de História das Culturas Africanas e Afro-brasileiras - SP

Desde a irrupção dos movimentos de caráter identitário (gênero, etnia, sexualidade) no cenário do processo de redemocratização do País, educadores e pesquisadores discutem a necessidade de inclusão da História e das Cultura Africanas na grade curricular das escolas públicas e privadas e de outras ações para trabalho pedagógico contra o preconceito e a discriminação. Estudos realizados na década de 1960 apontavam já para uma necessidade de se discutir e superar os estereótipos acerca da população de afrodescendentes presentes nos livros didáticos.

Depois da Constituição de 1988, cujo processo incentivou os debates em torno do respeito à diversidade etnicorracial e à pluralidade cultural na sociedade brasileira, essa discussão foi incorporada à formulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – lei 9.394) de 1996. A LDBEN contém um conjunto de determinações que dialogam com as antigas bases disciplinares, a partir de uma abordagem transversal, contemplando as reivindicações e propostas de amplos setores da sociedade civil organizada em movimentos sociais, etnicorraciais e de gênero.

Em 2003, reconhecendo as desigualdades etnicorraciais e a necessidade de propor ações afirmativas para sua superação, o atual governo promulgou a Lei 10.639 determina o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica.

O curso de formação permanente de Agentes Educativo-Culturais vem atender as proposituras da Lei Federal n.10.639 de 09/01/2003, que alterou a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional e torna obrigatória a temática da “História das culturas africanas e afro-brasileiras” e do que orienta a Proposta Curricular – Quatros Saberes Necessários, da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, no que tange a formação permanente e as políticas de diversidade etnicorracial.

Público-alvo: Profissionais da área da educação; agentes de atividades culturais; lideranças; oficineiros; multiplicadores e ativistas dos movimentos sociais; público em geral.

CARGA HORÁRIA: 40 horas
DATAS E HORÁRIOS: 5ª feiras das 19h às 22h
AULA INAUGURAL: 12 de abril
LOCAL: Centro Educacional Adamastor - Centro - Guarulhos
INSCRIÇÕES: de 21/03 a 11/04/2012 no site: http://eventos.guarulhos.sp.gov.br

Mais informações:
Centro de Referência de Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela
Fone: 2304 -7464 / 2304-7189 com Jô.

PROFESSORES:
Profº. Ms. Christian Fernando dos Santos Moura
Profº. Ms. Francisco Sandro da Silveira Vieira
Profº. Ms. Oluemi Aparecido dos Santos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo A:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais
Lugar da História nas Sociedades africanas
Raça, racismo e etnia

Módulo B:
Diversidade Cultural e Currículo: a questão étnicorracial na prática educativa dos professores e alunos Introdução às antigas civilizações africanas
Negritude usos e sentidos. A Negritude e a luta pelas independências na África de Língua Portuguesa

Módulo C:
A tradição oral e sua metodologia
O negro da literatura brasileira - apontamentos sobre a literatura afro-brasileira
Trabalhando a narrativa com contos africanos e afro-brasileiros

CURSO GRATUITO
VAGAS LIMITADAS

quarta-feira, 21 de março de 2012

Palestra "Medicalização na Educação Infantil" - BA

O Fórum Baiano de Educação Infantil promove mais uma palestra do Ciclo Ciranda Reflexiva para professores(as), pesquisadores(as), estudantes e interessados em Educação Infantil.
...

Data: 30 de março de 2012 (sexta-feira)
Horário:14h às 17h30min
Local: Auditório I da FACED (1º andar)
Endereço: Av.Reitor Miguel Calmon s/n - Campus Canela - Salvador - Bahia
Vagas limitadas : 100 lugares
Evento gratuito
...

Palestrantes
...

Profa. Dra. Lygia de Sousa Viégas
(Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFBA)
Profa. Dra. Elaine Cristina de Oliveira
(Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia - UFBA)
...

Informações:

fbei2005@yahoo.com.br / 9151-0833 (Oi) / 8752-6207 (Oi) / 9182-9594 (TIM) / 9934-11261(VIVO) / 8164-6310 (Claro)
...

Contamos com a sua presença!
Grupo Gestor FBEI (2009-2011)

terça-feira, 20 de março de 2012

Hoje! Palestra "Desmistificando a inclusão escolar e vivenciando e disseminando a educação na diversidade " - BA

Palestra sobre Inclusão Escolar : Desmitificando a Inclusão escolar e Vivenciando e disseminando a Educação na Diversidade
São duas datas a sua escolha: 20/03 ou 27/03
Horário: 18:00 às 20:00
Local: Auditório da Livraria Cultura – shopping Salvador
 

segunda-feira, 19 de março de 2012

sexta-feira, 16 de março de 2012

Curso Conversando com sua história discute o tema "Escravidão e Liberdade" - BA

A 10ª edição do curso Conversando com a sua História, promovido pelo Centro de Memória da Bahia, dedicará o mês de abril para o tema: “Escravidão e Liberdade”. Durante todas as segundas-feiras do mês de abril, serão oferecidas aulas gratuitas sobre aspectos da história, ministradas por especialistas e pesquisadores, entre eles o historiador Ubiratan Castro de Araújo e o antropólogo Luiz Mott, que abrem o curso no dia 2 de abril. Voltado para estudantes, pesquisadores e amantes da história, o curso vai de abril até outubro, sempre a partir das 17h, na Sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Os próximos temas serão: “Tráfico de Escravos e Etnicidade no século XVIII”, que reunirá os historiadores Carlos Silva Júnior e Cândido Domingues no dia 09 de abril; “Processos da Abolição”, com o historiador José Pereira, dia 16 de abril e “Remanescentes Quilombolas”, com o antropólogo Valdélio Santos Silva, dia 23 de abril. Nos próximos meses, temas como movimentos sociais, religiosidade, sertão, trabalho livre e trabalho escravo, terão destaque. Para inscrição e maiores informações sobre curso: telefone 71-3117-6067 ou no endereço: www.fpc.ba.gov.br

Museu Paranaense oferece curso de língua guarani - PA

Em parceria com o Laboratório de Interculturalidade e Diversidade da Universidade Federal do Paraná do litoral e o Programa de Educação Tutorial – Conexão de Saberes, o Museu Paranaense oferece a partir do dia 20 de março o curso de Língua e Cultura Guarani. As matrículas já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail mariafernanda@seec.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3304 3332. O curso será ministrado por acadêmicos indígenas mbyá-guarani, estudantes da UFPR e bolsistas PET, tendo como público alvo professores, funcionários públicos, estudantes e demais interessados. O curso, recomendado para maiores de 16 anos, é gratuito e com 30 vagas em cada módulo. A intenção do curso é apresentar aspectos da cultura mbyá-guarani e a influência na formação da identidade do povo paranaense, divulgando a cultura e sensibilizando a sociedade sobre a presença indígena, a valorização das raízes culturais e da diversidade do povo brasileiro. O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289 – São Francisco.

FONTE: Famaliá

quinta-feira, 15 de março de 2012

ONG Oficina de Cidadania abre inscrições para pré-vestibular gratuito - BA

ONG Educacional Oficina de Cidadania - Seleção 2012 para 150 vagas do Curso Pré-vestibular Gratuito - Inscrições abertas de 27 de março a 27 de abril de 2012 - Provas 13 de maio de 2012 
 40% das vagas destinadas ao público acima de 35 anos -
A ONG Educacional Oficina de Cidadania, em parceria com a Consultec e a Universidade Federal da Bahia, abre as inscrições para processo seletivo da sua 14ª turma do Curso Pré-vestibular gratuito no período de 27 de março a 27 de abril de 2012.
Para participar do Processo Seletivo é necessário que o candidato tenha cursado da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escola da rede pública. Alunos que estão cursando o 3º ano também podem concorrer.
Oportunidade!
São oferecidas 150 vagas. Com uma oferta exclusiva de 40% das vagas para candidatos com mais de 35 anos de idade. Os candidatos com idade inferior a 35 anos concorrerão aos 60% das vagas disponibilizadas.
“O que temos percebido ao longo dos últimos anos do projeto é que o estudante jovem tem logrado maior êxito nas seleções realizadas, por estar com o conhecimento mais recente, ao passo que o candidato com mais idade encontra-se mais distanciado da sala de aula, concorrendo com muito menos chance à seleção”, afirma Anderson Venício, um dos professores voluntários e ex-aluno do projeto.
Para a Oficina de Cidadania, a oferta das vagas destinadas para a população com mais de 35 anos, amplia  as oportunidades para um público que está em busca de qualificação, mas que, em sua maioria, necessitou interromper os seus estudos para adentrar no mercado de trabalho ainda na juventude.
Para concorrer ao Processo Seletivo, o candidato deve acessar o endereço www.consultec.com.br, preencher o Formulário de Inscrição e realizar o pagamento de uma taxa de adesão ao projeto.  A seleção será realizada em 13 de maio de 2012. Serão aplicadas provas contendo questões objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Matemáticos e Conhecimentos Contemporâneos.
 Os aprovados vão cursar o Pré‐Vestibular Gratuito, no turno noturno, com aulas ministradas no Instituto de Geociências da UFBA, de acordo com a metodologia do Curso e sob a responsabilidade dos professores voluntários da ONG – Oficina de Cidadania. 
Local de realização do Curso: Instituto de Geociências da UFBA – Ondina
Contato ONG – Elisana Barbosa - 8135.2717/ Wilma Raquel - 9944.1620 / Marise Santos - 8759.6382
                             Tiago Fersan – 71 9115 3421 / Anderson Venicio – 71 8815 9195

sábado, 10 de março de 2012

quarta-feira, 7 de março de 2012

Curso a distância sobre como administrar finanças pessoais

Você está procurando organizar melhor suas finanças pessoais, eliminar suas dívidas e começar a investir?
Então inscreva-se na QUINTA turma do curso on line gratuito que irá apresentar técnicas administrativas que irão lhe ajudar a organizar suas finanças pessoais. O curso será dividido em três módulos:
Módulo 1: importância do controle do orçamento doméstico e como elaborar seu fluxo de caixa (texto e vídeo)
Módulo 2:
 como utilizar seu fluxo de caixa e método para cortes de despesas (texto e vídeo)
Módulo 3:
 estratégias para quitação das dívidas e construção do fluxo de caixa projetado (texto e vídeo)
A inscrição para o curso deve ser feita no formulário que se encontra ao final desta página. Você receberá uma série de três e-mails, correspondentes a cada módulo, com textos, links para os vídeos e sugestão de leituras complementares.

CRONOGRAMA E REGULAMENTO:

- Vagas limitadas a 200 (duzentos) participantes – ao completar 200 pessoas, o formulário abaixo será retirado;
- Período de inscrição: de 5 a 12 de MARÇO (ou até esgotarem as vagas);
- Cronograma de recebimento dos e-mails referentes ao curso:
Módulo 1: 13/03
Módulo 2: 15/03
Módulo 3: 19/03
- Os participantes que possuírem Facebook, poderão se inscrever no Grupo do curso, e compartilhar artigos, planilhas para download, e outras informações referentes ao tema do curso. Curta também minha Página do Facebook;
- Diariamente, irei compartilhar informações e novidades relativas ao curso no Twitter. Portanto, uma dica é inserir meu perfil em uma LISTA de seu Twitter e não perder nada;
Encerramento do curso: 22/03. Nesta data será os vídeos serão retirados do ar.

Centro Digital de Cidadania oferece cursos gratuitos na Biblioteca - BA

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) abre inscrições, nos dias 12 e 13 de março, para cursos gratuitos como forma de capacitação para usuários dos Centros Digitais de Cidadania (CDC).
Voltados para a empregabilidade de estudantes ou concluintes do ensino médio da Rede Pública, os cursos oferecidos são de Informática Básica e Internet, Língua Portuguesa, Interpretação e Escrita de Textos, Matemática Básica e Raciocínio Lógico. As 30 vagas disponíveis são para educação à distância e os alunos poderão ter acesso ao material de ensino através de qualquer computador conectado à internet. Quem não tiver computador em casa, poderá acessar o conteúdo nas máquinas disponíveis no CDC, que fica no térreo da Biblioteca.
Para se inscrever nos cursos, que tem início no dia 15 de março e vão até 20 de abril, os interessados devem preencher uma ficha informando seus dados pessoais e o curso escolhido. O preenchimento serve para declarar interesse e não garante a efetivação da inscrição.
As fichas deverão ser entregues pelos candidatos pessoalmente no CDC da Biblioteca, nos dias 12 e 13 de março. Para mais informações, enviar e-mail para: cdc.bpeb@gmail.com.
INSCRIÇÕES
Ficha de interesse: clique aqui para fazer o download.
Quando: 12 e 13/03, das 09h às 12h e das 14h às 17h.
Local: CDC da Biblioteca (térreo).
Documentação necessária: cópia do histórico escolar ou atestado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência e carteira de identidade.
Quanto: Gratuito.

terça-feira, 6 de março de 2012

Petrobras vai investir R$ 320 milhões em 5 mil bolsas de estudo no exterior

Bolsas serão oferecidas por meio do programa Ciência sem Fronteiras


A Petrobras vai investir R$ 320,9 milhões no programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal. Os recursos serão destinados à concessão de cinco mil bolsas de estudo de graduação (2.754 bolsas) e doutorado (1.901 bolsas), na modalidade sanduíche – em que o aluno estuda no exterior por até 12 meses e retorna ao país para continuar o curso. Serão concedidas outras 345 bolsas de doutorado pleno, com duração de até 48 meses.

O valor aprovado inclui despesas referentes a passagem aérea de ida e volta, em classe econômica, auxílio instalação, seguro saúde e despesas com taxas escolares no exterior. Os alunos contemplados vão participar e desenvolver projetos relacionados à indústria do petróleo, gás natural, energia e biocombustíveis.

Os recursos são provenientes da cláusula de investimentos em pesquisa e desenvolvimento prevista nos contratos de concessão. Ela determina que as empresas petrolíferas concessionárias invistam em seus centros de pesquisa no Brasil, ou em instituições de pesquisa nacionais, 1% da receita bruta que obtêm nos campos de grande produção ou de alta rentabilidade (que pagam participação especial).

Para concorrer às bolsas

A previsão do governo para o programa Ciência sem Fronteiras é de oferecer 101 mil bolsas de estudo até o ano de 2015. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior pública ou privada em cursos considerados de áreas prioritárias para o programa. Também é necessário ter feito pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter bom desempenho acadêmico.

A primeira seleção é realizada pela instituição de ensino na qual o estudante tem vínculo, em seguida a inscrição é encaminha para a Capes que envia a documentação para as instituições parceiras do exterior. Têm prioridade os candidatos que receberam prêmios em olimpíadas científicas.

As áreas prioritárias do programa são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; energias renováveis; tecnologia mineral; formação de tecnólogos; biotecnologia; petróleo, gás e carvão mineral; nanotecnologia e novos materiais; produção agrícola sustentável; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; fármacos; biodiversidade e bioprospecção; tecnologia aeroespacial; ciências do mar; computação e tecnologias da informação; indústria criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); novas tecnologias de engenharia construtiva; biologia, ciências biomédicas e da saúde.

Mais informação sobre o programa podem ser obtidas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br. As informações são do G1.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Petrobras oferece 920 vagas para cursos gratuitos na Bahia - BA

Um curso gratuito e a oportunidade de acabar empregado na Petrobras ou em uma terceirizada que preste serviço para a estatal. Já começa nesta quarta-feira (7), a inscrição para o processo de seleção pública que o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) vai realizar com o objetivo de atender a demanda futura por mão de obra da indústria nacional de petróleo e gás.
Serão oferecidas 11.671 vagas em 14 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. Os estados incluídos no 6º ciclo de seleção pública do Prominp, com o respectivo número de vagas, são: Amazonas (562), Bahia (920), Ceará (212), Espírito Santo (387), Maranhão (130), Minas Gerais (180), Mato Grosso do Sul (708), Pernambuco (384), Rio de Janeiro (4.602), Rio Grande do Norte (485), Rio Grande do Sul (1.192), Santa Catarina (524), Sergipe (364) e São Paulo (1.021).
O edital, que será publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, estende até 12 de abril o prazo para inscrição dos candidatos. Para os cursos de nível básico, a inscrição custará R$ 25. Nos níveis médio e técnico, R$ 42. Para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 63.

Exigências
Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas no site do Prominp (http://www.prominp.com.br), ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. O processo será executado pela Fundação Cesgranrio.
Existe a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos portadores do Número de Identificação Social - NIS que declararem não possuir recursos financeiros para pagamento do valor. Para fazer jus à isenção da taxa de inscrição, os candidatos devem atender às condições listadas no edital e encaminhar a solicitação, até 18 de março, pelo site do Prominp.
As 11.671 vagas estão assim distribuídas: 7.335 para cursos gratuitos de nível básico; 3.706 para os de nível médio e técnico; e 630 para as categorias de nível superior. Em categorias específicas dos níveis médio e superior, há oferta de vagas para pessoas com deficiência (63).
Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

Participação
A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. Esta ação faz parte do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) do Prominp que tem como objetivo melhorar a qualificação dos profissionais que serão aproveitados pelas empresas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural. Até o momento foram realizados cinco ciclos de qualificação com mais de 80 mil pessoas qualificadas.
Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que estará disponível para consulta e download nos sites do Prominp (http://www.prominp.com.br) e da Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br).

Cronograma estabelecido no edital:
6/3 - Publicação do Edital
7/3 a 12/4 - Inscrições
7/3 a 18/3 - Inscrição de isentos
13/5 - Provas
14 e 15/5 - Prazo para recurso
6/6 - Divulgação dos resultados

FONTE: Bahia 247

Secti oferece 600 vagas para cursos grátis - BA

Correio da Bahia - 04.03.2012 | Atualizado em 04.03.2012 - 08:17

A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), em parceria com a Uneb, abriu 600 vagas para cursos gratuitos a distância (EaD), sendo 200 oportunidades para informática, 200 para língua portuguesa e 200 para matemática.

Os treinamentos são gratuitos e serão ministrados em 16 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) de Salvador e Região Metropolitana (veja lista abaixo), entre 15 de março e 20 de abril. Podem participar alunos que estejam cursando ou sejam concluintes do ensino médio ou equivalente da rede pública de ensino. As inscrições serão realizadas nos dias 12 e 13 de março, nos próprios CDCs, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Salvador  Biblioteca Pública dos Barris; Congregação Batista Bariri (Engenho Velho de Brotas); Centro de Esporte, Arte e Cultura César Borges (São João do Cabrito); Colégio Senhor do Bonfim (Barris); CSU de Narandiba; Escola estadual Luiz José de Oliveira (Cajazeiras); Ilê Aiyê (Liberdade); LTECS (Mata Escura); Unidade de Polícia Pacificadora de Fazenda Coutos; Uneb Proex (Imbuí) e Unidade de Polícia Pacificadora do Calabar.

Simões Filho: Fundação Terra Mirim
Camaçari: Centro Social Urbano
Dias D´Ávila: Colégio Professor Altair da Costa Lima
Lauro de Freitas: Terreiro São Jorge Filho da Goméia
Pojuca: Prefeitura Municipal

Exposição "Pelos Caminhos de Salvador ", no Museu Tempostal - BA

( Fotografia - Pintura ) LIVRE 
 
Pelos Caminhos de Salvador retrata parte da urbanização, crescimento e modernização da capital baiana. A mostra constitui um grande apanhado de imagens e fotografias que retratam as diversas transformações ocorridas no tecido urbano da cidade, iniciadas em fins do século XIX.

Museu Tempostal

Dias: Terça a domingo
Hora: 10h às 18h (ter a sex); 13h às 17h (sáb, dom e feriados)
Valor: Gratuito 
Endereço: Centro Histórico
Telefone: (71) 3117-6382



domingo, 4 de março de 2012

Ilê Aiyê oferece curso de Inglês em parceria com ACBEU e consulado dos EUA - BA

O Ilê Aiyê inscreve até a próxima quarta-feira, dia 7 de março, para um curso gratuito de inglês visando a preparação de jovens interessados em trabalhar durante a Copa do Mundo de 2014. Os cursos se destinam a jovens de 16 a 21 anos que estejam matriculados na rede pública de ensino, a partir da 8ª série. Para se inscrever, os interessados devem procurar diretamente a sede da instituição, a Senzala do Barro Preto, que funciona na Rua do Curuzu, 228, Liberdade. Informações: 2103-3400.

A promoção do curso é fruto de uma parceria entre o Ilê Aiyê, a escola de idiomas ACBEU e o Consulado dos Estados Unidos na Bahia. O curso terá duração de dois anos e será focado nu inglês prático, para uso em situações de trabalho, em especial no trato com turistas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, que terá Salvador como uma das sedes.

Os jovens interessados devem procurar a sede do Ilê Aiyê, levando cópias de documentos de identidade e CPF , além de omprovante de residência, atestado escolar e duas fotos 3 x 4.

Os professores são do ACBEU e as aulas serão ministradas na sede do Ilê, aos sábados. E já começará no sábado dia 10 de março!

sábado, 3 de março de 2012

Museu Eugênio Teixeira Leal realiza Projeto Passaporte do Futuro: Saber Digital - BA

O Museu Eugênio Teixeira Leal está realizando o Projeto Passaporte do Futuro: Saber Digital, Educação e Cidadania. É uma excelente oportunidade para jovens de 16 a 24 anos, estudantes de escola pública, que estejam cursando o Ensino Médio. Peço a gentileza de divulgar em instituições e/ou aos jovens que estejam de acordo com o que é solicitado no edital, que segue em anexo.

Além de aulas de informática e produção textual, o jovem receberá o transporte, lanche e uma bolsa de custo no período de aulas (4 meses pela manhã ou tarde). Os interessados deverão se inscrever (com documentos solicitados no edital) no Museu Eugênio Teixeira Leal, localizado na rua do Açouguinho no 1 Pelourinho, tel. 3321-8023.

As inscrições serão encerradas no dia 09 de março, qualquer dúvida pode me perguntar. O edital também está disponível no blog:

http://cimarquesartes.blogspot.com/2012/02/estao-abertas-as-inscricoes-do-projeto.html

Cordialmente,

Cileide Marques
Arte-educadora
Graduanda em Museologia - UFBA

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ilê Aiyê oferece curso de Inglês em parceria com ACBEU e consulado dos EUA - BA

O Ilê Aiyê inscreve até a próxima quarta-feira, dia 7 de março, para um curso gratuito de inglês visando a preparação de jovens interessados em trabalhar durante a Copa do Mundo de 2014. Os cursos se destinam a jovens de 16 a 21 anos que estejam matriculados na rede pública de ensino, a partir da 8ª série. Para se inscrever, os interessados devem procurar diretamente a sede da instituição, a Senzala do Barro Preto, que funciona na Rua do Curuzu, 228, Liberdade. Informações: 2103-3400.

A promoção do curso é fruto de uma parceria entre o Ilê Aiyê, a escola de idiomas ACBEU e o Consulado dos Estados Unidos na Bahia. O curso terá duração de dois anos e será focado nu inglês prático, para uso em situações de trabalho, em especial no trato com turistas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, que terá Salvador como uma das sedes.

Os jovens interessados devem procurar a sede do Ilê Aiyê, levando cópias de documentos de identidade e CPF , além de omprovante de residência, atestado escolar e duas fotos 3 x 4.
 

Visitas mediadas ao Museu Carlos Costa Pinto - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)