Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 30 de março de 2009

IAT promove Curso Direitos Humanos e Diversidade para professores - BA

Novo Curso: Direitos Humanos e Diversidades

Mais informações no site: www.sec.ba.gov.br/iat

Nome: Direitos Humanos e Diversidades

Período de Realização: 01/05/2009 a 30/10/2009

Período de Solicitação: 27/03/2009 a 10/04/2009

Data Prevista Resultado: 14/04/2009

Modalidade do Evento: Misto

CH Presencial: 80

CH a Distância: 100

Com o intuito de capacitar os professores da rede pública estadual para atuar no combate ao preconceito e à intolerância no contexto escolar, o Instituto Anísio Teixeira - IAT promove, entre os meses de maio e setembro, o Curso Direitos Humanos e Diversidades. A capacitação será modular e tratará de questões relativas à orientação sexual, direitos humanos, gênero, diversidade cultural e étnica.

1-Ordem de inscrição.

2-Estar em efetiva regência de classe

3-Pertencer a Zona abragência da DIREC para a qual a inscrição foi solicitada.

Localidade / Região

Quantidade

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 29

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 31

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 13

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 23

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 26

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 16

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 19

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 12

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 10

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 09

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 07

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 05

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 25

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 24

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 22

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 17

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 03

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 06

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 18

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 08

20

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 1/A

130

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - 1/B

130

domingo, 29 de março de 2009

CEAO prorroga inscrições do Projeto de Incentivo à Permanência - BA

O prazo para inscrição no processo seletivo de estudantes cotistas do Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas do CEAO foi prorrogado para o dia 03 de abril, sexta-feira. O Projeto proporciona oportunidade complementação de estudos a estudantes universitários egressos da rede pública, ampliando seus horizontes de conhecimento. Para a turma de 2009, 40 estudantes serão selecionados com base em critérios como: ser egresso da rede pública de ensino; ter ingressado na UFBA no semestre 2008.2; e estar em situação de vulnerabilidade social - negros, mulheres, com renda familiar de, no máximo, três salários mínimos. A seleção dos estudantes será baseada no critério de auto-identificação por cor, com prioridade para os autodeclarados negros e indígenas. Durante quatro meses, período de atividades do projeto, os estudantes receberão bolsa de estudo no valor de R$300,00 e participarão de cursos básicos de inglês, informática e produção de textos, além de oficinas e mostras de vídeo sobre a temática étnico-racial. O início das atividades do projeto está marcado para 13 de abril. O projeto é apoiado pelo Fórum Interinstitucional em Defesa de Ações Afirmativas no Ensino Superior, coordenado pelo NEAB/UFSCar e pelo CEAO. Mais informações estão disponíveis no CEAO, pelos telefones (71) 3283-5519/5501/5502 (procurar a Profa. Zelinda ou Lucylanne).

quinta-feira, 26 de março de 2009

Abertas as inscrições da Quarta Onda do Students to Business (S2B) - BA

Centro de Inovação da Microsoft (MIC) Bahia, em parceria com a UNEB, inscreve para a Quarta Onda do Students to Business (S2B) - Programa oferece treinamento gratuito para estudantes e técnicos interessados em Tecnologia da Informação - Inscrição até 2/abril, via Internet

Oferecer gratuitamente capacitação para estudantes do ensino médio, técnicos e universitários interessados em Tecnologia da Informação (TI), facilitando, assim, o acesso às vagas ofertadas por empresas desse segmento.

Essa é a proposta da Quarta Onda do Students to Business (S2B), iniciativa realizada pelo Centro de Inovação da Microsoft (MIC) Bahia, em parceria com a UNEB, que inscreve, através do site do evento, até o dia 2 de abril.

O treinamento é estruturado em três fases que somam 84 horas-aula. Mais de 200 candidatos serão selecionados para a primeira etapa, composta por uma aula seguida de aplicação de prova, que ocorre entre os dias 15 e 25 de abril.

Na segunda etapa, os aprovados participam de aula sobre o tema escolhido no ato da inscrição: Desenvolvimento, Infraestrutura e Banco de Dados. Na etapa final, os estudantes desenvolvem um projeto.

Os inscritos precisam estar atentos ao site onde efetuaram a inscrição. Nele, vamos disponibilizar todas as informações do processo seletivo, como o nome dos selecionados para as etapas, datas, locais e horários das aulas”, salientou a assessora comercial do MIC, Marcela Ferreira.


De acordo com Marcela, na última edição do S2B, foram capacitados mais de 10 mil jovens em todo o país. Desses, a maioria foi absorvida pelo mercado de trabalho.

Na formatura, os participantes têm a oportunidade de manter um contato direto com os empresários da área de TI, que também terão acesso a todas as informações sobre o desempenho dos alunos durante o curso. Além disso, todos terão seus currículos publicados em um portal de vagas exclusivo do programa.”, destaca Marcela.

Informações: MIC/ Campus I - Tel.: (71) 3117-2431.

[Texto: Ascom/UNEB. Imagem: Divulgação]

terça-feira, 24 de março de 2009

Curso a distância "Propriedade intelectual e inovação no agronegócio"

O CURSO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será realizado na modalidade de educação a distância (EaD) e consiste em diversos módulos a serem disponibilizados gradual e gratuitamente pela Internet.

O primeiro Módulo, denominado INTRODUÇÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO visa sensibilizar, capacitar e atualizar profissionais que atuam no espaço temático da inovação e da propriedade intelectual, em suas aplicações para o agronegócio. Seu conteúdo abrangerá conceitos, legislações e os principais assuntos relacionados ao tema (como patentes de invenção, modelos de utilidade, desenho industrial, marcas, programas de computadores, indicação geográfica de produtos agropecuários e proteção de cultivares), além de discussões atuais sobre propriedade intelectual no âmbito do conhecimento tradicional relacionado ao acesso e uso de recursos genéticos.

Ao todo serão oferecidas 1000 vagas (distribuídas em todo o território nacional) para este primeiro módulo, que terá duração de dois meses, com carga horária total de 90 horas-aula e certificação emitida pela UFSC (Extensão Universitária).

Inscreva-se! Participe! As inscrições do Módulo Básico INTRODUÇÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO serão encerradas dia 31 de março de 2009. O início da formação está previsto para maio de 2009.

ATENÇÃO! Pelo seu teor e abordagem, o Módulo Básico será pré-requisito para os demais módulos a serem oferecidos pelo MAPA nessa área temática.

INFORMAÇÕES: mapa@sead.ufsc.br

SITE: http://www.sead.ufsc.br/mapa

Curso online de Produção Orgânica de Alimentos

Curso grátis que fornece informações técnicas sobre o cultivo de 21 verduras, tratos culturais, fichas técnicas, dados sobre irrigação, regras de rotação e cultivo orgânico. Além disso, o curso ensina como projetar e administrar as atividades de uma horta.

Site: http://www.estacio.br/site/ecohorta

Exposição fotográfica "Mulheres... Cidades Reveladas" - BA

Entre os dias 27 de março e 30 de abril, estará aberta para visitação a exposição fotográfica Mulheres... Cidades Reveladas, no saguão da Biblioteca Central dos Barris (Rua General Labatut, 27), com fotografias produzidas com câmeras descartáveis por trabalhadoras domésticas, através de projeto realizado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM / UFBA. Os horários para visitação são de segunda a sexta-feira, das 08 às 22h e aos sábados, das 08 às 12h. A abertura da exposição acontece no dia 26 de março, quinta-feira, às 18 horas, com coquetel para convidados.

O QUÊ: Exposição fotográfica Mulheres... Cidades Reveladas

QUANDO: Entre 27 de março e 30 de abril (abertura dia 26/03, às 18h)

ONDE: Biblioteca Central dos Barris (Rua General Labatut, 27)

HORÁRIO: Segunda a sexta-feira, das 08 às 22h; sábado, das 08 às 12h

CONTATOS

Fernanda Capibaribe – Jornalista / Fotógrafa

Núcleo de Estudos interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM / UFBA

e-mail: fernanda.capibaribe@gmail.com

Tel: 71 8883 0087 / 3237 8239 / 3320 0454

Terezinha Abgail Gonçalves

Coordenadora do projeto Trajetória da Organização das Trabalhadoras Domésticas no Brasil

Núcleo de Estudos interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM / UFBA

e-mail: tabig@terra.com.br

Tel: 71 82099384 / 3237 8239 / 3320 0454

Oficina de Videoclipe gratuita em Salvador - BA

Estão abertas, até o dia 30 de março, as inscrições para a Geração Bit, oficina de videoclipe gratuita ministrada na DIMAS (Diretoria de Artes Visuais e Multimeios, localizada nos Barris) pelo experiente diretor de videoclipes baiano Alexandre Guena. A oficina, financiada pelo Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia, acontece entre os dias 20 de abril e 30 de julho, sempre as terças e quintas, das 18h às 22h. Seu objetivo fomentar a produção audiovisual na Bahia, na área de videoclipes.

Os quinze videomakers que forem selecionados pela organização para participar da oficina, serão divididos em grupos de três e cada um dos cinco grupos formados receberá R$ 2 mil para produzir o clipe de uma banda ou artista local. Os interessados em participar da oficina devem baixar a sua ficha de inscrição, disponível no blog do evento. Os critérios de escolha são: disponibilidade de tempo, experiência na área audiovisual e interesse.

Centro de Cooperação Afro-Brasileira - Americana oferece 12 vagas de estágio nos Estados Unidos

São oferecidas 12 oportunidades, 6 para estagiários de Salvador e 6 do Rio de Janeiro, para estagiar numa pequena empresa nos Estados Unidos. Os candidatos de Bahia fariam estágios em Filadélfia, Pensilvânia, e aqueles do Rio, em Washington, D.C. Os estágios oferecidos fazem parte do projeto de Levantamos, 2009 Jovens nos Negócios: A Proposta Começa Aqui. O projeto defende a inclusão de jovens negros brasileiros no mundo de negócios, oferecendo a eles a oportunidade de desenvolver atividades dentro das pequenas empresas americanas.

Para concorrer a uma vaga, os candidatos deverão preencher o formulário de participação e mandá-lo junto com seu currículo para Levantamos, sede em Salvador, ate dia 31 de março as 17h. Mais informação: www.levantamos.org

Oficinas Gratuitas de Criatividade Infanto-Juvenil - BA

- Musicalização
Horário das Aulas: 10:00 às 11:00 h
Período: 10/04 a 29/05/09 (sextas-feiras)

- Artes Cênicas
Horário das Aulas: 10:00 às 11:00 h
Período: 31/03 a 26/05/09 (terças-feiras)

- Artes Plásticas
Horário das Aulas: 10:00 às 11:00 h
Período: 10/04 a 29/05/09 (sextas-feiras)

Informações sobre a matrícula:

Pré-requisito: alunos matriculados na rede pública, com idade de 07 a 14 anos
Inscrições: até 27/03/09 (gratuita)
Local: Instituto de Música da UCSal - Rua Carlos Gomes, nº 400 - Centro
Documentos necessários:
• Cópia da certidão de nascimento ou identidade
• Comprovante de residência
• Comprovante de escolaridade em escola pública

Mais informações: (71) 3329-8100

segunda-feira, 23 de março de 2009

Clemente Mariani seleciona bolsistas para cursos livres - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

Prefeitura de Lauro de Freitas promove Curso de Reciclagem - BA

Começam hoje as inscrições para o curso de capacitação de reciclagem e reutilização de materiais para jovens de 16 a 21 anos. O curso é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Lauro de Freitas, em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e tem duração de três meses. Técnicos da área e artistas plásticos, como Vinícius Santana, formado em belas artes pela Ufba, vão ministrar o curso, que tem carga horária de 250 horas. São oferecidas 30 vagas, divididas em dois grupos. A primeira turma vai ter aulas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Cada aluno vai receber vale-transporte, alimentação e uma bolsa-auxílio de R$ 110.

sábado, 21 de março de 2009

Cursos gratuitos de iniciação esportiva - BA

A Sudesb abre inscrições gratuitas, a partir desta quarta-feira (18) até o próximo dia 27, para alunos novos dos cursos de Iniciação Esportiva das escolinhas de vôlei de praia, futebol de campo, basquetebol, vôlei, natação. ginástica, hidroginástica, natação especial, atletismo, judô, karatê e futsal. As aulas serão ministradas a partir do próximo dia 31, às terças e quintas-feiras e quartas e sextas-feiras, por profissionais devidamente credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física.

O horário das inscrições é das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na sede da Sudesb (ladeira da Fonte Nova, Nazaré), onde são oferecidos cursos para crianças de 7 a 17 anos, de futsal, basquete e vôlei (aulas no Balbininho), natação, natação especial e futebol (aulas na Vila Olímpica, Fonte Nova). ginástica e hidroginástica (adultos e idosos, com aulas também na Fonte Nova), além de vôlei de praia (aulas na praia de Armação), e judô, karatê e ginástica (aulas no ACM – Brasil, na Liberdade).

As Inscrições estão sendo feitas também no Núcleo Esportivo Armando Oliveira, localizado na Avenida Gal Costa, para as modalidades de futebol de campo, basquetebol, voleibol, futsal e atletismo (crianças) e ginástica (adulto).

Os interessados devem comparecer aos locais de inscrições levando atestado médico original de 2009 (especificando que o mesmo está apto à prática de atividades físicas), duas fotos 3x4; cópia do RG ou da Certidão de Nascimento; cópia do comprovante de residência, atestado escolar (constando o turno que o aluno estuda). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3116-8375 e 3116-8353.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Projeto de incentivo à permanência do CEAO/UFBA seleciona bolsistas - BA

O Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO), cria oportunidades para que estudantes negros e de escola pública possam complementar os estudos, ampliando seus horizontes de conhecimento. Para a turma de 2009, 40 estudantes serão selecionados com base em critérios como: ser egresso da rede pública de ensino; ter ingressado na UFBA no semestre 2008.2; e estar em situação de vulnerabilidade social - negros, mulheres, com renda familiar de, no máximo, três salários mínimos. A seleção dos estudantes será baseada no critério de auto-identificação por cor, com prioridade para os autodeclarados negros e indígenas. Durante quatro meses, período de atividades do projeto, os estudantes receberão bolsa de estudo no valor de R$300,00 e participarão de cursos básicos de inglês, informática e produção de textos, além de oficinas e mostras de vídeo sobre a temática étnico-racial. O período de inscrição termina no dia 27 de março, as entrevistas acontecerão nos dias 2 e 3 de abril e o resultado final está previsto para o dia 6 de abril. O início das atividades do projeto está marcado para 13 de abril. O projeto é apoiado pelo Fórum Interinstitucional em Defesa de Ações Afirmativas no Ensino Superior, coordenado pelo NEAB/UFSCar e pelo CEAO. Mais informações estão disponíveis no CEAO, pelos telefones (71) 3283-5519/5501/5502 (procurar a Profa. Zelinda ou Lucylanne).

quarta-feira, 18 de março de 2009

Abertas inscrições para curso online sobre cobertura de tráfico de drogas

O Knight Center para jornalismo nas Américas recebe até o 22 de março inscrições para o seu novo curso online Cobrindo Tráfico de Drogas. O treinamento será dado em espanhol entre os dias 7 de abril e 5 de maio pelo jornalista colombiano Álvaro Sierra, que é editor do jornal El Tiempo.

Podem ser inscrever gratuitamente, jornalistas de toda a América Latina e Caribe que trabalhem em tempo integral em imprensa online, escrita ou televisiva. Os alunos devem também estar envolvidos na cobertura de tráfico de drogas e dedicar cerca de 15 horas semanais ao curso.

Os participantes vão analisar artigos, fazer pesquisas online, ver e discutir videos, participar de fóruns, chats e de aulas via skype (uma vez por semana). As aulas também vão explorar como novas tecnologias, como blogs, ajudam jornalistas na cobertura do tráfico e, ao mesmo tempo, os próprios traficantes. Alunos que completarem o curso satisfatoriamente receberão um certificado de participação do Knight Center.


Marcio Alexandre M. Gualberto

Coordenador Nacional de Política Institucional do
Coletivo de Entidades Negras - CEN - www.cenbrasil.org.br
Rede Social Religiosidade Afro-Brasileira - http://religiaoafro.ning.com/

Fundação Pedro Calmon promove encontro de escritores baianos - BA

“Encontrão dos Escritores” homenageia os escritores da edição de 2008

Celebrar e promover a literatura baiana, além de aproximar leitores e escritores. Esse é o objetivo do projeto “Encontro com o Escritor”, que desde 2002 vem divulgando o trabalho de escritores baianos. Para homenagear os escritores que participaram da edição de 2008 do projeto, a Fundação Pedro Calmon realizará, no dia 19/03, ás 15h, na Biblioteca Pública do Estado, o “Encontrão dos Escritores. Todos os 11 escritores que participaram no ano passado estarão reunidos para falar de suas experiências e conversarem com seus leitores.

Na ocasião, serão homenageados: a escritora e pesquisadora da obra de Monteiro Lobato, Marlu Chaves; o jornalista e escritor, Carlos Eugênio Junqueira Ayres; a escritora e professora da UFBA, Evelina Hoisel; o arte-educador e autor da coleção Boi Multicor, Jorge Conceição; a atriz e escritora, Rita Santana ; a ialorixá e escritora, Maria Stella de Azevedo Santos (Mãe Stella de Oxossi); o jornalista e escritor, Valdomiro Santana; o também jornalista, escritor e pesquisador literário, Abinael Morais Leal; o professor, escritor e jornalista, Lamartine Augusto; a escritora, especializada em educação para deficientes visuais, Jerusa Maria Ferreira e o escritor Delmar Alves de Araújo.

O Encontrão, que acontece a partir das 15h, é o momento em que os escritores recebem os certificados de participação e comemoram a divulgação da produção literária baiana. Em seguida, haverá uma palestra com a doutoranda em Comunicação e diretora da Editora da UFBA, Flávia Goulart.

Encontros 2009 – Durante o Encontrão serão apresentados também os nomes dos escritores que farão parte do projeto neste ano. Dentre os escritores que estarão nas bibliotecas públicas em debates com o público leitor, estão Damario da Cruz (Abril), Ricardo Cruz (Maio), Lúcia Santori (Junho), Nivaldo Lariú (Julho), Maria Lúcia Martins (Agosto), Tasso Franco (Setembro), Edson Cesário (Outubro), Tadeu Neves (Novembro) e Natalia Rufino (Dezembro).

Projeto - O projeto itinerante “Encontro com o Escritor reúne, mensalmente, autores baianos, de diferentes estilos e gêneros, com o público leitor, em debates realizados sempre nas bibliotecas públicas do Estado. Desde 2002, os Encontros contam com públicos de diversas comunidades, ampliando o acesso às bibliotecas e incentivando a valorização da escrita literária. Os Encontros acontecem nas bibliotecas públicas do Estado e são uma oportunidade para estudantes, professores e leitores em geral conhecerem autores baianos e seus livros. São diálogos informais, onde o público tem a chance de conversar com o escritor e conhecer o processo de criação e produção de um livro. A cada mês, o encontro é realizado em uma biblioteca diferente, com a participação de um escritor convidado.

SERVIÇO:

O quê: Encontrão dos Escritores

Quando: 19/03 (quinta-feira) – a partir das15h

Onde: Biblioteca Pública do Estado (Barris) - Rua General Labatut, 27 – Tel.: (71) 3116-6000/6084

Entrada: Franca

Mais informações: ASCOM Fundação Pedro Calmon : (71) 3116-6918 / 6676

terça-feira, 17 de março de 2009

Série Diálogos com o tema Mulher e Mídia na Bahia - BA

A Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi) e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb/Secult), convidam para a segunda edição da Série Diálogos, no dia 19 de março de 2009, às 15h, com o tema Mulher e Mídia na Bahia, no Teatro do Irdeb - Rua Pedro Gama, 413-E, Alto do Sobradinho, Federação.

A atividade integra o Março Mulher, projeto coordenado pela Sepromi e o Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM), com o objetivo de destacar a contribuição das mulheres nos diversos âmbitos da vida social, estimulando o debate e ações que ampliem a presença feminina nos espaços de poder.

15h – ABERTURA

Luiza Bairros – Secretária de Promoção da Igualdade

Pola Ribeiro – Diretor do Irdeb / Secult

15h15 – Chamada para Artigos para edição especial da Revista Conjuntura e Planejamento (C&P Especial Mulher)

Geraldo Reis – Diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI / Seplan

15h30 - RODA DE DIÁLOGO

Gustavo Falcón – Doutor em História e Escritor

“Democratização, Movimentos Sociais e o papel da Mulher nesse Contexto”

Jacira Melo – Mestra em Jornalismo e Diretora do Instituto Patrícia Galvão

“Relações Mulher e Mídia no Brasil”

Sueli Carneiro – Doutora em Educação e Coordenadora-Executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra

“Mídia e Mulher Negra no Brasil”

16h30 – DEBATE

17h – ENCERRAMENTO

Curso inscreve jovens para formação em Tecnologia da Informação - BA

Fidel Tavares, do A TARDE
Estão abertas, até a próxima quinta-feira (20), as inscrições para o curso de formação de jovens em Tecnologia da Informação (TI) do Programa Aprendizado Jovem (Proaj) do Governo da Estado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

São aproximadamente 400 vagas a serem preenchidas por jovens da rede pública de ensino. O curso terá 500 horas-aula. Os alunos que se destacarem terão boas chances de colocação no mercado de trabalho, em expansão na Bahia com a chegada de novas empresas.

INSCRIÇÃO - Para se inscrever, o candidato deve levar carteira de identidade, CPF (se possuir) e comprovantes de escolaridade e de residência. Os interessados precisam ter entre 16 e 24 anos.

Poderão participar do programa de capacitação alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública que estudam na capital e nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, onde acontecem as inscrições.

Os candidatos passarão por uma avaliação, que incluirá questões de lógica e informática. As provas serão realizadas no dia 5 de abril nas cidades citadas. O resultado deve ser divulgado no dia 8 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para o dia 27.

MERCADO - Dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência da maioria das empresas do setor.
Ildes Ferreira, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, aponta para as portas que o curso pode abrir.

“O mercado de TI está em crescimento na Bahia. Duas grandes empresas estão vindo para a Bahia e necessitam encontrar um jovem minimamente preparado para o mercado”, enfatiza o secretário.

Novos talentos revelados pelo curso têm chances de serem contratados por empresas parceiras, vinculadas à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet e da Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação.

Confira os locais para inscrição:

Salvador
Instiuto Central de Educação Isaias Alves- ICEIA - Praça do Barbalho, Barbalho (curso de Linguagem de Programação-JAVA)

Feira de Santana
Colégio Est. Edith Machado - Rua da Primavera, Nº2.770, Pampalona;
Colégio Est. Uyara Portugal - Vila Antônio Sérgio Carneiro,Tomba;
Colégio Est. Durvalina Carneiro - Rua Valentina Cerqueira, Santo Antônio dos Prazeres
todos para o curso - Linguagem de Programação-JAVA

Vitória da Conquista
Colégio Est. Maria Viana - Rua 10 de dezembro, Recreio (curso Linguagem de Programação – JAVA);
Colégio Est. Fernando Spínola - Avenida Frei Benjamin, s/n, Patagônia (curso de Cabeamento em Redes);
Colégio Colégio Est. Adélia Teixeira - Avenida Jorge Teixeira, Candeias (curso de Suporte Técnico)

Lauro de Freitas
Escola Municipal de Cadetes Rua Euvaldo Santos Mendes - ao lado do Ginásio de Esporte do Município (curso de Linguagem de Programação - JAVA)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Fundação Cidade Mãe inscreve para cursos profissionalizantes - BA

Salvador - Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes, culturais e esportivos oferecidos pela Fundação Cidade Mãe (FCM) nas Empresas Educativas de Coutos, Pau da Lima, Saramandaia e Roma e nas Parcerias AABB, Canabrava e Cristo é Vida.

Os cursos profissionalizantes oferecidos são: Paisagismo, Panificação, Operador de Micro, Cabeleireiro, Office Boy (Mensageiro), Costura industrial, Artesanato, Moda e acessórios e Manutenção de Micro. Os cursos culturais são: Dança, Teatro, Artes Visuais, Artes Plásticas, Capoeira e Canto Coral.

Os cursos profissionalizantes são destinados aos jovens de 15 a 21 anos e os culturais e esportivos às crianças de 8 a 17 anos. . As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 25.

Documentos necessários
Carteira de identidade ou certidão de nascimento
CPF
Comprovante de escolaridade
Comprovante de residência
Telefone para contato

Maiores informações: (71) 3176-8325

CEAO inscreve estudantes de graduação para bolsas de incentivo à permanência - BA

A Diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Profa. Paula Cristina da Silva Barreto, faz saber que no período de 16 a 27 de março de 2009, das 9 às 17 horas, na sede do CEAO, sito à Praça General Inocêncio Galvão, 42, Largo 2 de Julho, Centro, Salvador/BA, o Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas receberá as inscrições de candidatos a 40(quarenta) bolsas de incentivo à permanência.

1. Poderão inscrever-se estudantes que se identifiquem com o seguinte perfil:

a) Ingressos na universidade através do sistema de cotas, em 2008.2, em cursos de graduação da UFBA/Campus Salvador;

b) Tenham renda familiar, comprovada, de até 3(três) salários mínimos;

c) Tenham disponibilidade para se dedicar 20(vinte) horas semanais às atividades do Projeto, sendo 4(quatro) horas aos sábados;

d)Tenham horário disponível para realizar as atividades do projeto à noite;

2. O processo seletivo compreenderá:

a) Análise do perfil socioeconômico;

b) Entrevista.

3. No ato da inscrição os(as) candidatos(as) deverão apresentar a seguinte documentação (originais e cópias):

  • Comprovante de Matrícula na UFBA
  • Comprovantes da renda familiar
  • Boletim de Desempenho no Vestibular
  • RG, CPF, comprovante de residência (recibo luz / telefone ou água)
  • 1 foto 3X4

§ Declaração de disponibilidade integral ao projeto

4. Serão classificados para a entrevista, no máximo, 80(oitenta) candidatos(as) priorizando aqueles com menor renda familiar.

5. O resultado da classificação e o calendário de entrevistas serão divulgados no dia 30 (trinta) de março a partir das 9 horas, no site do CEAO (www.ceao.ufba.br) e afixados nos murais do CEAO/UFBA.

6. As entrevistas ocorrerão nos dias 02 e 03 de abril de 2009, entre 9 e 17 horas.

7. Ao(À) bolsista selecionado será creditada, pela FAPEX, durante o tempo em que estiver no Projeto, uma bolsa mensal no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), sem vínculo empregatício.

8. A bolsa terá duração de 04 meses, a partir do início das atividades do projeto.

9. Para admissão no Projeto, o(a) bolsista não poderá estar recebendo outro tipo de bolsa acadêmica.

10. O resultado final será divulgado no dia 06 de abril de 2009.

11. As atividades do Projeto terão início no dia 13 de abril de 2009 e constarão de: Curso Básico de Inglês (80 horas), Curso Básico de Informática (60 horas) e Curso Básico de Produção de Textos (80 horas).

Salvador, 16 de março de 2009.

PAULA CRISTINA DA SILVA BARRETO

Diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais

domingo, 15 de março de 2009

Seminário "Comunicação e Mobilidade" - BA

Nos dias 18, 19 e 20 (quarta, quinta e sexta) deste mês, das 14:30 h. às 17:30 h. o Prof. Antonio Fidalgo oferecerá uma série de 3 Seminários, sobre o tema "Comunicação e Mobilidade". Os seminários terão lugar na FACOM em sala ainda a ser designada. A série está dirigida especialmente para pesquisadores e estudantes de pós-graduação, porém estudantes de Graduação com interesse em Cibercultura, Jornalismo Online e áreas afins são benvindos.
As inscrições (gratuitas) serão feitas no local. Haverá uma certificação expedida pelo GJOL/PPCCC.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Oportunidades de estudo na Europa

Está aberta a segunda chamada para mobilidade de graduação, doutorado e pós-doutorado em dez instituições europeias de ensino superior

As bolsas são oferecidas pelas redes Eubranex (European-Brazilian Network for Academic Exchange) e Isac (Improving Skills Across Continents). Alunos de universidades brasileiras (vejas as instituições participantes nos sites http://www.uc.pt/en/driic/isac/consortium-partners/ e http://www.eubranex.de/index.php?id=5, tem até o dia 10 de março para se inscrever pela Eubranex e até o dia 11 pelo Isac. A Eubranex, coordenada pela Universidade Técnica de Munique, oferece bolsas para doutorado e pós-doutorado.

Os requisitos para concorrer, bem como o formulário de inscrição, estão disponíveis em http://www.eubranex.de. Já o projeto Isac, coordenado pela Universidade de Coimbra, oferece bolsas de graduação, doutorado e pós-doutorado. As inscrições são feitas no site http://www.uc.pt/en/driic/isac
(Com informações da Assessoria de Comunicação da UnB)

GAPA promove "Programa de Formação em Promotoras Legais Populares" - BA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PROMOTORAS LEGAIS POPULARES

“TURMA HELOÍSA DOS SANTOS”

Salvador, 08 de março de 2009

O Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia - GAPA/BA em parceira com o Programa Nacional de DST-AIDS no projeto intitulado “Direitos Humanos, Assessoria Jurídica e Emancipação Posithiva” torna público o presente edital de seleção e aproveita o Dia Internacional da Mulher para convidar mulheres residentes em bairros periféricos/comunidades da cidade de Salvador e região metropolitana interessadas em fazer parte do programa de formação em Promotoras Legais Populares (PLPs).

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O GAPA-BA constitui-se em uma entidade da sociedade civil, de natureza não-econômica e sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal. Dentre os seus objetivos estratégicos encontra-se o desenvolvimento de programas voltados para a promoção, garantia e exigibilidade dos direitos humanos, bem como a incidência em políticas públicas por meio da sua proposição e monitoramento. Nos seus 20 anos de existência tal acúmulo consolidou o GAPA/BA como importante entidade no movimento AIDS no Brasil.

Nesta linha, em 2002, a entidade passou a investir na formação de Promotores/as Legais Populares como uma estratégia específica de promoção de Direitos Humanos, com base na metodologia de Educação Jurídica Popular. A formação de Promotores/as Legais Populares se funda na socialização do conhecimento jurídico por meio de um processo educativo dividido em módulos temáticos em que o conteúdo do direito é ministrado. A idéia é que a linguagem jurídica seja popularizada e socializada entre os diversos segmentos sociais para que estes possam dispor na defesa e enfrentamento dos seus direitos.

Neste momento o GAPA/BA se prepara para formar a sua 4ª turma de PLP’s, sendo esta exclusivamente composta por mulheres e com seu eixo temático centrado no enfrentamento de todas as formas de discriminação contra a mulher, com enfoque na lei Maria da Penha. O programa de formação consiste em uma das atividades do projeto “Direitos Humanos, Assessoria Jurídica e Emancipação Posithiva”, que também se destina a manter o atendimento jurídico para pessoas vivendo com HIV/AIDS e população socialmente vulnerável.

O programa de formação acontecerá durante 8 encontros, divididos em 2 meses, com carga horária total de 64 horas. Cada encontro contará com a participação de dois facilitadores especialistas nas temáticas e um convidado da rede de apoio e atendimento à mulher da cidade de Salvador para que, com isso, as PLPs em formação possam estreitar laços com representantes de Centros de Referências, Juizado de Violência contra a Mulher, Delegacias de Atendimento a Mulher, Conselho da Mulher etc.

OBJETIVOS

O presente edital tem por objetivo divulgar o processo de seleção da nova turma de PLP’s para atingir os seguintes objetivos:

§ realizar oficinas em educação jurídica popular para 30 mulheres;

§ garantir o acesso ao conhecimento específico sobre a lei Maria da Penha;

§ aproximar as PLPs dos órgãos do Sistema de Justiça;

§ fomentar o aumento do número de denúncias de violências contra a mulher;

§ contribuir para a redução do fenômeno de feminização da epidemia, incentivando atitudes emancipatórias frente ao problema;

§ quando necessário, assessorar judicialmente estas mulheres;

§ provocar uma atitude multiplicadora nas mulheres formadas (PLP’s) acerca dos conhecimentos sobre Direitos junto a outras mulheres.

MÓDULOS

Os encontros abarcarão as seguintes temáticas:

§ Direitos Humanos

§ Direitos Fundamentais das Mulheres e Relações de Gênero

§ Direitos Sexuais e Reprodutivos, AIDS e DST’s

§ Direito das Famílias

§ Lei Maria da Penha

§ Relações interpessoais e Visitas a órgãos do Poder Judiciário

§ Teoria Geral do Estado

§ Mecanismos de participação popular, avaliação e encerramento da formação

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Serão selecionadas 30 candidatas, obedecendo-se os critérios de idade e etnia, assim como os seguintes:

§ Ser mulher e residir em bairros da periferia de Salvador;

§ Ter disponibilidade de tempo para participar das etapas de formação que acontecerão durante o dia inteiro, as quartas-feiras dos meses de abril, maio e junho;

§ Saber ler e escrever;

§ Ter interesse em participar de atividades grupais.

DATAS E PRAZOS

As inscrições para o processo de seleção terão início no dia 08 de março e serão finalizadas no dia 23 de março. As fichas serão analisadas e as candidatas que estiverem dentro dos critérios de seleção serão contatadas para participar da seleção entre os dias 01 a 03 de abril de 2009, de acordo com a distribuição de data, local e horário a ser informada individualmente pela equipe do GAPA/BA.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

As despesas referentes à alimentação, vale-transporte e materiais didáticos das 30 candidatas selecionadas serão arcadas pelo GAPA/BA.

A ficha de inscrição está em anexo e deverá ser enviada até o dia 23 de março, por meio:

§ E-mail: selecao.gapa@terra.com.br;

§ Fax: (71)3328.9201;

§ Sede do GAPA-BA: Rua Comendador Gomes Costa, 39, Barris, Salvador-BA.

O recebimento das inscrições por e-mail será confirmado através de encaminhamento de resposta do próprio e-mail. Para mais informações ou esclarecimentos entrar em contato com Daiane Dultra, Oseías Cerqueira e Telma Lacerda através dos telefones (71) 3328-9204 ou 3328-9206.

Contamos com sua participação!

Equipe da Área de Promoção dos Direitos Humanos – GAPA/BA