Michel de Certeau e a Educação
Acesse a Ficha de Inscrição do Ciclo
A quarta edição dos Ciclos de Formação intenciona discutir e aprofundar questões teórico-metodológicas, com ênfase no aprofundamento de pressupostos epistemológicos das obras de diferentes Clássicos e pensadores contemporâneos para o campo educacional.
A proposição dos três ciclos por semestre, busca alargar as discussões sobre diferentes pensadores, possíveis articulações e contribuições com as pesquisas da área e, mais especificamente, com os estudos desenvolvidos pelas Linhas de Pesquisa do Programa e dos Grupos de Pesquisas. Intenta-se articular a atividade com a participação de professores convidados de outras universidade e dos professores do PPGEduC.
Na quarta edição o X Ciclo de Formação intitula-se Michel de Certeau e a Educação, ao discutir contribuições do pensamento de Certeau para o campo educacional, com a Profa. Dra. Nilda Alves (UERJ), que acontecerá nos dias 15 e 16/04 de 2010. O XI Ciclo será realizado entre os dias 20 e 21 de maio e coordenado pela Linha de Pesquisa 3 do PPGEduC/UNEB. O XII Ciclo, acontecerá entre os dias 08 e 09 de julho e coordenado pela Linha de Pesquisa 1 do PPGEduC/UNEB.
A promoção dos Ciclos, no âmbito do PPGEduC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, articula-se como ação das linhas de pesquisa e do GRAFHO - Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação História Oral, com o objetivo de contribuir para as discussões teóricas das pesquisas em desenvolvimento, a partir da socialização e sistematização de princípios teóricos dos autores trabalhados. As inscrições para participação nos respectivos Ciclos serão realizadas através do e-mail grafho@uol.com.br, conforme divulgação no site do PPGEduC.
Ciclo de Formação X
Datas: 15 e 16 de abril de 2010
Local: Auditório PPGEduC/UNEB
Temática:
Michel de Certeau e a Educação
Responsável:
Nilda Alves
Professora Titular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Coordenadora do Laboratório Educação e Imagem (www.lab-eduimagem.pro.br)
Quem é Certeau: a pessoa e a persona. Suas obras. Os livros A invenção do cotidiano I e II. O contexto mundial da época. ‘Espaçostempos’ sugeridos e aqueles cujos estudos foram completados. Importância para as pesquisas em educação dessas obras. A relação do pensamento de Certeau com as pesquisas com os cotidianos.
1º Momento: [Quinta – 15/04 – tarde – 14 as 17 h]
Certeau – pessoa e persona: o estudioso de manifestações populares e manifestações culturais; sobre “A invenção do cotidiano” 1 e 2; questões teóricas centrais; as principais “conversas” teóricas de Certeau
(ter à disposição dos participantes esses dois livros; leitura anterior: Primeira parte, item III: Fazer com: usos e táticas)
2º Momento: [Sexta – 16/04 – manhã – 9 as 12 h]
Estudos anunciados (vol 1): práticas de espaço: caminhadas pela cidade; naval e carcerário; relatos de espaço; usos da língua: economia escriturística; citações de vozes; ler: uma operação de caça; maneiras de crer: credibilidades políticas; o inominável: morrer; indeterminadas
Os dois estudos publicados (vol 2): cozinhar e morar
(leitura anterior: Terceira parte, item IX: Relatos de espaço)
3º Momento: [Sexta – 16/04 – tarde – 14 as 17 h]
Certeau e as possibilidades de pesquisas nos/dos/com os cotidianos: redes educativas e as escolas.
(leitura anterior: dois textos de Nilda Alves)
Bibliografia básica
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DPetAlii, 2008: 15 – 38.
_______. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DPetAlii, 2008: 39 – 48.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.
CERTEAU et alii. A invenção do cotidiano 2 – morar e cozinhar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.
Observações:
1. Os diversos livros de CERTEAU serão levados para conhecimento dos participantes;
2. As leituras prévias serão indicadas para os participantes após a inscrição;
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A quarta edição dos Ciclos de Formação intenciona discutir e aprofundar questões teórico-metodológicas, com ênfase no aprofundamento de pressupostos epistemológicos das obras de diferentes Clássicos e pensadores contemporâneos para o campo educacional.
A proposição dos três ciclos por semestre, busca alargar as discussões sobre diferentes pensadores, possíveis articulações e contribuições com as pesquisas da área e, mais especificamente, com os estudos desenvolvidos pelas Linhas de Pesquisa do Programa e dos Grupos de Pesquisas. Intenta-se articular a atividade com a participação de professores convidados de outras universidade e dos professores do PPGEduC.
Na quarta edição o X Ciclo de Formação intitula-se Michel de Certeau e a Educação, ao discutir contribuições do pensamento de Certeau para o campo educacional, com a Profa. Dra. Nilda Alves (UERJ), que acontecerá nos dias 15 e 16/04 de 2010. O XI Ciclo será realizado entre os dias 20 e 21 de maio e coordenado pela Linha de Pesquisa 3 do PPGEduC/UNEB. O XII Ciclo, acontecerá entre os dias 08 e 09 de julho e coordenado pela Linha de Pesquisa 1 do PPGEduC/UNEB.
A promoção dos Ciclos, no âmbito do PPGEduC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, articula-se como ação das linhas de pesquisa e do GRAFHO - Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação História Oral, com o objetivo de contribuir para as discussões teóricas das pesquisas em desenvolvimento, a partir da socialização e sistematização de princípios teóricos dos autores trabalhados. As inscrições para participação nos respectivos Ciclos serão realizadas através do e-mail grafho@uol.com.br, conforme divulgação no site do PPGEduC.
Ciclo de Formação X
Datas: 15 e 16 de abril de 2010
Local: Auditório PPGEduC/UNEB
Temática:
Michel de Certeau e a Educação
Responsável:
Nilda Alves
Professora Titular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Coordenadora do Laboratório Educação e Imagem (www.lab-eduimagem.pro.br)
Quem é Certeau: a pessoa e a persona. Suas obras. Os livros A invenção do cotidiano I e II. O contexto mundial da época. ‘Espaçostempos’ sugeridos e aqueles cujos estudos foram completados. Importância para as pesquisas em educação dessas obras. A relação do pensamento de Certeau com as pesquisas com os cotidianos.
1º Momento: [Quinta – 15/04 – tarde – 14 as 17 h]
Certeau – pessoa e persona: o estudioso de manifestações populares e manifestações culturais; sobre “A invenção do cotidiano” 1 e 2; questões teóricas centrais; as principais “conversas” teóricas de Certeau
(ter à disposição dos participantes esses dois livros; leitura anterior: Primeira parte, item III: Fazer com: usos e táticas)
2º Momento: [Sexta – 16/04 – manhã – 9 as 12 h]
Estudos anunciados (vol 1): práticas de espaço: caminhadas pela cidade; naval e carcerário; relatos de espaço; usos da língua: economia escriturística; citações de vozes; ler: uma operação de caça; maneiras de crer: credibilidades políticas; o inominável: morrer; indeterminadas
Os dois estudos publicados (vol 2): cozinhar e morar
(leitura anterior: Terceira parte, item IX: Relatos de espaço)
3º Momento: [Sexta – 16/04 – tarde – 14 as 17 h]
Certeau e as possibilidades de pesquisas nos/dos/com os cotidianos: redes educativas e as escolas.
(leitura anterior: dois textos de Nilda Alves)
Bibliografia básica
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DPetAlii, 2008: 15 – 38.
_______. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DPetAlii, 2008: 39 – 48.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.
CERTEAU et alii. A invenção do cotidiano 2 – morar e cozinhar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.
Observações:
1. Os diversos livros de CERTEAU serão levados para conhecimento dos participantes;
2. As leituras prévias serão indicadas para os participantes após a inscrição;