Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 7 de maio de 2012

AAI seleciona estudantes de graduação para intercâmbio Brasil/EUA - BA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
GABINETE DO REITOR
ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS (AAI) SELECIONA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PARA INTERCÂMBIO EDUCACIONAL COLABORATIVO, MULTIDISCIPLINAR E MULTICULTURAL ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL

A Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) seleciona quatro estudantes (03 titulares e 01 suplente) de graduação dos cursos de Ciências Econômicas, Geografia, Ciências Sociais e de Gestão Social da UFBA no âmbito do Projeto Capes Fipse, intitulado Globalização-Interdependência Sócio-econômica, política e ambiental: Um Intercâmbio Educacional colaborativo, multidisciplinar e multicultural entre os Estados Unidos e o Brasil desenvolvido juntamente com a MICHIGN STATE UNIVERSITY, conforme o disposto abaixo.

DISPOSIÇÕES GERAIS
As entidades responsáveis pelo programa são: no Brasil, a Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES; e nos Estados Unidos, o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (FIPSE), Department of Education. A proposta brasileira seguirá as diretrizes publicadas pela CAPES em consonância com as normas do Regimento de Graduação da UFBA;

1.      ATIVIDADES
O Programa possibilitará a mobilidade de alunos da IES e suas respectivas participações em cursos e atividades, promovidos no âmbito do programa, nas Universidades Parceiras (UFPA/UFBA e MSU), obedecendo ao seguinte cronograma:

?       Curso na UFBA- Julho de 2012 (Presencial)
?       Curso na UFPA- Agosto de 2012 (Vídeo conferência)
?       Curso na MSU- Setembro a Dezembro de 2012

CANDIDATOS ELEGÍVEIS
São candidatos ao programa os estudantes dos cursos Ciências Econômicas, Geografia, Ciências Sociais e de Gestão Social da UFBA e que apresentarem as seguintes CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO:
a)      Estar regularmente matriculado; ter integralizado 50% da carga horária do seu curso e possuir coeficiente de rendimento a partir de 8,0, quando da sua inscrição.
2.      ITENS FINANCIÁVEIS PELA CAPES
a)      Bolsas no valor mensal de $870,00;
b)      Auxílio Instalação de $110,00 mensal;
c)      Seguro Saúde de $90,00 mensal;
d)      Passagem aérea em classe econômica promocional.

3.      PERÍODO DE EXECUÇÃO
O período de permanência/execução das atividades na universidade de destino é de 04 meses (de setembro a dezembro).

4.      DOS REQUISITOS E DOCUMENTOS PARA A INSCRI ÇÃO
4.1 Dos requisitos:
Para concorrer à seleção, o aluno deverá satisfazer os seguintes requisitos:
a)      ser aluno matriculado nos cursos de Ciências Econômicas, Geografia, Ciências Sociais e de Gestão Social da UFBA (ver item Candidatos elegíveis);
b)      estar matriculado no 1º semestre de 2012;
c)      não estar com o programa trancado ou com todos os componentes curriculares trancados no 1º semestre de 2012;
d)      possuir CR (coeficiente de rendimento) superior ou igual a 8,0 e,no máximo, 02 (duas) reprovações até o atual período;
4.2 Dos documentos para a inscrição:
Os interessados devem comparecer a esta Assessoria com os seguintes documentos (original e cópia):
a)      Histórico escolar oficial
b)      Comprovante de proficiência em Língua Inglesa reconhecido em nível internacional, tais como: TOEFL (Test of English as a Foreign Language), resultado do IELTS (International English Language Test System),
c)      Cópia do passaporte válido,
d)      Curriculum Lattes;
e)      Carta de recomendação personalizada e assinada por professor da UFBA, em papel timbrado;
f)      Carta de intenção do candidato expressando os motivos pelos quais deseja participar do programa, mostrando a relevância do programa e suas relações com sua formação acadêmica e profissional (em português e inglês);
4.3. Local de Entrega dos documentos:
Os documentos acima relacionados deverão ser entregues, até o dia 11/05/2012, na Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) às 2ª, 4ª e 6ª no horário de 8:00 às 12:00 horas e às 3ª e 5ª das 14:00 às 17:00 horas, no Palácio da Reitoria, no Canela.

5.      DO PROCESSO SELETIVO
5.1 A análise das inscrições será feita por Comissão de Seleção designada para este fim, considerando as disposições deste processo de seleção;
5.2. Documentação incompleta desclassifica o candidato, pois serão avaliados todos os documentos exigidos neste edital;
5.3. A seleção ocorrerá da seguinte forma:
1. Analise de currículo
2. Entrevista com os candidatos, em Inglês
5.4.  Todas as etapas têm caráter eliminatório e classificatório.
5.5.  Os critérios de desempate serão em ordem de prioridade:
I - o aluno que possuir o maior CR
II - o menor número de reprovações em componentes curriculares;
5.6. O resultado será informado por meios eletrônicos
5.7. Caso ocorra desistência por parte de aluno selecionado será convocado o suplente de acordo com a classificação definida no item 5.5 desta seleção;
5.8. Os trâmites referentes à esta seleção seguirão o seguinte cronograma:
-       Inscrições ? até às 12:00 horas do dia 11/05/2012
-       Entrevista - dia 16/05/2012
-       Resultado Final ? 18/05/2012
-       Reunião na AAI com os selecionados: data a ser divulgada.

6.      CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após o encerramento do prazo limite para as inscrições, nenhuma outra será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem explícita e formalmente solicitados pela AAI aos proponentes.

O resultado final será divulgado por email aos proponentes.

Não caberá recurso à decisão da Comissão de Avaliação.