Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Abertas inscrições para oficinas gratuitas de rádio e fotografia - PE

Iniciaram ontem (31.10) e vão até o dia 15 de novembro as inscrições para as Oficinas de Rádio e Fotografia, gratuitas, oferecidas na Ação Formativa Cena Brasil 2016, pela Oscip Diálogos, em Olinda. Os cursos acontecem em quatro dias, com aulas teóricas e práticas, numa carga horária total de 16 horas. Ao todo, estão disponíveis 40 vagas, 20 para cada treinamento. As inscrições serão realizadas pelo e-mail cenabrasilolinda@gmail.com ou na sede da Oscip, no horário das 14h às 18h, localizada na Rua Maria Lúcia Almeida de Araújo (Guaraná), n° 24, sala 01, Qd. E8, Lt. 24, Ouro Preto, Olinda (Próximo ao Centro Comercial). Os candidatos precisam ser estudantes de escolas públicas, ter idade entre 16 e 24  anos e estar cursando, no mínimo, o ensino fundamental.

FONTE: Cristiano Jerônimo /CJ Comunicação Empresarial 81 9692.2216 (Tim), 81 8796.3253 (Oi)


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Inscrições para oficinas gratuitas de fotografia e rádio abrem no próximo dia 31 de outubro, em Olinda - PE


Estudantes de escolas públicas, com idade entre 16 e 24 anos, podem se inscrever, gratuitamente, nas Oficinas de Rádio e Fotografia que estão sendo oferecidas na Ação Formativa Cena Brasil 2016. As inscrições para as 40 vagas acontecem em horário comercial, na Oscip Diálogos, em Ouro Preto, Olinda, ou pelo e-mail cenabrasilolinda@gmail.com, do dia 31 de outubro até 15 de novembro. Entre os critérios prioritários para participar, além de ser estudante de escolas públicas, os interessados devem ter idade entre 16 e 24  anos e estar cursando, no mínimo, o ensino fundamental. As capacitações vão acontecer em seis dias, de 21 a 27 de novembro, com uma turma de Fotografia e outra de Rádio. Ambas as atividades terão uma carga horária de 16 horas.

Com 20 alunos em cada turma, a Oficina de Fotografia acontece nos dias 23 e 24 de novembro (parte teórica) e em 26 e 27 de novembro (aula prática durante o evento. As aulas presenciais acontecerão das 19h às 21h e as práticas serão realizadas nos dias do Cena Brasil 2016. As Oficinas de Rádio também acontecerão na sede da Oscip Diálogos, no Centro Comercial de Ouro Preto. Serão realizadas nos dias 21 e 22 de novembro (teoria) e 26 e 27 de novembro (prática). Os horários são os mesmo das oficinas de rádio.

As dinâmicas a serem trabalhadas com os alunos da área de fotografia consistem na distribuição de fichas sobre fotografia (produção própria); exposições, análises, discussões e debates de imagens; troca de conhecimentos e experiências fotográficas; análises iconográficas de imagens; aulas expositivo-dialogadas; e análises de textos relacionados à fotografia e suas vertentes.

Em rádio, os 20 alunos irão treinar a distribuição de fichas sobre o veículo de comunicação (produção própria); farão exposições, análises, discussões e debates sobre comunicação, cidadania e rádios  comunitárias; exercícios básicos de dicção; análises e discussões de textos; aulas expositivas-dialogadas; e aulas práticas de locução/operação de rádio durante as apresentações artísticas do palco do 14º Festival Cena Brasil 2016.

GERAÇÃO DE RENDA – De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Viviane Rodrigues, a meta destas atividades que serão realizadas em novembro é estimular o desenvolvimento de um olhar artístico e crítico do universo ao redor, além de apresentar aos alunos as oficinas como uma possibilidade de geração de renda. “Com estes tipos de treinamentos, os participantes alargam seus horizontes de conhecimentos, abrindo espaço para atividades de formações artística, cultural e profissional. As inscrições estão abertas ao público em geral, mas em especial aos alunos de escolas públicas, buscando, desta forma, contribuir para o desenvolvimento cultural e a economia criativa do Estado”, explica Viviane.

SERVIÇO | INSCRIÇÕES:

O quê: Oficinas de Rádio e Fotografia/Ação Formativa Cena Brasil 2016
Quando: Rádio, dias 21 e 22/11 (aulas teóricas) e 26 e 27/11 (aulas práticas) | Fotografia, dias 23 e 24/11 (aulas teóricas) e 26 e 27/11 (aulas práticas).
Horário: Das 19h às 21h
Número de vagas: 40 no total, sendo 20 para cada curso.
Inscrições gratuitas: Pelo e-mail cenabrasilolinda@gmail.com ou, ainda, presencialmente na Rua Maria Lúcia Almeida de Araújo (Guaraná), n° 24, sala 01, Qd. E8, Lt. 24, Ouro Preto, Olinda. Próximo ao Centro Comercial, no horário das 14h às 18h.

FONTE:Cristiano Jerônimo / Jornalista - DRT 2471

sábado, 22 de outubro de 2016

Curso de Perícia Contábil na UNIRB - BA

O Professor Luiz Sampaio Athayde Junior e a UNIRB oferecem o Curso Gratuito de Perícia Contábil com abordagem prática, que será ministrado no Auditório da UNIRB em Patamares no dia 12/11/2016 das 08:00 às 12:00, com os facilitadores:
 
Prof. Kléber Marruaz, Professor Universitário e Perito Contador: https://www.linkedin.com/in/kleber-marruaz-43808972
Dr. José Sinvaldo Silva, Advogado, Contador e Perito Contador: https://www.linkedin.com/in/jose-sinvaldo-oliveira-da-silva-42057431
 
Vagas sujeitas à capacidade do auditório.
 
O curso oferece certificado. Para os alunos da Unirb, também vale como carga horária.
 
As inscrições devem ser feitas no link que segue:

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

IV Seminário do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal Bahia

Convidamos-lhe para participar do “IV Seminário do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal Bahia (IV SEJATIS)”, cujo tema é “A Educação de Jovens e Adultos no Território de Identidade do Sisal: Histórias, Memórias e Sociabilidades de Gente de Fibra”. Esse evento será  realizado nos dias 08 e 09 de novembro de 2016, UNEB – Campus XI – Serrinha.
Para maiores informações acessem o site do OBEJA  http://www.obeja.uneb.br/
Cordialmente,

Coordenação Geral e Comissão Executiva do IV SEJATIS (UNEB/Serrinha - IV SEJATIS)
GRATUITO - Submissão de Trabalhos Acadêmicos

Inscrições sem apresentação de trabalhos De 10 de outubro a 07 de novembro de 2016
Inscrições com apresentação de trabalhos De 05 de outubro a 30 de outubro de 2016
Inscrições ENCERRADAS – RESULTADO das COMUNICAÇÕES selecionadas até 23:59 de 31.10.2016 no sitio OBEJA e por e-mail (carta de aceite).
Resultado dos trabalhos aprovados até 01 de novembro de 2016

As dúvidas e solicitações serão realizadas através do e-mail: obejauneb@gmail.com


Ficha de Inscrição – IV SEJATIS 


(UNEB/Serrinha)
IV Seminário do Observatório de Educação de Jovens E Adultos do Território de Identidade do Sisal Bahia (IV SEJATIS)

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Inscrição para Formação em Mídia Étnica - BA

Estão abertas até o dia 19 de agosto (sexta-feira) as inscrições para a Formação em Mídia Étnica, um curso sobre Jornalismo e Relações Raciais que será oferecido pelo Instituto Mídia Étnica e o Correio Nagô. A proposta é oferecer a estudantes de comunicação e comunicadores comunitários reflexões sobre o potencial da mídia, em especial, do jornalismo, no combate às diferentes manifestações do racismo.

As aulas serão ministradas aos sábados, nos meses de agosto, setembro e outubro, na Casa do Mídia Étnica, no bairro do Dois de Julho, Centro de Salvador, com experiências práticas durante os eventos do Novembro Negro.

Os participantes terão aulas teóricas e práticas com experientes comunicadores que tem contribuído para a produção de contra narrativas às violações aos direitos humanos na mídia brasileira. Entre as convidadas para ministrar aulas na Formação em Mídia Étnica estão as jornalistas Maíra Azevedo (Tia Má) e Cleidiana Ramos (revista digital Flor de Dendê, professora da Faculdade Dois de Julho e doutoranda em Antropologia pela Ufba); o jornalista e fotógrafo André Frutuoso, o jornalista e doutorando em Políticas de Comunicação (Unb), Pedro Caribé (da Rede Bahia 1798); o publicitário e pesquisador sobre novas mídias Paulo Rogério Nunes (Berkman Center/Harvard University); o produtor audiovisual Rosalvo Neto, responsável pela TV Correio Nagô, entre outros.

As inscrições pelo endereço: https://goo.gl/forms/06hQ5geE0UoV6oos2

FONTE: Correio Nagô

sábado, 13 de agosto de 2016

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO IGHB INCLUI HOMENAGENS A EUCLIDES DA CUNHA, AO DIA DO HISTORIADOR, E LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE COMIDA BAIANA


Eventos acontecem de 16 a 19 de agosto, com entrada gratuita 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia apresenta a sua programação cultural na semana de 16 a 19 de agosto, que inclui homenagens a Euclides da Cunha, ao Dia do Historiador, e um lançamento de livro, com palestras, sobre Comida Baiana.
Dando início a agenda, no dia 16 (terça), às 17h, a Casa da Bahia prestará uma homenagem aos 150 anos do nascimento de Euclides da Cunha. O encontro será coordenado pelo escritor Lamartine Lima, com participações dos especialistas Oleone Fonseca, Jose Carlos Santana e José Dionísio Nóbrega. Os escritores falarão sobre “Euclydes da Cunha nos Jornais da Bahia’’, “Euclydes da Cunha e a tragédia da Piedade”, "Muita poesia nas prosas e alguns equívocos na história", dentre outras abordagens.  
Na quinta (18 de agosto), também às 17h, acontece uma mesa redonda seguida do lançamento do livro "A comida baiana: cardápios de um prisioneiro ilustre (1763)", de autoria dos professores Jeferson Bacelar e Luiz Mott. No livro é apresentada, através dos cardápios de um prisioneiro, uma reconstrução minuciosa da alimentação da Bahia no século XVIII. Nele, pela primeira vez, de forma constante, aparece o trinômio feijão, arroz e farinha, mistura que se tornaria a marca registrada não só da cozinha baiana, mas nordestina e de grande parte do território nacional. Trata-se de um livro obrigatório para os estudiosos da culinária nacional, muito particularmente para aqueles que ainda só olham para a Bahia tendo em mente a “comida de azeite”.
Para homenagear os historiadores, no dia 19 de agosto, das 14h às 18h, o IGHB promoverá a Mesa redonda “Historiador, a que será que se destina?”. A proposta do encontro é discutir a profissão de historiador, a tramitação do processo de regulamentação do exercício profissional no Congresso Nacional, além do seu papel na sociedade. Estarão presentes, em duas mesas: A profissão do historiador (Sergio Guerra Filho (Uneb) e Alfredo Matta (Uneb/Ufba); O papel social do profissional de história (Rafael Cloux (Unifacs/Ucsal) e Max Rangel das Neves (Sec. Educação).
Os eventos têm entrada gratuita. Mais informações no site www.ighb.org.br ou sede do IGHB - Avenida Joana Angélica, 43, Piedade, e tel. 71 3329 4463 (das 13h às 18h). 
O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Tânia Toko promove oficina gratuita de preparação de atores para TV e cinema - BA

Tânia Toko promove oficina gratuita de preparação de atores para TV e cinema
Foto: Divulgação
A atriz e arte-educadora baiana Tânia Toko promove, de 13 a 17 de junho, das 14h às 18h, no Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab), uma oficina gratuita de Preparação de Atores para TV e Cinema. A atividade, que é parte da programação do VI Bahia Afro Film Festival (BAFF), conta com 25 vagas. Os interessados devem se inscrever até este domingo (5), através da internet (clique aqui). Com duração total de 20h, a oficina inclui aulas de técnicas básicas de interpretação; construção de personagem; relaxamento, concentração, atenção e disciplina; controle de si e das emoções; além de aulas de expressão corporal, facial e foco no olhar. 
 
Serviço
O QUÊ: Curso de Preparação de Atores para TV e Cinema com Tânia Toko
QUANDO: 13 a 18 de junho, das 14 às 18h 
ONDE: Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab) - Centro Histórico
QUANTO: Gratuito
 

terça-feira, 17 de maio de 2016

Seminários Memória, Museologia e Patrimônio - PE

O Museu do Homem do Nordeste, dando continuidade a atividades de interlocução acadêmica, promoverá uma série de encontros para discutir práticas e correntes de pensamento museológicas e patrimoniais. Em 2016, as temáticas a serem abordadas serão “Museus, memórias e identidades” e “Debates internacionais sobre museus e patrimônio”.

Na segunda edição dos Seminários Memória, Museologia e Patrimônio, receberemos a Profa. Ms. Luciana Menezes de Carvalho para discutir a configuração da Museologia enquanto campo do conhecimento.

Luciana Menezes de Carvalho é museóloga do Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG; Mestre em Museologia e Patrimônio – UNIRIO / MAST; Secretária Acadêmica do Subcomitê Internacional de Museologia para América Latina e Caribe - ICOFOM LAM.

Título: "(Re)descobrindo a Museologia: desvendando mitos e investigando verdades"
Resumo: O objetivo da oficina é discutir sobre a configuração da Museologia enquanto campo do conhecimento. Será dividido em duas partes, que visam atender ao (re)descobrimento da reivindicação chamada Museologia:
 Na primeira parte, “desvendando mitos”, considerando que a analogia com o termo “mitos” não se refere a mentiras, mas sim a construções “mitológicas” - tais como a origem da Museologia; o uso do termo “museológico”; teoria ou teorias? Entre outros assuntos;
Na segunda parte “investigando verdades”, trata-se justamente de demonstrar que inexiste uma única verdade, inclusive na Museologia. Sendo assim, procuraremos apresentar distintas correntes que configuram esse campo que reivindica seu espaço.

============================================================

Seminários Memória, Museologia e Patrimônio

"(Re)descobrindo a Museologia: desvendando mitos e investigando verdades"

Data: 23 de maio de 2016, segunda feira
Horário: 13 h

Local: Museu do Homem do Nordeste, Sala Caloute Gulbenkian
Endereço: Avenida 17 de agosto, 2187 - Casa Forte
Inscrições gratuitas no local. Serão entregues certificados de participação no dia.

Informações: (081) 3073-6227 / 6338 / 6347



Coordenação de Estudos e Ações Comunitárias
Museu do Homem do Nordeste
Avenida 17 de agosto, 2187
Recife, Pernambuco
CEP: 52061-540
Tel.: (081) 3073-6368 / 6227 / 6347

segunda-feira, 16 de maio de 2016

ITA está oferecendo 10 cursos gratuitos a distância

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), fundado em 1950, está oferecendo 10 cursos gratuitos por meio da plataforma de ensino on-line Coursera.  A plataforma conta conta com mais de 12 milhões de usuários e dispõe de mais de mil cursos de instituições renomadas do Brasil e do mundo.
Os professores que ministram os cursos são todos do ITA, instituto de ensino superior do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
Confira cada um dos cursos e faça sua inscrição:
PS: O curso é oferecido inteiramente de graça! Logo, caso você queira o certificado, é cobrado uma pequena taxa.

FONTE: Engenharia e

domingo, 15 de maio de 2016

Centro de Educação à Distância oferece cursos gratuitos para professores e alunos

O Centro de Educação à Distância do Ceará (CED), da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) está ofertando mais de 10 mil vagas em cinco cursos gratuitos de formação continuada. As inscrições seguem até o dia 30 de junho.

Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
Edital - http://goo.gl/UnG3n5Formulário de Inscrição - https://goo.gl/VkyDL9
  
Curso de Formação em Robótica Educacional para professores e alunos da Rede Publica de Ensino
Edital - http://goo.gl/4VO5yiFormulário de Inscrição - https://goo.gl/iPQNq9
  
Curso de Formação em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos
Edital - http://goo.gl/XZB1GbFormulário de inscrição - https://goo.gl/0No8wQ
 
Curso de Produção de Material Digital em EaD
Edital - http://goo.gl/6ORvC3
Formulário de inscrição - https://goo.gl/YYXIjb
   
Curso de Aperfeiçoamento em Didática e Metodologia para Formação de Tutores de EaD Edital - http://goo.gl/sjwSS1
Formulário de inscrição - https://goo.gl/YYXIjb

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Curso a distância "Justiça e Práticas Restaurativas"


As inscrições poderão ser realizadas no período de 11/04/2016 a 24/04/2016 por meio do endereço eletrônico http://sinase.ceag.unb.br/ensapp/index.php/curso/inscrever/2/1/C
O curso terá início em 02/05/2016 com término previsto para 26/06/2016.
  • Carga horária: 60h
  • Vagas: 1000
  • Certificação: Universidade de Brasília/Escola Nacional de Socioeducação
Requisitos mínimos para inscrição:
  • Profissionais atuantes no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, com declaração de veracidade da informação;
  • Ensino Médio completo.
Dúvidas, favor contatar a Secretaria da ENS, no email: secretaria.sinase@gmail.com

FONTE: http://ens.sinase.sdh.gov.br/index.php/component/content/article?id=207

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Inscrições para oficinas em Elaboração de Projetos Culturais - BA

Até  o dia 15 de abril, sambadores, atores, músicos e demais participantes das manifestações culturais e artísticas em Cachoeira e região, podem se inscrever para participar das oficinas em "Elaboração de Projetos Culturais".

A proposta é apresentada pelo projeto "Apoio e Promoção a Manifestações Culturais em Cachoeira".
As inscrições podem ser realizadas pela internet através do formulário de inscrição, preenchido e enviado para o e-mail manifestacoesculturais2015@gmail.com.

A oficina será ministrada por Any Manuela Freitas, sambadeira e coordenadora do  projeto.

O projeto foi aprovado no Edital 09/2013 - Dinamização de Espaços Culturais - 2014 - Da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia , Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Fundo de Cultura e Espaços Culturais, possui o apoio cultural da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA Recôncavo), Prefeitura Municipal de Cachoeira, Secretaria de Cultura e Turismo e Casa do Samba de Dona Dalva.

FONTE: http://sambadedalva.blogspot.com.br/2016/04/inscricoes-para-oficinas-em-elaboracao.html

quarta-feira, 23 de março de 2016

História e ação do Aedes aegypti serão tema de aula aberta na Fiocruz - RJ


http://www.myhealth.gov.my/wp-content/uploads/page-1-Aedes-Aegypti-mosquito.jpg

Iniciativa será no dia 31 de março, no auditório do Museu da Vida

A aula aberta: “Aedes aegypti, há mais de um século o mais temido inimigo público do Brasil” será ministrada no dia 31 de março, no auditório do Museu da Vida, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio. A iniciativa conta com a participação do historiador e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Jaime Benchimol e da chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Rafaela Vieira Bruno.

O Aedes aegypti tornou-se o inimigo público número um do país, talvez do mundo; a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência internacional devido à incidência dos casos de microcefalia, doença que está relacionada ao vírus zika, transmitido pelo mesmo vetor da dengue e do chikungunya. Com o objetivo de responder às demandas do problema no Brasil, a Fiocruz criou o Gabinete para o Enfrentamento à Emergência Epidemiológica em Saúde Pública, cuja finalidade é unificar as ações da instituição frente à Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).

Na aula aberta, os pesquisadores abordarão, por um lado, a história natural e a biologia do Aedes aegypti tão conhecido do público por sua capacidade de transmitir doenças a humanos e a outros animais vertebrados; de outro, a história das relações entre o vetor, o homem, os diferentes patógenos, doenças e ambientes ao longo de mais de um século de história, em que os estudos sobre o inseto e as ações visando seu controle ou eliminação, por diversas vezes, como agora, estiveram em grande evidência.
O que mudou? Pode um mosquito ser mais forte que um agrupamento humano? A aula pretende mostrar que a história e a biologia têm juntas um bocado de coisas a dizer sobre o assunto.

Sobre os pesquisadores

Jaime Larry Benchimol é historiador, professor e pesquisador titular da COC. Possui mestrado em planejamento urbano e regional pela Coppe/UFRJ e doutorado em história pela UFF. Foi editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (editada trimestralmente pela COC) de janeiro de 1997 a março de 2015. Também é professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (Instituto Leônidas e Maria Deane), em Manaus. São temas de pesquisa e ensino de Jaime as áreas de história das ciências da vida, história da medicina tropical e da saúde pública e, também, história urbana.

Chefe do laboratório de biologia molecular de insetos do IOC, Rafaela Vieira Bruno é doutora em Biofísica pela UFRJ. Possui experiência em genética animal e entomologia molecular, com ênfase em biologia molecular do desenvolvimento de insetos, tema de seu mestrado e doutorado, e em genética molecular do comportamento de insetos vetores (mosquitos, flebotomíneos e barbeiros). Rafaela pesquisa aspectos relacionados ao ritmo e à genética de populações desses insetos, aos aspectos particulares da biologia do Aedes aegypti, com destaque aos efeitos da infecção por vírus dengue e aos processos relacionados à embriogênese.

Serviço
Título: Aula Aberta: “Aedes aegypti, há mais de um século o mais temido inimigo público do Brasil”
Local: Auditório do Museu da Vida – Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos.
Data: 31 de março
Horário: das 9h30 às 12h30

domingo, 20 de março de 2016

As redes e as ruas são tema da Cátedra Unesco Memorial da América Latina - SP

Agência FAPESP – A Cátedra Unesco Memorial da América Latina está com as inscrições abertas para o curso de extensão universitária As redes e as ruas: os novos termos do jogo político e social. O curso será realizado ao longo do primeiro semestre de 2016 e as inscrições encerram em 25 de março.

O curso é voltado para alunos da graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências Humanas, professores e profissionais que trabalham em empresas ou órgãos públicos com interesses específicos no tema. Será coordenado pelo cientista político Marco Aurélio Nogueira, professor titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e contará com a participação de especialistas convidados.

Com quatro horas de aula semanais, às quartas-feiras entre 9h e 13h, e organizado em sete aulas-conferência e três mesas-redonda, o curso será realizado nas instalações da Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina.

As inscrições são gratuitas. Os interessados deverão enviar cópias do currículum vitae, certificado de matrícula em curso de pós-graduação ou certificado de conclusão de curso superior, RG ou equivalente legal e carta de manifestação de interesse pelo curso (uma página) para o e-mail catedra@memorial.sp.gov.br ou entregar pessoalmente na Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina, entre 10h e 18h, de segunda a sexta-feira, à av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda, em São Paulo.

São, ao todo, 100 vagas e o processo de seleção será baseado na formação escolar e no currículo dos candidatos.


Mais informações podem ser obtidas no site do Memorial da América Latina ou com Rosângela Moraes ou Eduardo Farsetti, pelo endereço eletrônico catedra@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone (55 11) 3823-4603. 

sábado, 19 de março de 2016

Embrapa abre inscrições para curso gratuito on-line com certificação de 200 horas

Técnicos, gestores, produtores e profissionais que trabalham com as tecnologias de irrigação, já podem se inscrever para o primeiro IrrigaWeb – Capacitação em Uso e Manejo de Irrigação de 2016, ministrado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os interessados devem acessar o formulário online e se inscrever até o dia 21 de março, através do site www.embrapa.br/ead.

Segundo o coordenador do curso, Frederico Ozanan Machado Durães, gerente-geral da Embrapa Produtos e Mercado, o IrrigaWeb é “um evento-âncora focado na Capacitação Técnica Estratégica sobre a temática Água na Agricultura e Agricultura Irrigada, e está integralmente constituído e configurado para um ambiente de aprendizagem virtual”.
 
O curso tem carga horária de 200 horas, distribuídas em módulos técnicos, testes-provas objetivas técnicas, videoconferências/oficinas online, vídeos técnicos e de divulgação sobre água na agricultura. Durães explica que os módulos técnicos e as videoconferências online tratam, basicamente, de quatro assuntos de referência: 1º. Água na Agricultura e Agricultura Irrigada (água no continuum solo-planta-atmosfera); 2º. Água x Disponibilidade x Balanço Hídrico (solo como caixa d´água armazenada e disponível); 3º. Requisitos e condições para água pelas culturas (ETo, necessidades hídricas, dimensionamento de sistemas e métodos de irrigação); e 4º. Aplicações de água e produtos na irrigação de cultivos.

Haverá um total de 500 vagas, todas gratuitas. Porém, os participantes serão selecionados a partir de critérios focados em um público-alvo de produtores de “tecnologias pelas águas” (técnicos, gestores, produtores e demais interessados da área privada e pública), considerando aspectos de utilidade para a produção irrigada; técnico-científicos; de suporte TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação; e disponibilidade de tempo para realização online e finalização das atividades obrigatórias do IrrigaWeb.

Duvidas podem ser enviadas para o e-mail irrigaweb@embrapa.br

terça-feira, 1 de março de 2016

Curso "Gênero e Atuação Legislativa"


Estudar sobre gênero é entender as diferentes situações que homens e mulheres vivenciam diariamente determinadas pelos simples fato de serem homens ou mulheres. O conceito de gênero nos leva a pensar como nossas relações são construídas a partir da nossa cultura e da nossa realidade social.

No curso, além de ser trabalhado o conceito de gênero, é abordada a questão da atuação legislativa, possibilitando uma reflexão sobre como as diferenças acontecem e a percepção do nosso papel como agentes construtores da mudança para uma sociedade mais justa e igualitária.

Veja mais em: http://goo.gl/BnIFvC

domingo, 28 de fevereiro de 2016

UFBA inscreve para cursos gratuitos até 1º de março

Cursos de extensão são: "Internet e Tecnologias Abertas" e "Iniciação à Programação de Computadores"

  
O Programa Onda Digital (POD) pertence à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi criado sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Matemática, como um programa permanente de extensão da universidade. 

Até o dia 1º de março, o projeto inscreve candidatos para cursos digitais gratuitos através do site Onda Digital. A ação é feita em parceria com a   Onda Solidária de Inclusão Digital Tecnologia à Serviço da Cidadania. Os cursos de extensão são: "Internet e Tecnologias Abertas" e "Iniciação à Programação de Computadores". 

Ambos com o objetivo ampliar as competências e habilidades no uso das tecnologias digitais dos participantes. 

FONTE: iBahia

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Curso de Formação em Educação do Campo na modalidade EAD

Estão abertas as inscrições para a Formação em Educação do Campo na modalidade EAD.
Podem participar todos os interessados no tema.
Para fazer o curso faça seu cadastro em: http://www.novomoodle.ufba.br/
Curso com certificação. 

Módulo - Educação do Campo

Equipe
Érica Cordeiro Cruz Sousa

Professora Formadora
Luciana Santos Oliveira
Coordenação
Luciana Oliveira Lago
Professora Formadora
Salete de Fátima Noro Cordeiro
Professora Formadora
Jaguaraci Ramos de Oliveira
Bolsista ATP

Ementa
Objetivos
Entre os objetivos estão a sensibilização das populações do campo sobre o direito a comunicação, sua inserção e maior participação no contexto da cultura digital. Nesse sentido, a formação de Educação do Campo e Tecnologias Digitais envolve também a necessidade de estimular a construção de conteúdos digitais que envolvam os interesses mais diversos dessa população, a criação e fortalecimento de uma rede de intercâmbio para a socialização de saberes e experiências,  principalmente entre os 30 municípios envolvidos no TECSOL, contribuindo assim para a produção de conhecimentos a partir das vivências dos povos do campo.
Vagas
30 (trinta).
Público alvo
Monitores e cidadãos dos Territórios Rurais (professores, alunos e trabalhadores do campo).
Metodologia
A metodologia será constituída de atividades diversificadas envolvendo encontros presenciais e online. Os encontros presenciais acontecerão prioritariamente  nos Centros Digitais de Cidadania Rural (CDCR). Esse momento da formação será teórico e prático, com duração de 10h, onde o formador criará ambiente favorável ao diálogo às temáticas propostas pelo curso e realizará uma oficina de construção de conteúdo digital a ser escolhida pelo coletivo (áudio, vídeo, impresso, etc).
Os encontros online acontecerão na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), através do acompanhamento da produção de conteúdos e dos fóruns de discussão.
Carga horária
O curso terá duração de 40h.
Avaliação
A avaliação será processual, envolvendo a participação nos ambientes presencial e online. Será levado em consideração o envolvimento nas atividades sugeridas, tanto de construção de conteúdos e produtos digitais, quanto nas atividades de discussão nos fóruns e produção no ambiente online do curso.
Justificativa
É importante que o formando conheça o que tem de produzido sobre a Educação do Campo para que possa inter-relacionar as escolas e o trabalho no campo com as inúmeras possibilidades do uso das tecnologias digitais.