Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Inscrições abertas para o curso Cidadania e Direito à Educação - SP

O curso é aberto e gratuito. Até o dia 3 de março, inscrições estão abertas para educadores, trabalhadores da educação, estudantes, lideranças populares, jornalistas e ativistas.
Estão abertas até o dia 3 de março as inscrições para o curso Cidadania e direito à educação: formando defensores populares do direito à educação. A iniciativa é da Ação Educativa, organização não-governamental que há 15 anos atua na promoção de direitos educativos, culturais e da juventude, através do programa Ação na Justiça, que busca fortalecer e difundir a exigibilidade jurídica do direito à educação. O curso está sendo oferecido pela segunda vez, numa versão ampliada da primeira edição, realizada em 2007.
“Nosso objetivo é formar e qualificar defensores do direito à educação de qualidade, fortalecendo sua capacidade de atuação junto a comunidades, escolas, movimentos e organizações na identificação de ameaças e violações a direitos, na análise das questões à luz dos princípios e normas educacionais e na utilização estratégica dos mecanismos de proteção dos direitos humanos”, afirma Salomão Ximenes, coordenador do programa Ação na Justiça.
Nesse sentido, serão discutidos nos encontros os aspectos políticos, sociais e jurídicos relacionados aos direitos humanos, especificamente aos direitos econômicos, sociais e culturais; chegando-se à reflexão, aprofundamento e prática a respeito do direito à educação, bem com sua efetivação e exigibilidade através da utilização estratégica dos mecanismos jurídicos de proteção.
Aberto e gratuito

O curso é aberto e gratuito e podem se inscrever educadores, trabalhadores da educação, estudantes, lideranças populares, jornalistas e militantes de movimentos sociais e de organizações não-governamentais.
Os nove encontros do curso serão realizados aos sábados, das 9h30 às 16h30, na sede da Ação Educativa (Rua General Jardim, 660. Santa Cecília. São Paulo), entre março e julho.
O curso está dividido em quatro módulos, distribuídos em dez tópicos temáticos e datas. Os encontros serão divididos em duas partes: pela manhã, conferências abertas com especialistas convidados e, à tarde, oficinas de aprofundamento, com ênfase às possibilidades de intervenção prática e de articulação dos participantes.
As inscrições serão feitas pelo blog do curso. Durante o curso e após seu encerramento, o endereço seguirá disponível aos participantes e aberto ao público em geral. “O blog servirá como espaço de registro dos debates e de socialização de informações, possibilitando que o curso seja acompanhado por quem mais tenha interesse no assunto”, afirma Ester Rizzi, assessora do programa Ação na Justiça.
Seleção

Serão selecionados até cinquenta participantes, que deverão assumir o compromisso de participar das atividades nas datas e horários especificados na programação (http://direitoaeducacao.wordpress.com/programacao/). Caso seja necessário, entrevistas pessoais poderão ser realizadas. No processo seletivo, serão levados em conta os vínculos profissionais e sociais dos candidatos, seus objetivos a partir do curso, as possibilidades de trabalho em cooperação com a Ação Educativa, bem como sua atuação junto a instituições públicas, associações, redes, escolas, movimentos e ONGs. Critérios de raça, gênero ou deficiência também serão considerados. Por isso, a ficha de inscrição deve ser preenchida de forma mais completa possível.
O resultado da seleção será divulgado até o dia 8 de março no site da Ação Educativa e no blog do curso.
Inscrições
Inscrições pela internet
Ficha de inscrição para impressão (entregar na sede da Ação Educativa ou transmitir via fax para o número (11) 3151.2330):
Dúvidas e outras informações: jeanne.gibson@acaoeducativa.org Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ou (11) 3151.2333 – Ramal 162.

Confira abaixo os temas e datas previstos para os encontros:
Módulo I – Aspectos Gerais: educação e direitos humanos
Sábado, dia 13/03/2010    Tópico 1: A Educação como Direito Humano
Sábado, dia 27/03/2010    Tópico 2: Desigualdades e Direito à Educação no Brasil: um balanço dos principais desafios
Módulo II – O Direito à Educação no Brasil: estrutura e legislação do ensino
Sábado, dia 10/04/2010    Tópico 3: Estrutura e Organização do Ensino: federalismo e educação no Brasil
Sábado, dia 24/04/2010    Tópico 4: Conteúdo do Direito à Educação: princípios gerais, deveres estatais, níveis, etapas e modalidades de ensino
Sábado, dia 08/05/2010    Tópico 5: As Fronteiras do Direito à Educação
Sábado, dia 22/05/2010    Tópico 6: A Qualidade como Direito: do princípio abstrato à norma exigível
Módulo III – Diversidade e Participação como Direitos Educacionais
Sábado, dia 05/06/2010    Tópico 7: Controle Social e Participação na Educação: a democracia como direito
Sábado, dia 26/06/2010    Tópico 8: Diversidade e Raça na Educação Escolar: reconhecimento institucional e principais desafios
Módulo IV – O Direito à Educação no Sistema de Justiça
Atividade externa (data a combinar)    Tópico 9: Mecanismos de Defesa do Direito à Educação
Sábado, dia 10/07/2010    Tópico 10: Justiciabilidade do Direito à Educação
___________________

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Curso básico de Informática para comunidade LGBT - BA

 
(Clique na imagem para ampliá-la)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Projeto Incluir abre inscrições para oficinas terapêuticas - BA

Projeto Incluir, em parceria com a Petrobrás, abre inscrições para as Oficinas Terapêuticas Produtivas, nas modalidades de Serigrafia, Artesanatos Variados e Informática.Tais oficinas têm o objetivo de estimular a autonomia de pessoas com deficiência, através da inclusão para o trabalho e conseqüente geração de renda, seja de forma autônoma ou empregatícia!Totalmente gratuito! Em prol da inclusão social das pessoas com deficiência.

Pré-requisitos:
Informática: Pessoa com deficiência, com ensino fundamental completo;
Artesanatos variados: Pessoas com deficiência com idade a partir de 14 anos;
Serigrafia: Pessoas com deficiência com idade a partir de 18 anos.

Além desse projeto de Oficinas Terapêuticas, em parceria com a Petrobrás, o Projeto Incluir oferece em 2010 Grupos de Arteterapia e Grupos de Musicoterapia, para adolescentes e crianças a partir dos 4 anos de idade. Um grupo de Arteterapia com Música para bebês com deficiência (a partir dos 9 meses) está sendo oferecido pela primeira vez.

Maiores informações pelos telefones: 3247-1429 / 3203-6186 / 8896-1430 / 8895-1429 / 8885-1427 ou na sede do Projeto Incluir, Rua Dr. Galdino Magalhães Ribeiro, n. 33 – Federação.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Bolsas para estudantes de países ibero-americanos interessados em cursar pós-graduação na Espanha

Agência FAPESP – A Fundação Carolina anunciou a abertura de processo seletivo para 1.645 bolsas para estudantes de países ibero-americanos interessados em cursar pós-graduação na Espanha. As inscrições, na maior parte dos casos, estarão abertas até o dia 1º de março.
A iniciativa do governo espanhol oferece auxílio financeiro que varia de acordo com cada modalidade. As bolsas são voltadas para praticamente todas as áreas do conhecimento.
Das 1.645 bolsas, 1.092 são para estudos de pós-graduação, 248 para doutorado ou pesquisas de curta duração e 252 para a formação permanente. Esta última modalidade é direcionada exclusivamente a latino-americanos e espanhóis.
O processo seletivo consiste em análise de currículo e entrevistas pessoais. As avaliações serão feitas por uma comissão julgadora, composta por integrantes da Fundação Carolina e das universidades que oferecem os cursos.
São quatro os programas de estímulo à formação da Fundação Carolina: Bolsas de Pós-Graduação, Bolsas para Doutorado e Pesquisas de Curta Duração, Bolsas de Formação Permanente e Auxílios para Pesquisa.

Mais informações: http://gestion. fundacioncarolin a.es

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Capacitação em Jardinagem e Paisagismo no INRI (Instituto Nacional de Renovação integral) - SP


O  Projeto “Cultivando para a vida”  é uma ação de  inclusão social, com o objetivo de  capacitar  pessoas maiores de 18 anos, que tenham renda até 2 salários mínimos  para o ingresso no mercado de trabalho através da prática de jardinagem, paisagismo e geração de renda.
A  formação é  profissionalizante com duração de 10 meses, duas vezes por semana  (segunda e quarta – das 8:00 às 12:00), aulas teóricas no auditório do Instituto (próximo ao Metro Artur Alvin)  e aulas práticas no viveiro(próximo ao metro Guilhermina - esperança).
O Curso de Capacitação de  Jardineiros/paisagistas  além de trabalhar a  aprendizagem de técnicas do plantio e colheita, conhecimento do solo entre outros assuntos relativo ao curso,  possibilitará ao aluno uma reestruturação de vida, nos aspectos físico, emocional e intelectual.
Para atingir todos os objetivos o Curso tem o apoio de profissionais das áreas de psicologia, assistente social, terapia ocupacional, pedagogos e um amparo técnico para a organização e andamento do projeto.
Inscrições pelo telefone: 2743 5182 até o dia 18/02/2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

IFBA abre curso de especialização gratuita em Salvador e interior - BA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), antigo Cefet, abrirá, de 22 a 26 de fevereiro, inscrições para o curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. O curso é gratuito e tem duração de 12 meses com carga horária de 360 horas.

O curso é dirigido a profissionais graduados nas diversas áreas de conhecimento pertencentes ao quadro de pessoal permanente de instituições públicas de ensino das Redes Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Estadual de Ensino e Municipal de Ensino que atuam no Proeja e para professores temporários ou substitutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que atuam no Proeja.

A taxa de inscrição custa R$ 25,00. O resultado será divulgado no dia 12 de abril e a matrícula será realizada nos dias 15 e 16 de abril. As aulas começam no dia 3 de maio nos campi de escolha do candidato.

Serão oferecidas 105 vagas: 35 para o campi Salvador do IFBA, 35 para o de Valença do IFBA, e 35 para o campus Senhor do Bonfim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano).

A taxa de inscrição custa R$ 25,00. O resultado será divulgado no dia 12 de abril e a matrícula será realizada nos dias 15 e 16 de abril. As aulas começam no dia 3 de maio nos campi de escolha do candidato.

O processo seletivo constará de prova escrita, análise de currículo e do pré-projeto de monografia e entrevista. A prova escrita ocorrerá no dia 15 de março no campus de escolha do candidato. As entrevistas para os candidatos classificados na prova escrita serão realizadas de 5 a 7 de abril.

Mais informações podem ser obtidas no site do IFBA [acesse aqui] ou pelos telefones dos três campi (ver em Serviço).

|Serviço|:
O que: Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
Quem oferece: IFBA e IFBaiano
Contatos: IFBA – Campus Salvador: (71) 2102-9506; IFBA Campus Valença: (75) 3641-3051 e IFBaiano - Campus Senhor do Bonfim: (74) 3541-3676.
 
FONTE: Jornal A Tarde Online, 03/02/1974

UFBA promove intercâmbio para os EUA - BA

Estão abertas as inscrições para intercâmbio estudantil nas Universidades de Michigan, em Michigan/EUA e Scranton, na Pensilvânia/EUA para o semestre de outono/2010. Os estudantes devem possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 e não poderão ser concluintes. Os interessados devem inscrever-se online pelo site das Universidades de Michigan e de Scranton: http://www.lsa.umich.edu/oip/international-students.htm, restrito aos cursos das Faculdades de Letras, Artes e Ciências da Universidade de Michigan; http://matrix.scranton.edu/admissions/international-students.shtml#, respectivamente e entregar a documentação na Assessoria para Assuntos Internacionais, na Reitoria da UFBA,  até 01 de março de 2010.
 
Asssessoria para Assuntos internacionais da UFBA
Rua Augusto Vianna, S/N, Canela, Salvadr, Bahia, Brasil
Tel: + 55 71 3283 7025
Fax:  55 71 3283 7067
email: assesint@ufba.br

CEL promove curso de Alemão - SP

Você fala as palavras alemãs Kombi, Hambúrguer, Dobermann, Diesel, Blitz? Viu? Você sabe mais alemão do que imaginava.
Usa as marcas alemãs Siemens, Puma, Volkswagen, Wella, Adidas, Faber Castell? Reconhece os nomes Michael Schumacher, Albert Einstein, Ballack, Mozart, Freud?
 
Ou seja, temos contato com um mundo que se expressa em alemão, seus bens culturais, empresas e produtos. Alemão é a 4ª língua mais falada no mundo, e 80% da Europa a usa; além disso, na cidade de São Paulo existem 1.200 empresas alemãs.
 
Estas empresas estão sempre à procura de profissionais de formação sólida e com conhecimento do idioma alemão. Além disso, estudantes, mesmo com conhecimentos básicos de alemão, têm a oportunidade de obter bolsas de estudo em diferentes áreas na Alemanha pelo DAAD (instituição alemã que oferece bolsas de estudos). 
 
Sabe quanto custa um curso de alemão? R$ 1.500,00. Só que no CEL é de graça, onde você recebe 2 certificados do Goethe Institut, reconhecidos internacionalmente. Não perca essa oportunidade! Acrescente algo a mais a seu currículo!
 
 
Centro de Estudos de Línguas
 
 
Inscreva-se no Centro de Estudos de Línguas (CEL) da E.E. Rui Bloem, promovido pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Vantagens e objetivos:
 
P Ensino gratuito de alemão por 3 anos (total de 240 hs - 6 níveis);
P Ganham-se 2 certificados;
P Concorre-se a 2 bolsas de estudo para Alemanha;
P Só p/ alunos que estejam estudando ou matriculados em escolas estaduais - ensino técnico (qualquer ano e curso), regular (a partir da 6ª série do ensino fundamental) ou supletivo (qualquer série).
 
 
Levar formulário e documentos para o CEL - informações: 
 
P Formulário – retirado por e-mail ou no CEL;
P Documentos: 1 foto 3x4, xerox de R.G. e comprovante de matrícula da escola em que estuda ou está matriculado;
P Turmas p/ 2010 (4hs/sem.): Básico 1: 3ª e 5ª, das 8h às 10h (só tem 2 vagas) ou das 17h às 19h (10 vagas); Básicos 2, 3, 4 e 5 (precisa de conhecimento do idioma): 3ª e 5ª, das 19h às 21h (só tem 4 vagas).
  
Centro de Estudos de Línguas - E.E. Rui Bloem
End.: Av. Dr. José Maria Whitaker, 1221 (10 min. do metrô Pç. da Árvore)
Bairro: Mirandópolis       Tel.: (11) 2275-4918

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estudantes de Engenharia podem fazer intercâmbio na McMaster University - BA

A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA (AAI) seleciona oito estudantes dos cursos de Engenharia da UFBA (graduação) para intercâmbio por seis meses na McMaster University, situada na cidade de Hamilton, no Canadá. Os estudantes devem possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 e não poderão ser concluintes. Os interessados devem inscrever-se na AAI até o dia 26 de fevereiro.

Fonte: www.portal.ufba. br/ufbaempauta/ 2010/Fevereiro/ Foldernoticias. 2010-02-03. 4325/canada

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

3º Forum Internacional Crianaça e Consumo - SP

(Clique na imagem para ampliá-la)

Edital do Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde - BA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Escola de Administração (EAUFBA) / Núcleo de Extensão em Administração (NEA), lança Edital para inscrição, seleção e matrícula de candidatos para o Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde, voltado para gestores e trabalhadores de saúde da rede pública, das áreas técnicas e administrativas dos serviços sob gestão federal, estadual e municipal, incluindo, portanto, secretaria estadual e municipais de saúde, hospitais públicos e filantrópicos, centros de referência da capital e interior, diretorias regionais de saúde, entre outros.

Este curso será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), por meio da Superintendência de Atenção Integral da Saúde (SAIS) e a Diretoria de Gestão da Rede Própria (DGRP), em cumprimento ao Convênio firmado com Ministério da Saúde (MS), em dezembro de 2009, cujas linhas temáticas são: Logística Hospitalar e Práticas Administrativas; Princípios da Administração Pública, Licitação e Contratos de Gestão; Planejamento e Orçamento Público. A carga horária será de 180 h, compreendendo um período de três meses por turma, com previsão de realização de 10 turmas num total de 24 meses.

Esta é mais uma iniciativa de parceria do governo federal e estadual, por meio do Ministério e Secretaria Estadual de Saúde, voltada para o fortalecimento da Política de Educação Permanente com ênfase no desenvolvimento organizacional, mediante a qualificação da gestão e práticas de saúde pública.

A coordenadora do curso da EAUFBA, Profª Vera Mendes, informa que os objetivos do Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde consistem em desenvolver capacidades técnicas, administrativas e gerenciais no âmbito da gestão hospitalar e de serviços de saúde pública; propiciar aos participantes ferramentas administrativas, adequadas ao contexto e realidade institucional, em conformidade com os princípios da administração pública e SUS; ampliar a qualificação dos trabalhadores dos serviços de saúde, mediante a organização dos processos de trabalho e gestão logística de insumos e suprimentos estratégicos, com vistas à redução de desperdícios e descontinuidade das ações, proporcionando melhoria da eficiência do SUS; fomentar o compartilhamento e o desenvolvimento de tecnologias de gestão e de produção da atenção à saúde de forma humanizada, resolutiva e sustentável, proporcionando melhoria da eficácia do SUS.

O processo seletivo será composto de duas etapas, quais sejam: Etapa I – Inscrição e Entrevista, Etapa II – Resultado da Seleção e Matrícula. As inscrições serão gratuitas e realizadas no período de 03 a 28 de fevereiro de 2010, através de postagem por Correios (SEDEX), dos documentos classificados como caráter eliminatório: i) Ficha de Inscrição (Anexo 1) impressa, disponível juntamente com Edital de Seleção Pública no site www.adm.ufba.br e www.inovarh.ufba.br; ii) Carta de intenção do candidato com justificativa dos motivos e expectativas profissionais com relação ao curso; iii) Ofício da Diretoria da instituição de saúde com indicação do trabalhador, assumindo o compromisso de liberação do mesmo nos horários de realização das aulas e trabalhos extraclasse, bem como a responsabilidade com o deslocamento, hospedagem e alimentação, quando se tratar de servidores lotados em unidades do interior do estado; iv) Curriculum Vitae. Estes documentos deverão ser encaminhados à Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, Escola de Administração da UFBA, Sala 08 (Térreo) – Vale do Canela, Salvador-Bahia, CEP.: 40.110-903, com o título “SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE”;

O curso será composto por 3 (três) módulos, com carga horária de 60 horas cada, totalizando 180 horas por turma, a ser desenvolvido com aulas presenciais, ministradas quinzenalmente (quintas-feiras: 18 às 22 horas; sextas-feiras 08 às 18 horas; sábados 08 às 18 horas), com duas turmas simultâneas intercaladas semanalmente. O curso acontecerá na Escola de Administração da UFBA cujo endereço é Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n – Vale do Canela – Salvador – Bahia – CEP: 40.110-903.

O Edital do Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde poderá ser conferido aqui no portal da Rede InovarH e no site de Escola de Administração da UFBA no endereço http://www.adm.ufba.br/.


Fonte: Rede Inovah

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Curso online prepara para concurso de professores

Curso preparatório para o processo seletivo de Professores da Educação Básica II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Esse curso pretende analisar o perfil desejado para os professores e estudar a legislação exigida para o processo seletivo conforme Resolução SE 9 de 27/01/2010.

Mais informações: http://diarioeducacaosp.edumoot.com/