Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 18 de abril de 2015

Debate sobre o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras à distância


Dúvidas como participar? Acesse: http://migre.me/pweMA



Diversos materiais, relacionados ao tema, podem ser disponibilizados pelo professor convidado, tais como: artigos, vídeos, imagens, textos, telas etc.


Não é preciso nenhuma inscrição, é gratuito! Para participar basta ter uma conta no Facebook e acompanhar as postagens realizadas na página EaD no Face.

Você poderá interagir com o professor e com os demais via comentários e também realizar outras ações próprias do facebook: curtir, compartilhar etc.

Como não se trata de evento "ao vivo", você poderá acessar as postagens a qualquer momento.

Não emitimos certificado de participação (ou qualquer tipo de declaração de participação, por mais simples que seja) para as atividades realizadas na página EaD no Face

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Curso à Distância de Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos

O Curso procura preencher uma lacuna identificada na rotina de muitas instituições no tratamento dos acervos sob sua guarda e responsabilidade. Essa lacuna está localizada na confluência entre os diversos saberes que regem as atividades comuns ao tratamento dos acervos históricos, arquivísticos e bibliográficos: a conservação, o tratamento técnico, a pesquisa e a difusão. Todas essas atividades são complementares e só adquirem sentido quando executadas em conjunto e de forma articulada. Em outras palavras, só tem sentido realizar investimentos em conservação – investimentos que podem ser exponencialmente multiplicados quando há o cuidado com a restauração – se o acervo for tecnicamente organizado, catalogado, estudado e transformado em fonte de pesquisa e conhecimento pelas diversas formas midiáticas disponíveis hoje. Denomina-se Gestão de Acervos a execução de forma planejada e articulada dessas atividades, aspectos que serão trabalhados no curso.

:: EDITAL


Público: profissionais que trabalham direta ou indiretamente com acervos documentais e/ou arquivísticos e/ou bibliográficos, portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC.
Vagas: 200 (para candidatos de todo Brasil)
Carga horária: 180 horas-aula desenvolvidas a distância, com um encontro presencial ao final do curso, que acontecerá em Recife-PE.
Duração: 6 meses.
Valor: o Curso é gratuito.

Inscrições: 30/03/2015 a 30/04/2015.
Endereço: Capacita/Diretoria de Formação/Fundação Joaquim Nabuco(Fundaj) - Telefone: (81) 3073-6629
Rua Dois Irmãos, 92 - Edifício Antiógenes Chaves - Apipucos
CEP: 52071-440 - Recife/PE.
Fundaj

sábado, 11 de abril de 2015

SEAD/UFRB abre inscrições para cursos EaD sem tutoria - BA

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo de Educação Continuada da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), informa que estão abertas, até 29 de abril, as inscrições para os cursos de Educação a Distância (EaD) sem tutoria. Tratam-se de cursos livres que não possuem o acompanhamento de tutores ou professores e o objetivo é promover a educação continuada para interessados em aprofundar-se em um tópico específico, visando aprimorar sua formação.
São ofertados dois cursos: Moodle para Professores e Tutores EaD, com carga horária de 34h, que tem como objetivo habilitar professores e tutores na utilização das potencialidades pedagógicas da plataforma Moodle em cursos ou disciplinas presenciais, semipresenciais ou a distância; Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD, com carga horária de 51h, que propõe a compreensão dos fundamentos da educação a distância a fim de planejar e introduzir uma prática consistente de avaliação processual nesta modalidade de ensino.
Moodle para Professores e Tutores EaD  
Carga horária: 34h
Inscrições: até 29 abril/15
Período do curso:  01 a 31 maio/15

Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD
Carga horária: 51h
Inscrições: até 29 abril/15
Período do curso:  01 a 31 maio/15

Mais informações: http://www.ufrb.edu.br/ead/   

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Instituto oferece curso gratuito para empreendedores culturais - BA


Mesmo com todas as possibilidades de eventos voltados para a arte e o entretenimento em Salvador, há pouco investimento e estímulo para a formação de empreendedores populares, especialmente para a juventude da periferia da cidade. Pensando nisso, o Instituto Mídia Étnica lançou no dia 1º de abril, um edital de seleção de jovens para participar de um programa gratuito de formação em produção cultural, com foco em empreendedorismo, diversidade e sustentabilidade.

O projeto Jovem Empreendedor@ Cultural tem como objetivo capacitar moradores da periferia de Salvador e Região Metropolitana, com idade entre 16 a 29 anos, que já tenham uma mínima experiência na área de eventos, inclusive comunitários, como festivais, campeonatos, gincanas ou outras atividades de produção cultural.

O curso, que tem o apoio do Fundo Baobá,  é totalmente gratuito e terá carga horária de 100h, com aulas ministradas por especialistas, aos sábados, na sede do Instituto Mídia Étnica, no bairro do Dois de Julho. “Nossa intenção é oferecer uma formação por meio de aulas expositivas, palestras, debates, visitas técnicas e eventos com a participação de profissionais e empreendedores dos segmentos”, explica a comunicóloga Ilka Danusa, coordenadora do projeto. “O projeto também pretende estimular a liderança, a tomada de decisão, a geração de renda e atitudes sustentáveis”, completa.

Para se candidatar a uma das vagas, o interessado deve enviar ficha de inscrição preenchida e currículo com as experiências de produção cultural, mesmo não profissionais para o endereço:redecorreionago@gmail.comAs Inscrições vão até o dia 10 de abril de 2015, as aulas começam em 09 de maio e duram sete meses. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponível no siteCorreioNago.com.br

Criado em 2005, o Instituto Mídia Étnica é uma organização sem fins lucrativos que realiza projetos para assegurar o direito humano à comunicação e o uso das ferramentas tecnológicas pelos grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Endereço para envio dos documentos: redecorreionago@gmail.com
Contato para dúvidas e mais informações: (71) 3011-0980
Instituto Mídia Étnica
Rua Areal de Baixo, nº 06 – Dois de Julho / Salvador – BA

Clique aqui para baixar o edital

Clique aqui na FICHA DE INSCRIÇÃO

FONTE: Correio Nagô