Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

UFBA promove palestras sobre História do Brasil - BA


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SENAI oferece cursos de iniciação profissional à distância


O SENAI do Rio está com inscrições abertas para 25 mil vagas gratuitas em cursos à distância oferecidos para quem busca desenvolver competências e ampliar suas chances de inserção no mercado de trabalho.
As primeiras aulas de 2013 começam no dia 1º de fevereiroe as inscrições permanecem abertas durante todo o ano, com formação de novas turmas a cada mês.
Com conteúdo atualizado e linguagem lúdica e interativa, os cursos são online e abordam temas relacionados a Empreendedorismo, Legislação Trabalhista, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação e Propriedade Intelectual. Podem participar jovens a partir de 14 anos e que estejam cursando, no mínimo, o Ensino Fundamental.
Os interessados devem preencher cadastro no endereçowww.firjan.org.br/competencias. O SENAI entrará em contato para orientar quanto ao acesso nos cursos. A carga horária é de 14 horas.
Não há a necessidade de comparecimento à unidade do SENAI para confirmar a inscrição. 

Aprovados recebem certificado de conclusão emitido pelo SENAI
   
Além das vantagens da educação à distância, em que o aluno tem maior flexibilidade de tempo para estudar, os cursos do SENAI oferecem desafios que instigam e estimulam o aprendizado. Os alunos aprovados recebem certificado de conclusão emitido pelo SENAI.

Mais informações podem ser obtidas no endereçowww.firjan.org.br/competencias ou pelo  0800 0231 231.

domingo, 27 de janeiro de 2013

UFMG promove Curso de Especialização a distância

(Clique na imagem para ser direcionada/o ao site)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

UNESCO e IPHAN oferecem curso online gratuito sobre patrimônio imaterial

Estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para o curso gratuito “Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional”, uma parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A iniciativa acontece por meio Projeto Difusão da Política do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil e tem coordenação técnica da Inspire Gestão Cultural. O objetivo é fortalecer as capacidades locais para implementação e execução de políticas de patrimônio imaterial nos estados e municípios brasileiros.

O curso de 65 horas será ministrado pela internet entre 1° de março e 4 de maio. As aulas são estruturadas em oito disciplinas. Há 200 vagas. Para inscrições, clique aqui.

FONTE: ONU Brasil

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

10 sites em português para se aprender de graça na Internet


Uma lista com diversos sites de EAD em português ou com conteúdo traduzido para o português. 

Espero que gostem dos sites, claro, são sempre bem-vindas novas sugestões.

#10 – Buzzero

Buzzero (https://www.buzzero.com/cursos-gratis) é um site com mais de 1500 cursos em diversas áreas.
Outros cursos custam em média R$20,00. Ao total são 21.000 cursos online (entre pagos e gratuitos).

#9 – Fundação Bradesco

Fundação Bradesco (http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx) possui cursos voltados ao administrativo e tecnologia como Banco de Dados,
Desenvolvimento de Aplicações, Governança de TI, Informática, Infraestrutura, Segurança, Sistemas Operacionais e Microsoft Office.

#8 – Senado Federal

Senado Federal (http://www.senado.gov.br/senado/ilb/asp/ED_cursos.asp) também possui uma série de cursos totalmente grátis e ministrados online.
São cursos voltados sobre o Legislativo, Gestão Administrativa no Setor Público, Direito Eleitoral, entre outros. Alguns cursos possuem tutoria.

#7 – LearnCafe

LearnCafe (http://www.learncafe.com/cursos-gratis) é um site com mais de 600 cursos diferentes. A maioria dos cursos são bem básicos como Word 2010 Pro 2 (?),
“Como ‘por’ seu nome na tela inicial do Google”. Os cursos são produzidos pelos próprios usuários, ou seja, é uma colaboração entre os dois usuários: estudantes e professores.
Apesar do nome, todos os cursos são em português.

#6 – African Virtual University

“Mais um site em inglês”? Calma. A African Virtual University (http://oer.avu.org/handle/123456789/90), possui cursos em português (europeu/africano),
são poucos os assuntos, entretanto já é bem interessante. Os assuntos são Biologia, Física, Matemática, Psicopedagogicas, Química.

#5 – FGV Online

Fundação Getúlio Vargas (http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/possui uma lista de diversos cursos, voltados para empreendedores.
Ela foi a primeira instituição brasileira a ser membra do OpenCourseWare Consortium – OCWC, um consórcio de instituições de ensino que oferecem cursos de graça pela internet.

#4 – Sebrae

Sebrae (http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/cursos/) já me ajudou bastante. Para quem está iniciando uma empresa ou está planejando abrir uma empresa,
é possível encontrar ótimas referências, inclusive cursos online. Todos os cursos são gratuitos e são bem informativos.

#3 – e-Aulas da USP

Portal da USP (http://eaulas.usp.br/portal/home) possui uma gama incrível de cursos.
Lançado recentemente, o número de aulas está crescendo, então é de se esperar que, por enquanto, você não encontre vídeos mais específicos,
como Publicidade e Propaganda. Basicamente a USP está acompanhando uma tendência digital, faculdades como a MIT já disponibilizam boa parte do seu conteúdo em formato digital.

#2 – Veduca

Veduca (http://www.veduca.com.br/todos) é uma coleção de vídeos do YouTube separados por áreas de estudo acadêmico.
Grande parte dos vídeos são do TED, todos são legendados em português. Boa parte da coleção é destinada ao ensino de Ciência da Computação e Medicina.

#1 – Khan Academy em Português

Fundação Lemann possui boa parte dos vídeos da Khan Academy (https://www.khanacademy.org/) traduzidos para português.
São diversos assuntos abordados pela “academia” como: Aritmética, Biologia, Física e Química.
Na versão em inglês, é possível ter acesso a uma “gama” bem maior de assuntos.
É possível ainda acessar o canal do YouTube da Khan Academy em Português, contando com mais de mil vídeos.

Outros 10 sites para se aprender de graça na Internet (Em Inglês)

É fato que existem diversos sites com conteúdo bem rico mas a maioria deles é voltada para um público específico ou para uma função específica.
Entretanto, existem sites com ótimo conteúdo gratuito e até mesmo sob licença Creative Commons (alguns conteúdos são de Domínio Público),
que possuem cursos das mais variadas áreas. 

1) MIT Open Courseware

MIT (http://ocw.mit.edu/courses/find-by-department/) possui um banco gigantesco de cursos online gratuitos.
Os cursos variam de Arquitetura para Ciência Cognitiva.
A maioria dos cursos está em inglês, entretanto ele disponibiliza alguns cursos em Português.

2) Khan Academy

O site da Khan Academy (https://www.khanacademy.org/) é outra obra virtual. Os cursos estão licenciados sob Creative Commons,
o que permite que você possa copiar uma parte do conteúdo do curso em seu site. Todavia, você não pode vender.
Infelizmente as práticas só são concentradas em matemática, mas eles possuem milhares de vídeos para os mais variados assuntos.

3) Memrise

Memrise (http://www.memrise.com/courses/english/) é um pouco mais inovador, no quesito usabilidade, do que os dois sites citados anteriormente.
Apesar de também ensinar “de tudo um pouco”, ele foca mais na aprendizagem de novos idiomas.
Os cursos são feitos de forma para “memorizar”. Não é feito em forma de vídeo-aula, mais de um jeito bastante interativo.

4) Learnist

Em formato de Pinterest, o Learnist (http://learni.st/category/featured) permite que os usuários/professores criem tópicos que podem levar para uma página externa,
para um vídeo do YouTube, entre outros. Basicamente é um pinterest com texto ao invés de imagens.

5) Coursera

Creio que o Coursera (https://www.coursera.org/courses) seja um dos mais conhecidos da atualidade ao total são 213 cursos,
disponibilizados gratuitamente por grandes universidades internacionais. Os cursos funcionam online, entretanto eles possuem data para início.
Um exemplo é o curso de Introdução à Genética e Evolução que começou dia 4 de janeiro de 2013.

6) TED-Ed

Por si só, todo o site do TED (http://ed.ted.com/) é perfeito. Mais de 10 mil vídeos bastante informativos com as palestras dos eventos realizados internacionalmente.
Percebendo o potencial educativo do site, eles resolveram lançar o TED-Ed, uma plataforma com diversos cursos gratuitos.
Os cursos são bem interessantes como o de “Como nós vemos as cores?“.

7) Udacity

Udacity (http://www.udacity.com/courses). Os cursos são mistos, entretanto, eles estão bem mais voltados para Desenvolvimento de Softwares e Hardware.
Vários exemplos de cursos bem interessantes são disponibilizados na ferramenta, como o curso de Introdução a Ciência da ComputaçãoIntrodução à FísicaAlgoritmos e Redes Sociais, entre outros.

8) Duolingo

Duolingo (http://duolingo.com/) é um ambiente para você aprender um novo idioma. Para os brasileiros só está disponível o curso de Inglês.
Entretanto é bem interessante a plataforma deles e funciona bem parecida com as outras: uma espécie de jogo virtual,
com a opção de badges e ranking entre os amigos. Você aprende desde o básico, artigos (an e a) até pronomes relativos e verbos.
Um detalhe adicional: em alguns exercícios ele pede permissão para o microfone. Isso mesmo, ele faz uma análise de como o seu inglês está.

9) Slideshare

Apesar do SlideShare (http://www.slideshare.net/?ss) ser um espaço originalmente desenvolvido para armazenar apresentações,
a quantidade de recursos que você pode encontrar sobre quase qualquer coisa é imensa.
O melhor de tudo é que algumas apresentações estão disponíveis para download gratuito (basta ter uma conta no site).

10) Codeacademy

Codeacademy (http://www.codecademy.com/) é um espaço para quase todos os “nerds”.
Nele você pode aprender como programar em Javascript, Fundamentos da Web, Phyton, Ruby, jQuery e APIs.
Tudo de graça e com um “faça você mesmo” na hora.

* PingMind

PingMind (http://www.pingmind.com/learn/) o site possui diversos cursos interessantes.

Especialização em educação profissional da UNEB: inscrições prorrogadas - BA

Especialização em metodologia de ensino para a educação profissional

A pós-graduação lato sensu, ofertada gratuitamente pela universidade, disponibiliza 1.620 vagas para professores da rede pública estadual de educação profissional. O curso objetiva qualificar e promover a reciclagem do conhecimento docente sobre as metodologias aplicadas ao ensino da educação profissional para jovens e adultos.
Até 18 de janeiro, por meio do site
www.emeep.uneb.br (entrega de documentos por meio de Sedex ou pessoalmente).

Informações: (71) 3117-5378/2338.
Realização: Departamento de Educação (DEDC), do Campus I da UNEB, em Salvador, em parceria com a Secretaria estadual da Educação (SEC), por meio do Superintendência de Educação Profissional (Suprof).
FONTE: Site da UNEB

Especialização em educação profissional (UNEB): inscrições prorrogadas - BA

Especialização em metodologia de ensino para a educação profissional

A pós-graduação lato sensu, ofertada gratuitamente pela universidade, disponibiliza 1.620 vagas para professores da rede pública estadual de educação profissional. O curso objetiva qualificar e promover a reciclagem do conhecimento docente sobre as metodologias aplicadas ao ensino da educação profissional para jovens e adultos.
Até 18 de janeiro, por meio do site
www.emeep.uneb.br (entrega de documentos por meio de Sedex ou pessoalmente).

Informações: (71) 3117-5378/2338.
 
Realização: Departamento de Educação (DEDC), do Campus I da UNEB, em Salvador, em parceria com a Secretaria estadual da Educação (SEC), por meio do Superintendência de Educação Profissional (Suprof).
 
FONTE: Site da UNEB

domingo, 13 de janeiro de 2013

SENAR promove curso a distância "Pobreza rural"


A quem se destina?

Pessoas do meio rural, dirigentes, sindicatos rurais e estudantes de Direito, Serviço Social, Sociologia, Agronomia, Engenharia Agrária, Veterinária, Zootecnia e outras áreas afins.

O que você vai aprender?

Neste curso, que trata sobre Pobreza Rural, você terá a oportunidade de entender o que o Sistema CNA/SENAR está fazendo para contribuir com a diminuição da pobreza rural no Brasil. Uma das ações que o Sistema CNA/SENAR está colocando em prática é este curso, visto que para diminuirmos a situação de pobreza, temos de investir em trabalho decente, acesso à educação com qualidade, qualificação, formação profissional, cultura, habitação e saúde.

Quem você encontra lá?

Além dos demais participantesvocê contará diariamente com o apoio dos seguintes profissionais:
Tutor
É o professor ou professora do seu curso. O tutor fará a orientação, apoio e atendimento diário sobre os assuntos abordados no curso. Esse profissional estará diariamente em contato com você, seja encaminhando e-mails, respondendo suas dúvidas relacionadas a conteúdo ou convidando para interagir pelas ferramentas, como o fórum e o chat.
Monitoria
É seu assistente para qualquer outra dúvida que não seja de conteúdo. A monitoria estará diariamente em contato com você, seja encaminhando e-mails, respondendo suas dúvidas relacionadas ao uso do Ambiente de Aprendizagem ou sobre este modelo de estudo.

Onde você vai estudar:

O acesso ao curso será pela Internet em um Ambiente de Aprendizagem de fácil navegação, comunicação e interação entre todos os participantes do curso.

Quanto tempo dura o curso:

O curso tem duração de 15 dias. Você terá acesso ao ambiente on-line 24 horas por dia durante este período para que possa estudar os conteúdos e realizar as atividades. Porém, você pode terminar antes, caso tenha mais disponibilidade de tempo de estudo por semana. Por exemplo: se estudar em média 1 hora por dia, levará 15 dias para concluir, mas se tiver mais tempo terminará antes e poderá realizar a matrícula em outro curso.

Qual o objetivo principal do curso:

Discutir as Desproteções Sociais no campo, debater sobre investimentos nas políticas públicas de educação, saúde e infraestrutura.

Agora conheça os conteúdos:

Para facilitar o aprendizado e garantir um estudo agradável e dinâmicoos conteúdos estão organizados em 04 módulos com atividadesilustrações e dinâmicas em uma linguagem clara e de fácil entendimento.
Módulo 01: Desproteções sociais no camporetrospectiva
Módulo 02: Desproteções sociais no campocontextualização da rede de proteção social.
Módulo 03: Observatório das desproteções sociais no campo.
Módulo 04: Pobreza no campodesafio esquecido?

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SENAD promove curso a distância voltado à prevenção ao uso de drogas

O curso SUPERA é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça (MJ), oferecido gratuitamente por meio da parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e executado na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelas equipes da Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e do Departamento de Informática em Saúde (DIS).
 
O curso SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento) foi cuidadosamente elaborado por profissionais com grande experiência nas áreas de política sobre drogas, prevenção do uso e tratamento da dependência de crack, álcool e outras drogas.
 
Esta capacitação oferecerá dez mil vagas para profissionais das áreas de saúde e assistência social e é parte integrante do programa “Crack, é possível vencer”, que prevê, entre outras ações, ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, justiça, segurança pública, conselheiros, educação lideranças comunitárias e religiosas.
 
Este curso tem carga horária de 120 horas/aula e os alunos que o concluírem receberão um certificado de extensão universitária registrado pela pró-reitoria de extensão da UNIFESP, juntamente com um kit de instrumentos para detecção do uso de crack, álcool e outras drogas.
 
As inscrições estarão abertas (somente on line) no período de 26 de dezembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2013.
 
As datas de início do curso serão divulgadas após o período de seleção dos alunos, os quais receberão um e-mail com o resultado da seleção. Utilize e-mail válido, pois será através dele que você receberá as orientações dos próximos passos.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Curso Grátis de LIBRAS Básico


LIBRAS, que significa Língua Brasileira de Sinais, é a língua de sinais utilizadas pela maioria das comunidades de surdos que vivem nos centros urbanos brasileiros, sendo reconhecida pela Lei.

A LIBRAS não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).

Com este curso de LIBRAS Básico grátis, você irá aprender tópicos como:
  • Qual a diferença entre LIBRAS e outras línguas de sinais e a língua portuguesa;
  • Como se dá a estrutura lingüística da LIBRAS;
  • Como se estruturam as sentenças;
  • As categorias gramaticais e como se formam as palavras na LIBRAS;
  • O alfabeto manual e como utilizá-lo;
  • e muito mais.
Este curso é apenas introdutório, e é indicado para estudantes e profissionais de Letras, Pedagogia, Assistência Social e todos que de um modo ou de outro, convivem ou trabalham com surdos.

Com o seguinte conteúdo programático:
IntroduçãoCurso Grátis de Libras Básico
Estrutura Lingüística da LIBRAS
Estrutura Sublexical dos Sinais a partir de suas Unidades Mínimas Distintivas
Formação dos Ítens Lexicais ou Sinais a partir de Morfemas
Estruturação de Sentenças em LIBRAS
Aquisição da Linguagem por Crianças Surdas
Introdução à Gramática da LIBRAS
Sistema de Transcrição para a LIBRAS
Os Processos de Formação de Palavras na LIBRAS
As Categorias Gramaticais na LIBRAS
Tipos de Frases na LIBRAS
Apêndice
Alfabeto Manual
Vocabulário da LIBRAS
Bibliografia/Links Recomendados  


Inscreva-se clicando AQUI.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

SENAR promove curso a distância sobre Trabalho Decente

 

A quem se destina?

Pessoas do meio rural, dirigentes, sindicatos rurais e estudantes de Direito, Serviço Social, Sociologia, Agronomia, Engenharia Agrária, Veterinária, Zootecnia e outras áreas afins.

O que você vai aprender?

Neste curso sobre Trabalho Decente você terá a oportunidade de compreender o que o Sistema CNA/SENAR entende por trabalho decente e quais as ações que ele está propondo para que o Brasil realmente coloque esse conceito em prática, ou seja, quais as ações que estimulem tanto o produtor como o empregado rural a fazer com que o trabalho decente seja uma prática em todo o território nacional. E uma das ações que o Sistema CNA/SENAR está colocando em prática é este curso, visto que não há trabalho decente sem educação, qualificação, formação profissional, cultura, habitação e saúde. Este curso, em especial, traz informações jurídicas importantes que auxiliam na concretização da prática do trabalho decente no Brasil.

Quem você encontra lá?

Além dos demais participantes, você contará diariamente com o apoio dos seguintes profissionais:
Tutor
É o professor ou professora do seu curso. O tutor fará a orientação, apoio e atendimento diário sobre os assuntos abordados no curso. Esse profissional estará diariamente em contato com você, seja encaminhando e-mails, respondendo suas dúvidas relacionadas a conteúdo ou convidando para interagir pelas ferramentas, como o fórum e o chat.
Monitoria
É seu assistente para qualquer outra dúvida que não seja de conteúdo. A monitoria estará diariamente em contato com você, seja encaminhando e-mails, respondendo suas dúvidas relacionadas ao uso do Ambiente de Aprendizagem ou sobre este modelo de estudo.

Onde você vai estudar:

O acesso ao curso será pela Internet em um Ambiente de Aprendizagem de fácil navegação, comunicação e interação entre todos os participantes do curso.

Quanto tempo dura o curso:

O curso tem duração de 15 dias. Você terá acesso ao ambiente on-line 24 horas por dia durante este período para que possa estudar os conteúdos e realizar as atividades. Porém, você pode terminar antes, caso tenha mais disponibilidade de tempo de estudo por semana. Por exemplo: se estudar em média 1 hora por dia, levará 15 dias para concluir, mas se tiver mais tempo terminará antes e poderá realizar a matrícula em outro curso.

Qual o objetivo principal do curso:

Apresentar noções gerais de Direito do Trabalho relacionadas à segurança e saúde do trabalhador rural e os aspectos sociais do trabalho.

Agora conheça os conteúdos:

Para facilitar o aprendizado e garantir um estudo agradável e dinâmico, os conteúdos estão organizados em 03 módulos com atividades, ilustrações e dinâmicas em uma linguagem clara e de fácil entendimento.
Módulo 01: Noções gerais de direito do trabalho
Módulo 02: Elaboração e rescisão de contrato de trabalho rural
Módulo 03: Segurança e saúde do trabalhador rural


Oficinas de férias para crianças no Museu Carlos Costa Pinto - BA