A inscrição deve ser realizada no hot-site do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI):
http://educadores.senad.gov.
Período de realização do curso: fevereiro/2014 a outubro/2014.
Objetivo do curso: formação de educadores de escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas para a escola, contribuindo para o fortalecimento da comunidade escolar na promoção da saúde com ênfase na prevenção do uso de drogas.
Metodologia: curso a distância, oferecido por meio da plataforma Moodle, iniciado com a ambientação e desenvolvido em cinco módulos. O acompanhamento tutorial é realizado em todo período do curso. (de fevereiro/2014 a outubro/2014).
Material pedagógico: cada cursista receberá um kit individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.
Condições pedagógicas exigidas pelo curso: ter acesso à internet, disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
Requisitos obrigatórios para a inscrição
1) ser educador de escola pública, em exercício em unidade de ensino;
2) realizar inscrição online no período determinado (11 de novembro de 2013 a 29 de novembro de 2013);
3) atuar em escola das Unidades Federativas para os quais a oferta do curso é feita pela Universidade de Brasília. Entre eles estão:
3.1. Espírito Santo
3.2. São Paulo
3.3. Acre
3.4. Amazonas
3.5. Amapá
3.6. Pará
3.7. Roraima
3.8. Rondônia
3.9. Tocantins
3.10. Bahia
3.11. Sergipe
3.12. Distrito Federal
Critérios de classificação: As 50 mil vagas serão preferencialmente preenchidas obedecendo aos seguintes critérios de prioridade:
1) escolas das Unidades Federativas pactuadas no Programa “CRACK, é possível vencer!”;
2) grupos de no mínimo 5 e no máximo 10 educadores-cursistas por escola;
3) escolas que tenham inscrito membros da gestão administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, entre outros);
4) educadores que atuem com estudantes de Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
5) escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa Saúde na Escola); SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas); Programa Mais Educação; Programa Educação Integral; Programa Ensino Médio Inovador; Programa Escola Aberta e outros.
Cronograma de Inscrição:
Período de inscrição: 11 a 29 de novembro de 2013.
Divulgação da lista de selecionados (data provável): 8 de janeiro de 2014. Para conferir acesse 'educadores.senad.gov.br'
Informações e dúvidas:
PRODEQUI - Universidade de Brasília
Os telefones de contato para dúvidas sobre o processo de inscrição dos cursistas são: (61) 3107-8912 ou (61) 3107-8913 ou acesse: 'educadores.senad.gov.br'