O desenvolvimento deste trabalho tem como referencial os ensinamentos de Paulo Freire e os pressupostos da Filosofia da Libertação, efetivando uma metodologia da práxis que parte da realidade concreta, numa relação dialógica com os educandos e as educandas, para – com eles e elas – realizarmos intervenções de impacto sócio, econômico, político e cultural em comunidades da cidade de Salvador. Visando combater a pobreza e a exclusão social, de forma estratégica, articula três linhas de ação conectadas entre si:
Redes de Colaboração Solidária
Que se expressam nos aspectos:
Econômico: formação, mobilização e geração de renda articulando produção, comercialização e consumo de forma solidária.
Político: formação, organização e mobilização em prol de políticas públicas que afirmem o bem viver de todos/as.
Cultural: valorização da história e da cultura popular afirmando relações humanas eticamente comprometidas com a solidariedade e a justiça social
Educacional: construção coletiva do conhecimento através da valorização e socialização de saberes e de práticas populares libertadoras.
Ações profissionalizantes
Iniciativas com as entidades parceiras de orientação e qualificação profissional visando a criação de novos postos de trabalho seguindo os princípios da economia solidária.
Escola/Curso de Extensão
Construção de uma Escola de Formação de Educadores/as Sociais-populares multiplicadores/as da pedagogia libertadora, da economia solidária, de redes de colaboração solidária, como mais uma alternativa na promoção dos direitos universais, através de várias atividades, entre as quais a intervenção junto ao poder público e a geração de trabalho e renda de forma justa e solidária.
OBJETIVOS DO CURSO DE EXTENSÃO
Construir processos formativos que contribuam para desencadear estratégias de intervenção dos/as educadores/as sociais com as comunidades de forma participativa, democrática e sustentável (do ponto de vista ecológico, econômico, político, social e cultural).
Contribuir de forma ampla na ação profissional de educadores/as populares já atuantes em instituições e comunidades de Salvador valorizando e ampliando seus conhecimentos e capacidades de intervenção social numa perspectiva libertadora.
Criar, apoiar e implementar a organização de Redes de Colaboração e de Economia Solidária.
Com o intuito de implementar uma metodologia pautada na reflexão da prática dos educadores e educadoras, o currículo deste curso se propõe a ser construído a partir da realidade dos sujeitos, mediante a utilização de algumas ferramentas de diagnóstico participativo. Dessa forma, o currículo do presente curso não encontra-se estruturado em conteúdos disciplinares.
Sua carga horária está dividida entre momentos presenciais, não presenciais e estudos dirigidos.
A base dos mometos presenciais e estudos dirigidos do curso consiste na reflexão teórica das práticas dos sujeitos a partir de alguns nortedores teóricos adotados pelo curso para subsidiar, dentre outras ações, a formação de redes de colaboração solidária, como: Filosofia da Libertação, Educação Popular, Economia solidária, Desenvolvimento Sustentável, Ética e Direitos Humanos, Movimentos Sociais, Políticas Públicas, e Organização e Elaboração de Projetos.
O conteúdo dos momentos não presenciais consiste na própria ação dos sujeitos, refletidas e referenciadas pelos norteadores teóricos trabalhados e problematizados nos momentos presenciais; estas ações são caracterizadas no curso como práticas comunitárias.
Nesse sentido, devido ao caráter participativo de sua metodologia e, por ser um curso de extensão certificado pela Faculdade São Bento, será exigida um percentual mínimo de 75% de frequência e cumprimento de atividades para a assegurar o direito de certificação dos/as participantes.
Duração do curso:
12 meses
Inicio do Curso:
12/04/2008
Carga horária total do curso:
Momentos presenciais : 288 horas
Momentos não presenciais (praticas comunitarias): 192 horas
Horário:
Dois sab (08 horas) e um dom (08 horas)/mês
Dois dias/mês, não presenciais, obrigatorios, para se dedicar as práticas.
PÚBLICO ALVO
N° de vagas:
35
Perfil:
Homens e mulheres que desenvolvem atividades de caráter formativo/educativo junto à empreendimentos comunitários ou à entidades comunitárias que queiram concretizar ações voltadas para construção e fortalecimento de redes de colaboração solidária em Salvador-BA.
Critérios:
Desenvolver trabalho comunitário nas áreas geográficas de Mata Escura, Calabetão, Pirajá, Pau da Lima, Marechal Rondon, São Caetano, Cajazeiras, São Gonçalo do Retiro, Tancredo Neves.
Ter, preferencialmente, identificação, caminhada ou formação em economia solidária;
Estar envolvido com grupos produtivos e/ou trabalho de geração de renda e/ou formações profissionais;
Ser vinculados a entidades que tenham ações em comunidades;
Possuir escolaridade mínima, preferencialmente, ensino médio ou fundamental completo com comprovada experiência em atividades comunitárias;
Ter identidade e compromisso com a proposta do Projeto;
Pertencer a uma entidade que tenha identidade e compromisso com o Projeto;
Ter disponibilidade de tempo (não acúmulo de funções e/ou outras formações em andamento);
Ser maior de idade.
Divulgação até 29/02
Apresentação do projeto às entidades mediante visita de 25/02/2008 até 29/02/2008.
Participaão, facultativa, do seminário nos dias 22 e 23/03/2008
Levantamento, análise de currículo e confirmação preliminar de indicados para oficina de 29/02/2008 até 05/03/2008
Participação de 1 oficina sobre a metodologia do projeto 07/03 (3horas a noite) ou 08/03 (3 horas de manha ou 3 horas a tarde )
Análise da justificativa elaborada na oficina de 10/03 até 12/03/2008
Organização da fase de entrevistas (seleção, divulgação e agendamento de horários) de 13 até 14/03/2008
Intrevistas de 17 atè 20/03/2008
Análise dos resultados 24 e 25/03/2008
Divulgação dos resultados 26/03/2008
Prazo de matrícula de 27/03/2008 atè 28/03/2008
Primeiro momento presencial: 12/04/2008
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Para partecipar da seleçao:
- ficha de inscrição carimbada pela instituição.
- justificativa escrita elaborada no final da oficina.
Para matricula:
- Curriculum Vitae.
- Copia RG, CPF, comprovante de residencia,
- Copia historico escolar
- comprovante de escolarização.
CONTATOS:
Projeto Educadores/as Sociais em Salvador
Tv. Patriarca s/n – Ed. St. Agostinho – Apt. 303
Mata Escura - 41225-310
Salvador – BA
Tel/fax: (71)3306-4016
Secretaria_ed_soc@yahoo.com.br