11 de outubro - Teatro Castro Alves
Marilena Chauí
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São
Paulo(1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São
Paulo(1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1967) e
doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1971). Atualmente é
professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de
Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos
seguintes temas: Imanência, liberdade, Necessidade, Servidão, Beatitude e
Paixão. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1116101797671415
João Carlos Salles
Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da
Bahia (1985), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia
(1992) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999).
Atualmente, é professor associado 4 da Universidade Federal da Bahia, sendo o
atual Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Entre outros
livros, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (CLE/Unicamp, 2002), O
Retrato do Vermelho e Outros Ensaios (Ed. Quarteto, 2006) e O Cético e o
Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (Ed. Quarteto, 2012). Sua
experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da
epistemologia e da filosofia da linguagem, para a história da filosofia moderna
e contemporânea, com ênfase no empirismo clássico e na obra de Ludwig
Wittgenstein. Membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia,
desenvolve a pesquisa “A Gramática da Experiência: O anímico na filosofia da
psicologia de Wittgenstein”, com bolsa do CNPq, coordenando também o PRONEX
Filosofia e Ciências (FAPESB/CNPq). Além disso, é líder do Grupo de Pesquisa do
CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, ao qual se vincula o Grupo de Estudos e
Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática (http://www.efg.ufba.br). E, tendo
sido presidente da ANPOF de outubro de 2002 a dezembro de 2006, preside agora o
Comitê SIF-ANPOF para Organização do XVII Congresso da Sociedade Interamericana
de Filosofia (http://www.sif2013.org).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0484066011464161
25 de outubro – Teatro ISBA
Néstor García Canclini
Néstor García Canclini (Argentina, 1939) es Doctor en
Filosofía por las universidades de París y de La Plata. Ha sido profesor de las
universidades de Austin, Duke, Stanford, Barcelona, Buenos Aires y Sao Paulo.
Obtuvo la beca Guggenheim, el Premio Ensayo Casa de las Américas en
reconocimiento a Culturas populares en el capitalismo y el Book Award de la
Asociación de Estudios Latinoamericanos por el libro Culturas híbridas.
Estrategias para entrar y salir de la modernidad. Otros trabajos destacados son
Consumidores y ciudadanos, La globalización imaginada y Diferentes, desiguales y
desconectados: mapas de la interculturalidad.
En la actualidad enfoca su investigación en las relaciones entre estética,
arte, antropología, estrategias creativas y redes culturales de los jóvenes. Ha
publicado La sociedad sin relato. Antropología y estética de la inminencia
(Katz, 2010; en portugués, Edusp, 2011; en inglés, Duke, 2014). También coordinó
los libros colectivos Cultura y desarrollo: una visión crítica de los jóvenes
(Paidós, 2012), Jóvenes, culturas urbanas y redes digitales (Ariel-Fundación
Telefónica-UAM, 2012) y Jóvenes creativos: estrategias y redes culturales
(FONCA-UAM-Juan Pablos, 2013).
Currículo Lattes: http://nestorgarciacanclini.net/
Paulo Lima
Graduação em Composição, Bachelor of Music (with
Honors) na University of Illinois (1977) e Mestrado em Educação Musical também
obtido na University of Illinois (1978) tendo recebido orientação de Herbert
Brün, Ben Johnston e Richard Cowell. Doutorado em Educação pela UFBA (1999) com
Tese sobre a Pedagogia da composição de Ernst Widmer e um segundo Doutorado em
Artes, pela Universidade de São Paulo (2000), com Tese sobre a Relação entre
superfície e estrutura na música octatônica de Ernst Widmer. Professor da
Universidade Federal da Bahia desde 1979, atuando na graduação e na pós.
Registra em seu catálogo 99 composições e 320 performances destas, em mais de 15
países, levando a participações em festivais no Carnegie Hall (1996), no Lincoln
Center (2001), em Seattle (Orquestra Sinfônica de Seattle), na sala Rode Pompe
(Bélgica), na KonzertHaus de Berlim (2004), em Campos de Jordão, na Sala Cecilia
Meireles, Sala São Paulo, Teatro Brás Cubas (Santos), tendo merecido crítica do
New York Times e do Deutscher Zeitung e verbete do Grove Dictionary of Music and
Musicians (2001). Já publicou cinco livros (1999, 2005, 2010 e 2012) e organizou
outros dez. Vem publicando artigos e capítulos de livro (cerca de 60) em edições
nacionais e internacionais, desde 1981, quando criou a Revista Art na UFBA. Ao
longo de sua carreira já foi Chefe de Depto e Diretor da Escola de Música, tendo
sido o responsável pela retomada dos Seminários Internacionais de Música, pela
criação da Pós-Graduação nesta área, e pela criação do Memorial Lindembergue
Cardoso com ampliação do espaço físico da Escola. Foi Pró-Reitor da UFBA em duas
gestões (1996-2002), tendo sido responsável pela concepção e implementação do
Programa UFBA em Campo e ACC-Atividade Curricular em Comunidade, pela
aproximação entre Universidade e Carnaval, pela criação da TV UFBA e Rede de
Outdoors, entre outras realizações. Presidente da Fundação Gregório de Mattos
(2005-2008), órgão responsável pela cultura em Salvador, deu atenção especial à
relação entre cultura e participação popular, especialmente através de diálogos
entre cultura letrada e ancestralidade, implantou a Lei Municipal de Incentivo à
Cultura – Viva Cultura, restaurou a Casa do Benin, lançou o Programa Capoeira
Viva 2007, criou o Conselho Municipal de Cultura, o portal de cultura da FGM, o
Festival ‘Viva Salvador’, os programas ‘Mestres Populares da Cultura’ e ‘Estação
Cultura’, entre outros, lançando mais de 50 produtos (livros, CDs e vídeos),
tendo sido homenageado com a mais alta comenda do Legislativo Municipal, a
Medalha Thomé de Souza. Membro fundador da Congregação do IHAC (Instituto de
Humanidades, Artes e Ciências da UFBA) e co-autor do Projeto de BI das Artes
(2008). Membro fundador do grupo OCA de composição e Professor-Orientador de uma
nova geração de compositores baianos tais como Alex Pochat, Danniel Ribeiro,
Guilherme Bertissolo, Joelio Santos, Juliano Serravalle, Paulo Rios Filho, Paulo
Santana. Seus principais interesses de pesquisa são: composição e semântica
cultural, ensino de composição, música e psicanálise, gestão da cultura e da
universidade. Foi consultor do Fórum Mundial de Cultura, Fórum Mundial de
Turismo (Odebrecht – Instituto de Hospitalidade), participou e presidiu a Câmara
de Letras e Artes da FAPESB (2003-2005), retornando em 2009 como membro,
ingressou no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia-IGHBA a partir de 2007.
Foi pesquisador do CNPq a partir de 1983, reingressando como pesquisador
produtividade (2003). Escreve regularmente para o portal Terra Magazine (âmbito
nacional) e colabora com o Jornal A Tarde (Salvador-Ba) desde 1981, já tendo
publicado mais de trezentos artigos. Membro do Conselho de Cultura do Estado da
Bahia (2007-2010). Foi eleito em 2009 para a Academia de Letras da Bahia na
cadeira 8, tendo como patrono Cipriano Barata, e em 2011 para a Academia de
Ciências da Bahia, como membro fundador.
Currículo
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3556626073563379
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3556626073563379