O sociólogo francês Alain Coulon faz palestra nesta sexta-feira (19 de setembro), às 10h, no Salão Nobre da Reitoria. Ele abordará temas como as exigências de uma reforma universitária: planejamento, negociação, implementação, avaliação; a passagem do ensino médio para o ensino superior: estranhamento, aprendizagem e afiliação; a questão incontornável da formação do professor para o ensino superior; e a universidade como campo de pesquisa e desenvolvimento. Alain Coulon é, desde 2004, diretor geral do Centro Nacional de Documentação
Pedagógica (CNDP), da França. Suas atividades se inspiram na sociologia qualitativa, no interacionismo simbólico e na etnometodologia, corrente da sociologia responsável por tê-lo feito
conhecido na França e em outros países como autor.
Alain Coulon foi diretor da UFR de educação, comunicação e psicanálise da Université Paris 8, foi membro fundador e diretor do Centro de Pesquisas sobre o Ensino Superior (CRES) e diretor do Centro de Iniciação ao Ensino Superior (CIES, na Sorbonne). Durante quatro anos ele foi presidente nacional da assembléia dos diretores do CIES. Seus trabalhos têm como objeto especialmente o ensino superior, mas ele também se debruça sobre questões relativas à saúde pública e à história política. Realizou ainda pesquisas sobre a importância e a eficácia da aprendizagem documental no trabalho intelectual dos estudantes de primeiro ciclo. Também desde janeiro de 2004, Coulon é membro da comissão francesa da Unesco.
Pedagógica (CNDP), da França. Suas atividades se inspiram na sociologia qualitativa, no interacionismo simbólico e na etnometodologia, corrente da sociologia responsável por tê-lo feito
conhecido na França e em outros países como autor.
Alain Coulon foi diretor da UFR de educação, comunicação e psicanálise da Université Paris 8, foi membro fundador e diretor do Centro de Pesquisas sobre o Ensino Superior (CRES) e diretor do Centro de Iniciação ao Ensino Superior (CIES, na Sorbonne). Durante quatro anos ele foi presidente nacional da assembléia dos diretores do CIES. Seus trabalhos têm como objeto especialmente o ensino superior, mas ele também se debruça sobre questões relativas à saúde pública e à história política. Realizou ainda pesquisas sobre a importância e a eficácia da aprendizagem documental no trabalho intelectual dos estudantes de primeiro ciclo. Também desde janeiro de 2004, Coulon é membro da comissão francesa da Unesco.