15/5/2009
Agência FAPESP – O Programa de Pós-Graduação com Relevância para Países em Desenvolvimento, que conta com bolsas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Ministério Alemão da Cooperação Econômica (BMZ), está com inscrições abertas.
O programa oferece 38 opções de pós-graduação em mestrado e três em doutorado, nas áreas de economia, gestão, desenvolvimento, engenharia, matemática, planejamento regional, agricultura, silvicultura, ciências ambientais, geociências, saúde pública, sociologia e educação.
O prazo para envio da documentação ao escritório regional do DAAD no Rio de Janeiro termina no dia 28 de agosto. Os cursos de mestrado terão duração de 18 a 24 meses, e os de doutorado, de 36 meses. O início dos cursos está previsto para outubro de 2010.
Podem candidatar-se jovens com no mínimo dois anos de experiência profissional na área do curso. São exigidos conhecimentos básicos de alemão para candidatos às pós-graduações ministradas em alemão e proficiência em inglês para aquelas oferecidas neste idioma.
Os bolsistas deverão ainda receber curso de alemão intensivo de dois a quatro meses. A lista de requisitos exigidos pelas universidades pode ser consultada nos sites dos cursos.
Terão prioridade candidatos recomendados por seus empregadores e com promessa de recolocação após o curso, além de que as chances de admissão no programa são maiores para quem dispuser de recursos financeiros próprios ou suporte do empregador ou de outra instituição.