Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

NEOJIBA abre vagas para orquestra infantil - BA




Estão abertas as inscrições de processo seletivo do NEOJIBA para preenchimento de novas vagas na OPE (Orquestra Pedagógica Experimental), no turno vespertino, destinadas a crianças com idade entre  6 e 12 anos, que já possuem iniciação musical.

2 vagas para flauta
2 vagas para trompete
2 vagas para percussão
2 vagas para fagote

As inscrições podem ser feitas até as 12h (meio-dia) do dia 7 de março de 2013. As audições acontecem no dia 9 de março, a partir das 9h da manhã, no Teatro Castro Alves.

Na seleção, o candidato deverá apresentar uma música de livre escolha, seguida de uma leitura à primeira vista sugerida pela banca.
Crianças com necessidades especiais deverão informar, junto com a inscrição, o que será necessário durante a audição.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.neojiba.org/participe/inscricoes.
Mais informações podem ser obtidas pelo número (71) 3117-4844 ou através dos e-mails: pedagogico@neojiba.org ou secpedagogico@neojiba.org

FONTE: Portal da SECULT

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Curso Online Gratuito para Educadores

Começa em março mais uma edição do Curso Online. A Escola no Combate ao Trabalho Infantil. A iniciativa desenvolvida pela Fundação Telefônica, através da Rede Promenino (http://www.promenino.org.br/ ), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (http://www.mpt.gov.br/ ), contando com a gestão executiva do Centro de Empreendedorismo Social e Administravo em Terceiro Setor - CEATS (http://www.ceats.org.br ), da Fundação Instituto de Administração (FIA).
 
O curso, totalmente online, oferecido aos educadores de ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, e tem como objetivo contribuir para a efetivação da Lei Federal 11.525, que incluiu, no currí­culo do ensino fundamental, conteúdos que tratem dos direitos de crianças e adolescentes, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
O foco da capacitação informar, formar e mobilizar educadores, alunos e comunidades para que atuem no combate ao trabalho infantil em nosso paí­s, tanto em ações diretas, quanto na formação de uma cultura de direitos em que o trabalho infantil não seja aceito como natural e positivo.
 
Com três meses de duração e 60 horas de carga horária, o curso conta com ví­deo aulas gravadas por grandes especialistas em direitos e deveres de crianças e adolescentes, parte deles, inclusive, redatores do ECA. 
 
A formação se inicia em 2 de abril e termina em 24 de junho de 2013. As inscrições estarão abertas a partir de 4 de março. A partir desta data, você poderá fazer a sua inscrição clicando no link abaixo, ou copiando o mesmo na barra de endereçõs do programa que usa para acessar a internet.
 
 
Aqueles que completarem os seis modulos do curso receberão o certificado emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios (http://www.fia.com.br/  ).
 
Veja mais detalhes sobre o curso no website do projeto http://www.promenino.org.br/ecti
Para qualquer dúvida, utilize o e-mail do curso:  ecti2@fia.com.br

Ilê Aiyê abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos - BA

A Escola Profissionalizante do Ilê Aiyê está com inscrições abertas para os cursos de Eletricista Instalador Predial e Estética Afro, ambos gratuitos. São 60 vagas em cada uma das turmas e os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro, na sede do Ilê Aiyê, a Senzala do Barro Preto, localizada na Ladeira do Curuzu, na Liberdade.

Poderão integrar as turmas jovens entre 18 e 29 anos. No caso do curso de Estética Afro, os alunos terão oficinas de penteado e trançado, amarração, manicure, corte e maquiagem. O início das aulas está previsto para o mês de março. Os cursos são parte do Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê em parceria com a Petrobras no projeto "Ilê Aiyê construindo um futuro". Confira abaixo a lista dos documentos necessários para a inscrição, entregues em original e uma cópia. 
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de escolaridade (candidatos poderão estar cursando o ensino médio ou tê-lo concluído)
- 2 fotos 3x4 recentes
Mais informações: (71) 2103-3411 (Carla Antelante)
Assessoria de Imprensa
Tels: 3247-5851/88921119 (Antonio Moreno)

FONTE: Instituto Maria Preta

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Encontro UNICULT "Percursos de formação em cultura, mídia livre e ativismo" - RJ



A Universidade das Culturas promove mais um encontro essa semana. De 1 a 4 de março, reúnem-se no Rio de Janeiro as instituições que compõem a UniCult e interessados no tema.

O encontro será para mapeamento e construção de um circuito de formação livre e em fluxo com várias redes, coletivos e Pontos de Cultura, com a intenção de também construir Percursos de Formação em Cultura, Midia Livre e Ativismo.

A realização é da Unicult, ESPOCC - Escola Popular de Comunicação Crítica, Fora do Eixo, Observatório de Favelas e Projeto Participatório de co-gestão de políticas públicas para Juventude.

Inscrições, Programa e Mapeamento de Redes: http://migre.me/dpGzc

Oficina de teatro em LIBRAS - BA


(Clique na imagem para ampliá-la)

Curso "Royalties e receitas de convênios públicos" - BA


(Clique na imagem para ampliá-la)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MEC e CAPES lançam Programa de Inglês online e gratuito para capacitar estudantes

O Programa My English Online (MEO) é um curso de inglês online do Programa Inglês sem Fronteiras. Essa iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é destinado aos alunos de graduação e pós-graduação, de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras.
O conhecimento da língua inglesa é requisito importante para a realização de estudos científicos (consulta em artigos, livros e periódicos estrangeiros) além de ser exigido em cursos de pós-graduação no exterior.
Várias instituições estrangeiras que oferecem oportunidades de aperfeiçoamento científico também exigem que o pesquisador comprove seus conhecimentos da língua inglesa por meio de exames como o TOEFL, FCE ou CAE.
O curso My English Online, oferecido pela CAPES/MEC, possui 5 níveis de ensino para preparar o estudante aos exames de língua inglesa solicitados para admissão em instituições acadêmicas no exterior.
O curso My English Online é gratuito* para o aluno e exige responsabilidade com o cumprimento de etapas de estudo.

Conheça o curso: MEO

Fonte: PRODEMA

Cursos na área de produção artística - RJ

(Clique na imagem para ampliá-la)


INSCRIÇÕES CURSOS SPECTACULU 2013!
Venha trabalhar no mundo dos espetáculos e
da arte e tecnologia!
Até 4 de março, de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00.
Seleções dias 4, 5 e 6 de março: cursos grátis; manhã ou tarde; aulas teóricas e estágios; material e alimentação e bolsa de estudos.
Telefones: (21) 2223-2976 e 8438-5020.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Curso "Brasil do século XX" - SP

A proposta deste curso é compreender as transformações ocorridas na formação social brasileira da última década do século XIX à primeira década do século XXI nos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais; para tanto, o período abordado será segmentado em diferentes blocos, tendo em conta importantes mudanças ocorridas ao longo deste período histórico.


Brasil do século XX

Obra de Rogério Pedro em releitura de Cândido Portinari

          A proposta deste curso é compreender as transformações ocorridas na formação social brasileira da última década do século XIX à primeira década do século XXI nos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais; para tanto, o período abordado será segmentado em diferentes blocos, tendo em conta importantes mudanças ocorridas ao longo deste período histórico.
            O curso será realizado na Livraria Expressão Popular, em São Paulo, em 5 encontros (aos sábados, das 9:30h às 13h), de março a julho de 2013. A estrutura geral de cada um dos encontros contará com uma mesa composta no máximo por 3 especialistas nos temas a serem abordados, sendo que cada um deles terá até 70 minutos para exposição. Ao fim das exposições serão abertas inscrições para dúvidas e debate com os participantes.
            A inscrição é gratuita, com número de vagas limitado. A pré-inscrição deverá ser feita no endereço eletrônico http://editora.expressaopopular.com.br/formulario/pr%C3%A9-inscri%C3%A7%C3%A3o-curso-brasil-do-s%C3%A9culo-xx
            O curso é uma realização da Editora Expressão Popular em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes. Os participantes que tiverem frequência mínima de 75% dos encontros receberão certificados.

Programação:

1. República Velha: sua constituição e oposições/ contradições
a)Passagem para o trabalho assalariado e a participação popular;
b)A força das oligarquias e seu legado à sociedade posterior.
c)As tentativas de industrializar o país.
DATA: 09/3
Pedro Fassoni Arruda

2.  Projeto Nacional-burguês
a)A revolução de 1930;
b)O Nacional-desenvolvimentismo
c)O contexto internacional: guerra fria e a estratégia dos EUA para a America Latina
DATA: 13/4
Marly Vianna e Antonio Carlos Mazzeo

3.  A cultura e as transformações da sociedade agrícola-rural para a urbano-industrial.
a)A semana da Arte Moderna
b) a produção intelectual sobre um projeto para o país.
c) a política do Estado
d) os Centros de Cultura popular
DATA: 11/5
Walnice Nogueira Galvão e Rafael Litvin Villas Boas

4. As lutas políticas: o surgimento da classe trabalhadora como sujeito histórico
a) o Anarcossindicalismo
b) Movimento tenentista
c) O PCB – surgimento / trabalho de organização /proposta e lutas/ derrotas e legado.
d) Movimento camponês
e) o Golpe de 64 – causas e consequências
DATA: 08/6
Marcos Del Roio e João Pedro Stedile

5. A democratização
a) Surgimento de novos atores políticos: PT/ CUT/ Movimento Populares/ Cebs,
b) A crise da industrialização e o neoliberalismo
c) Relação com a América Latina
DATA: 13/7
José Paulo Netto, Ricardo Antunes e Ricardo Gebrim

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Instituto Mauá oferece cursos gratuitos de artesanato - BA


Os interessados em aprender um ofício artesanal já podem se matricular nos cursos oferecidos pelo Instituto Mauá desde terça-feira (19/02). Disponíveis nas modalidades de bordado a mão, bordado a máquina, cerâmica de torno, cerâmica escultórica e tecelagem, os cursos são gratuitos e abertos à população a partir dos 16 anos.

“Não são exigidos conhecimentos técnicos ou qualquer experiência na área”, explica a gerente de Fomento do Mauá, Ângela Virgens. “O objetivo é expandir a formação artesanal, capacitar novos profissionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda”, destacou.

De fato, ao concluir o curso, os alunos tornam-se aptos a se cadastrar no Instituto para adquirir Carteira de Artesão (mediante avaliação prévia da sua produção); o que lhes dá o direito de participar das feiras e eventos promovidos pelo órgão, oportunizando vendas e a abertura de novos canais de comercialização. “Além de valorizar nosso patrimônio cultural, os cursos de artesanato desempenham essa função social de inserção no mercado de trabalho. Por vezes, resgatando a autoestima daqueles que já estavam aposentados e que encontram uma nova forma de incrementar a renda familiar. Ou dos jovens que estão em busca de sua primeira oportunidade”, defendeu Ângela Virgens.

As aulas acontecem durante os meses de março a novembro, sempre na unidade do Mauá no Pelourinho, de duas a três vezes por semana (a depender da modalidade), nos turnos matutino ou vespertino. Cada turma comporta, no máximo, 20 alunos.

As inscrições seguem até 28 de fevereiro. O início das aulas é no dia 18 de março.

Cronograma:
Bordado a mão - terça e quinta, 8h30 às 11h30
Bordado a máquina - segunda, quarta e sexta, 13h30 às 17h30
Cerâmica de torno - segunda e quarta, 08h30 às 11h30
Cerâmica escultórica - terça e quinta, 13h30 às 17h30
Tecelagem - segunda, quarta e sexta,13h30 às 17h30

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SUDESB inscreve para as atividades esportivas gratuitas - BA

Começou nesta segunda-feira (18), as inscrições para atividades esportivas nas escolinhas da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia-Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre).
Mais informações sobre as atividades esportivas oferecidas podem ser obtidas por meio do telefone (71) 3103.0978.

Confira o calendário para matrículas:
Núcleo Pituaçu (próximo ao estádio Roberto Santos)
Horários: segunda a sexta-feira, de 8h20 às 11h30 e de 13h às 15h30
Modalidades: natação, ginástica artística, basquete, futsal, hidroginástica e vôlei
Datas para matrículas:
Alunos com deficiência: dias 18 e 19 de fevereiro de 2013
Alunos da casa: dias 01, 04, 05, 06, 07 e 08 de março de 2013
Alunos novos: 26,27,28 de fevereiro e 01,04,05,06,07 e 08 de março 2013
Núcleo CSU Nordeste (Rua do Beco da Cultura, Nordeste de Amaralina)
Horários: segunda a sexta-feira, de 8h30 às 11h e de 13h às 16h
Modalidades: natação para crianças e adolescentes e natação para adultos
Datas para matrículas:
Alunos da casa: dias18, 19, 20, 21, 22, 25 e 26 de fevereiro de 2013
Alunos novos: dias 26, 27, 28 de fevereiro e 01, 04, 05, 06, 07 e 08 de março de 2013
Núcleo Armando Oliveira (Avenida Gal Costa, no bairro de Pau da Lima)
Horários: terças e quintas-feiras, de 8h30 às 11h e de 14h às 16h30
Modalidades: futebol (7 a 17 anos) e ginástica geral (adulto)
Alunos novos e veteranos: dias 19, 21, 26 e 28 de fevereiro e dias 05 e 07 de março
Núcleo ACM Brasil (Rua Lima e Silva, bairro da Liberdade, no Largo do Plano Inclinado)
Horários: segunda a sexta-feira, de 8h30 às 11h e de 14h às 16h30
Modalidades: ginástica geral para adultos e para idosos e dança de salão
Datas para matrículas:
Alunos veteranos: dias 18, 19, 20, 21, 22, 25 e 26 de fevereiro de 2013
Alunos novos: dias 26 e 28 de fevereiro e dias 04, 05, 06, 07 e 08 de março de 2013
Núcleo CSU Liberdade
Horários: terças e quintas, de 8h30 às 11h e de 13h às 16h30
Modalidades: judô e karatê
Alunos novos e veteranos: 18,19, 20, 21, 22, 25, 26 e 28 de fevereiro e dias 04, 05, 06, 07 e 08 de março de 2013

Obs.: após estas datas, as matrículas continuarão até as vagas acabarem

Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural - RJ

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro realizam, em 2013, por meio de Acordo de Cooperação, o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural. O Curso tem como fundamento a busca de soluções necessárias para uma cultura democrática e inclusiva e a formação de agentes multiplicadores, tendo como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 
 
O curso tem como objetivo geral formar especialistas em acessibilidade cultural para atuar no campo das políticas culturais, orientando e implementando conteúdos, ferramentas e tecnologias de acessibilidade que proporcionem fruição estética, artística e cultural para todas as condições humanas a partir do enfoque da eficiência. A Especialização em Acessibilidade Cultural, que terá 42 vagas, pretende ainda oferecer ao aluno capacitação em acessibilidade cultural a partir de uma grade de conteúdos que proporcione conhecimento desde a gestão em políticas culturais, bem como conhecimento sobre as deficiências, legislação e tecnologias de fruição para a acessibilidade cultural de pessoas com deficiência.
O curso terá carga horária total de 360 horas e as aulas serão oferecidas em 9 blocos de 40 horas semanais, uma semana por mês, durante 9 meses. Tal modelo se deve ao fato do curso ser oferecido para diferentes regiões e estados do país. Desta forma, ao concentrar as aulas durante uma semana em cada mês, buscou-se viabilizar a presença dos candidatos de fora do município do Rio de Janeiro.

Das 42 vagas para o curso, 27 delas serão destinadas a gestores públicos concursados de instituições culturais públicas de todo o território nacional, contemplando cada um dos estados da Federação. Outras 05 vagas serão ocupadas por representantes de Pontões de Cultura, de cada uma das regiões da Federação, devidamente conveniados junto à Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural ou às Secretarias Estaduais ou Municipais de Cultura, conveniados no Programa Mais Cultura. O curso destinará ainda 05 vagas, também distribuídas por cada região, para representantes de instituições da sociedade civil, que atuam no campo da deficiência e da cultura. Outras 05 vagas serão oferecidas para docentes de Cursos de Terapia Ocupacional ou áreas afins de Universidades Públicas.

Inscrição
Os interessados em fazer o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural poderão fazer a inscrição, online, no endereço www.medicina.ufrj.br/acessibilidadecultural. O período é de 21 de janeiro a 1º de março de 2013. A Comissão de Seleção, composta por 05 representantes do Curso de Especialização e 05 representantes do Ministério da Cultura, se reunirá nos dias 11 a 13 de março para o julgamento das candidaturas. Os selecionados serão divulgados no dia 15 de março e, do dia 18 a 19 de março, os interessados podem entrar com recurso por meio do e-mail acessibilidadecultural@medicina.ufrj.br. O resultado final será divulgado dia 22 de março de 2013 e o período das matrículas será de 11 a 15 de abril.

Confira abaixo o Edital do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural.
Edital em Word (.doc)
Edital em Acrobat Reader (.pdf)
Documento Explicativo do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (.pdf) (.doc)
(Redação: Heli Espíndola, Comunicação/SCDC)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Simpósio "Epilepsias do Mito aos Tratamentos" - SP


Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), convida para o Simpósio “Epilepsias: do Mito aos Tratamentos” dia 28 de fevereiro, às 9h00, no Anfiteatro Dr. Ivo Torres, localizado no Bloco A da Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração da USP Ribeirão Preto (FEA-RP), Avenida Bandeirantes, 3900.
O Simpósio tratará a questão da epilepsia tendo como foco os benefícios às pessoas afligidas por essa doença. Os especialistas das áreas básicas e clínicas abordarão a existência dos mitos associados à doença e discutirão os critérios de diagnóstico e tratamento clínico.
Serão enfatizados também os projetos e as experiências que tratam de políticas públicas para o atendimento digno e de qualidade das pessoas com Epilepsia na Rede Pública de Saúde do Brasil.
Destaca-se a participação do Dr. Jaime Fandiño Franky, neurocirurgião e professor universitário na Colômbia, que relatará a experiência desse país, o primeiro do mundo que teve aprovada uma Lei Nacional de proteção aos indivíduos com Epilepsia. 
A programação completa está disponível no link: http://www.iearp.blogspot.com.br/2013/02/epilepsias-do-mito-aos-tratamentos.html
O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo link http://www.iearp.blogspot.com.br/p/inscricoes.html, por email iearp@usp.br ou telefone  (16) 3602-0368.