Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 16 de agosto de 2014

Curso "Cartografia Afetiva da Cidade - Memórias, Lugares e (Re)Criação", com Ana Maria Gonçalves - BA

"A cidade se embebe como uma esponja dessa onda que reflui das recordações e se dilata. (...) Mas a cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas de para-raios, nos mastros das bandeiras, cada segmento riscado por arranhões, serradelas, entalhes, esfoladuras." - Ítalo Calvino, em As Cidades Invisíveis
A cidade como personagem, como musa, como fonte historiográfica, como texto, como paisagem, como símbolo, como abrigo e desabrigo, como montagem. Esses são alguns dos vários modos de se "ler" uma cidade que a escritora Ana Maria Gonçalves gostaria de colocar em discussão durante o curso "Cartografia Afetiva da Cidade - Memórias, Lugares e (Re)Criação". Partindo do pressuposto de que toda leitura é histórica, a autora abordará o processo de inscrição, em seu livro Um defeito de cor, de lugares como a Ladeira do Carmo, a casa onde nasceu Luiz Gama, na Rua do Bângala, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a antiga Faculdade de Medicina, a Casa da Câmara e Cadeia Municipal, a Santa Casa da Misericórdia, o Terreiro de Jesus e o Mirante do Elevador Lacerda. Partindo desses lugares, os alunos serão estimulados à reflexão sobre o espaço histórico e geográfico que habitam, desenvolvendo seus próprios mapas afetivos da cidade de Salvador.
Serviço:
Curso: "Cartografia Afetiva da Cidade - Memórias, Lugares e (Re)Criação"
Duração: 10 aulas semanais, de 3 horas cada
Quando: de 20/08 a 22/10, às quartas-feiras, das 19:00 às 22:00h
Investimento: gratuito
Onde: Casa de Castro Alves - Rua do Passo, 52 - Santo Antônio (ao lado da Igreja do Passo)
Número de participantes: máximo de 30
Pré-seleção: os interessados devem enviar e-mail, até 18/08, para memorialugaresrecriacao@gmail.com, com nome, telefone, ocupação e um texto de no máximo 10 linhas explicando o motivo pelo qual gostaria de fazer o curso. Os selecionados serão avisados através do e-mail fornecido.

*******
Casa de Castro Alves: http://casadecastroalves.com/

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Arquivo Público receberá debate sobre “Violência Policial e Comunicação” nesta quinta (14) - BA

O projeto “Quintas na Quinta”, que integra a programação da 3ª Bienal da Bahia, receberá nesta quinta (14/08), às 14h30, no Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), o debate sobre “Violência Policial e Comunicação". Os convidados para a atividade são o Grupo de Trabalho Narradores: Ítala Herta, Monique Evelle, Negro Davi e Enderson Araújo.

A atividade é gratuita e para garantir a participação do público, a Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia disponibiliza, diariamente, um ônibus saindo do Teatro Castro Alves (campo Grande), às 14h em direção ao Arquivo Público do Estado, gratuitamente.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ilê Aiyê promove curso "Estética Afro" - BA




A Escola Profissionalizante do Ilê Aiyê acaba de abrir 60 vagas para a Oficina de Estética Afro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na nossa sede, no Curuzu. São aulas práticas de maquiagem, corte de cabelo, manicure e trançado. Já as teóricas abordam temas como relações interpessoais, oratória e atendimento ao público.

Mais informações: 2103-3400

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Oficina discute a importância do ato de brincar na infância nesta sexta, 08/08 - BA

Brincar é um direito de todas as crianças, garantido em instrumentos legais de âmbito nacional e internacional, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Ciente da importância do tema, o Grupo de Pesquisa Tecnologias Inovação Pedagógica e Mobilização Social (Tipemse), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador, realiza no dia 8 de agosto, a partir das 14h, a oficina Brincar para Todos.
O evento, promovido nas instalações do DEDC, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento e o processo de socialização das crianças.
A oficina, que é gratuita e possui entrada franca, tem como público-alvo pais, professores, estudantes e demais interessados pela temática.
A programação do evento conta com rodas de conversa, brincadeiras, criação de brinquedos e discussões sobre o tema. As inscrições devem ser realizadas no dia e local do evento.
Como desdobramento da proposta da oficina, estudantes do sétimo semestre do curso de Pedagogia do Campus I vão realizar no sábado (9), das 13h às 16h30, atividades voltada para crianças no DEDC.
Informações: tipemse.blogspot.com.

FONTE: Sirleia Araújo/Núcleo de Jornalismo da UNEB/Assessoria de Comunicação

MEC e Ministério Público promovem o III Encontro Estadual de Educação - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)