Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008
Seguidores do Só Cursos Grátis
Pesquisa personalizada
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Embaixada seleciona professores de inglês da rede pública para curso gratuito nos EUA
Da Redação
Em São Paulo
Em São Paulo
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil abriu seleção para um curso de oito semanas de capacitação em língua inglesa na Universidade de Oregon. Podem participar professores do idioma que lecionem na rede pública de ensino básico. As inscrições vão até o dia 4 de novembro no site da Comissão Fulbright <http://www.fulbright.org.br/2010/content/view/128/169/>.
Serão selecionados até 50 professores, que serão divididos em dois grupos: um para o curso que começa em janeiro e outro, para o que começa em junho. É necessário que o docente preencha os seguintes requisitos:
- Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense;
- Possuir bacharelado ou licenciatura em língua inglesa;
- Ser professor de inglês em exercício, efetivo na rede pública de ensino básico, com estágio probatório concluído;
- Ter concluído a graduação em letras (língua inglesa) após 1995;
- Ter proficiência em inglês;
- Estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;
- Não possuir experiência acadêmica e/ou profissional prévia nos EUA.
IF Baiano lança Processo Seletivo para Curso Gratuito de Especialização em LIBRAS - BA
O IF Baiano lança no dia 24/10 o Processo Seletivo para curso de especialização lato sensu em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. O curso é gratuito. As inscrições permanecem abertas até o dia 7 de novembro e devem ser feitas através de um formulário no site www.concursos.ifbaiano.edu.br.
35 vagas são oferecidas para o curso, que tem duração total de 360 horas. A especialização tem como público alvo profissionais da educação que atuam nas redes federal, estadual e municipal, e também representantes de ONGs. Só podem se inscrever pessoas que tenham graduação.
As inscrições são gratuitas e o Processo Seletivo tem duas etapas: uma prova escrita e a análise dos documentos do candidato. A primeira fase será realizada no dia 13 de novembro de 2011.
As aulas do Curso de Especialização em Libras vão acontecer quinzenalmente em Salvador, num local a definir.
Esse curso visa atender ao Decreto 5626/2005, que obriga o ensino de Libras nos cursos de formação de professores das diferentes áreas do conhecimento, assim como a inclusão de alunos com deficiência auditiva.
IF Baiano – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino básico e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia.
O que? Processo Seletivo para Curso Gratuito de Especialização em LIBRAS
Quando? Inscrições de 24/10 a 07 de novembro
Onde? No site www.concursos.ifbaiano.edu.br
Quanto? Inscrições gratuitas
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Curso online "Gerenciando bibliografia com o EndNote x5"
Curso Gratuito Online:
Gerenciando bibliografia com o EndNote x5:
Passo a passo EndNote
Nosso treinamento tem duração de 1 hora através do Webinar. Nesta oportunidade veremos os recursos básicos do EndNote X5.
Veja as data pré agendadas e clique para em uma delas participar:
Caso você não tenha o EndNote, por favor faça o download em:
Utilizando o EndNote, tempo previsto 1 hora ao final você será capaz de:
1. Abrir o EndNote
2. Importar referências do PubMed
3. Organizar grupos e referências
4. Introduzir referências no manuscrito
5. Definir um estilo para publicação
6. Transferir referências do Scielo e do google acadêmico
System Requirements
PC-based attendees
Required: Windows® 7, Vista, XP or 2003 Server
Macintosh®-based attendees
Required: Mac OS® X 10.5 or newer
Atenciosamente,
Angélica Gimenez -Depto. Comercial
0800 111 871 • 19 32349270
fax 19 32349380
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
IOS promove curso de capacitação - MG
(Clique na imagem para ampliá-la)
O IOS - Instituto da Responsabilidade Social, agora presente também em Belo Horizonte, promove a capacitação de jovens de baixa renda em Administração e Tecnologia da Informação, e atua como um facilitador no direcionamento dos jovens aprovados para possíveis vagas de emprego em empresas que se utilizam desta tecnologia.
As inscrições vão de 03 a 21 de outubro e as aulas iniciam no dia 24/10/2011. O treinamento será inédito: as capacitações em ERP (Processos Administrativos) e CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) serão ministradas juntas. Há vagas para os períodos da manhã ou da tarde.
O curso tem duração de 300 horas, terá inicio em outubro de 2011 e termino em junho de 2012, sendo que, durante o período de 19 de dezembro à 31 de janeiro haverá um recesso de férias.
Critérios para Inscrição
• Faixa etária entre 15 anos (completos) e 21 anos (incompletos);
• Estudar no Ensino Médio ou já tê-lo concluído em escola da rede pública;
• Possuir, comprovadamente, baixa oportunidade financeira e social;
• Ter vontade de ingressar no mercado de trabalho após o início do treinamento.
Mais informações e ficha de inscrição disponível em: http: //www.ios.org.br
Mesa Redonda "Corpo, Cultura e Identidade Nacional " - PE
A sessão de Diálogos da disciplina de Cultura Popular e o LAPED – Laboratório de Estudos Pedagógicos - convidam para a mesa redonda que integra as atividades da Semana Universitária da UPE:
Palestrantes:
Edilson Fernandes, Pró-Reitor de Extensão da UFPE e professor do Departamento de Educação Física (UFPE) (a confirmar)
Gilson Santana (Mestre Meia-Noite), Coordenador do Centro de Educação Cultura Daruê Malungo
Liana Lewis, Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de
Pós-Graduação em Sociologia da UFPE
Dia: 19 de outubro, quarta-feira Hora: 16:00 às 18:00
Local: Escola Superior de Educação Física/UPE
Campus Santo Amaro (o mesmo do Hospital Oswaldo Cruz) – Fone: (81)31833350
domingo, 16 de outubro de 2011
Angelo Serpa lança livro com show do Simples Rap'ortagem - BA
Noite de autógrafos acontece no ICBA, no dia 19
O professor Angelo Serpa, docente do Instituto de Geociências da UFBA e pesquisador do CNPp, lança seu livro LUGA E MÍDIA (Ed. Contexto), no dia 19 de outubro, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Corredor da Vitória), a partir das 18h30min.,com participação do grupo Simples Rap'ortagem. O livro trata da apropriação socioespacial dos meios de comunicação nos bairros populares de Salvador, em contraponto com a cidade de Berlim, na Alemanha. Angelo Serpa mostra como os lugares de ocorrência de iniciativas populares encontram rebatimento na ação e no discurso dos grupos protagonistas das cidades pesquisadas e como as rádios comunitárias e o universo virtual da internet veiculam o cotidiano dos lugares analisados por meio dos conteúdos produzidos. Lugar é aqui entendido como plataforma para a construção de ações e discursos de cunho espacial, que perpassam variadas escalas e recortes, abrindo e articulando os lugares para com o mundo. Livro indispensável para geógrafos, urbanistas e todos que pesquisam a dinâmica das cidades.
Um grupo de Rap original e desconcertante: essa é a melhor forma de definir o Simples Rap’ortagem. Criatividade, baianidade, humor e muita irreverência para tratar de temas polêmicos e delicados, sob o embalo rítmico e dançante das levadas, fazem parte dos seus espetáculos. Quem deseja fugir da mesmice, eis um bom motivo pra se surpreender!
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO "LUGAR E MÍDIA" COM SHOW DO SIMPLES RAP'ORTAGEM
Quando: 19 de outubro (quarta-feira)
Horas: 18:30h
Onde: Teatro do ICBA - Instituto Cultural Brasil Alemanha, no Corredor da Vitória, Salvador - BA.
Entrada: Gratuita
sábado, 15 de outubro de 2011
Curso grátis na Universidade de Stanford (EUA) via internet
Este projeto de ensino à distância gratuito é financiado pela Sequoia Capital, a mesma empresa que ajudou a lançar o Google, Yahoo, Nvidia e muitas outras empresas de tecnologia de sucesso. Existem várias colaborações entre cientistas da Universidade de Stanford e pesquisadores brasileiros, inclusive há cientistas brasileiros prestigiados que lecionam naquela instituição de ensino superior.
A Universidade de Stanford agora permite que você melhore seu currículo gratuitamente ao fazer um curso à distância gratuito. Os cursos incluem o mesmo conteúdo ensinado no próprio campus da universidade com aulas em vídeos online que também podem ser baixados, slides, material de leitura, trabalhos para serem feitos em casa, exames e testes.
O projeto Standford Engineering Everywhere (SEE) consiste em um site de curso grátis que já está oferecendo três diferentes cursos online gratuitamente, cada um com, no mínimo, três diferentes módulos. O programa está disponibilizando uma das seqüências de engenharia mais populares da universidade em cursos grátis de introdução à Ciência da Computação. Estes cursos são feitos pala maioria dos estudantes de graduação da própria faculdade.
Os cursos escolhidos são uma base importante para estudantes de Engenharia da Computação e Engenharia elétrica que permitem também passar para cursos mais avançados em Inteligência Artificial e Sistema Lineares e Otimização.
Não é necessário se registrar no site. É claro que os cursos são em inglês, você necessitará habilidade ao menos no inglês técnico para concluir o curso online gratis.
No SEE você não terá inteiração com instrutores ou professores: não poderá tirar dúvidas ou ter os seus trabalhados e provas avaliados. Mas as comunidades online da própria universidade poderão oferecer recursos para que os estudantes do SEE discutam o trabalho realizado no decorrer do curso.
Referência:
Para acessar o curso:
FONTE: EAD Projeto Cursos Grátis
JurisWay site de cursos gratuitos para concursos para area juridica
O JurisWay disponibiliza gratuitamente 841 cursos online sobre temas jurídicos e áreas de apoio, como português, inglês e desenvolvimento pessoal.
Cursos grátis para concursos principalmente na área juridíca. O site desponibiliza diversos cursos totalmente gratuitos focado em concursos com ótimo conteúdo para aqueles que pretendem estudar de forma autodidata. Para saber mais sobre os cursos de concursos grátis é só clicar no link no final da página.
Por que JurisWay?
Jurisway é um projeto educacional mantido pelo INEPRO (Instituto Nacional de Educação Profissional) voltado para a inserção do cidadão no mundo legal, como solução para a compreensão de que a perfeita cidadania implica em direitos, deveres e limites, e mais, que estes institutos se entrelaçam, regrados que são pela via do conjunto de normas vigentes.
É que todo aprofundamento de estudos sobre a banalização da violência, ou sobre o crescimento da pobreza, ou ainda sobre o avanço da marginalidade, em todos os seus ângulos, passa pela constatação da crença generalizada de que a grande massa não se sente integrada à vida em sociedade.
O resultado, já patente, é a proliferação da idéia de que é normal ser desonesto, corrupto, sonegador; que o escrúpulo, a honra e a civilidade estão fora de moda; que o caminho é atropelar as instituições, desrespeitar as leis e fazer justiça com as próprias mãos.
Com a meta de alterar este horizonte foi desenvolvido o Projeto JurisWay que se destina a fomentar a certeza de que agindo em sintonia com os regramentos legais, qualquer cidadão pode romper barreiras e realizar o mais ambicioso dos seus sonhos.
O objetivo é mostrar que a vida social é balizada por regras de conduta, legais e morais, e que o único antídoto da exclusão é o conhecimento, sem o qual não é possível tirar proveito das oportunidades existentes e abertas.
O formato, pela via virtual, é indicado para permitir que o cidadão possa entender o mais simples dos direitos; substanciar decisões cotidianas; dar juridicidade formal a documentos; adquirir conhecimento jurídico para concursos; sanar dúvidas de estudantes; se valer de fórmulas de documentos, contratos e petições; além de abrir as portas de um novo mundo, extraordinariamente importante para pobres e ricos, operários e executivos, ignorantes e letrados.
Isto porque, hoje, no mundo em que vivemos, o saber jurídico básico é apenas e simplesmente imprescindível.
Nesta jornada o JurisWay não caminha sozinho e tem a participação voluntária e cidadã de muitos parceiros. Só por isso, tem conseguido levar avante um projeto de envergadura internacional que registra um grande sucesso por mudar a vida de milhares de pessoas, especialmente por tornar a existência socialmente viável de imediato e mais auspiciosa no futuro próximo.
A meta é possibilitar aos cidadãos acompanhar aulas, obter material de estudo e aprofundar pesquisas, tudo absolutamente grátis, sem qualquer despesa a qualquer título.
Assim, com o objetivo de acelerar a distribuição de conhecimento, convidamos você, pessoa física ou jurídica, a somar forças para viabilizar esta verdadeira revolução cidadã e de ser partícipe da realização do maior projeto sócio-educacional deste país.
O link para acessar os cursos:
FONTE: EAD Projeto Cursos Grátis
terça-feira, 11 de outubro de 2011
FFCH/UFBA promove o mini-curso "Sociologia Pública: para que e para quem?" - BA
(Clique na imagem para ampliá-la)
Nos dias 18 e 19 a tarde, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA no Pavilhão Raul Seixas, em S. Lázaro, acontecerá um minicurso ministrado por Michael Burawoy (Universidade da Califórnia, em Berkeley) e Ruy Braga (USP), que terá como tema Sociologia Pública: para que e para quem?, quando será desenvolvida, além de um debate sobre as diversas experiências de sociologia pública no mundo, a partir da exposição de Michael Buroway, uma análise da experiência brasileira, onde Ruy Braga apresentará a sociologia pública no contexto da sociologia e das lutas sociais no Brasil.
No dia 20, às 11h, no Auditório do CRH da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA será realizado o lançamento do número especial do Caderno CRH – Trabalho, Precarização e Resistências, com uma mesa constituída pelos dois professores, que tratarão da temática sobre o trabalho e suas transformações na atualidade.
No dia 20 às 19 horas, no Auditório da Faculdade de Economia da UFBA, haverá uma palestra intitulada “Sociologia Pública: Para quê? E Para quem? ”, que tem por objetivo discutir esse tema com os diferentes públicos extra-acadêmicos.
Michael Burawoy é professor do Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia, Berkeley, conhecido como um etnossociólogo do trabalho. Em 2004 foi eleito presidente da American Sociological Association (ASA). Entre 2006 a 2010 foi vice-presidente para o Comitê das Associações Nacionais da International Sociological Association (ISA). E atualmente é presidente da International Sociological Association (ISA). Michael Burawoy possui várias publicações, dentre elas o livro “Por uma Sociologia Pública” escrito com Ruy Braga, Professor e Vice-Chefe do departamento de sociologia da Universidade de São Paulo, Diretor do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic), secretário de redação da revista Outubro e organizador juntamente com o prof. Marco Aurélio Santana o dossiê Sociologia Pública do Caderno CRH n. 56. Principal expoente na defesa da Sociologia Pública, Burawoy defende a ideia de uma “prática sociológica” engajada com diferentes públicos extra-acadêmicos, que consiga conjugar o rigor de uma sociologia profissional com a intervenção no espaço público, pois o que poderia ser a sociologia se não um compromisso com diversos públicos sobre diferentes questões públicas?
A partir desse questionamento, Burawoy introduz onze teses polêmicas e estimulantes sobre a sociologia pública, argumentando que há quatro tipos de conhecimento sociológico que formam a divisão do trabalho na sociologia e que são interdependentes e complementares, sendo indispensável ao florescimento disciplinar: a sociologia profissional, a crítica, a pública e a para políticas públicas. Dessa forma, ele faz distinção entre duas noções de sociologia pública, a tradicional, que busca transformar os problemas privados em questões públicas por meio de um exercício especificamente sociológico de mostrar a conexão entre a microexperiência individual e a macroestrutura social, essa perspectiva entende que a educação sociológica viria de cima para baixo (é tradicional por que depende de visibilidade institucional para que tenha êxito). Já a sociologia pública orgânica, que trabalha nas trincheiras da sociedade civil, não depende da mesma visibilidade, pois vai mais além, o desafio estaria na negociação de três conjuntos de relações de poder: o primeiro dentro da comunidade acadêmica que, com freqüência, condena e rejeita tais engajamentos; o segundo entre os sociólogos e a comunidade com a qual eles se comprometem; e o terceiro, as relações de poder dentro daquela comunidade estudada. Portanto, a proposta de Burawoy abre novas possibilidades para articular o pensamento sociológico e a ação social. O termo Sociologia pública tende a ficar cada vez mais conhecido, tanto no espaço acadêmico como em outros públicos na sociedade. A sociologia pública pretende ser, portanto, o campo da interlocução da sociologia com o público, com os diferentes públicos, e é daí que ela receberia sua validação social, é aí justamente que ela informaria, discutiria, entraria em contato e exerceria um papel civilizatório.
No Brasil, Ruy Braga tem sido o defensor e difusor da proposta de uma sociologia pública. Em seus textos tem discutido como se processa a trajetória da sociologia do trabalho brasileira, identificando as diferentes fases e campos do conhecimento sociológico (o profissional, o crítico, o público e o para políticas públicas) pelos quais foi marcada. Reflete assim sobre o lugar da sociologia pública no contexto da sociologia e das lutas sociais no Brasil, ontem e hoje.
A atividade conta com o apoio do Pronex Filosofia e Ciências (FAPESB/CNPq).
No dia 20, às 11h, no Auditório do CRH da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA será realizado o lançamento do número especial do Caderno CRH – Trabalho, Precarização e Resistências, com uma mesa constituída pelos dois professores, que tratarão da temática sobre o trabalho e suas transformações na atualidade.
No dia 20 às 19 horas, no Auditório da Faculdade de Economia da UFBA, haverá uma palestra intitulada “Sociologia Pública: Para quê? E Para quem? ”, que tem por objetivo discutir esse tema com os diferentes públicos extra-acadêmicos.
Michael Burawoy é professor do Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia, Berkeley, conhecido como um etnossociólogo do trabalho. Em 2004 foi eleito presidente da American Sociological Association (ASA). Entre 2006 a 2010 foi vice-presidente para o Comitê das Associações Nacionais da International Sociological Association (ISA). E atualmente é presidente da International Sociological Association (ISA). Michael Burawoy possui várias publicações, dentre elas o livro “Por uma Sociologia Pública” escrito com Ruy Braga, Professor e Vice-Chefe do departamento de sociologia da Universidade de São Paulo, Diretor do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic), secretário de redação da revista Outubro e organizador juntamente com o prof. Marco Aurélio Santana o dossiê Sociologia Pública do Caderno CRH n. 56. Principal expoente na defesa da Sociologia Pública, Burawoy defende a ideia de uma “prática sociológica” engajada com diferentes públicos extra-acadêmicos, que consiga conjugar o rigor de uma sociologia profissional com a intervenção no espaço público, pois o que poderia ser a sociologia se não um compromisso com diversos públicos sobre diferentes questões públicas?
A partir desse questionamento, Burawoy introduz onze teses polêmicas e estimulantes sobre a sociologia pública, argumentando que há quatro tipos de conhecimento sociológico que formam a divisão do trabalho na sociologia e que são interdependentes e complementares, sendo indispensável ao florescimento disciplinar: a sociologia profissional, a crítica, a pública e a para políticas públicas. Dessa forma, ele faz distinção entre duas noções de sociologia pública, a tradicional, que busca transformar os problemas privados em questões públicas por meio de um exercício especificamente sociológico de mostrar a conexão entre a microexperiência individual e a macroestrutura social, essa perspectiva entende que a educação sociológica viria de cima para baixo (é tradicional por que depende de visibilidade institucional para que tenha êxito). Já a sociologia pública orgânica, que trabalha nas trincheiras da sociedade civil, não depende da mesma visibilidade, pois vai mais além, o desafio estaria na negociação de três conjuntos de relações de poder: o primeiro dentro da comunidade acadêmica que, com freqüência, condena e rejeita tais engajamentos; o segundo entre os sociólogos e a comunidade com a qual eles se comprometem; e o terceiro, as relações de poder dentro daquela comunidade estudada. Portanto, a proposta de Burawoy abre novas possibilidades para articular o pensamento sociológico e a ação social. O termo Sociologia pública tende a ficar cada vez mais conhecido, tanto no espaço acadêmico como em outros públicos na sociedade. A sociologia pública pretende ser, portanto, o campo da interlocução da sociologia com o público, com os diferentes públicos, e é daí que ela receberia sua validação social, é aí justamente que ela informaria, discutiria, entraria em contato e exerceria um papel civilizatório.
No Brasil, Ruy Braga tem sido o defensor e difusor da proposta de uma sociologia pública. Em seus textos tem discutido como se processa a trajetória da sociologia do trabalho brasileira, identificando as diferentes fases e campos do conhecimento sociológico (o profissional, o crítico, o público e o para políticas públicas) pelos quais foi marcada. Reflete assim sobre o lugar da sociologia pública no contexto da sociologia e das lutas sociais no Brasil, ontem e hoje.
A atividade conta com o apoio do Pronex Filosofia e Ciências (FAPESB/CNPq).
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
domingo, 2 de outubro de 2011
Curso online "Direitos Humanos e Cidadania para Todos"
PROJETO AFRO – DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA PARA TODOS, Curso Gratuito, a distancia e on-line.
Ministrado pela Dra. MARIA LIMA MATOS, Delegada da Policia Civil do Estado SP, Professora de Direitos Humanos e Direitos Fundamentais; líder voluntária pró Direitos Humanos e Igualdade Racial; Presidente da ONG Cidadania e Segurança para Todos. O curso é composto por 20 módulos, 10 provas, com carga horaria de 60 horas e duração de 10 semanas. Disciplinas:
Direitos Humanos – Cidadania – Igualdade Racial – Direitos Políticos e Ética – Inscrições Abertas
O Certificado é emitido, após comprovação do aprendizado através das 10 provas realizadas, que deverão ser redigidas, de próprio punho com assinatura por extenso do aluno. (NÃO ACEITAMOS PROVAS E ASSINATURAS EM LETRA DE FORMA.)
Maiores Informações, acesse: www.tucanafro.ning.com
Email: marialimamatos@terra.com.br e
tucanafrosecretariadodenegros@gmail.com
Torne-se nosso membro, abra sua pagina em nosso site sem nenhum ônus, para postar fotos, vídeos, eventos, comentários, blogs, fóruns, notas, bate-papos, compartilhando com o twitter, facebook e outras redes. Participe de um novo projeto de mudança. Acessem: www.tucanafro.ning.com.
Apoie a “CPI da Corrupção”, saiba mais, acesse: http://cpidacorrupcao.blogspot.com/
Assinar:
Postagens (Atom)