Seguidores do Só Cursos Grátis
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Seminário "A Lei do Acompanhante nas Maternidades da Rede Pública" - BA
Curso de Extensão de Educadores Sociais - BA
EDITAL DE SELEÇÃO
CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCADORES SOCIAIS
APRESENTAÇÃO
O Projeto Escola Permanente de Educadores Sociais (EPESS) tem um objetivo de contribuir para afirmação de estratégias de desenvolvimento local através da formação humana, técnica e política. Visa à articulação de redes de colaboração solidária e, portanto, dará subsídios instrumentais aos atores sociais envolvidos para que possam atuar no desenvolvimento sustentável de suas comunidades. A EPESS reuni a experiência prática do Projeto Educadores Sociais (PESS) que desde 2006 vem realizando diversas ações de caráter formativo com grupos ligados aos movimentos sociais, agentes sociais da comunidade de Salvador e região metropolitana e utiliza metodologias ligadas a educação popular. O PESS teve e tem (agora através da EPESS) como estratégia central a afirmação do bem-viver de todos/as. Para o alcance de todos os objetivos descritos entendemos como principal movimento o desenvolvimento do curso de formação para educadores sociais.
CURSO DE EXTENSÃO PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS
Este curso é um espaço formativo destinado aos agentes sociais atuantes nas diversas áreas como cultura, educação, movimentos sociais e econômicos numa construção curricular coletiva que visa o fortalecimento do trabalho que desenvolvem e a articulação destes em redes. O curso é prioritariamente voltado para educadores sociais com ação em comunidade que, preferencialmente, não fazem parte de outros espaços formativos institucionalizados.
Objetivos do Curso
I. Construir processos formativos que contribuam para desencadear estratégias de intervenção dos/as educadores/as sociais com as comunidades de forma participativa, democrática e sustentável (do ponto de vista ambiental, econômico, político, social e cultural);
II. Contribuir na ação profissional de educadores/as populares já atuantes em instituições e comunidades de Salvador e Região Metropolitana;
III. Apoiar e incentivar a organização de Redes de Colaboração Solidária.
Aspectos Metodológicos
O curso de extensão adota a metodologia da práxis, ou seja, parte-se da realidade concreta, da relação dialógica e do comprometimento social dos educandos/as para voltar à realidade com ações de impacto sócio-econômico. Nesta perspectiva os “conteúdos” a serem trabalhados não estão pré-definidos.
A construção curricular a ser efetivadas já começa a ser traçada no processo de seleção da turma, onde a equipe conhece os candidatos, tendo em vista os objetivos da formação.
Após a seleção, o curso inicia com um levantamento da atuação, saberes e perfil de todos e de cada um que fará parte da formação buscando compartilhar os conhecimentos pessoais e profissionais. Em seguida, serão introduzidos os princípios fundantes da EPESS. A partir daí, efetiva-se um diagnóstico com a interação dos cursistas, representantes das entidades e das comunidades, visando identificar as potencialidades e dificuldades enfrentadas por estes com base nas suas necessidades cotidianas, definindo coletivamente os conteúdos abordados no curso.
O curso é teórico-prático, como nos ensina Paulo Freire, sendo dialogicamente construída. Tem como estratégia formativa momentos coletivos presenciais e estudos dirigidos a serem realizados entre um encontro coletivo e outro. Há momentos de pesquisa e intervenção nas comunidades desencadeando um processo de investigação, problematização, sistematização e mobilização popular.
Como se organiza o curso?
O curso é desenvolvido em oito meses. Sua carga horária está dividida entre momentos presenciais, não presenciais e estudos dirigidos, totalizando 448 horas.
Os norteadores teóricos adotados pelo curso são: Filosofia da Libertação; Educação Popular; Economia Solidária; Redes; Desenvolvimento Sustentável; Movimentos Sociais, Políticas Públicas; Mobilização de recursos e Elaboração de Projetos.
Os momentos presenciais e estudos dirigidos consistem na reflexão teórica das práticas dos sujeitos para subsidiar, dentre outras ações, a formação de redes de colaboração solidária.
O conteúdo dos momentos não-presenciais funda-se na própria ação dos sujeitos, refletidas e referenciadas pelos princípios teóricos trabalhados e problematizados nos momentos presenciais; estas ações são caracterizadas no curso como práticas comunitárias.
Nesse sentido, devido ao caráter participativo de sua metodologia e, por ser um curso de extensão certificado por uma instituição de nível superior, portanto será exigida um percentual mínimo de 75% de frequência e cumprimento de atividades (teórico-prática) para assegurar o direito de certificação aos/as participantes.
Em geral o curso ocorre sábado e domingo quinzenalmente e uma sexta por mês, além das atividades práticas na comunidade.
Avaliação
A avaliação do curso é processual, sendo realizada no decorrer de cada módulo temático. Considera-se os conteúdos abordados, a metodologia utilizada.
Cada educando/a confeccionará relatórios sistematizando suas experiências nos momentos formativos e práticas comunitárias. Desta forma faz-se um paralelo na avaliação da vivência formativa e prática comunitária.
Duração do curso:
8 meses
Inicio do Curso:
24 /10/2009
Carga horária total do curso: 448 horas
Momentos presenciais : 344 horas
Momentos não-presenciais (pràticas comunitárias): 104 horas
Horários:
Sábados, domingos e sextas 08:30hs às 17:30hs
Dois dias/mês em atividades comunitárias , obrigatórias, para se dedicar as práticas.
PÚBLICO ALVO
N° de vagas por turma: 30
Perfil:
Agentes sociais com atuação em comunidades de baixa renda do Salvador e Região Metropolitana, vinculadas a entidades que desenvolvem ações no âmbito formativo, de geração de renda e organização comunitária que atuam em diversas instâncias da sociedade como: creches, escolas comunitárias e EJA, movimentos sociais, cooperativas e associações de bairro, grupos culturais, grupos produtivos associativos não formalizados, ONGs, entidades de assessoria a grupos de geração de renda.
Critérios:
• Desenvolver trabalho comunitário nas áreas geográficas de Mata Escura, Calabetão, Pirajá, Pau da Lima, Marechal Rondon, São Caetano, Cajazeiras, São Gonçalo do Retiro, Tancredo Neves, Subúrbio, Fazenda Coutos, Bairro da Paz, Itapuã, Cia Aeroporto, Ceasa, Periperi- Nova constituinte, São Cristóvão
• Ter, preferencialmente, identificação, caminhada ou formação em economia solidária;
• Estar envolvido com grupos produtivos e/ou trabalho de geração de renda e/ou formações profissionais;
• Ser vinculados a entidades que tenham ações em comunidades;
• Possuir escolaridade mínima, preferencialmente, ensino médio ou fundamental completo com comprovada experiência em atividades comunitárias;
• Ter identidade e compromisso com a proposta da EPESS;
• Pertencer a uma entidade que tenha identidade e compromisso com a EPESS;
• Ter disponibilidade de tempo (não acúmulo de funções e/ou outras formações em andamento);
• Ser maior de idade.
METODOLOGIA DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
O agente social passará por um processo seletivo que acontecerá seguindo a ordem abaixo:
Lançamento do edital ; 29/09/2009
Inscrições: Apresentação de currículo, ficha de inscrição, carta de intenção da entidade assinada; 29/09/2009 à 07/10/2009
Pré- seleção interna: adequação aos critérios do edital; 08 e 09/10/2009 Visita a entidade do candidato; 13 a 16/10/2009
Oficinas de apresentação sobre a metodologia do curso, rede, escola (auto-seleção) – em dois turnos; 17/10/2009
Entrevista; 19, 20/10/2009
Análise do desempenho; 21/10/2009
Divulgação do resultado; 22/10/2009
Prazo de matrícula 23/10/2009
Início das atividades do curso 24/10/2009
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Para participar da seleção:
- Ficha de inscrição carimbada pela instituição.
- Justificativa escrita elaborada na oficina.
Para matricula:
- Curriculum Vitae.
- Cópia RG, CPF, comprovante de residência,
- Cópia Histórico escolar
- Comprovante de escolarização.
DIVULGAÇÃO:
Todo processo de acompanhamento do processo seletivo deverá ser realizado pelo site
www.educadoressociaissalvador.org.br
CONTATOS:
Projeto Escola Permanente de Educadores/as Sociais em Salvador
End.: Tv. Patriarca s/n – Ed. St. Agostinho – Apt. 303
Mata Escura – CEP.: 41225-310
Salvador – BA
Tel/fax: (71)3306-4016
E-mail.:
secretaria_ed_soc@yahoo.com.br
http://www.educadoressociaissalvador.org.br
terça-feira, 29 de setembro de 2009
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Tasso Franco é o convidado do Projeto Encontro com o Escritor - BA
domingo, 20 de setembro de 2009
Conferência Internacional com o sociólogo Göran Therborn - SP
O patriarcado e os direitos relativos de pais e filhos, homens e mulheres; o papel do casamento e do não-casamento na regulação do comportamento sexual e a fecundidade e seu controle. Sobre esses temas, o sociólogo Göran Therborn falará no dia 24 de setembro, na FFLCH-USP.
Sua proposta é comparar as mudanças ocorridas nos principais sistemas familiares mundiais.
Göran Therborn tornou-se catedrático do Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge em 2006, depois de se aposentar como Diretor do Collegium Sueco de Estudos Avançados e como professor de Sociologia, na Universidade de Uppsala.
A conferência é uma iniciativa do Núcleo de Estudos da Violência em conjunto com a Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância do Instituto de Estudos Avançados e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Data: 24 de setembro de 2009
Horário: 10h30
Local: Sala 8 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais FFLCH - Av. Prof Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo - SP
Transmissão ao vivo: www.iea.usp.br/aovivo/ (A palestra será proferida em espanhol)
Curso de Investigación en Violencia Femicida
Date: Tue, 8 Sep 2009 16:32:46 +0200
Fax: (34) 91 386 51 31
Abertas inscrições para curso a distância sobre controle social e cidadania
Módulo II - O controle das ações governamentais
Módulo III - O encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis
Curso Controle Social e Cidadania
Inscrições: de 17 a 23 de setembro de 2009, pelo endereço https://ead.serpro.gov.br/cursos/ControleSocial/Apresentacao.asp
Período das aulas: 24/09 a 28/10/2009
Informações: (61) 3412-6479, ead.controlesocial@cgu.gov.br ou ead.esaf9@fazenda.gov.br
imprensacgu@cgu.gov.br
http://www.cgu.gov.br
Senad abre pré-inscrição para curso de prevenção a uso de drogas
O curso é gratuito, oferecido na modalidade de ensino a distância, com carga horária de 120 horas, tem a duração de três meses e certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
I Casulo de Artes Inclusivas no Café Primaz - BA
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Oficina “Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e Promoção da Saúde Materna” - BA
terça-feira, 15 de setembro de 2009
UNEB oferece cursos de especialização a distância - BA
UNEB abre 1.520 vagas para Cursos gratuitos de Pós-graduação lato sensu na modalidade Educação a Distância (EaD) - Oferta tem parceria do programa federal Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Inscrições: de 15/setembro a 13/outubro, exclusivamente pela Internet
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) abre processo seletivo para cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu na modalidade educação a distância (EaD).
Estão sendo oferecidas 1.520 vagas para quatro cursos de especialização - Gestão de Saúde, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Educação a Distância -, distribuídas em 20 pólos, sediados em cidades do interior do estado.
As inscrições para as pós-graduações devem ser efetuadas de 15 de setembro a 13 de outubro, exclusivamente pela internet, através dos endereços eletrônicos www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br. O processo está sendo realizado concomitantemente ao Vestibular 2010 da universidade.
Os candidatos devem efetuar o pagamento, através de boleto bancário, da taxa de inscrição, no valor de R$100. Todos os passos e requisitos para o processo seletivo estão detalhados no edital e no termo aditivo da seleção.
“Nossas especializações têm a mesma importância de qualquer pós-graduação presencial. No entanto, temos o diferencial da gratuidade. Assim, ratificamos nosso compromisso com a inclusão social, chegando a municípios de diversas regiões do estado”, enfatiza Silvar Ribeiro, que coordena a Gestão de Projetos e Atividades na Modalidade a Distância (Gead) da UNEB.
As pós-graduações têm carga de 420 horas-aula, que compreende o período de 18 meses de curso.
Os candidatos devem ficar atentos ao conteúdo programático da prova de seleção, que acontece no dia 6 de dezembro, no turno vespertino.
Os locais de realização da prova serão divulgados nos mesmos sites das inscrições. Os portões vão abrir às 14h30 e serão fechados às 14h50. Os concorrentes terão duas horas para responder as questões do processo seletivo.
Os cursos e o processo seletivo em EaD oferecidos pela UNEB estão em conformidade com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).
Informações: Comissão Permanente de Vestibular (Copeve)/UNEB - Tel.: (71) 3117-2389.
sábado, 12 de setembro de 2009
Colóquio do Centro de Estudos Afro-Orientais - BA
50 Anos de estudos africanos, afro-brasileiros e asáticos na Bahia. 29 e 30 de setembro de 2009
O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) completa, em 2009, 50 anos de dedicação à pesquisa e ação comunitária na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes, bem como à área dos estudos das línguas e civilizações africanas e asiática. A relevância do Centro de Estudos Afro-Orientais é amplamente reconhecida no plano nacional e internacional. Seu pioneirismo nas missões de estudo e intercâmbio com países da África antecipou as iniciativas recentes do governo brasileiro e das agências de fomento à pesquisa (Capes, CNPq) de estímulo às conexões entre o Brasil, a África e a Ásia. O Colóquio CEAO: 50 ANOS tem o intuito de propiciar a ampliação de diálogos e debates entre pesquisador@s brasileir@s e estrangeir@s sobre as culturas africanas e sobre as relações etnicorraciais, e estimular a reflexão sobre o futuro do CEAO como referência na área dos estudos étnicos e africanos no contexto local e global.
PROGRAMAÇÃO
DIA 1 – TERÇA, 29 DE SETEMBRO 2009
15:00 h - ABERTURA
HOMENAGEM AOS EX-DIRETORES E EX-FUNCIONÁRIOS DO CEAO
16:00 h. - Conferência de Abertura
Título: O CAMPO DOS ESTUDOS AFRICANOS NO BRASIL
Conferencista: Prof. Kabenguelê Munanga (Centro de Estudos Africanos - USP)
LOCAL: Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBa (TERREIRO DE JESUS – Centro Histórico)
. 18:00 h.- DESCERRAMENTO DE PLACA COMEMORATIVA
. 18:30 h. - LANÇAMENTOS
. ÁFRICA NEGRA. História e Civilizações,Tomo I., de Elikia M’bokolo;
. O Poder dos Candomblés. Perseguição e Resistência no Recôncavo da Bahia, de Edmar Ferreira Santos;
. Martiniano Eliseu do Bonfim. Um Príncipe Africano na Bahia. Cadernos da Memória, Volume 1, de Marcos Santana;
. Revista Afro-Ásia n.38;
. Mapeamento dos Terreiros de Salvador (CD), Jocélio Teles dos Santos (Coord.).
LOCAL: AUDITÓRIO MILTON SANTOS – CEAO (Lgo. 2 de Julho)
DIA 2 – QUARTA, 30 DE SETEMBRO 2009
9:00 h. – Exibição seguida de debate do Filme "Agostinho da Silva - Um pensamento vivo" de João Rodrigo Mattos - 2006 - (Brasil-Portugal) - 96 min. Filme documentário realizado pelo neto do fundador do CEAO, apresenta o percurso biográfico do humanista português, retratando desde sua infância, passando pelas obras que escreveu durante seu auto-exílio de 25 anos no Brasil, e indo até sua morte, em Portugal, em 1994.
11:00 h. – Mesa Redonda – A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS PARA AS COMUNIDADES NEGRAS
12:30 h. - ALMOÇO
14:00 h: Mesa Redonda - OLHARES SOBRE O BRASIL E A BAHIA – Prof. Eakin Marshall (Associação de Estudos Brasileiros; Vanderbilt University), Prof. Yussuf Adam (Univ. Eduardo Mondlane, Moçambique) e Prof. Ralph Cole Waddey (Mestre em Economia e Estudos Latino-americanos, University of Florida; pesquisador da música brasileira).
16:00: Conferência de Encerramento – Percepções da Bahia do final do Século XX: A Conexão CEAO
Conferencista: Prof. Anani Dzidzienyo (Africana Studies, Portuguese Brazilian Studies, Brown University – USA)
18 HS – COQUETEL (Carurú)
LOCAL: Anfiteatro e área externa da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBa (TERREIRO DE JESUS – Centro Histórico)
REALIZAÇÃO: CEAO - UFBA
APOIO:
FAMED - UFBA
FFCH – UFBa
PATROCÍNIO:
FAPESB
Fundação Pedro Calmon
BAHIAGÁS
DESENBAHIA
PETROBRÁS
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Projeto Fala Escritor - BA
A segunda edição do Projeto Fala Escritor promove no dia 12 (sábado), às 18h, na Livraria Saraiva Mega Store do Salvador Shopping (Espaço Castro Alves), uma programação recheada de atividades culturais, que envolvem palestra, lançamento de livro, recitais poéticos e apresentações musicais. Tudo gratuito e aberto ao público.
A palestra Marketing Pessoal para Escritores, será ministrada pelo escritor e jornalista Carlos Souza (Autor do Livro Revolução Pessoal), que apresenta estratégias para os escritores ganhar visibilidade na mídia tradicional e contemporânea, além de reforçar sua imagem junto ao público leitor. Também haverá o lançamento da coletânea Alma Brasileira, organizada pela escritora Sandra Stabile, e receitais de poesias com Nádia Cerqueira, Buzzy de Carvalho, Nara Góes, Alexandre Amaral, Renata Rimet, Carlos Alberto Barreto, Leandro de Assis, Grigório Rocha, Monique Jagersbacher, Malu Freitas, José da Boa Morte, Vera Passos, outros poetas, além da participação musical de Carlos Ventura e Rick Vieira.
O Projeto Fala Escritor - Criado pelo poeta Leandro de Assis, com a colaboração dos escritores Carlos Souza, Fau Ferreira, Monique Jagersbacher e Valdeck Almeida. O objetivo é unir os novos escritores baianos, incentivar a escrita, a publicação e o lançamento de livros, além de disseminar informações referentes ao mercado editorial.
O quê: Projeto Fala Escritor
Onde: Livraria Saraiva Mega Store do Salvador Shopping (Espaço Castro Alves)
Quando: Dia 12 de setembro (sábado), às 18h.
Informações: (71) 8831-2888
Entrada: Grátis
Mais informações: (71) 8239-0818 / 8805-4708 / 8122-7231
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Videoconferência - Sistemas Setoriais de Cultura: Redes de Audiovisuais e Sistemas de Museus
O painel terá como participantes Daniel Rangel, Diretor de Museus do IPAC, Lorena Coelho, Coordenadora de Redes Produtivas em Cultura, e Ângela Andrade, Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura.
O Programa supracitado prevê para 2009 a realização de 07 (sete) videoconferências abordando diversos temas vinculados às políticas de cultura do estado, tendo a primeira dessa série de 2009 ocorrido em 27 de abril. Os participantes que obtiverem neste ano uma freqüência em 70% (5) das videoconferências receberão o Certificado de Participação conferido pela Secretaria de Cultura do Estado.
A transmissão será pela Rede de Videoconferência do Instituto Anísio Teixeira, nas salas da rede IAT nos municípios e endereços que se encontram em anexo, e através da internet, no site htpp://ead.sec.ba.gov.br/media.
Fonte: Renata ReisRepresentante Territorial da CulturaRegião Metropolitana de SalvadorSuperintendência de Cultura - Sudecult Secretaria de Cultura - Secult/ Ba 71 3116.4072 renata.reis@cultura.ba.gov.br