Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

IX Encontro do PROLER Salvador - BA

(Clique na imagem para amplia-la)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Inscrições Centro Digital de Cidadania - BA

A Secretaria de Promoção da Igualdade – SEPROMI, disponibilizará 200 vagas para o Curso de Informática Básica no Centro Digital de Cidadania (CDC) localizado no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra/SEPROMI.
São 06 turmas previstas para esta 1ª etapa no período de setembro/2010 a janeiro/2011, distribuídas nos turnos matutino e vespertino, sendo que as primeiras tiveram início em 08/09/2010 e já foram certificadas ao final do curso. As próximas (3ª e 4ª) terão início no mês de novembro/2010.
A iniciativa visa promover a inclusão digital de jovens e adultos na faixa etária de 15 a 45 anos, tendo como principal objetivo a qualificação para o trabalho e o apoio a atividades escolares, com foco na inclusão digital.

INSCRIÇÕES:
Período: Ininterruptas até o preenchimento de todas as vagas
Horário: 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 - GRATUITAS.

Documentos Necessários para inscrição
:
- Cópia de Comprovante de Residência
- Cópia de Comprovante de matrícula ou Histórico Escolar do Ensino Fundamental
- Cópia de RG
- 1 Foto 3X4
Local: O Centro de Cidadania Digital - Unidade SEPROMI/CDCN está localizado na Rua Ribeiro dos Santos, 42 - Ladeira da Passo, Pelourinho.
Contatos: Maiores Informações poderão ser obtidas com: Rebeca do Carmo ou Edmilson no Tel: 3117-1553

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Projeto seleciona Pedagogo/a

Prezados(as) amigos e amigas.

Estamos selecionando profissional em pedagogia para atuar em princípio no Projeto Sinaleira como CTD até jul 2011, podendo também atuar em programas de qualificação, com disponibilidade para viagem e flexibilidade de turnos (40 horas semanais).
Desejável especialização em psicopedagogia.
Dirigir e possuir CNH.
 
Se vocês conhecerem profissionais que atendem aos requisitos apresentados e que tenham afinidade com a proposta de trabalho do SENAI, favor solicitar que enviem currículo para jalmiros@fieb.org.br para que possamos encaminhá-los para a empresa de recrutamento e seleção.
 
Atenciosamente
Almiro

Projeto Itinerante leva Oficinas de Quadrinhos gratuitas a bairros carentes de Salvador - BA


A Ação Cultural Oficina HQ comemora sete anos de atividades contínuas festejando mais uma realização: o projeto Oficina HQ Itinerante, aprovado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia. O objetivo é promover oficinas de história em quadrinhos gratuitas para comunidades carentes de Salvador. Em cada comunidade ainda haverá uma pequena mostra do que foi produzido, e ao final, o site (www.oficinahq.com) apresentará a produção total das oficinas.

Público
O projeto visa alcançar um público de 80 pessoas (20 em cada oficina) que tem afinidade com as artes gráficas e não possui condições financeiras para se aperfeiçoar. Os jovens e adolescentes, entre 13 e 30 anos, devem residir ou estudar próximo a Mata Escura, Pelourinho, Engenho Velho da Federação ou Plataforma, bairros que receberão as oficinas.
  
Próxima Oficina : no Pelourinho (sedeada pelo Museu Casa do Benin) 
A oficina será ministrada gratuitamente de segunda a sexta, nos dias:
27/10 (quarta-feira)
28/10 (quinta-feira)
03/11 (quarta-feira)
04/11 (quinta-feira)
05/11(sexta-feira)
08/11 (segunda-feira)
09/11 (terça-feira)

As inscrições podem ser feitas hoje a partir das 13h no próprio local ou amanhã no momento da oficina, caso ainda haja vaga.

Horário: das 14h às 17h, tendo como público alvo a comunidade carente do pelourinho. Ao final da oficina, haverá uma amostra no mesmo local, do dia 11/11/2010 a 18/11/2010. Inscrições no local com Andréa ou Elanir (Tel: 3241-5679), a partir das 13h. As vagas são limitadas(apenas 20).

Telefones para contato:
Museu Casa do Benin:  3241-5679 - Procurar Andréa ou Elanir (a partir de 13h)
Coordenador do Projeto: Wilton Bernardo 8807-4331
Produtora Cultural: Talyta Almeida 8707-0951

+ Oficina HQ +
www.oficiahq.com

ONU seleciona consultoria para coordenação de pesquisa sobre comunidades negras rurais

ENSP, publicada em 22/10/2010

O Unifem Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher - parte da ONU Mulheres), por meio do Programa Regional Gênero, Raça, Etnia e Pobreza, seleciona até 1º de novembro consultoria para coordenação de pesquisa sobre aspectos socioeconômicos, políticos, educacionais, alimentares e culturais de comunidades negras rurais no Brasil, Colômbia, Equador e Panamá.

O(a) profissional selecionado(a) deverá ter mestrado ou doutorado nas áreas de Ciências Sociais, conhecimento nos temas de raça, gênero e geração. É exigida experiência de cinco anos junto a comunidades afro-rurais da região, dedicação exclusiva ao projeto, domínio dos idiomas Espanhol e Português, entre outras habilidades e conhecimentos. É estimulada a candidatura de pessoas negras neste processo seletivos. A consultoria será desenvolvida no período de novembro de 2010 a maio de 2011.

A contratação se dá no âmbito da parceira entre UNIFEM-ONU Mulheres, Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e SEGIB (Secretaria Geral Iberoamericana), tendo também como responsáveis técnicos o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Agência Brasileira de Cooperação.

Os/as interessados/as devem enviar sua proposta de custo total da consultoria, currículo e Personal History Form preenchido até 01 de novembro de 2010 para o endereço eletrônico danielle.valverde@unifem.org especificando no assunto da mensagem: consultoria coordenação geral.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fundação Itaú distribui livros infantis gratuitamente

A Fundação Itaú Social está doando oito milhões de livros infantis, gratuitamente. Para recebê-los, é só cadastrar-se no site www.itau.com.br/lerfazcrescer

Eles remetem o livro para sua residência, sem nenhum custo.

Aproveitem esta oportunidade de estimular o hábito da leitura para nossas crianças.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Oficina de História da Zona Portuária - RJ

(Clique na imagem para amplia-la)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Seminário "Educar sem castigo" - BA

 (Clique na imagem para amplia-la)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

1ª Mostra de Filmes do Gepe(rs) - BA

(Clique na imagem para amplia-la)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Curso a distância "Gestão de Riscos e de Desastres: Contribuições da Psicologia"

Estão abertas as inscrições para o curso 'Gestão de Riscos e de Desastres: Contribuições da Psicologia', promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED UFSC). Realizado em modalidade Educação à Distância, o curso é gratuito e oferece 1.500 vagas a psicólogos, agentes da defesa civil e áreas afins, estudantes de psicologia e profissionais de áreas correlatas à psicologia de desastres.

A iniciativa se propõe a incitar o debate sobre os temas subjetivos e humanos relacionados à ocorrência de desastres, buscando estudar conceitos, práticas e qualificar a atuação de profissionais da psicologia na construção da resiliência comunitária. É objetivo, também, divulgar e debater a Política Nacional de Defesa Civil e discutir as diversas abordagens possíveis na reconstrução psicológica de uma comunidade.

Dividido em cinco unidades - 1) Psicologia no Sistema Nacional de Defesa Civil: para uma construção integrada de políticas públicas de proteção; 2) Psicologia e compromisso social: o horizonte ético da Psicologia na gestão de riscos e de desastres; 3) Psicologia na gestão integrada de riscos de desastres: ações de prevenção e preparação; 4) Saúde mental e contribuições da Psicologia na fase da resposta; e 5) Assistência humanitária e direitos humanos - o curso ocorrerá entre os dias 05 de novembro e 22 de dezembro. Tem duração de 60 horas, e a participação dá direito a certificado pela UFSC. O aluno receberá um livro-texto além de contar com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e tutoria.

Interessados devem se inscrever pelo site do CEPED UFSC - http://www.ceped.ufsc.br/, pelo site da SEDEC - www.defesacivil.gov.br - ou ainda pelo link http://150.162.114.7/Psicologia/. O curso tem a execução da Associação Cultural Cabeça ao Vento. Mais informações podem ser obtidas pelo email informacao@eadceped-ufsc.com ou pelo telefone (48) 3226 1704.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Oficinas de Cinema Gratuitas - BA

O Cine Art’s consiste em trabalhar com quatro oficinas profissionalizantes na área audiovisual são elas: Oficina de Realização Audiovisual, Oficina de Roteiro, Oficina de Interpretação para Cinema e TV e Oficina de Produção para Cinema. As oficinas serão gratuitas com carga horária de 128h comprovadas em certificado. As vagas são limitadas e as aulas ocorrerão todas as quintas, durante oito meses, tendo início no dia 28 de outubro de 2010 se estendendo até 21 de julho de 2011. Local: Departamento de Ciências da Vida, prédio II  /UNEB – Campus I, localizado na  Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador-BA.
O período das inscrições serão de 27 de setembro a 11 de outubro de 2010, através do blog: cineartsbahia.blogspot.com, os candidatos deverão acessar o referido blog, baixar aqui a ficha de inscrição, preenchê-la corretamente e encaminhar para o e-mail: projetocinearts@gmail.com.  A seleção será realizada em duas fases, a primeira através da análise das fichas com resultado no blog supracitado no dia 15 de outubro. A segunda fase será através de entrevista presencial a ser realizada no dia 21 de outubro de 2010, Departamento de Ciências da Vida, prédio II /UNEB – às 19h. O resultado da segunda fase será divulgado no dia 25 de outubro de 2010. As aulas terão início no dia 28 de outubro deste.
 Os pré-requisitos para participar do projeto são os seguintes:
·        Os candidatos deverão ter disponibilidade para assistir aulas as quintas feiras durante oito meses,
·        Ter a partir de 18 anos,
·        Estar cursando pelo menos o primeiro ano do ensino médio,
·        Para os candidatos às vagas da Oficina de Realização Audivisual deverão ter pelo menos uma experiência teórica ou prática com audiovisual.
·        Para os candidatos às vagas da Oficina de Produção para Cinema deverão ter conhecimentos prévios em Word, Excel e Internet.
·        Os candidatos às vagas da Oficina de Roteiro deverão anexar também um texto curto (roteiro, peça de teatro ou conto) de autoria própria.
·        Para os candidatos às vagas da Oficina de Interpretação Cinema e TV deverão ter experiência, mesmo que básicas, como ator.
O Cine Art’s tem o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB através do Fundo de Cultura / Secretaria de Cultura – SECULT. Também conta com a parceria institucional da UNEB através de sua Pró-reitoria de Extensão – PROEX, com a emissão de certificados expedidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE e do Departamento de Ciências da Vida – DCV. Além das parcerias com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo, Cine Mais Cultura/Ministério da Cultura, Diretoria do Audiovisual – DIMAS e a parceria Institucional da Bominfá – Associação da sociedade civil organizada, sem fins lucrativos que atua nos bairros do Cabula e suas adjacências.

INFORMAÇÕES:
Tel: 71 3494-7820 (de segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 17h)
E-mail: projetocinearts@gmail.com  

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lançamento do documentário "Mapuches, un pueblo contra el Estado" - BA

Nesta próxima quinta-feira, 7 de outubro, será realizado o pré-lançamento do documentário MAPUCHES, UN PUEBLO CONTRA EL ESTADO ( 60 min./ 2010/ espanhol, com legendas em português), do diretor argentino radicado em Salvador, Carlos Pronzato.
Após a exibição do filme haverá uma conversa sobre movimentos sociais na América Latina, em particular sobre o que vem ocorrendo com os mapuche, no Chile.
Contaremos com a presença do diretor, Carlos Pronzato, do fotógrafo Rogerio Ferrari e do jornalista e escritor mexicano Alejandro Reyes.
 
QUANDO: quinta-feira, dia 7/10, às 19h00
ONDE: Sala Walter da Silveira
Rua General Labatut, 27 - Barris (prédio da Biblioteca Pública Estadual). Tel: (71) 3328-8100
Entrada franca
 
Carlos Pronzato  é argentino radicado na Bahia. Diretor teatral, poeta, cineasta/documentarista e ativista social, Carlos Pronzato tem se dedicado a retratar nos seus mais recentes filmes os atuais conflitos sócio-políticos latino-americanos, além de se debruçar sobre aspectos históricos fundamentais do continente (“Carabina M2, uma arma americana, Che na Bolívia”; “Buscando a Salvador Allende”; “Madres de Plaza de Mayo, memória, verdade, justiça”, etc). Seu mais recente documentário é sobre o povo/nação mapuche: “Mapuches, um povo contra o Estado” premiado na XXXVII Jornada Internacional de Cinema da Bahia. http://www.lamestizaaudiovisual.blogspot.com/
 
Rogerio Ferrari é fotógrafo e vem já há alguns anos trabalhando numa série de ensaios fotográficos que abordam questões relacionadas ao seu projeto "Existências / Resistências".  O projeto evidencia, através das imagens, publicação de livros, debates e exposições fotográficas, o lado desconhecido de conhecidos conflitos: Palestinos sob ocupação israelense; Curdos, na Turquia; Zapatistas no México; Movimento dos Sem-Terra no Brasil; refugiados palestinos no Líbano e na Jordânia; refugiados Saarauis no deserto do Saara e nos territórios ocupados pelo Marrocos; Mapuches no Chile, e os ciganos na Bahia.
É autor dos livros Palestina - a eloquência do sangue; Zapatistas, a velocidade do sonho; Curdos, uma nação esquecida. http://rogerioferrari.wordpress.com/
 
Alejandro Reyes nasceu na cidade do México, é jornalista e escritor. Depois de viver alguns anos nos Estados Unidos e na França, mudou-se para o Brasil, onde fez trabalho social com crianças e adolescentes de rua. É mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade da Califórnia e doutorando em Literatura Latino-Americana, cuja tese incide sobre a literatura marginal. Está no Brasil para o lançamento de seu livro A rainha do cine Roma. Reside atualmente em Chiapas e colabora com www.radiozapatista.org

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Seminário e bate papo com o etnólogo e escritor Jean-Yves Loude - BA

ENCONTROS AFRICA X EUROPA X BRASIL
 
O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA (IHAC) e o SCAC Salvador, com apoio da Région Rhône-Alpes recebem o etnólogo, escritor e viajante Jean-Yves Loude para dois seminários O encontro da África e da Europa (4 de outubro) e Pepitas brasileiras (5 de outubro).
Durante vinte anos, Jean-Yves Loude e sua mulher, Viviane Lièvre, ambos etnólogos, percorreram os países africanos de língua portuguesa. Da efervescência musical em Cabo-Verde ao teatro ritual nas ilhas de São Tomé e Príncipe, do Mali medieval a Lisboa, cidade negra, eis o longo caminho de um escritor viajante a procura da resistência das culturas populares. Se hoje, todos os limites do nosso mundo parecem ter sido alcançados, uma das razões urgentes de viajar ainda seria de explorar uns esconderijos das nossas memórias enterradas, ocultadas e mesmo assassinadas. Nas suas narrativas de viagem, o escritor e etnólogo Jean-Yves Loude dirige investigações quase policiais sobre as consequências imprevistas das Grandes Descobertas portuguesas e salientam a emergência de várias culturas nascidas entre povos oriundos das bodas brutais da Europa com a África, manifestações de resistência que, incontestavelmente, fazem parte do patrimônio da humanidade.
Após anos de viagem pela África chegou a hora dessas buscas prosseguirem no Brasil, cuja notória vitalidade provém, em grande parte, da impetuosa vontade de sobreviver sentida por milhões de Africanos e seus descendentes submetidos à escravidão durante séculos. Mais uma vez, Jean-Yves Loude e Viviane Lièvre resolvem viajar por trás da fachada da História oficial e da muralha dos preconceitos redutores, ao encontro dessa criatividade dos Afro-descendentes, que merece atenção e reconhecimento por sua participação essencial na edificação da identidade do Brasil. Do Rio de Janeiro a São Luís do Maranhão, passando pelos Estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Piauí, o casal francês irá em busca de figuras, personalidades mortas ou vivas, vultos negros anônimo s ou pouco reconhecidos, músicos, poetas das ruas, quilombolas, fiéis de cultos sincréticos, artistas autodidatas, na esperança de, finalmente, chegar aos sítios arqueológicos onde repousa hoje, intensamente, a questão sobre as origens dos primeiros Brasileiros.
Jean-Yves Loude, filho de Jules Verne, irmãozinho de Tintin, conta, lê, explica seu processo criativo literário, traz sons e músicas inéditas e provoca bate papo com a platéia. Desde adolescente, Jean-Yves Loude só pensa em viajar o mundo. Lendo Alexandra David-Neel, Kipling, Kessel, Jules Verne e Tintin, ele também pretende se tornar explorador. Aos vinte, deixa a Europa para Índia, Nepal, Paquistão, Afeganistão e Irã. Passa dois anos no Himalaia, roda Cabo Verde, escala a montanha de Tintin no Tibete ou o monte Camarões, investiga em Tombucutu ou em Lisboa. Também foi visto em Montreal e avaliou o mito da fun dação de Brasília. Mas a cada vez, volta feliz à sua terra de Beaujolais onde ele escreve para os grandes e os jovens para compartilhar suas experiências. Jean-Yves Loude publicou mais de quarenta livros, muitos dos quais na editora Actes Sud.
Seminário e bate papo com o etnólogo e escritor Jean-Yves Loude
04.10, 14h, O encontro da África e da Europa
05.10, 14h, Pepitas brasileiras
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, PAF I (campus Ondina)
entrada franca

1º Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira

(Clique na imagem para amplia-la)