Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 29 de maio de 2012

Palestra "Plágio em publicações científicas” - SP

Com a Profª. Dra. Marta Ligia Pomim Valentim (Unesp - Marília)
Data: 01/06/2012
Horário: 10h00
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - CIRP/USP (ver localização).

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto em parceria com a Comissão de Pós-Graduação da FFCLRP e com a Comissão de Pós-Graduação da FEA-RP, realiza a palestra "Plágio em publicações científicas”.

Neste evento a Profª. Marta abordará o plágio em publicações científicas, uma realidade mundial. A ética em pesquisa é essencial para que as diferentes comunidades científicas garantam a confiabilidade, autenticidade e consistência do conhecimento produzido e um determinado campo de conhecimento.

Segundo a professora, a responsabilidade acadêmica e científica é fundamental para que pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e de graduação atuem de forma ética. Esta temática também envolve a política nacional de avaliação e fomento, tanto no nível da pós-graduação quanto no nível publicação científica.  

Sobre Marta Ligia Pomim Valentim: Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Organizadora autora de vários livros na área. 

A palestra terá transmissão online pelo link http://www.cirp.usp.br/transmissao

O evento será gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo formulário do site ou pelos contatos: e-mail iearp@usp.br ou telefone (16) 3602-0368 (vagas limitadas).

INSCRIÇÕES PELO SITE: http://www.iearp.blogspot.com.br/2012/04/plagio-em-publicacoes-cientificas.html

Secretaria de Cultura promove oficinas de elaboração de projetos - BA

22 de maio a 10 de junho

Para divulgar e democratizar ainda mais o acesso às fontes de financiamento, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) realiza, entre os dias 22 de maio e 10 de junho, Oficinas de Elaboração de Projetos Culturais para inscrição nos editais do Fundo de Cultura 2012. As oficinas serão ministradas pelos representantes territoriais de cultura e coordenadores de macro territórios da SecultBA  em mais de 100 municípios, garantindo que todos os Territórios de Identidade da Bahia sejam contemplados. As Oficinas serão realizadas em Espaços Culturais da Secretaria e outros locais, conforme programação a seguir. Mais informações pelo e-mail territoriosculturais2012@cultura.ba.gov.br ou 71 3103-3415.

FPC promove curso "Ensino de História na Bahia" - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

O Centro de Memória da Bahia e o Instituto Anísio Teixeira realizam o curso Ensino de História da Bahia entre junho e novembro de 2012, com o objetivo de promover debate sobre a instrução de História da Bahia, com vistas a formar profissionais capacitados para ministrar diferentes temas da história da Bahia nos ensinos fundamental e médio em nosso estado.

Inscrições gratuitas para professores da rede pública estadual e alunos de história. 
3117-6067

sábado, 26 de maio de 2012

SETAD abre inscrições para cursos profissionalizantes - BA

Estão abertas as inscrições para cursos profissionalizantes para operador de micro, windows, cuidador de idoso, corte e costura, manicure e recepcionista. Os cursos são destinados a pessoas de baixa renda, com idade mínima de 16 anos.

A ação é da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As inscrições serão realizadas até a próxima quarta-feira (30), das 8h às 17h, nas sedes da CATRA e Ceprom, em diversos bairros da capital. Os candidatos devem apresentar cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade do ensino Fundamental ou médio (de acordo com a exigência do curso).

Veja a lista de endereços:

CATRA CAJAZEIRAS

Cursos: Corte e costura (40 vagas); Operador de micro (40 vagas); Windows (40 vagas)
Pré- requisitos: Maiores de 16 anos, Vagas para ensino Fundamental e Médio.
Endereço: Estrada do Coqueiro Grande, Fazenda Grande 2, nº1902 (Mesmo prédio do Conselho Tutelar).

CATRA FAZENDA COUTOS

Cursos: Manicure e Pedicure (40vagas); Recepcionista (60 vagas).
Pré-requisitos: Maiores de 16 anos, vagas para ensino Fundamental Incompleto e Médio completo.
Endereço: Quadra 36, Eixo 33, Quarta etapa, Fazenda Coutos 3 (mesmo prédio onde funciona o CRAS e o posto de saúde).

CATRA SARAMANDAIA

Curso: Operador de Micro (40 vagas)
Pré-requisitos: Maiores de 16 anos, Ensino Fundamental completo.
Endereço: Rua Santa Madalena, Sem Nº, Atrás do Detran.

COSME DE FARIAS

Curso: Operador de Micro (40 vagas)
Pré-requisitos: Maiores de 16 anos, ensino Fundamental completo.
Endereço: Rua Direta, Conjunto Assistencial Cardial da Silva, fim de linha de Cosme de Farias.

CEPROM (Centro de Profissionalização da Mulher)

Curso: Cuidador de Idoso (60 vagas) Só para mulheres
Pré-requisitos: Mulheres, maiores de 18 anos, Ensino Médio incompleto.
Endereço: Rua Aristides Oliveira, s/nº, Conjunto Bahia, Santa Mônica.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/setad-abre-inscricoes-para-cursos-profissionalizantes-gratuitos/
CORREIO | O QUE A BAHIA QUER SABER: Setad abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
www.correio24horas.com.br

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cursos de Inglês, Espanhol e Libras - BA

O Centro Comunitário Batista Clériston Andrade (CECOM, localizado na Av. Lord Cochrane, Garibaldi, Salvador-BA) vai oferecer cursos de inglês, espanhol e libras, em parceria com o Governo do Estado - através da Secretaria de Turismo - e com o IFBA (antigo CEFET).

Interessados, maiores de 18 anos, ligar para o CECOM, número 3194-7777, e falar com Elidiane Portugal da Silva. Os cursos são gratuitos e visam qualificar jovens e adultos para atuarem durante a Copa de 2014 e em eventos de grande porte em Salvador.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto seleciona para qualificação gratuita em TI - BA

O Projeto Semente de Ciência abriu 240 vagas para cursos gratuitos em suporte ao uso de informática, operador de computador e desenvolvimento de software e editor de vídeo para internet. Os pré-requisitos são: ter entre 18 e 24 anos, estar cursando o ensino médio em escola pública e possuir registro no Cadastro Único.
Inscrição: Organização de Auxílio Fraterno (Rua do Queimadinho, 17, Lapinha), até 8 de junho. Levar RG, CPF, comprovante de residência e Cadastro Único, duas fotos 3×4, atestado de escolaridade, carteira de trabalho e título de eleitor.(Correio)

terça-feira, 22 de maio de 2012

71 anos da FFCH/UFBA - BA

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA comemora seu aniversário este ano com duas grandes conferências, proferidas por destacados intelectuais, nos dias 12 e 13 de junho, às 19 horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
No dia 12 de junho, o Prof. John Cottingham irá proferir a conferência Descartes e ‘consciência’: pensamentos humanos e paixões animais .
John Cottingham é professor emérito da Universidade de Reading. Entre seus muitos livros, incluem-se o Dicionário Descartes (publicado no Brasil pela Editora Zahar), Cartesian Reflections: Essays on Descartes’s Philosophy (Oxford University Press), The Meaning of Life (Routledge) e Descartes (Blackwell).
No dia 13 de junho, o Prof. François Chesnais irá proferir a conferência As origens e desdobramentos da atual crise do capitalismo .
François Chesnais é professor emérito de Paris XIII e um dos principais intérpretes da atual crise capitalista, com vários trabalhos publicados em português, como A Mundialização do Capital (Xama), As Dívidas Ilegítimas (Temas e Debates) e A Finança Mundializada: Raízes sociais e políticas (Boitempo).
A entrada é franca, e as conferências serão traduzidas.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curso de extensão sobre história da arte e análise estética inscreve até dia 23 - BA

O Núcleo de Arte (Nart) e a Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, estão com inscrições abertas, até o dia 23 deste mês, para o curso A criação do objeto artístico: uma leitura da história da arte.
Voltado para estudantes e profissionais da área, a ação está disponibilizando 30 vagas. Os interessados devem solicitar inscrições (gratuitas) pelo e-mail artecultura.uneb@gmail.com.
Professor de arte e educação da universidade, Aldo Tripodi lembra que o curso objetiva reinterpretar as obras de arte, dando um olhar mais crítico e voltado para a análise estética.

tripodi_post
Professor Aldo Tripodi: "A maioria das pessoas só sabe lidar com as obras que são consideradas belas"

“Existe uma visão que relaciona os estudos da arte apenas com o seu contexto histórico e econômico. Mas outros fatores mais subjetivos precisam ser analisados, como o papel do artista na construção da estética”, pondera Aldo, que ministrará o curso.
As aulas acontecem de 24 de maio a 28 de junho, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h, na sede da Uati do Campus I da UNEB, em Salvador. Os participantes receberão certificado de extensão.

Informações: Nart/Proex – tel. 3117- 5377.
Imagem (home): Divulgação


FONTE: site da UNEB


FFHC/UFBA promove o 2º Seminário Gey Espinheira - BA

A contestação urbana em Salvador: propostas e potencialidades

Local: Auditório do CRH (FFCH-UFBA), em São Lázaro.
Data: 23 e 24 de maio de 2012, de 9 às 12h.
Conforme apregoava o sociólogo baiano Gey Espinheira, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, torna-se imprescindível discutir a política urbana, a sua gestão e as suas conseqüências, tanto no ambiente acadêmico quanto num fórum urbano mais amplo. É neste sentido que propomos o Seminário Gey Espinheira enquanto âmbito permanente, anual, de discussão sobre a cidade, proposto pela FFCH como uma homenagem póstuma ao ilustre e saudoso colega.

Em sua primeira versão, em novembro de 2010, o Seminário consistiu num Ciclo de palestras sobre a crise urbana de Salvador, com a participação de renomados professores e pesquisadores da UFBA sobre os problemas advindos da inexistência do planejamento urbano, da atual desmedida especulação imobiliária, e do acirramento da pobreza e violência urbanas.

Nesta segunda versão – A contestação urbana em Salvador: propostas e potencialidades –, pretendemos congregar alguns dos movimentos urbanos existentes em Salvador para ouvirmos as suas análises e propostas e, junto com o público e os acadêmicos presentes nas mesas, fazermos uma avaliação das potencialidades do momento presente para imaginar e construir uma cidade mais justa. Assim, temos a imensa satisfação de poder convocar cada um de vocês a participarem deste Seminário que é também uma forma de participar do processo de imaginação e construção de uma outra Salvador.

Programação

Quarta-feira 23 de maio
09:00 – 9:10h. Abertura Urpi Montoya Uriarte, do Grupo de Estudos Panoramas Urbanos
09:10 - 9:30h. Ícaro Vilaça, do Movimento Desocupa
09:30 - 9:50h. Júlio Rocha, do Movimento dos Advogados Ambientalistas
09:50 - 10:10h. João Pereira, da Federação de Associações de Bairro de Salvador
10:10 - 10:30h. Manolo Nascimento, do Centro de Estudos e Ação Social
10:30 - 12:00. Debate

Quinta-feira 24 de maio
09:00 - 9:10h. Apresentação da mesa, representante do Grupo de Estudos Panoramas Urbnanos
09:10 - 9:30h. Emiliano José, do Movimento Vozes de Salvador
09:30 - 9:50h. Bernardo Mussi, do Movimento SOS Barra
09:50 - 10:10h. Rogério Horlle, do Fórum A cidade também é Nossa
10:10 - 10:30h. Arquiteta Débora Nunes
10:30 - 12:00. Debate

quarta-feira, 16 de maio de 2012

TV Pelourinho oferece 60 vagas para curso gratuito de audiovisual - BA

Estão abertas até a próxima quinta-feira (17), as inscrições para o curso gratuito de audiovisual oferecido pela TV Pelourinho. O curso oferece opções para três áreas profissionais: Operação de Câmera, Edição e Produção. Podem participar jovens entre 16 e 29 anos que estejam matriculados na rede pública de ensino. A duração do curso é de oito meses, com aulas teóricas e práticas. As inscrições podem ser realizadas na sede da TV Pelourinho, na Rua das Laranjeiras, 16 (Pelourinho/Centro Histórico). 
O curso contará com uma equipe de professores renomados como Solange Lima, produtora de Cinema, responsável pela produção do filme “Capitães de Areia”, de Cecília Amado, e “Quincas Berro D`Água, de Sérgio Machado; Paulo Alcântara, diretor de Cinema e professor de Fotografia e Áudio, graduado na Espanha; e Geraldo Moraes, um dos fundadores do Curso de Cinema da Universidade de Brasília e professor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Santo Antonio de Los Banos,  em Cuba. Mais informações estão disponíveis no site.

Documentação
01.Uma foto ¾
02. Xerox de RG e comprovante de residência
03. Comprovante de Matrícula Escolar

Serviço
Inscrições para o Curso de audiovisual, TV Pelourinho
Até 17 de maio, das 09 às 18h, de segunda a sexta-feira
TV Pelourinho, Rua das Laranjeiras, 16, 1º andar – Pelourinho
Mais Informações:3419 2070 e 3419 2068

terça-feira, 15 de maio de 2012

Inscrições abertas no Projeto Incluir - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Curso Negócio Certo Rural


  •  Para quem é este curso: Este curso é destinado às pessoas do meio rural que não possuem acesso a Internet.
  • O que você vai aprender: Diagnóstico da propriedade. Potencialidades e deficiências da propriedade. Principais atividades produtivas da região do participante. Identificação de novas ideias de negócio a partir da realidade e potencialidades da região do participante. Busca de informações para avaliar as ideias. Capital necessário para viabilizar o negócio. Identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do negócio escolhido. Verificação de uma nova ideia de negócio. Planejamento e melhoria das atividades atuais ou nova ideia de negócio. Planejamento, organização, controle e avaliação dos resultados do Negócio Certo Rural. Estudo de mercado. Estratégias de comercialização dos produtos, visualizando novas oportunidades de mercado. Melhores formas de diminuir riscos e atuar junto de outros produtores com interesses semelhantes: associativismo e cooperativismo. Construção de um plano de negócio da atividade escolhida.
  • Onde você vai estudar: Você vai realizar seus estudos por meio do CD-ROM que irá receber via correios e instalar em seu computador.
  • Quem você encontra lá:
    Você contará com o apoio do Tutor para sanar dúvidas de conteúdo e do Monitor para tirar dúvidas técnico-administrativas e metodológicas. Para entrar em contato com esta equipe, ligue gratuitamente para a Central de Atendimento do Negócio Certo Rural pelo fone 0800 642 7070 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no horário de Brasília).
  • Quanto tempo dura o curso: O curso tem carga horária de 40 horas e duração de 60 dias. Porém, você pode terminar antes do cronograma sugerido, caso tenha mais disponibilidade de tempo de estudo por semana.
  • Qual o objetivo principal do curso: Contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco principal o empreendedorismo, visando ao fortalecimento do agronegócio brasileiro.
  • Agora conheça os conteúdos:
    O conteúdo do curso está organizado em 6 etapas. Observe o que você estudará em cada uma delas:
    Etapa 1 – Realize o Diagnóstico da Propriedade
    Na
    etapa 1 você realizará um diagnóstico detalhado da sua propriedade. Identificará as potencialidades e deficiências da sua propriedade e discutirá sobre as principais atividades produtivas da sua região.
    Etapa 2 – Identifique Ideias de Negócio
    Na
    etapa 2 você identificará novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da sua região e realizará a busca de informações para avaliar as ideias.
    Etapa 3 – Descreva o Negócio
    Na
    etapa 3 você descreverá detalhadamente o negócio escolhido. Levantará o capital necessário para viabilizar o negócio e identificará os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças do negócio escolhido.
    Etapa 4 – Verifique a Viabilidade do Negócio
    Na
    etapa 4 você verificará se a nova ideia de negócio ou atividade principal de sua propriedade pode ser lucrativa e trazer melhor qualidade de vida para você e sua família. Planejará a melhoria das atividades atuais ou a sua nova ideia de negócio e elaborará o plano de negócio da atividade escolhida.
    Etapa 5 – Organize e Administre o Negócio
    Nessa
    etapa você realizará o planejamento, a organização, o controle e a avaliação dos resultados do negócio.
    Etapa 6 – Relacione o Negócio com o Mercado
    Nessa
    última etapa você aprenderá a realizar um estudo de mercado e identificar estratégias de comercialização dos produtos, visualizando novas oportunidades de mercado. Aprenderá, também, a verificar as melhores formas de diminuir riscos e atuar junto de outros produtores com interesses semelhantes: associativismo e cooperativismo.

    Pré-requisitos para realizar o curso:
    Para a perfeita utilização do curso continho no CD-ROM é recomendável os seguintes pré-requisitos:
    - Sistema Operacional Windows XP ou superior
    - Microcomputador PC padrão Pentium III ou equivalente
    - Memória mínima de 512MB
    - Espaço livre em HD de 350MB
    - Configuração do monitor High Color 16 bits ou superior
    - Unidade de CD-ROM


    Como realizar a matrícula:
    A matrícula pode ser realiza pela Internet ou pelo fone 0800 642 7070 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no horário de Brasília). O CD-ROM será enviado via correios de forma gratuita.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Inscrições abertas para Oficina de Fotografia "Novo Olhar, Novas Leituras" - BA

Com Alessandra Lori. Nos dias 16 e 17/05, das 14h às 18h. Gratuita, 20 vagas. Requisitos: ter entre 15 e 20 anos e possuir máquina fotográfica digital. Aos interessados, mandar nome completo e RG para: bpebbibliotecaviva@gmail.com. Informações: (71) 3117-6041/6079.

SENAI oferece mais de 3 mil vagas para cursos gratuitos - BA


São 3.082 vagas distribuídas em 83 turmas em diversas áreas, contemplando 19 municípios


Começa nesta quarta-feira (09) e vai até o dia 23 a inscrição para a seleção dos cursos gratuitos de aprendizagem industrial (nível básico) do Senai. São 3.082 vagas distribuídas em 83 turmas em diversas áreas, contemplando 19 municípios. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no www.unibrasilvestibulares.com.br. O candidato deve ter ensino fundamental II completo e, no ato da matrícula, ter a idade de 14 a 21 anos ou 17 anos e 6 meses a 21 anos, a depender do curso.

As provas serão no dia 3 de junho. Entre as opções disponíveis, há vagas para auxiliar administrativo, operador de sonda (Plataformista) e suporte a hardware e rede de computadores. A coluna selecionou alguns municípios contemplados. Confira ao lado. A lista completa está disponível em www.fieb.org.br/senai e www.unibrasilvestibulares.com.br.




FONTE: iBahia

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ong Educoop e UFV oferecem vagas gratuitas em 6 cursos online

A Ong Educoop abriu as inscrições para a próxima turma dos cursos online, oferecidos através do Portal da Educação Cooperativista – www.cursoscooperativistas.com.br.

Este programa de capacitação é uma ação da Universidade Federal de Viçosa – UFV e da Ong Educoop visando difundir as bases do cooperativismo e do associativismo, além das compras governamentais através dos Programas PAA Doação Simultânea e PNAE. 

Serão oferecidos 6 cursos a distância, totalizando 60 vagas gratuitas no mês de maio.

A Ong Educoop já capacitou mais de 4 mil alunos em todo o Brasil, numa metodologia que envolve: conteúdo programático, chat, fóruns temáticos, tutoriais, questionários, FAQ e materiais para download, além de ferramentas de monitoramento e suporte por e-mail e telefone.

Cursos oferecidos:
  1. PAA Doação Simultânea: Elaboração e Aprovação do Projeto; 
  2. PAA Doação Simultânea: Gestão do Projeto; 
  3. Programa Nacional de Alimentação Escolar;
  4. Introdução ao Cooperativismo;
  5. Cooperativismo de Saúde; 
  6. Constituição e Gestão das Cooperativas de Trabalho.
Segue abaixo maiores informações sobre os cursos e sobre a campanha:
  • Início das turmas: 29/05/2012;
  • Vagas disponíveis: 60 vagas;
  • Período de recebimento das inscrições: 07/05 à 18/05/2012;
  • Certificado: Será enviado por e-mail o certificado de conclusão;
  • Cursos ministrados por especialistas com experiência prática sobre as temáticas desenvolvidas;
  • Pré-requisitos aos alunos: Ser usuário de internet e possuir e-mail;
  • Apenas os novos cadastros recebidos no Portal serão contemplados nesta campanha;
  • Cada aluno poderá escolher apenas um curso a ser realizado;
  • No dia 18/05/2012 será publicado nesta página o nome completo e a cidade dos alunos beneficiados pelas vagas.
  • O critério de seleção será por sorteio.
Os interessados em participar da campanha deverão enviar os dados abaixo para o e-mail adm@educoop.org.br:
  1. Nome:
  2. CPF:
  3. Cidade:
  4. Estado:
  5. Telefone Fixo:
  6. Telefone Celular:
  7. E-mail:
  8. Curso Escolhido:
Serão oferecidas ainda 10 vagas aos demais interessados que desejam contribuir com a Ong Educoop. O valor arrecadado é para a manutenção das atividades da Ong. Neste caso, a pessoa interessada deve solicitar o boleto bancário através do e-mail adm@educoop.org.br. 

Para acessar o Portal da Educação Cooperativista, clique aqui.
Curta a página da Ong Educoop no facebook, clique aqui

Curso online Abastecimento e Renda


  • Para quem é este curso: Pessoas do meio rural, dirigentes, sindicatos rurais e estudantes de Direito, Serviço Social, Sociologia, Agronomia, Engenharia Agrária, Veterinária, Zootecnia e outras áreas afins.
  • O que você vai aprender: Olá! Neste curso que trata sobre Abastecimento Alimentar e Renda Agropecuária, você terá a oportunidade de aprender ou relembrar no módulo 1 que quando o homem passou cultivar alimentos e criar animais para a sua sobrevivência, deixou de ser nômade. Conhecer ou relembrar sobre a importância da Revolução Verde, que surgiu no final da segunda guerra mundial como estratégia de se elevar a produção mundial de alimentos. Saber que na Agricultura Moderna a questão do Abastecimento está relacionada à redução da população rural e ao aumento da produção e do consumo de alimentos. E, finalizando o módulo 1, conhecerá ou relembrará sobre o conceito de Elasticidade Renda, trazendo como exemplo a seleção de produtos de alguns países. Ainda será tratado sobre o papel da agricultura na economia; a Agricultura X Indústria falando do surgimento do agronegócio; a participação do agronegócio na formação do Produto Interno Bruto (PIB) da economia brasileira; a importância do agronegócio na geração de divisas; a interferência do governo no setor agropecuário e as políticas de abastecimento de renda.
  • Onde você vai estudar: O acesso ao curso será pela Internet em um Ambiente de Aprendizagem de fácil navegação, comunicação e interação entre todos os participantes do curso.
  • Quem você encontra lá:
    Além dos demais participantes, você contará diariamente com o apoio dos seguintes profissionais:
    Tutor
    É o professor ou professora do seu curso. O tutor fará a orientação, apoio e atendimento diário sobre os assuntos abordados no curso. Esse profissional estará diariamente em contato com você, seja encaminhando e-mails, respondendo suas dúvidas relacionadas a conteúdo ou convidando para interagir pelas ferramentas, como o fórum e o chat.
    Monitoria
    É seu assistente para qualquer outra dúvida que não seja de conteúdo. A monitoria estará diariamente em contato com você, seja encaminhando e-mails, respondendo suas dúvidas relacionadas ao uso do Ambiente de Aprendizagem ou sobre este modelo de estudo.
  • Quanto tempo dura o curso: O curso tem duração de 15 dias. Você terá acesso ao ambiente on-line 24 horas por dia durante este período para que possa estudar os conteúdos e realizar as atividades. Porém, você pode terminar antes, caso tenha mais disponibilidade de tempo de estudo por semana. Por exemplo: se estudar em média 1 hora por dia, levará 15 dias para concluir, mas se tiver mais tempo terminará antes e poderá realizar a matrícula em outro curso.
  • Qual o objetivo principal do curso: Discutir fatores relacionados ao abastecimento e renda, tais como: o endividamento rural, o seguro agrícola, a liberação de crédito, a assistência técnica os fatores climáticos, bem como as mudanças nos planos de governo.
  • Agora conheça os conteúdos:
    Para facilitar o aprendizado e garantir um estudo agradável e dinâmico, os conteúdos estão organizados em 02 módulos com atividades, ilustrações e dinâmicas em uma linguagem clara e de fácil entendimento.
    Módulo 01: O problema do abastecimento
    Módulo 02: O papel da agricultura na economia

segunda-feira, 7 de maio de 2012

UFBA promove projeto de inclusão digital em comunidades - BA

Edital Comunidades 01/2012

O Programa Onda Digital (POD) abre inscrições para seleção de comunidades onde devem atuar, com ações de inclusão sociodigital, ainda nesse primeiro semestre de 2012, através do EDITAL PARA CAPACITAÇÃO EM CULTURA DIGITAL E SOFTWARE LIVRE - N.º 01/2012 POD/DCC de 07 de Maio de 2012

O período de inscrição será entre 07/05 e 17/05/2012.

As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição on line ou presencialmente, na sala do POD, localizada à Av. Ademar de Barros, s/n, Restaurante Universitário, sala 05, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus de Ondina, Salvador/BA, de segunda-feira a quinta-feira, das 11h às 17h.


Antes de se inscrever leia o edital.
CLIQUE AQUI PARA VER O EDITAL

FAMA promove Seminário "Educação, Sexualidades e Gênero" - BA

A proposta do evento é socializar experiências de abordagens educativas e produção de conhecimento em gênero e sexualidades, assim como viabilizar o diálogo entre movimentos sociais, universidades, escolas e gestões em educação, buscando esclarecimentos a partir da perspectiva do multiculturalismo, da sociologia e da psicanálise. Um tema que certamente ainda nos coloca, como professores/as educadores/as, em situações difíceis frente à sua complexidade e aos preconceitos que vamos assimilando ao longo da nossa existência em função de uma sociedade repressora e preconceituosa que vivemos.

Convidados:
Profª e Pesquisadora Mary Garcia Castro – Doutora em Sociologia.
Josué Leite – Pedagogo, Mestrando em Educação e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade – CUS (CULT/UFBA).
Larissa Nascimento – Rede Afro LGBT/Aluna da Faculdade Montessoriano.
Evento Gratuito
Data e horário: 12/05/2012, das 9 às 12:00
Local: Faculdade Montessoriano (FAMA)
 
Informação:
Tel.:3371-5643
E-mail: coordenacaopedfama@yahoo.com.br
site:www.montessoriano.com.br
Rua Abelardo Andrade de Carvalho, nº05 Boca do Rio, Salvador – Bahia

AAI seleciona estudantes de graduação para intercâmbio Brasil/EUA - BA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
GABINETE DO REITOR
ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS (AAI) SELECIONA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PARA INTERCÂMBIO EDUCACIONAL COLABORATIVO, MULTIDISCIPLINAR E MULTICULTURAL ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL

A Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) seleciona quatro estudantes (03 titulares e 01 suplente) de graduação dos cursos de Ciências Econômicas, Geografia, Ciências Sociais e de Gestão Social da UFBA no âmbito do Projeto Capes Fipse, intitulado Globalização-Interdependência Sócio-econômica, política e ambiental: Um Intercâmbio Educacional colaborativo, multidisciplinar e multicultural entre os Estados Unidos e o Brasil desenvolvido juntamente com a MICHIGN STATE UNIVERSITY, conforme o disposto abaixo.

DISPOSIÇÕES GERAIS
As entidades responsáveis pelo programa são: no Brasil, a Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES; e nos Estados Unidos, o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (FIPSE), Department of Education. A proposta brasileira seguirá as diretrizes publicadas pela CAPES em consonância com as normas do Regimento de Graduação da UFBA;

1.      ATIVIDADES
O Programa possibilitará a mobilidade de alunos da IES e suas respectivas participações em cursos e atividades, promovidos no âmbito do programa, nas Universidades Parceiras (UFPA/UFBA e MSU), obedecendo ao seguinte cronograma:

?       Curso na UFBA- Julho de 2012 (Presencial)
?       Curso na UFPA- Agosto de 2012 (Vídeo conferência)
?       Curso na MSU- Setembro a Dezembro de 2012

CANDIDATOS ELEGÍVEIS
São candidatos ao programa os estudantes dos cursos Ciências Econômicas, Geografia, Ciências Sociais e de Gestão Social da UFBA e que apresentarem as seguintes CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO:
a)      Estar regularmente matriculado; ter integralizado 50% da carga horária do seu curso e possuir coeficiente de rendimento a partir de 8,0, quando da sua inscrição.
2.      ITENS FINANCIÁVEIS PELA CAPES
a)      Bolsas no valor mensal de $870,00;
b)      Auxílio Instalação de $110,00 mensal;
c)      Seguro Saúde de $90,00 mensal;
d)      Passagem aérea em classe econômica promocional.

3.      PERÍODO DE EXECUÇÃO
O período de permanência/execução das atividades na universidade de destino é de 04 meses (de setembro a dezembro).

4.      DOS REQUISITOS E DOCUMENTOS PARA A INSCRI ÇÃO
4.1 Dos requisitos:
Para concorrer à seleção, o aluno deverá satisfazer os seguintes requisitos:
a)      ser aluno matriculado nos cursos de Ciências Econômicas, Geografia, Ciências Sociais e de Gestão Social da UFBA (ver item Candidatos elegíveis);
b)      estar matriculado no 1º semestre de 2012;
c)      não estar com o programa trancado ou com todos os componentes curriculares trancados no 1º semestre de 2012;
d)      possuir CR (coeficiente de rendimento) superior ou igual a 8,0 e,no máximo, 02 (duas) reprovações até o atual período;
4.2 Dos documentos para a inscrição:
Os interessados devem comparecer a esta Assessoria com os seguintes documentos (original e cópia):
a)      Histórico escolar oficial
b)      Comprovante de proficiência em Língua Inglesa reconhecido em nível internacional, tais como: TOEFL (Test of English as a Foreign Language), resultado do IELTS (International English Language Test System),
c)      Cópia do passaporte válido,
d)      Curriculum Lattes;
e)      Carta de recomendação personalizada e assinada por professor da UFBA, em papel timbrado;
f)      Carta de intenção do candidato expressando os motivos pelos quais deseja participar do programa, mostrando a relevância do programa e suas relações com sua formação acadêmica e profissional (em português e inglês);
4.3. Local de Entrega dos documentos:
Os documentos acima relacionados deverão ser entregues, até o dia 11/05/2012, na Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) às 2ª, 4ª e 6ª no horário de 8:00 às 12:00 horas e às 3ª e 5ª das 14:00 às 17:00 horas, no Palácio da Reitoria, no Canela.

5.      DO PROCESSO SELETIVO
5.1 A análise das inscrições será feita por Comissão de Seleção designada para este fim, considerando as disposições deste processo de seleção;
5.2. Documentação incompleta desclassifica o candidato, pois serão avaliados todos os documentos exigidos neste edital;
5.3. A seleção ocorrerá da seguinte forma:
1. Analise de currículo
2. Entrevista com os candidatos, em Inglês
5.4.  Todas as etapas têm caráter eliminatório e classificatório.
5.5.  Os critérios de desempate serão em ordem de prioridade:
I - o aluno que possuir o maior CR
II - o menor número de reprovações em componentes curriculares;
5.6. O resultado será informado por meios eletrônicos
5.7. Caso ocorra desistência por parte de aluno selecionado será convocado o suplente de acordo com a classificação definida no item 5.5 desta seleção;
5.8. Os trâmites referentes à esta seleção seguirão o seguinte cronograma:
-       Inscrições ? até às 12:00 horas do dia 11/05/2012
-       Entrevista - dia 16/05/2012
-       Resultado Final ? 18/05/2012
-       Reunião na AAI com os selecionados: data a ser divulgada.

6.      CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após o encerramento do prazo limite para as inscrições, nenhuma outra será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem explícita e formalmente solicitados pela AAI aos proponentes.

O resultado final será divulgado por email aos proponentes.

Não caberá recurso à decisão da Comissão de Avaliação.

Abertas 500 vagas para cursos de qualificação em cultura em 8 cidades da Bahia - BA

Nesta quarta-feira, dia 25, as secretarias estaduais da Cultura (Secult) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lançam o Programa Na Trilha das Artes. O ato de lançamento acontece na unidade central do SineBahia, na Av. Antônio Carlos Magalhães, no Iguatemi. Na solenidade, os secretários Albino Rubim (Secult) e Nilton Vasconcelos (Setre) assinam termo de cooperação técnica para implementação das ações do programa.
Além do Programa Na Trilha das Artes, serão assinados contratos com as entidades que vão executar os cursos profissionalizantes do programa. Ao todo, serão oferecidas 500 vagas para as cidades de Salvador (200 vagas), Feira de Santana (40), Valença (20), Jequié (40), Vitória da Conquista (60), Porto Seguro (60), Itabuna (60) e Ilhéus (20).

Serão oferecidos cursos nas seguintes áreas: Agente da Cultura e Animador Cultural, Culturas Digitais e Mobilização de Redes Sociais, Introdução as Técnicas de Palco, Introdução a Produção Cultural, Costura Cênica, Estamparia de Tecidos: Técnicas de Silk – Screen e Design Gráfico, Introdução ao Vídeo, Introdução a Fotografia e Cenotécnia. Todos com duração de 400 horas/aula.

Inscrições – Já amanhã, dia 26, começam as inscrições para os cursos do Na Trilha das Artes, que vão até 11 de maio. Em Salvador, elas serão realizadas no Sinebahia (Iguatemi). No interior, elas podem ser efetuadas nas sedes do Sinebahia (localizadas nos SACs). As aulas estão previstas para começarem na segunda quinzena de maio.
Podem participar jovens em situação de de desemprego involuntário, na faixa etária entre 16 e 29 anos, que atendam aos seguintes requisitos:
• de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família;
• estejam matriculados na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou que tenham concluído o ensino médio.

http://www.cultura.ba.gov.br/2012/04/23/governo-estadual-lanca-programa-de-qualificacao-profissional-voltado-para-o-segmento-da-arte/

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Palestra "A literatura pertence à lingua" - SP

Memorial da América Latina convida para a palestra

“A Literatura pertence à Língua”
Diálogo com o escritor uruguaio Carlos Liscano
 12 de maio 2012 – 10h (sábado)
 
Prosseguindo em seu programa de difusão da produção literária latino-americana contemporânea, destinado a estudiosos e aos interessados em geral na literatura do continente, o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, em parceria com a FFLCH/USP, promove um encontro com Carlos Liscano, atual Diretor da Biblioteca Nacional do Uruguai, e autor de obras como “La mansión del tirano” (1992), “El informante” (1997), “El escritor y el outro” (2007) e “O furgão dos loucos”, publicado no Brasil pela Editora Garçoni em 2003.

Coordenação acadêmica: Profs. Drs. Ana Cecília Olmos e Pablo Gasparini (FFLCH/USP).
Local: Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar - Memorial da América Latina / Portão 13
Entrada Franca - serão fornecidos atestados de presença (vagas limitadas à capacidade da sala).
Informações: cursos@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780


Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo, SP


Divisão de Produção de Eventos
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - CBEAL
Fundação Memorial da América Latina
Tel.: (55-11) 3823-4780 / Fax.: (55-11) 3823-4798
email: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br