Seguidores do Só Cursos Grátis
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Ciclo de palestras abertas do Curso Fábricas de Idéias - BA
Neste contexto de atividades serão contempladas várias aulas públicas com pesquisadores renomados:
"Feminismo Negro"
Profª Angela Davis
Local:Colégio Central da Bahia- Av. Joana Angélica
Data: 03/08/2009
Horário: a partir das 18:00hs
"O Corpo da Mulher Africana como Objeto de curiosidade"
Profª Patricia Hayes
Local:Auditório Milton Santos
Data: 07/08/2009
Horário: a partir das 18:00hs
"Corpo e Identidade"
Profª Mara Viveros
Local:Auditório Milton Santos
Data: 10/08/2009
Horário: a partir das 18:00hs
"Ciências Sócio-históricas e o Corpo da Mulher Africana"
Prof° Yussuf Adam
Local:Auditório Milton Santos
Data: 17/08/2009
Horário: a partir das 18:00hs
Ângela Davis profere confêrencia de abertura do Curso Fábrica de Idéias (CEAO/UFBA) - BA
Em nome do Programa Fábrica de Idéias gostaríamos de convidá-los (as) para participar da palestra de abertura da décima segunda edição do Curso Internacional Fábrica de Idéias, que será ministrada pela professora Ângela Davis, no dia 03 de agosto de 2009, às 18 horas, no auditório do Colégio Central da Bahia, situado à Avenida Joana Angélica, Praça Carneiro Ribeiro, s/n.
Conhecida internacionalmente, a professora Angela Davis leciona hoje na Universidade da Califórnia - EUA. Sua contribuição está voltada para a militância e reflexão sobre as estratégias de mobilização política dos movimentos sociais na luta pelos direitos civis, das mulheres e justiça carcerária. Para alem disso, seu legado político e intelectual é um desafio às desigualdades contemporâneas no que tange às questões como gênero, raça e classe.
Em sua XII edição, o curso abordará o tema "Corpo Poder e Identidade", oportunidade propícia para discutirmos juntos (as) com a Drª Angela Davis o tema da sua palestra ?Feminismo Negro?.
O curso ocorrerá entre os dias 03 a 21 de agosto do corrente ano. O sucesso da Fábrica de Idéias tem sido reconhecido como um exemplo bem sucedido da confluência entre excelência acadêmica e ações afirmativas. O curso propicia também o diálogo entre pesquisadores de diferentes regiões do mundo tais como: América Latina, África e Estados Unidos.
Ressaltamos que vossa participação é fundamental para consolidação de uma rede e ampliação do espaço de interlocução entre a academia e os diferentes setores dos movimentos sociais.
Desde já agradecemos à sua participação.
Atenciosamente,
Angela Figueiredo e Livio Sansone
Coordenadores do Curso Fábrica de Idéias
Ilê Aiyê promove curso de dança - BA
Público: jovens de 17 à 25 anos, afro-descendentes e de baixa renda
Dança clássica, moderna, afro e popular.
Telefone: 2103-3400
GRATUITO
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Curso a distância "Gestão para Resultados em Saúde com enfoque em Direito Sanitário (2a edição)"
O Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em cooperação com o Ministério de Saúde do Brasil, está oferecendo um curso à distância sobre o tema de Gestão para Resultados em Saúde com enfoque em Direito Sanitário.
A proposta do curso é que os participantes adquiram e fortaleçam um conjunto de conceitos e habilidades que contribuam ao desenvolvimento de saberes e práticas tendentes à gestão para resultados em saúde; neste sentido o enfoque em direito sanitário é fundamental por se constituir um campo de saber fundamental para o exercício pleno da cidadania na saúde.
O curso virtual terá duração de 16 semanas, com início em 25 de agosto e conclusão em 14 de dezembro de 2009. A demanda de dedicação dos participantes será de aproximadamente 12 a 15 horas semanais no horário que seja mais conveniente para o mesmo.Perfil dos Participantes
O público alvo do curso abrangerá:
• Gestores municipais e estaduais de saúde, com jurisdição em um dos seguintes municípios: Marabá (PA), Santa Maria (RS), Várzea Grande (MT), Imperatriz (MA), Luziânia (GO), Chapecó (SC), Petrolina (PE), Dourados (MS), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Juazeiro do Norte (CE).
• Gestores do sistema de saúde suplementar, com jurisdição em um dos seguintes municípios: Marabá (PA), Santa Maria (RS), Várzea Grande (MT), Imperatriz (MA), Luziânia (GO), Chapecó (SC), Petrolina (PE), Dourados (MS), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Juazeiro do Norte (CE)..
• Líderes comunitários e de organizações da sociedade civis dedicados a implementação de direitos de saúde no Brasil, que atuam em um dos seguintes municípios: Marabá (PA), Santa Maria (RS), Várzea Grande (MT), Imperatriz (MA), Luziânia (GO), Chapecó (SC), Petrolina (PE), Dourados (MS), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Juazeiro do Norte (CE).
• Membros do Poder Judiciário e do Ministério Público ao nível federal e estadual;
• Outros profissionais atuando ao nível federal (Ministério da Saúde, Organismos Internacionais, Ministério Público da União, Advocacia Geral União, Defensoria Pública) interessados no tema.
Inscrição
Para inscrever-se, você deve seguir os seguintes passos:
1. Ingresse no sistema com sua conta INDES e complete sua inscrição.
2. Ingresse no curso ao qual está inscrevendo-se e proceda para responder as perguntas obrigatórias.
3. Uma vez que todas as perguntas contem com a informação solicitada, pressione o botão "Finalizar Insrição". Sua inscrição finalizará somente depois de pressionar este último botão.
Sua inscrição será considerada pelo comitê de inscrição somente s vez que todas as perguntas contem com a informação solicitada.
Uma semana depois de finalização das inscrições, o INDES notificará os inscritos sobre o processo de seleção. Os selecionados receberão informações sobre como acessar a Plataforma Virtual.
Todas as comunicações serão realizadas através do correio eletrônico que os inscritos receberam ao abrir a conta.
Importante: Tenha cuidado em registrar a sua instituição corretamente. E complete a informação solicitada. Se você não está trabalhando atualmente, ingresse a informação sobre o seu último trabalho. Os trabalhos anteriores poderão ser considerados em sua avaliação.
Qualquer dúvida referente a este processo não hesite em comunicar-se conosco através do indesvirtual@iadb.org.
Mais informações: Instituto Interamericano para el Desarrollo Económico y Social
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Seminário "Natureza, sociedade e a implantação do colonialismo em Moçambique" - BA
Marcos Vinícius Santos Dias
Mestrando em Estudos Étnicos e Africanos
pela Universidade Federal da Bahia
Fernanda do Nascimento Thomaz
Doutoranda em História
pela Universidade Federal Fluminense
Coordenação
Yussuf Adam
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
Doutor em Ciências Sociais
pela Universidade de Roskilde, Dinamarca
data e horário:
quinta-feira
30 de julho de 2009
16:00h
local:
Fundação Clemente Mariani
Rua Miguel Calmon, 398
Ed. Conde Pereira Marinho
Comércio - 40015-010 - Salvador BA
inscrições e informações:
(71) 3243 2491 | 3243 2666
academico@fcmariani.org.br
entrada franca mediante inscrição
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Marie Curie International Incoming Fellowships (IIF) seleciona bolsistas
Dados específicos para as candidaturas estão disponíveis em Marie Curie International Incoming Fellowships (IIF) (http://cordis.europa.eu/fp7/dc/index.cfm?fuseaction=UserSite.FP7DetailsCallPage&call_id=199&act_code=PEOPLE&ID_ACTIVITY=12). O deadline para apresentação de propostas é o dia 18 de Agosto de 2009 às 17:00 (Hora local de Bruxelas).
O CIES reserva-se o direito a escolher entre os CV's e programas de investigação, enviados até ao dia 5 de Agosto, quais os que se adequam à sua estratégia científica e que portanto pretenderá apoiar em termos de Host Institution para candidatura às bolsas Marie Curie International Incoming Fellowships (IIF).
Dúvidas sobre o processo de candidatura podem ser dirigidas à Scientific Officer do CIES, A/C Dra Neide Jorge.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Palestra "Capitais migrantes, Poderes peregrinos: A mudança da capital da colônia, Salvador para o Rio de Janeiro, capital do Vice-Reinado (1763)"
Local : Auditório do CRH / UFBA – (Federação)
Data : 15/07/2009
Horário : 18h
Barbara Freitag nasceu em 1941 na Alemanha e viveu sua infância e juventude no Brasil. Estudou sociologia, psicologia e filosofia nas universidades de Frankfurt/M. e Berlim. Doutorou-se na Universidade Técnica de Berlim e fez sua livre-docência na Universidade Livre de Berlim. Lecionou nessas e em outras universidades européias. No Brasil trabalhou na UnB de Brasília (1972-2003) como professora titular, recebendo, em 2006, o título de “Professora Emérita”. Também foi professora visitante da USP, UNESP, UFPR, UFBA, entre outras. Na UNESCO ocupa a cátedra intitulada “Cidade e Meio Ambiente”. Barbara Freitag tem inúmeras publicações na Alemanha, França e no Brasil, destacando-se seus estudos no campo da política educacional brasileira (Escola, Estado e Sociedade; Sociedade e Consciência; Diário de uma Alfabetizadora); no campo da teoria sociológica (Teoria Crítica: ontem e hoje; Itinerários de Antígona; Dialogando com Jürgen Habermas); no campo da sociologia urbana (Cidade e Literatura, A Cidade dos Homens, Itinerâncias urbanas). Desde o ano 2000 coordena um projeto de pesquisa integrada (financiado pelo CNPq) que estuda a transferência das capitais brasileiras. Segundo Maria Francisca Pinheiro, Barbara Freitag “se encontrou” no tema da cidade: “Para ela, a cidade é mônada, no sentido de W.Benjamin, metonímia, figura síntese da sociedade, para onde convergem todas as linhas de força do mundo moderno e pós-moderno. Cidade é história, geografia, arquitetura, pintura, literatura. Cidade é urbanidade, que vem de urbs, é política, cuja raiz é polis e é cidadania, cuja raíz é civitas.”. A palestra "A mudança da capital da colônia, Salvador para o Rio de Janeiro, capital do Vice-Reinado (1763)", refere-se a um dos capítulos do seu novo livro "Capitais migrantes, Poderes peregrinos", fruto de pesquisa, financiada pelo CNPq "Itinerâncias urbanas", iniciada em 2000 e em conclusão em 2009 com essa e outras publicações.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Pesquisa em Debate "Academias coloniais: produção do conhecimento na América portuguesa" - BA
Academias coloniais: produção do conhecimento na América Portuguesa
Iris Kantor
Universidade de São Paulo
doutora em História Social
pela Universidade de São Paulo
Data e horário: quarta-feira, 22 de julho de 2009, às 16:00h
Local: Fundação Clemente Mariani - Rua Miguel Calmon , 398, Ed. Conde Pereira Marinho, Comércio - 40015-010 - Salvador BA
Inscrições e informações: (71) 3243 2491 | 3243 2666
academico@fcmariani.org.br
Entrada mediante inscrição
Abertas inscrições para novo curso a distância de Atualização "A formação da tradição de direitos: uma abordagem crítica"
Estão abertas as inscrições para o novo curso de Atualização oferecido pelo Programa de Formação de Conselheiros Nacionais: A formação da tradição de direitos: uma abordagem crítica. Os interessados deverão preencher um formulário online no link Inscrições até o dia 24/07 mediante a existência de vagas disponíveis. Vale lembrar que as inscrições se encerram automaticamente quando todas as vagas forem preenchidas.
Critérios de seleção
Para atender ao público prioritário do Programa e também aos demais interessados, no dias 13, 14 e 15/07 poderão se inscrever somente conselheiros nacionais e técnicos do governo federal que trabalham em instituições participativas e nos dias restantes (16 a 24/07), as inscrições estarão abertas a todos os interessados (conselheiros nacionais, estaduais ou municipais, técnicos do governo federal, estaduais ou municipais, membros de ONGs, estudantes e outros públicos).
Conheça detalhes sobre o novo curso
A formação da tradição de direitos: uma abordagem crítica
Ementa: O desenvolvimento da noção de cidadania e sua relação com o direito. Conceito de cidadania na sua versão clássica de direitos civis, políticos e sociais. Avanços e principais desafios nas lutas por direitos humanos, sociais, econômicos, culturais e ambientais empreendidas por atores sociais. Concepções de sociedade e de política contidas nessas lutas, em especial aquelas desenvolvidas no Brasil, e nos direitos delas decorrentes. Abordagem das contradições e sinergias existentes entre as noções de pluralidade, diversidade, multiculturalismo, direitos humanos, reconhecimento e cidadania em relação à perspectiva de justiça social. Gênero Geracional, Orientações Sexuais e Sustentabilidade Ambiental.
Realização: 27/07 a 09/09/2009 (45h/aula).
Vagas: 600.
Professor: Marlise Matos (Ciência Política/UFMG).
Confira as datas dos próximos cursos de Atualização na Agenda 2009.
Sobre o curso
Os cursos de Atualização são oferecidos pelo Programa regularmente com carga horária variando entre 15 a 45 horas/aula, sendo considerados de Extensão Universitária. As atividades acontecem na plataforma de Educação a Distância da UFMG, com fóruns de discussão, textos e vídeo-aulas.
Resultado
A lista dos candidatos selecionados para o novo curso será divulgada a partir do dia 27 de julho de 2009, neste site. Na ocasião, os aprovados também receberão orientações sobre como proceder para realizar o cadastro no sistema da UFMG. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3499-3551 ou pelo email edist_atual@fafich.ufmg.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .
Programa de Formação de Conselheiros Nacionais
(31) 3499-3551.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
II Curso de Extensão Iniciativas Negras - Trocando Experiências
BOLSISTAS: SERÃO SELECIONADOS ATÉ 30 PARTICIPANTES RESIDENTES NO TERRITÓRIO NACIONAL E FORA DAS CIDADES DE JUAZEIRO DO NORTE, CRATO E BARBALHA.INSCRIÇÕES PARA BOLSISTAS: ATÉ 10/08/09 RESULTADO: 01/09/2009 Mini-cursos, painéis, oficinas, grupos de estudos, mesas redondas, vídeos e turismo cultural. ALGUNS TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS: Direitos humanos - Gênero – Saúde - Redação de projetos - Captação de recursos - Ação Afirmativa – História e cultura Afro-Brasileira – Arquivo documental Serão selecionados trinta participantes, incluídos nas seguintes categorias e de acordo com os critérios relacionados: a) 10 bolsas integrais – Apenas para residentes do Norte ou Nordeste. Receberão passagem (aérea ou terrestre), hospedagem e alimentação. b) 5 bolsas gerais- Para residentes em qualquer ponto do país. Receberão passagem (aérea ou terrestre), hospedagem e alimentação. c) 15 bolsas parciais – Para residentes em qualquer ponto do país. Receberão hospedagem, alimentação e ajuda de custo no valor de R$ 100,00. Devem responsabilizar- se por suas passagens (aéreas ou terrestres) de ida e volta. Cada candidato optará, no ato da inscrição, por uma das categorias e não poderá mudá-la, uma vez enviada a documentação. O processo de inscrição se dará via correios. A DOCUMENTAÇÃO A SER ENVIADA até o dia 10 de agosto de 2009 (com data de postagem): 1- Um resumo (máximo de 400 palavras) com suas principais atividades acadêmicas e ou ativistas, na área do curso, incluindo o nome da organização ou universidade com a qual possui vínculo; 2- Curriculum vitae (Lattes ou não); 3- Uma carta de recomendação (com assinatura escaneada); 4- Uma lauda expressando suas expectativas quanto ao curso e definindo a categoria à qual está concorrendo (bolsista integral, geral ou parcial); 5- Uma síntese (uma lauda, no máximo) de alguma ação ativista ou trabalho acadêmico que tenha desenvolvido ou esteja desenvolvendo na área das relações raciais e ou de gênero. Os candidatos à bolsa deverão enviar a documentação, num CD, em arquivo Word (.doc) para o seguinte endereço: Universidade Federal do Ceará/ Campus Cariri Av. Tenente Raimundo Rocha S/N - Cidade Universitária - Juazeiro do Norte - CE CEP 63000-000 - Fone: +55 (88) 3572-7200 A/C de : Antonia Claudia de Freitas ou Polliana de Luna Nunes Obs.: Não serão aceitos documentos em papel, apenas no referido CD. MAIS INFORMAÇÕES: http://nblac.cariri.ufc.br
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Pré-inscrições para o plano nacional de formação já podem ser feitas
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica já é realidade. As primeiras 54 mil vagas para a graduação exclusiva de professores em exercício, nas redes públicas estaduais e municipais, serão ocupadas no segundo semestre deste ano. As pré-inscrições já estão abertas e devem ser feitas na Plataforma Freire. Os cursos serão oferecidos por 90 instituições públicas de ensino superior, nos 21 estados que já aderiram ao plano.
A meta do plano nacional, lançado em 28 de maio deste ano, é colocar na universidade, entre 2009 e 2011, 331,4 mil professores que lecionam na educação básica e ainda não têm licenciatura. Destas 331,4 mil vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância. O investimento do governo federal somará R$ 1,9 bilhão.
O plano oferece cursos de graduação para educadores, em exercício no magistério público, que estão em uma destas três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 horas de conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado; a segunda licenciatura tem carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação do professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.
Universidades - A responsabilidade pela formação dos professores em exercício será de uma rede de instituições públicas de educação superior constituída por universidades federais e estaduais, e por institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que oferecem graduação. A rede já tem a adesão de 90 instituições. Os cursos serão nas modalidades presencial e a distância, com a participação das instituições públicas que integram a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que hoje tem 555 polos ativos em todos os estados e no Distrito Federal. O plano nacional de formação atribui à Capes, autarquia do Ministério da Educação, a coordenação das atividades de formação do magistério da educação básica pública.
Hoje, 21 estados já especificaram nos planos estratégicos suas necessidades de formação. Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Acre, Rondônia e Distrito Federal ainda não elaboraram o plano. Os três últimos manifestaram interesse de ingressar no programa de formação continuada, uma vez que a quase totalidade de seus professores tem licenciatura.
Professores - Para participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o docente da escola pública tem que tomar duas decisões: cadastrar seu currículo na Plataforma Paulo Freire e mantê-lo atualizado; e escolher o curso que deseja fazer.
Secretarias de educação - Três são as tarefas das secretarias estaduais e municipais de educação: informar os professores sobre os cursos disponíveis na rede de instituições públicas de ensino superior; analisar as pré-inscrições dos professores na Plataforma Freire; e organizar a forma de colocá-los nos cursos.
Segunda etapa - Além da graduação, a segunda etapa do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica prevê a ampliação da oferta de educação continuada. O Ministério da Educação tem hoje dois programas nessa linha. O Pró-Letramento é um curso para professores de língua portuguesa e matemática que trabalham com as séries iniciais do ensino fundamental. Cerca de 300 mil docentes estão concluindo essa etapa; e o programa Gestar, também em língua portuguesa e matemática, para professores dos anos finais do ensino fundamental. Hoje, 200 mil estão inscritos no curso. Com o plano nacional, o objetivo é estender a formação continuada para as demais áreas do conhecimento no ensino fundamental e também para o ensino médio.
Confira a Plataforma Freire passo a passo
(Assessoria de Comunicação do MEC)
UFBA promove cursos gratuita para servidoras - BA
sábado, 4 de julho de 2009
Ciclo de Palestras "A problemática racial e o papel da mulher negra na Cuba atual" - BA
Enrique Patterson
Ensayista. Ex profesor de Historia de la Filosofía de la Facultad de Filosofía, Historia Y Sociología de la Universidad de la Habana. Es uno de los Fundadores de la Corriente Socialista Democrática Cubana (1989), el origen de la izquierda democrática opositora dentro de la Isla. Sus trabajos han sido publicados en España, Italia, Venezuela y Estados Unidos. Publica una columna de opinión en diario El Nuevo Herald y es analista político televisivo en el Canal 41 (América TeVe) de Miami.
Data: Julho 9, 2009.
Hora: 18:00.
Lugar: Auditório Milton Santos, Centro de Estudos Afro–Orientais (CEAO).
PALESTRA: A Mulher Negra na Revolução Cubana: O papel da mulher Afro–Cubana nos movimentos de Dissidência política y social.
Victoria Ruiz–Labrit
Licenciada en Historia del Arte por la Universidad de la Habana. Artista Plástica graduada de la Escuela Nacional de Arte San Alejandro. Ha participando desde 1975 en exposiciones colectivas en Cuba, Estados Unidos, Europa y America Latina. Fundadora del Comite Cubano de Opositores Pacificos (1989) y de la Unidad Femenina Cubana (1996). Ambas organizaciones son opositoras al regimen de Fidel Castro. Presidenta de FADIRAC (Fundación de Apoyo y Desarrollo por la Integración Racial de los Afrodescendientes Cubanos. Actualmente, es parte del equipo de analisis, archivos y datos de Radio y Televisión Martí en Miami.
Data: Julho 10, 2009.
Hora: 18:00.
Lugar: Auditório Milton Santos, Centro de Estudos Afro–Orientais (CEAO).
COORDENADOR: Pedro Alexander Cubas Hernández (Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos do CEAO)
Nota: Esta atividade é uma idéia original de Carlos Moore.