Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

domingo, 30 de março de 2014

O curso "Ensino de História da Bahia" aborda a ditadura militar - BA




A Fundação Pedro Calmon, através do Centro de Memória da Bahia, convida a todo(a)s para o curso Ensino de História da Bahia, com o tema Ditadura militar: história e Historiografia, que será ministrado pelo professor Maurício Brito em 03 de abril, das 9 às 17 horas, na sala Kátia Mattoso – auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Esta atividade faz parte do evento Ditadura Militar: Direito a Memória, organizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Inscrições no horário e local. Vagas limitadas para 120 pessoas.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Curso "Fundamentos Ontológicos da Teoria Social Marxiana", em Cachoeira - BA



Houve uma grande procura para participar do nosso Seminário: 

"Fundamentos Ontológicos da Teoria Social Marxiana: perspectivas e dilemas contemporâneos do Serviço Social brasileiro"
 
Pensando em uma melhor organização, as inscrições serão realizadas via internet. 

E-mail para inscrição: natosseso@gmail.com
 

Importante:
 *As pessoas que estiverem se organizando em grupos, devem enviar uma única inscrição com os dados de todos os integrantes.
 
*No e-mail devem constar os seguintes dados:
 
NOME COMPLETO
EMAIL:

Nº DA IDENTIDADE:TELEFONE:
CATEGORIA: ESTUDANTE\ PROFESSOR\ SUPERVISORA DE ESTÁGIO\ SOCIEDADE CIVIL
INSTITUIÇÃO DE ENSINO \ TRABALHO:
CIDADE:
 
* As inscrições seguirão o seguinte prazo:
00:00 de DOMINGO(23.03.14) ÀS 10:00 de QUARTA-FEIRA(26.03.14).

*Mesmo com as inscrições onlines, haverá o credenciamento a partir das 16 horas no local do evento.
 
* O certificado de participação será enviado àqueles que obtiverem 75% de participação no evento.
 
*Contanto para dúvidas: 
kamilaarodrigues@gmail.com
luisemaria10@hotmail.com
 
VAMOS PARTICIPAR !!! VAGAS LIMITADAS

FONTE: Blog do grupo NATOS

sábado, 22 de março de 2014

Curso e palestra abordam Salvador no IGHB e no Gabinete Português de Leitura - BA



O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Gabinete Português de Leitura promovem dia 25 de março dois encontros para comemorar os 465 anos de Salvador. No primeiro, às 14h, acontece a abertura do curso “Salvador: das origens dos seus terrenos, à escarpa da falha e ao avanço sobre a planície litorânea”, que será ministrado pelo geólogo Rubens Antonio Filho e segue até o dia 28. Já às 15h, a professora Teresa Cristina Mendonça (Ufba) falará “Do nascimento a sepultura de habitantes da Cidade de Salvador da Bahia seiscentista: revelações de um estudo bioarqueológico”. As palestras acontecerão no auditório do Instituto Histórico (ao lado do Gabinete, na Piedade).

De acordo com a doutora em Antropologia Biológica, da escavação da primeira catedral do Brasil (Igreja da Sé), construída em 1553 e demolida em 1933, emergiram sepulturas de indivíduos. O estudo dos esqueletos e dos dentes dos indivíduos inumados na Antiga Igreja da Sé são fontes documentais antropológicas que atuam como registro ou memória das circunstâncias que os afetaram durante a existência. Na explanação, a pesquisadora irá apresentar evidências sobre o estilo de vida através da análise dos esqueletos sepultados na Sé (“osteobiografia”): quem eram, quando viveram e fundamentalmente como viveram.

Já a proposta do curso é ampliar os conhecimentos sobre os eventos que conduziram a formação dos terrenos de Salvador. Para isso, o professor vai mostrar como se estabeleceu a base em que se configura a Geologia da capital baiana, além de explicar como se chegou a atualidade, levando o público a conhecer a formação de áreas urbanas, a exemplo da Barra, Pituba e São Joaquim, além do desenho original dos cursos d’água, praias e as ações que modificaram estas vias.

Para comemorar os 465 anos de Salvador as duas instituições culturais se uniram e irão realizar as palestras no auditório do Instituto (Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade) 

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail ighbahia@gmail.com. Mais informações no site www.ighb.org.br e www.gplsalvador.com.br e tel. 71 3329 4463 (IGHB) e 3329 2733 (GPL).

sexta-feira, 21 de março de 2014

Secretaria de Educação inscreve para pré-vestibular gratuito - BA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abre a partir da terça-feira, 25, as inscrições para 21.785 vagas do cursinho de pré-vestibular gratuito Universidade para Todos. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no Portal da Educação.

Podem participar os estudantes que estiverem regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio regular seriado, ou no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia e tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental (5ª a 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes).

O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

quinta-feira, 20 de março de 2014

UFJF oferece 1590 vagas para especializações na modalidade a distância em seis Estados

Nesta segunda-feira, 17, a partir das 18h, serão abertas as inscrições para quatro pós-graduações oferecidas gratuitamente por unidades acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 1590 vagas para os seguintes cursos: Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (545 vagas em 18 polos); Mídias na Educação (325 vagas em 13 polos); Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Básico (570 vagas em 19 polos); e Ciências Biológicas (150).

As inscrições online podem ser feitas no site www.cead.ufjf.br até o dia 10 de abril, que também é a data final para a entrega da documentação exigida no edital diretamente no polo em que o candidato concorre a uma vaga (efetivação da inscrição). A seleção será feita por análise curricular. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 30 de abril, após possíveis recursos. A matrícula dos candidatos aprovados será efetuada diretamente no polo de apoio presencial entre os dias 5 e 15 de maio.

Novidade

A novidade entre os quatro cursos é a especialização em Ciências Biológicas, oferecida para Barroso, Cataguases, Lagoa Santa, Lavras e Timóteo, com 30 vagas para cada polo. Segundo o coordenador Marcelo Santos, o curso nasceu do desejo de a Universidade participar mais efetivamente na formação de professores, permitindo, assim, além da experiência adquirida ao longo dos anos nas escolas, uma formação continuada desses profissionais.

Essa especialização pode proporcionar ao cursista novos temas e trazer novas abordagens e técnicas de ensino, que podem ser usadas em sala de aula a fim de proporcionar um ambiente mais propício à aprendizagem de uma biologia que preze menos à memorização e mais à discussão de temas importantes”, ressalta Marcelo.

O curso irá abordar temas como transgênicos, células-tronco, além das questões ambientais eminentes, bem como apresentar novas dinâmicas do ensino de biologia, focando, principalmente, saúde e bem-estar, abordando pontos como doenças infectoparasitárias e noções de alimentação. O objetivo é apresentar os avanços da biologia aos profissionais de ensino.

EaD da UFJF amplia número de polos
O presente edital marca a chegada das especializações da UFJF na modalidade a distância a polos dos estados de São Paulo, do Rio Grande do Sul, da Paraíba e de Mato Grosso. A oferta está sendo feita em 38 polos, mas nenhum deles oferece todos os quatro cursos. Confira, abaixo, os polos onde ocorrem as ofertas

Mato Grosso: Cuiabá
Minas Gerais: Araxá, Barroso, Cambuí, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Ilicínea, Ipanema, Lagoa Santa, Lavras, Tiradentes, Timóteo, Ubá e Uberlândia.
Paraíba: João Pessoa
São Paulo: Santos, Serrana e São Paulo (Balneário São Francisco, Chácara Dona Olívia, Cidade Tiradentes, Interlagos, Jardim Cangaíba, Jardim Esmeralda, Jardim Guapira, Jardim Moreno, Jardim Paulistano, Jardim Santa Lucrécia, Jardim Mirangaia, Jardim São Carlos, Jardim São Roberto, Jaraguá, Pirajussara, São João Clímaco, Vila Aricanduva e Vila das Belezas).
Rio de Janeiro: Rio das Ostras
Rio Grande do Sul: Porto Alegre

Inscrição online

Clique aqui - Edital
Clique aqui - Retificação do Edital
Inscrição online - Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência
Inscrição online - Mídias na Educação
Inscrição online - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Básico
Inscrição online - Ciências Biológicas
 FONTE: site do UFJF

III Fórum do Pensamento Crítico: Autoritarismo e Democracia - BA


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, convida a todo(a)s para o III Fórum do Pensamento Crítico - autoritarismo e democracia, que será realizado entre os dias 24 e 28 de março, das 09 às 18h, no Teatro Castro Alves, com uma programação que integrará palestras, mostra de filmes e documentários, exposição de fotos e lançamento de livro.


Sobre inscrição
Acesso a todas as nove mesas do Fórum (incluindo a abertura, no dia 24/03, 19h e a Caravana da Anistia, 25/03, 19h): GRATUITO, sem prévia inscrição. É só chegar, passar na bilheteria do TCA e pegar o ingresso para acesso imediato. São 1500 lugares para cada mesa, não é preciso reservar ou pegar antes;
- Acesso ao show do Baiana System, dia 28, às 21h: Todos os participantes do Fórum receberão voucher (distribuídos nos dias 25 e 26) para troca por ingressos individuais na Bilheteria do TCA a partir do dia 26 de março, sujeito à lotação da Sala (o voucher não garante o acesso, é preciso a troca). Nos dias 27 e 28 de março, os ingressos serão vendidos na Bilheteria do TCA, por R$10,00 (inteira ) e R$5,0 (meia)



Atenciosamente, 



Centro de Memória da Bahia 

Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia 

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia 

Governo do Estado da Bahia 
55-71-3117-6067 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS 55-71-3117-6067 end_of_the_skype_highlighting

quarta-feira, 19 de março de 2014

Ciclo de atividades de incentivo à leitura na Biblioteca Thales de Azevedo - BA

 
 
A Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul) realiza nos dias 25, 28 e 31/03, sempre às 10 e 15h, o projeto Ciclo de atividades de incentivo a Leitura, com uma programação que inclui palestras e atividades artísticas. Com entrada gratuita, o evento é uma opção garantida que une diversão e informação para crianças e jovens. No primeiro dia, terça-feira (25), às 15h, o professor, diretor, ator e poeta João Figuer realiza o Sarau Literário, no qual mesclará poesias com performance teatral. Já na sexta-feira (28), às 10h, ocorrerá uma apresentação de teatro de fantoches, comandada por Rui Oliveira Coelho, que atua nas áreas de música e artes cênicas. Saiba mais: http://goo.gl/kiXf1d

terça-feira, 18 de março de 2014

Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) - BA



Referência no atendimento aos surdos, a BAT Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), promoverá entre os dias 1° e 14 de abril, duas turmas para o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma turma no período matutino e outra no período vespertino. Inscrição gratuita na BAT, rua Frei Vicente, nº 16 - Pelourinho. As vagas são limitadas.

segunda-feira, 17 de março de 2014

FUNCEB e Funarte oferecem oficinas de Maquinaria Cênica e Cenotecnia - BA


Em parceria com o Centro Técnico do Teatro Castro Alves e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (SATED Bahia), as duas oficinas ocorrerão no próprio Centro Técnico do TCA, entre os dias 24 e 28 de março. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no local, até o dia 19 de março, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas, mediante apresentação do currículo do candidato e cópia do RG. Cada turma tem 20 vagas e, havendo número excedente de interessados, será feita análise curricular para seleção dos participantes.

Mais informações:

Cursos do Programa Aprendizado Jovem Formação em Tecnologia da Informação - BA



Proaj abre inscrições para 496 vagas em cursos gratuitos para Salvador e Camaçari. A novidade este ano é que as inscrições podem ser feitas pela#INTERNET e não mais presencial. Confira!http://goo.gl/2S2dyB

domingo, 16 de março de 2014

Escola Técnica UNIFACS abre inscrições para cursos do PRONATEC - BA


UFRB promove "Seminário Cinema e Educação" - BA


Seminário Cinema e Educação
19, 20 e 21 de março de 2014 (manhã e tarde)
Auditório Hansen Bahia - Cachoeira
Entrada franca (com pré-inscrição)
Vagas limitadas (130)
 
O Seminário é aberto à comunidade em geral, além dos professores da rede estadual e municipal associados ao projeto. Já os Cursos e Oficinas (2a. e 3a. etapas) serão ofertados apenas para os professores da rede estadual e municipal convidados e associados ao projeto)
 
O seminário tem como objetivo possibilitar reflexões, diálogos e trocas a partir da discussão de temas como cinema, educação, cineclubismo e políticas públicas. O evento terá conferências de especialistas nacionais e locais.

Pré-inscrição para o Seminário: 
 

Programação:

 DIA 19/03
- 9h50 - Mesa I – O cinema e o audiovisual na Educação
Adriana Fresquet (UFRJ/RJ)
Andréa Mota (CineCabeça/ PE)
Mediação: Denise Magalhães (Cine Rapadura, UFRB)
 - 14h - Mesa II – Educação Audiovisual nas escolas
Inês Teixeira (UFMG/MG)
Marialva Monteiro (Cineduc/RJ)
Mediação: Fernando Rabelo (UFRB)
- 19h – Sessão de Exibição: Cineclube Mário Gusmão
 DIA 20/03
9h50 - Mesa III – Cineclubismo, Educação e Democratização do acesso
Carlos Paiva (Secult/BA)
Gleciara Ramos (União dos Cineclubes/BA)
Mediação: Cyntia Nogueira (Cineclube Mário Gusmão, UFRB)
 - 14h - Mesa IV – Educação Audiovisual e Participação Social
Jean Cardoso (Oi Kabum!  Arte e Tecnologia/BA)
Antônio Fernando D'Almeida Couto Filho (TV Anísio Teixeira)
Mediação: Danilo Scaldaferri (UFRB)
- 19h – Sessão de Exibição
DIA 21/03
- 9h50 – Fórum dos Cineclubes
Leonardo Barbosa (Sav/MINC)
Participação dos cineclubes da UFRB e da comunidade.

CONTATOS:
proext@ufrb.edu.br
(75) 3621-4315
http://www.ufrb.edu.br/cinemaeducacao

FONTE: UFRB

Prefeitura oferece mil vagas para cursos profissionalizantes via PRONATEC/COPA - BA

A partir da próxima terça-feira (18) serão disponibilizadas pela Prefeitura de Salvador mil vagas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Copa), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes). As inscrições poderão ser realizadas na sede do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), situado no Shopping J.J. Center, na Baixa dos Sapateiros, das 9h às 17h, até o dia 21 de março.

Para se inscrever, o candidato precisa ser maior de 18 anos, residir em Salvador e não ter vínculo empregatício. No ato na inscrição, devem ser apresentados RG, CPF, comprovante de residência em Salvador e  de escolaridade (cópia e original). Estão disponíveis cursos para agente de informações turísticas, agente cultural, auxiliar de faturamento, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, bartender, camareira, garçom, copeiro, organizador de eventos, recepcionista de meios de hospedagens e de eventos e língua brasileira de sinais (Libras) avançadas e básica.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Os cursos completamente gratuitos serão ministrados pelo Senac e Ifba, a partir de abril e os candidatos receberam um auxílio transporte e lanche. De acordo com o diretor de Empreendedorismo da Sedes, Alan Rocha, responsável pela ação realizada pelo CEM, a estimativa é que 300 senhas sejam distribuídas por dia. “Todo o nosso excedente será mantido num cadastro reserva, para uma nova oportunidade, assim como fizemos no ano de 2013, quando alcançamos uma marca de dois mil inscritos”, destacou Rocha.

No ano passado, Salvador foi a primeira colocada no Norte/Nordeste em alunos inscritos no Pronatec-Copa, segundo dados do Ministério do Turismo (Mtur). No ranking nacional das cidades-sedes, a capital baiana só perde para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

sábado, 15 de março de 2014

IPF, NTC-PUC e Centro Gaspar Garcia oferecem curso de Educação Popular em Direitos Humanos - SP

O Instituto Paulo Freire (IPF), o NTC-PUC/SP e o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos estão oferecendo o curso de formação “Educação Popular em Direitos Humanos” para educadores populares dos movimentos sociais, fóruns de defesa dos direitos e movimentos sindicais.
O curso é gratuito e será realizado de 2 de abril a 25 de junho de 2014, semanalmente, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, no IPF.
As inscrições começam no dia 7 de março e vão até 21 de março de 2014. Para se inscrever, envie a Ficha de Inscrição preenchida para o e-mail:secretaria@unifreire.org ou ligue (11) 3021-5536, com Deisy.
O objetivo do curso de formação “Educação Popular em Direitos Humanos” é o de promover formação sobre Educação Popular em Direitos Humanos, para que se consolide como uma práxis político-cultural e pedagógica e estimule a formulação de propostas promotoras da justiça social, cultural e econômica no cotidiano da vida social.
A carga horária total será de 40 horas. Os participantes serão desafiados a elaborarem projeto de intervenção/ação multiplicadora, para ser desenvolvido nos seus locais de atuação.
As vagas são limitadas e os critérios de seleção dos(as) participantes são:
- Estar inserido/envolvido com algum grupo social, movimentos sociais/populares e sindicatos;
- Ter disponibilidade para participar das 40 horas do curso;
- Frequência mínima de 80%, para recebimento do Certificado;
- Elaborar um Projeto de Intervenção.

Os selecionados receberão e-mail confirmando sua participação até 28 de março de 2014.
O IPF fica na Rua Cerro Corá, 550 – Alto da Lapa – São Paulo (SP).
Apoio: MNDH – SP

MEC oferece mais de 600 cursos grátis de educação profissional

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), oferece cursos de graça  para quem ainda quer entrar no mercado de trabalho. Há vagas sobrando para os interessados em se inscrever.  São mais de 600 opções de cursos grátis em todo o Brasil e em diversas áreas como saúde, negócios e serviços.
Existem vários cursos voltados para a Copa do Mundo, como técnico em dia de turismo, comunicação e idiomas, mas outras áreas como técnico em enfermagem e idiomas.
No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível  médio.
São três tipos de curso:
  • Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano
  • Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano
  • Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses
Conheça os Cursos:
Aproveite esta oportunidade!

97 cursos universitários gratuitos com início em Março 2014

Com as novas propostas em cursos universitários para Março, aparecem uma série de interessantes opções em diferentes temáticas, como pode ver na lista que compartilharemos mais uma vez com você.
Cada um dos cursos online gratuitos  tem um link para obter mais informação na plataforma correspondente, onde poderá ver a agenda, data de início, requisitos, tipo de certificado, etc. Basta clicar no link e você será direcionado automaticamente a todas essas informações.
Segue abaixo a seleção dos 97 cursos: