Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

560 vagas são ofertadas para cursos técnicos a distância

Há vagas para Automação Industrial, Análises Químicas, Informática para Internet, Controle Ambiental, Edificações, Hospedagem, Metalurgia e Serviços Públicos


E aí, você pensou em fazer um curso técnico, mas não tem como se deslocar todos os dias até um dos câmpus do IFMG? O Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) do Instituto está com inscrições abertas para o Exame de Seleção 2015/1.
Ao todo, são 560 vagas, distribuídas pelos polos de Betim (duas unidades), Ouro Preto (distrito Cachoeira do Campo), Jeceaba, Piumhi e São Gonçalo do Sapucaí. O candidato poderá optar entre os seguintes cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio): Automação Industrial, Análises Químicas, Informática para Internet, Controle Ambiental, Edificações, Hospedagem, Metalurgia e Serviços Públicos.
Como se inscrever!
Gratuitas, as inscrições podem ser feitas de 24 de novembro até às 22h do dia 5 de janeiro de 2015, exclusivamente pelo link: INSCRIÇÕES.
Seleção
A seleção dos candidatos será realizada por meio de um sorteio eletrônico. Tal sorteio ocorrerá na Reitoria do IFMG no dia 7 de janeiro de 2015, das 17h às 21h, e será aberto ao público para acompanhamento.
Cursos por polo
- Betim (Polo de apoio presencial): Automação Industrial, Controle Ambiental, Edificações e Serviços Públicos
- Betim (Câmpus): Análises Químicas e Informática para Internet
- Ouro Preto (Cachoeira do Campo): Hospedagem
- Jeceaba: Metalurgia
- Piumhi: Serviços Públicos
- São Gonçalo do Sapucaí: Hospedagem e Controle Ambiental
Reserva de vagas
São reservadas 50% das vagas aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Basicamente, os critérios de classificação dentro do sistema são três: o primeiro está ligado ao fato do aluno vir de escolas públicas, o segundo, relacionado à renda familiar per capita e o terceiro, à autodeclaração de cor (ver detalhes no edital).
Contatos
Polo Betim: (31) 3532-7388, das 14 às 21h
Câmpus Betim: (31) 3597-6360, das 14 às 21h
Cachoeira do Campo: (31) 3553-2319 ou 3559-2155, das 8 às 12h e das 14 às 18h
Jeceaba: (31) 3735-1503 ou 3735-1319, das 8 às 11h e das 14 às 20h
Piumhi: (37) 3371-5022 ou 3371-4289, das 19 às 22h
São Gonçalo do Sapucaí: (35) 3241-2475, das 8 às 11h e das 14 às 20h

FONTE: Site CEAD IFMG

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

USP oferece curso grátis sobre Visões do Brasil do Século XIX

A Univesp TV está disponibilizando umcurso grátis online sobre Visões do Brasil. Ele é voltado a graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de artes plásticas, artes visuais, história, design, arquitetura, fotografia, ciências humanas e assuntos correlatos. Também é aberto a todos com formação superior em qualquer área do saber.
Este curso “Visões do Brasil – Século XIX” é apresentado gratuitamente, em forma de videoaulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail.
Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.
O curso
São 08 videoaulas gratuitas do ciclo de conferências “Artes Visuais no Brasil do século XIX”, realizadas pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP em outubro e novembro de 2010 e ministradas cada uma por um docente diferente.
Na primeira aula do curso, por exemplo, a historiadora Lilia Schwarcz traça um retrato singular do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay. Nos cinco anos que passou no Brasil a partir de 1816 ele produziu cerca de 30 telas, e em quase todas elas representou a natureza e a escravidão. Taunay representava os escravos brasileiros como pequenas figuras, sempre no primeiro plano das telas, e sempre ocupados com alguma tarefa. Na segunda parte de sua aula a historiadora Lilia Schwarcz mostra que o gosto pelos detalhes aparece também nas obras que ele produziu na França, quando pintava para a corte de Napoleão.
O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.
Conteúdo programático
  • Aula 1: Natureza e escravidão na obra de Taunay, ministrada pela historiadora da USP, Lilia Schwarcz.
  • Aula 2: Artistas viajantes: uma tradução dos trópicos, ministradas por Valéria Lima da Faculdade de Ciências Humanas – Unimep.
  • Aula 3: Primeiras caricaturas, ministradas por Rosangela de Jesus Silva do Instituto de Filosofia de Ciências Humanas – Unicamp.
  • Aula 4: A pintura histórica entre o Império e a República, ministrada por Luciano Migliaccio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP.
  • Aula 5: Fotografia, testemunho e ficção, ministrada por Vânia Carvalho e Solange Lima do Museu Paulista – USP.
  • Aula 6: Entre o olho e a paisagem existe a cultura, ministrada por Cláudia Valadão do Instituto de Artes – Unicamp.
  • Aula 7: Escultura e memória no Brasil, ministrada por Maria do Carmo Couto da Silva do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp.
  • Aula 8: A história da crítica de arte no Brasil, ministrada por Paula Vermeersch do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp.
O curso sobre “Artes Visuais no Brasil do século XIX” é mais uma dica gratuita que o Canal do Ensino traz para te ajudar a expandir a mente, pensar diferente e aumentar ainda mais seus conhecimentos.
Boas aulas!
FONTE: UNIVESP TV

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

UFRGS e MinC realizam Curso de Extensão em Administração Pública da Cultura

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em convênio com o Ministério da Cultura, lança o Curso de Extensão a Distância gratuito para gestores públicos de cultura, conselheiros de cultura e agentes culturais. 
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet pelo site www.ufrgs.br/admcultura, entre 10 e 30 de dezembro de 2014. Candidatos de todo o Brasil podem se inscrever.
 
Durante o ano de 2015, serão oferecidas quatro turmas com 200 vagas cada. Os períodos de realização de cada turma serão Turma A (5/1/2015 a 31/3/2015); Turma B (1º/4/2015 a 30/6/2015); Turma C (1º/7/2015 a 30/9/2015) e Turma D (1º/10/2015 a 30/12/2015). 
 
O Curso de Administração Pública da Cultura será realizado por meio do Sistema de Ensino a Distância da UFRGS, usando a plataforma Moodle.
 
Os temas abordados no curso serão: "Políticas Públicas e Administração Pública Participativa"; "Cultura e Diversidade – Noções Iniciais"; "Administração Pública Contemporânea"; "Economia da Cultura";  "Planejamento na Cultura"; "Orçamento Público"; "Financiamento da Cultura"; "Governança Pública" e "Equipamentos e Dinâmica Cultural".
 
A carga horária é 63 horas e, com exceção da disciplina sobre EAD, informativa, as demais terão uma apostila e vídeo-aulas, nas quais os conteúdos serão explicados pelo professor e haverá exercícios sobre a apostila.
 
Os estudantes terão também acesso às apresentações que sintetizam os principais conteúdos, além do material de apoio, como artigos e links para vídeos que podem ser usados pelos estudantes para aprofundar temas.
 
Para a obtenção do certificado de realização do curso, o aluno deverá alcançar 60% de acertos nos exercícios previstos para cada disciplina.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

UNEB abre inscrições para cursos gratuitos na área de informática - BA

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) abrirá inscrições a partir do próximo dia 22 para os cursos profissionalizantes gratuitos do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades Telecentros.BR. Interessados que preenchem os pré-requisitos –  estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio – podem se inscrever até dia 30 de janeiro de 2015 pelo site oficial da universidade. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Uneb e o Ministério das Comunicações. Serão ofertados sete cursos, nível médio-técnico, na modalidade à distância: Programador de Sistemas, Operador de Computador, Gestão em Tecnologia da Informação, Técnico em Design de Web, Gestão da Comunicação e Responsabilidade Social, Comunicação Social e Cidadania Digital e Comunicação e Linguagens Midiáticas. O objetivo do curso é capacitar cidadãos brasileiros nas áreas de informática e comunicação. São, ao todo, 4,2 mil vagas para todo o país. O inscrito pode pleitear por apenas uma vaga em um dos cursos ofertados. 

FONTE: Bahia Notícias

domingo, 14 de dezembro de 2014

Cursos de qualificação gratuitos para beneficiários do Bolsa Família - BA

Beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e seus dependentes em Salvador terão a chance de se qualificar profissionalmente de graça. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), por meio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), abriu 285 vagas para 15 cursos de formação profissional, com aulas marcadas para começar na segunda-feira. Ajudante de obra, encanador, instalador predial, pedreiro de alvenaria e programador de Web são alguns dos cursos oferecidos pelas instituições. Para se candidatar, o interessado precisa ter idade entre 15 e 59 anos. As pré-matrículas podem ser realizadas nos postos do Simm - Serviço de Intermediação de Mão de Obra no Comércio, Cabula, Boca do Rio e Cajazeiras. É necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família ou Número de Inscrição Social (NIS).

Fonte: site do Correio da Bahia

Abertura das inscrições para o curso de extensão “Introdução Crítica ao Direito das Mulheres"

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do curso de extensão “Introdução Crítica ao Direito das Mulheres”, ofertado na modalidade a distância, por meio de parceria entre o Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD-UnB) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). 
O curso terá duração de 4 meses compostos por 14 módulos temáticos de discussão. 
Ao todo, são ofertadas 500 vagas para todo o país, tendo como público-alvo estudantes de nível superior, gestoras(es) públicas(os) e militantes de movimentos sociais que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher de todas as regiões do Brasil. 
Para realizar a inscrição o candidato deverá acessar o endereço http://moodle.cead.unb.br/danr/mod/book/view.php?id=4, clicar no menu “Inscrição” e, em seguida, no link disponível para a abertura do formulário de inscrição.
FONTE: Site do CEAD/UnB

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

TV Pelourinho abre inscrições para 200 vagas de curso audiovisual - BA

Jovens de 15 a 29 anos, estudantes da rede pública, podem se inscrever.
Duração é de 13 meses e aulas ocorrem no Centro Histórico de Salvador.


Estão abertas inscrições para curso gratuito de audiovisual, destinado a alunos da rede pública de ensino, que tenham entre 15 e 29 anos. O curso é promovido pela TV Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. São 200 vagas. As candidaturas podem ser feitas até o dia 1° de dezembro e abrangem três áreas: edição e montagem, operação de câmeras e produção. A duração é de 13 meses, com aulas teóricas e práticas. A TV Pelourinho foi criada pela ONG Ação Pela Cidadania com objetivo de promover a inclusão social da juventude por meio da capacitação técnica em audiovisual. Para se inscrever, o jovem precisa comparecer à Rua das Laranjeiras, com comprovante de residência, matrícula escolar, cópia da carteira de identidade, do CPF e duas fotografias 3x4. É necessário ter renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) e morar o Centro Histórico ou nos bairros do entorno, a exemplo de Liberdade, Barbalho, Cidade Baixa, Brotas, Nazaré, Vasco da Gama, Federação. Mais informações podem ser obtidas pelos números: 71 32665607 e 88465182.

FONTE: G1

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Programa Onda Digital promove oficina Robótica Livre - BA



Nos dias 27 e 28 de novembro nosso maluco-beleza Fernando Moreira ministrará uma oficina de Robótica Livre no Instituto de Matemática da UFBA, pelo programa Onda Digital. Essa programação faz parte do fórum interdisciplinar sobre formação docente com tecnologias.

Não perca essa oportunidade, inscreva-se já, é GRATUITO: http://www.forumondadigital.ufba.br/

A oficina abordará de forma introdutória conceitos relacionados à robótica, automação e como desenvolver alguns produtos de Robótica Educacional utilizando tecnologias livres de hardware (Arduíno) e software (Scratch/S4A), juntamente com materiais reciclados, onde serão abordados conceitos de Informática e Eletrônica com alguns exemplos práticos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Curso de francês online

Estudantes de universidades federais e estaduais e de institutos federais poderão se habilitar a partir da próxima sexta-feira, 21, a uma das 1,5 mil vagas para o curso on-line de língua francesa do Français sans Frontières. As regras para participação no processo seletivo do curso, que integra o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), constam do Edital nº 33, publicado nesta terça-feira, 18, no Diário Oficial da União.
Saiba mais: http://goo.gl/rV6wvQ

Ouça aqui: http://goo.gl/5jnLGq

O áudio está disponível gratuitamente para utilização das rádios.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Curso "Atenção a homens e mulheres em situação de violência por parceiros íntimos"

A UFSC e o   Ministério da Saúde estão ofertando  curso de capacitação a distância "Atenção a Homens e Mulheres em situação de Violência por Parceiros Íntimos" para profissionais da Atenção Básica, NASF e profissionais que atuam no sistema de saúde prisional.


O  link de acesso as informações sobre o curso e para fazer a inscrição é:  violenciaesaude.ufsc.br

Inscrições abertas a partir de 15/10/2014.



O principal objetivo deste curso é que você, profissional de saúde, saiba reconhecer se os sintomas e lesões apresentados pelas usuárias e usuários podem estar ligados a situações de violência por parceiros íntimos, realizando a identificação, o acolhimento e os encaminhamentos adequados. Além disso, o curso busca apresentar como esta violência se apresenta geralmente de forma diversa entre homens e mulheres e como isto está relacionado, dentre outras questões, às construções de gênero. 


Conheça o conteúdo, participe! 

FONTE: CIES

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Secretaria da Educação oferece 13.395 vagas em cursos técnicos gratuitos - BA

Oportunidades são pessoas que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal



Secretaria da Educação do Estado da Bahia abriu nesta terça-feira (4) as inscrições para 13.395 vagas em cursos técnicos gratuitos de nível médio para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional em 69 municípios baianos. As vagas são destinadas a estudantes, jovens e trabalhadores, que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal. 

As oportunidades são nas áreas de Análises Clínicas, Administração, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Documentação Musical, Desenho da Construção Civil, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica, Serviços de Restaurante e Bar e Zootecnia. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro através do site da secretaria e os convocados serão selecionados por meio de um sorteio eletrônico que está previsto para acontecer no dia 25 de novembro, às 15h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A matrícula dos contemplados acontecerá de 09 a 11 de março de 2015.

Fonte: iBahia.com 

Instituto Benjamin Constant inscreve para cursos voltados a deficientes visuais


Estão abertas as inscrições para os cursos do Instituto Benjamin Constant (‪#‎IBC‬) para o ano de 2015. A instituição é um órgão do Ministério da Educação referência nacional em Educação Especial para pessoas com deficiência de visão. São mais de 20 cursos oferecidos nas áreas acadêmica, de reabilitação, médica, profissional, além de cultural, esportiva e de lazer, nos turnos da manhã e tarde. O IBC possui alojamento para alguns cursos.
Saiba mais: http://goo.gl/GJUmD4
Ouça aqui: http://goo.gl/sTzstb
O áudio está disponível gratuitamente para utilização das rádios.

USP lança curso de extensão online que ensina a escrever artigos científicos

Para melhorar a qualidade da elaboração de artigos científicos por pesquisadores brasileiros, a  Universidade de São Paulo (USP), líder em produção científica no país, lançou o curso de Escrita Científica. Formatado para a web e oferecido gratuitamente, o curso tem como objetivo auxiliar pesquisadores e estudantes de pós-graduação na elaboração de artigos de maior relevância acadêmica. “A redação de trabalhos científicos, elaborados para serem publicados em revistas, é um dos gargalos para o crescimento da produção científica das universidades, incluindo a própria USP”, afirmou o pró-reitor de pesquisa da instituição, Marco Antonio Zago, em reunião recente com dirigentes da universidade. “A técnica não é dominada amplamente, em especial pelos pesquisadores principiantes e alunos de pós-graduação”, disse.

http://www.escritacientifica.com/pt-BR/videoaulas 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

UFRB promove palestra "Foucault, genealogia e história" - BA


Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-Centro de Artes ,
Humanidades e Letras.
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e o Seminário Metodologias Cruzadas
Convidam para a palestra: Foucault, genealogia e história
Giovana Temple
Professora Adjunta de Filosofia da UFRB
Líder do Grupo de Pesquisa Subjetividade no Pensamento Contemporâneo
Coordenadora do Projeto CNPq Foucault e a Crítica do Sujeito
Mediação: Suzana Maia
Onde: Prédio da Fundação Hansen, Cachoeira-Bahia.
Quando:23 de outubro de 2014.
Horário: 14:00

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

UFRJ promove Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Etnoterritorializada da Educação Escolar Indígena, a distância

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em parceria com aSecretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI / MEC, torna público que estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Etnoterritorializada da Educação Escolar Indígena no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica – RENAFOR.  
O curso será oferecido na modalidade a distância, com carga horária de 180 horas. Foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento / Departamento de Antropologia – Museu Nacional (LACED/DA-MN-UFRJ), em diálogo com a Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena/Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (CGEEI) e será certificado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
São oferecidas 240 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição e atendimento aos pré-requisitos (Termo de Compromisso assinado e Carta de Recomendação).
O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para este curso será o Moodle (AVA@UFRJ) e seus objetivos são:
a) apresentar informações básicas sobre a presença e a participação dos povos indígenas no processo de formação do Brasil, suscitando debates e estimulando a revisão do que está, inadequadamente, descrito ou deformado por visões preconceituosas;
b) promover formação teórica e prática para a gestão etnoterritorializada da educação escolar indígena;
c) contribuir para a consolidação da política de implementação dos Territórios Etnoeducacionais, por meio da formação continuada para a gestão educacional. 
Sobre o Público alvo e os Pré-requisitos:
1) Público alvo:
a) gestores, técnicos, professores, necessariamente em exercício nos sistemas públicos estaduais, municipais ou federais com ações voltadas para Educação Escolar Indígena.
b) membros das Comissões Gestoras dos Territórios Etnoeducacionais, membros da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena e interessados que façam parte de Fóruns e Comitês ligados à temática da Educação Escolar Indígena. 
3) Pré-requisitos:
a) acesso a internet banda larga e disponibilidade de 8 (oito) horas semanais para dedicação ao curso, assinado em Termo de Compromisso anexo.
b) carta de recomendação (da chefia, no caso do servidor público) atestando o vínculo do candidato com gestão da educação indígena na função ocupada atualmente. 
Para inscrição envie o Termo de Compromisso assinado e a Carta de Recomendação: via email para laced@mn.ufrj, e para o endereço:
Laced/Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ
a/c Antonio Carlos de Souza Lima
 Quinta da Boa Vista s/n – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20940-040.

Inscrições: de 18/09 a 25/10
Início: 10/11/2014
Email para contato: laced@mn.ufrj.br

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

USP oferece 3 cursos gratuitos sobre a História do Brasil

USP oferece através do site da Univesp TV disponibiliza 3 cursos gratuitos online sobre a História do Brasil.
Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.
Veja os três cursos oferecidos pela USP:
A América portuguesa dos séculos XVI e XVII: sociedade, política, economia e cultura.
 Objetivos
- Analisar a incorporação da América aos mercados mundiais da Época Moderna, mais especificamente aos padrões de colonização portuguesa;
- Analisar a formação, na América Portuguesa, de uma sociedade escravista, bem como suas formas básicas de reprodução;
- Analisar as condições de exercício de poderes locais e a reconfiguração, na América, de estruturas políticas do Antigo Regime português;
- Discutir criticamente a historiografia clássica e os debates historiográficos mais recentes acerca dos temas a serem abordados no curso.
Programa
  • América Indígena
  • A expansão comercial europeia e o continente americano
  • Os portugueses na América: feitorias e capitanias hereditárias
  • Os franceses na América e a competição mundial do século XVI
  • O imaginário da colonização
  • Economia e sociedade do açúcar
  • Trabalho indígena e trabalho africano: a formação de uma sociedade escravista
  • Religião e colonização
  • Os holandeses na América e a competição mundial do século XVII
  • O debate historiográfico em torno do “Antigo Sistema Colonial”
  • A ocupação do território
  • A administração colonial
  • Fundamentos da sociedade colonial
Apogeu, crise e fim da colonização portuguesa da América (c.1695-c.1822)
Programa
  • O ouro do Brasil e a economia mundial.
  • A sociedade das Minas Gerais.
  • O Reformismo Ilustrado e a América portuguesa.
  • Fronteiras coloniais e limites no século XVIII.
  • Escravidão, tráfico negreiro e escravismo, séculos XVIII e XIX.
  • Literatura e cultura letrada.
  • A ideia de Brasil no século XVIII.
  • Motins e sedições: os padrões de contestação política.
  • O debate historiográfico em torno da “crise do Antigo Sistema Colonial”.
  • A Corte no Brasil e as reconfigurações do Império Português.
  • A Independência e a formação do Estado e da nação.
  • A parte e o todo: a dinâmica da colonização, séculos XVI-XIX.
Objetivos
- Analisar as reconfigurações políticas, econômicas, sociais e culturais na América portuguesa durante o século XVIII.
- Analisar a crise do Império português e a criação das condições de possibilidade para o surgimento e consolidação, nas primeiras duas décadas do século XIX, de um projeto de ruptura política entre Portugal e Brasil
- Discutir criticamente a historiografia clássica e os debates mais recentes acerca dos temas a serem abordados no curso.
Curso com a participação de vários professores aborda a história do país, da época dos jesuítas à Primeira República.
 Programa
  • Padre Antônio Vieira e a educação jesuítica
  • Reformas Pombalinas e estatização do ensino
  • Dom João VI
  • Demografia histórica
  • Independência
  • Primeira República
  • Independência
  • Jesuítas
  • Preceptoras
  • Reformas Pombalinas e ensino jesuítico
  • História da Alfabetização no Brasil
  • Abolição
Aproveite e bom estudo!
FONTE: Canal do Ensino

Ilê Aiyê promove oficinas de estética afro - BA



ÚLTIMAS VAGAS!
As inscrições vão até dia 26 ou enquanto durarem as vagas.
Podem se inscrever homens e mulheres com 16 anos ou mais e formação livre.
É preciso levar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.
Os participantes terão lanche e ajuda de custo para transporte.
As oficinas duram 6 meses e têm início em outubro. Aulas na sede do Ilê Aiyê - Oficial

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Curso a distância "Comunicação estratégica e incidência política para organizações da sociedade civil"

Curso na modalidade Educação a Distância - On-line

Dia 06 de outubro a 05 de dezembro de 2014 (60 horas de formação a distância)
O curso traz uma abordagem da comunicação estratégica direcionada a organizações, movimentos e projetos sociais, considerando sua estrutura, contexto em que estão inseridas e suas metas. Os conteúdos enfocam o uso das diferentes ferramentas e linguagens da comunicação, visando o desenvolvimento institucional, a articulação de parcerias, a mobilização e o engajamento social.

O curso é dirigido a integrantes da equipe de trabalho de organização da sociedade civil (OSC).

Para fazer sua inscrição, veja as informações detalhadas em anexo e depois preencha o formulário no link https://docs.google.com/forms/d/19TXLXT-adCz03hhPL-ic2CKH84Q4XJIXLOkUI8HqaQs/viewform

O prazo de inscrição é dia 20/09/2014

A partir das inscrições, será realizado um processo de seleção, com base em critérios pré-estabelecidos de equilíbrio geográfico, diversidade de porte e temas das OSC´s.

A formação é gratuita e o/a selecionado/a deve assumir o compromisso de participação e realização das atividades.

Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail comunicacao.ead@abong.org.br

Renata Pistelli - Formação
Rua General Jardim, 660 - 7º andar, CEP 01223-010
+55 11 3237-2122 | www.abong.org.br 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Bloco afro Muzenza promove oficinas artísticas gratuitas - BA




Estão abertas as inscrições no Centro Social Urbano da Liberdade,que fica na Estrada da Liberdade nº 100, Próximo ao Shopping Liberdade.
Das 10h as 12h das 14h as 17h.

Endereços, telefones e horários de funcionamento de cada entidade.

Podem se inscrever homens e mulheres com 16 anos ou mais e formação livre.
É preciso levar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.
São oficinas diferentes em cada entidade, confiram os títulos abaixo.

Filhos De Gandhy: R. Gregório de Matos, 53, Pelourinho, das 13h às 18h. +info: (71) 3321-7073
>> Percussão
>> Canto
>> Adereços e turbantes
>> Yorubá
>> Corte e Costura


Bloco Afro Malê Debalê:
>> Percussão
>> Dança Afro
>> Estética Afro
>> Customização de Acessórios Malê
>> Cultura Hip Hop


Bloco Afro Muzenza do Reggae:
>> Percussão
>> Corte e Costura
>> Canto
>> Dança Afro
>> Estética Afro


Cortejo Afro:
>> Desenho e Criação de Estampa
>> Percussão
>> Novos Conceitos para Estética
>> Corte e Costura
>> Design de Moda


Em breve informações sobre oficinas do Ilê Aiyê - Oficial.

sábado, 16 de agosto de 2014

Curso "Cartografia Afetiva da Cidade - Memórias, Lugares e (Re)Criação", com Ana Maria Gonçalves - BA

"A cidade se embebe como uma esponja dessa onda que reflui das recordações e se dilata. (...) Mas a cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas de para-raios, nos mastros das bandeiras, cada segmento riscado por arranhões, serradelas, entalhes, esfoladuras." - Ítalo Calvino, em As Cidades Invisíveis
A cidade como personagem, como musa, como fonte historiográfica, como texto, como paisagem, como símbolo, como abrigo e desabrigo, como montagem. Esses são alguns dos vários modos de se "ler" uma cidade que a escritora Ana Maria Gonçalves gostaria de colocar em discussão durante o curso "Cartografia Afetiva da Cidade - Memórias, Lugares e (Re)Criação". Partindo do pressuposto de que toda leitura é histórica, a autora abordará o processo de inscrição, em seu livro Um defeito de cor, de lugares como a Ladeira do Carmo, a casa onde nasceu Luiz Gama, na Rua do Bângala, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a antiga Faculdade de Medicina, a Casa da Câmara e Cadeia Municipal, a Santa Casa da Misericórdia, o Terreiro de Jesus e o Mirante do Elevador Lacerda. Partindo desses lugares, os alunos serão estimulados à reflexão sobre o espaço histórico e geográfico que habitam, desenvolvendo seus próprios mapas afetivos da cidade de Salvador.
Serviço:
Curso: "Cartografia Afetiva da Cidade - Memórias, Lugares e (Re)Criação"
Duração: 10 aulas semanais, de 3 horas cada
Quando: de 20/08 a 22/10, às quartas-feiras, das 19:00 às 22:00h
Investimento: gratuito
Onde: Casa de Castro Alves - Rua do Passo, 52 - Santo Antônio (ao lado da Igreja do Passo)
Número de participantes: máximo de 30
Pré-seleção: os interessados devem enviar e-mail, até 18/08, para memorialugaresrecriacao@gmail.com, com nome, telefone, ocupação e um texto de no máximo 10 linhas explicando o motivo pelo qual gostaria de fazer o curso. Os selecionados serão avisados através do e-mail fornecido.

*******
Casa de Castro Alves: http://casadecastroalves.com/

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Arquivo Público receberá debate sobre “Violência Policial e Comunicação” nesta quinta (14) - BA

O projeto “Quintas na Quinta”, que integra a programação da 3ª Bienal da Bahia, receberá nesta quinta (14/08), às 14h30, no Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), o debate sobre “Violência Policial e Comunicação". Os convidados para a atividade são o Grupo de Trabalho Narradores: Ítala Herta, Monique Evelle, Negro Davi e Enderson Araújo.

A atividade é gratuita e para garantir a participação do público, a Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia disponibiliza, diariamente, um ônibus saindo do Teatro Castro Alves (campo Grande), às 14h em direção ao Arquivo Público do Estado, gratuitamente.