Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 29 de abril de 2013

UAB de Portugal promove curso "As alterações climáticas - O contexto das experiências de vida"


O objetivo geral do iMOOC piloto “Alterações Climáticas: o contexto das experiências de vida” é introduzir o conceito de alterações climáticas no contexto do desenvolvimento sustentável, relacionando-o com as experiências vivenciadas por cada um de como, por exemplo, adaptar e mitigar os seu efeitos, relacionados com cheias, falta de água, subida no nível do mar, erosão costeira, e outros.
Assim, algumas das questões fundamentais que se procuram desenvolver neste curso são:
  • · Como é que as alterações climáticas estão, e poderão vir, a influenciar a nossa sociedade e o nosso dia-a-dia?
  • · Como podemos avaliar o que nos é dito sobre o que fazer relativamente às alterações climáticas, de modo a tomarmos as nossas decisões de uma forma racional e informada?
  • · Como é que as nossa tomadas de posição e comportamentos podem influenciar o futuro da sociedade e do planeta?

Com este curso não se pretende determinar o que deve ser feito, mas preparar-vos para compreender e analisar criticamente as orientações elaboradas sob uma diversidade de perspetivas. Abordaremos, então, a vertente da ciência, da política, da economia e a componente social das alterações climáticas , assim como a sua ligação com a sustentabilidade.
O curso decorre entre 6 de maio e 1 de julho e tem a duração total de 8 semanas, sendo a primeira semana dedicada à ambientação. As restantes 7 semanas estão divididas em 5 tópicos:
  1. 1. Introdução. O que a ciência nos diz sobre as alterações climáticas
  2. 2. Economia e alterações climáticas
  3. 3. A Política das alterações climáticas: uma perspetiva da ciência política
  4. 4. A perspetiva sociológica sobre a alteração climática
  5. 5. Alterações climáticas: integração de perspetivas no âmbito do Desenvolvimento Sustentável.

Este curso segue o modelo pedagógico virtual da UAb para cursos abertos massivos online. A informação relativa ao curso (programa, recursos, orientações de trabalho, etc.) está centralizada no Moodle, usando-se o ELGG como ambiente social e colaborativo para o desenvolvimento das actividades do curso. As duas plataformas estão articuladas, com autenticação única, num ambiente integrado.
Espera-se dos participantes que estudem de forma independente, explorando os recursos, pesquisando por si próprios outro material relevante, realizando as actividades e reflectindo sobre a sua experiência de aprendizagem, produzindo artefactos (textos, vídeos, apresentações, mapas mentais, etc.) que demonstrem a sua compreensão dos tópicos abordados e as suas competências na aplicação desse conhecimento. Espera-se, também, que se envolvam activamente na interacção com os outros participantes e que assumam um papel activo no diálogo em torno dos assuntos em estudo, contribuindo de forma relevante para o conhecimento a ser construído. Os participantes são responsáveis pela sua própria aprendizagem mas, também, por contribuir para uma comunidade de aprendizagem dinâmica e solidária.