28 de novembro a 9 de novembro, das 16h às 18h
Auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Av Sete de Setembro, 94 A - Piedade
Auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Av Sete de Setembro, 94 A - Piedade
INSCRIÇÃO – 1 (UMA) LATA DE LEITE EM PÓ
Instrutora: Antonietta D´Aguiar Nunes
Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia por 30 anos
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia
História da Bahia aplicada ao turismo
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia oferece um Curso de História da Bahia aplicada ao Turismo ministrado pela profa. Antonietta de Aguiar Nunes.
A aula sobre a linguagem dos indígenas será dada pela profª Consuelo Pondé de Sena
Público alvo: Guias de Turismo, estudantes de História e de Turismo e demais interessados.
Programa-Carga horária: 20 horas
1 – Pré História Brasileira e baiana. Indígenas que aqui viviam. Descobrimento do Brasil na Bahia, escambo do pau brasil; expedições exploradoras e guarda-costeiras.
2 – Falares do grupo lingüístico tupi-guarani (Profª Consuelo Ponde de Sena)
3 - Capitanias hereditárias baianas em todo o sec. XVI: Todos os Santos, Ilhéus, Porto Seguro, Itaparica e Tamarandiva, Paraguaçu e Sergipe d´El rei. Governo Geral. Fundação de Salvador. Criação do bispado do Brasil. Aldeamentos indígenas.
4 - Primeiros engenhos. Defesa da Bahia no sec. XVI. Administração municipal. O século XVII baiano. Açúcar como principal gênero no Recôncavo. A expansão pecuária: casas da Torre e da Ponte. Ocupação holandesa em Salvador. Defesa da Bahia no sec. XVII. Criação do Arcebispado.
5 - O sec. XVIII baiano. Ouro em Rio de Contas e Jacobina. Novo plano de fortificação da cidade (João Massé, 1714). Sínodo diocesano, novas freguesias, Padroado. Igrejas e solares do período barroco baiano.
6 - Anseios de liberdade: a revolução dos alfaiates ou dos búzios. Rebeliões escravas da 1ª metade do sec. XIX. Rebeliões constitucionalistas. Luta pela independência na Bahia. (24/10)
7 - A província da Bahia na primeira metade do sec. XIX. Revolução dos Malês. Sabinada. Criação do Liceu Provincial e da Escola Normal. Fontes Públicas. Seminário diocesano. Reformas de igrejas para o estilo neoclássico
8 - A província da Bahia na segunda metade do sec. XIX. Cholera Morbus. Novos melhoramentos urbanos: chafarizes, iluminação a gás, estradas, elevador da Conceição. Movimentos Abolicionista e Republicano.
9 - A Bahia republicana. Separação da Igreja e Estado. O episódio de Canudos. Advento da prosperidade cacaueira. Desenvolvimento de indústrias e movimentos grevistas. Bombardeio de Salvador e sua remodelação. A “involução” baiana.
10 – A revolução de 1930 e a chamada Era Vargas. Isaias Alves e sua atuação na Bahia. A Redemocratização de 1946, constituição estadual, governo Otávio Mangabeira e a atuação de Anísio Teixeira. Desenvolvimento baiano: CPE, descoberta e exploração do Petróleo, Centro industrial de Aratu, Pólo Petroquímico de Camaçari