OBJETIVOS:
Geral
Capacitar formação de quadro de profissionais na área de Educação.
Específico
Contribuir para capacitar quadros profissionais os mais diversos, proporcionando bases histórico-sociológicas e abrindo extraordinário campo de ação.
PÚBLICO:
Profissionais das mais diversas áreas interessados na interdisciplinaridade, no protagonismo social como agente de mudanças e na capacitação diferenciada.
CONTEÚDO:
- O Escravismo Colonial Moderno e a Identidade Cultural Possível - Caso do Brasil: (O Tráfico Atlântico, O Ser Escravo, O Africano como Agente de Cultura, Os Quilombos, As Rebeliões, As Irmandades, A Resistência Miúda, O Abolicionismo
- A Inserção da História da África na Contemporaneidade: O Colonialismo Imperialista e o Processo de Descolonização
- A República e a Questão do Negro no Brasil: O Caráter Excludente da Abolição e da República, Os Movimentos Sociais da República Velha, A Crise da Democracia Racial em Meados do Século XX
- Afro-descendência e Cultura no Brasil: Literatura, Teatro e Cinema
- Afro-descendência e Contemporaneidade: Movimentos Sociais, Religiosidade e Criação Cultural
- Metodologia e Didática de História da África e da Afro-descendência No Brasil
- Atitude Empreendedora (Compartilhada)
- Plano de Negócio (Compartilhada)
- Contexto Empresarial Brasileiro (Compartilhada)
- Metodologia da Pesquisa, Produção de Textos e Projetos Tecnológicos
- Metodologia e Didática do Ensino Superior
- Trabalho de Conclusão de Curso (Orientação)
- Seminário de Pesquisa
JUSTIFICATIVA
O segundo motivo relaciona-se com a urgente necessidade de uma compreensão mais integrada de processos históricos extremamente relevantes da época contemporânea, como foi o caso da descolonização da África e suas conseqüências. O novo patamar em que o Brasil pretende se inserir na atual cena internacional exige um estudo de novo tipo da África ( e de outros continentes, como América Latina e Ásia). Exige igualmente que esse estudo não seja realizado na visão eurocêntrica do tipo colonial, nem através da óptica ufanista, falsamente afrocêntrica, que se seguiu pouco depois da independência. O caminho é o da utilização de uma nova corrente historiográfica, comandada por novos historiadores, que se apresenta crítica e realista. Será ela que paginará os nossos estudos da África e das suas relações com o mundo. É atendendo a isso que o presente curso será ministrado numa abordagem pluridisciplinar.
NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DO CURSO
A lei n.º 10.639, de 09 de janeiro de 2003, sancionada pelo Presidente da República, alterou a legislação anterior que estabelecia as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Desta forma, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, tornou-se obrigatório o estudo da História da África e dos Africanos e da luta dos negros no Brasil.OBJETIVOS
Capacitar bacharéis e professores a introduzirem conteúdos de História da África na disciplina de História do ensino fundamental e médio.
ORGANIZAÇÃO:
O curso tem uma carga horária de 24 horas/aula, distribuídas em 6 encontros, com 4 horas cada (das 9:00 às 13:00 hs.). O calendário das aulas será o seguinte: 6 e 20 de maio; 3 e 24 de junho; 1 e 15 de julho.
COORDENAÇÃO ACADÊMICA:
SERVIÇO:
ONDE: UNEB - Cabula
QUANDO: 15/10 a 12/12/2009 (Quinta feira a noite 19:00h a 21:30, Sabado 9:00h as 13:00h)
QUANDO: 15/10 a 12/12/2009 (Quinta feira a noite 19:00h a 21:30, Sabado 9:00h as 13:00h)
QUANTO: Gratuito
PROMOÇÃO: Grupo Cultural Amuleto
INSCRIÇÕES: Até 09/10/2009, a partir das 19:00, no Colegio Estadual Edgard Santos, no Garcia
Tatiane 8801-2152 / 8825-3142