Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Palestra "Da catequese à civilização: povos indígenas e colonização na segunda metade do século XVIII" - BA

A Fundação Pedro Calmon, por meio do Centro de Memória da Bahia, convida a todo(a)s para o segundo semestre do Conversando com sua História. No módulo Religião, que será discutido durante todo o mês de setembro, teremos a palestra intitulada Da catequese à civilização: povos indígenas e colonização na segunda metade do século XVIII, que será ministrada pelo prof dr. Fabrício Lyrio Santos (UFRB).
Contamos com sua participação!
 
Local: sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Data: 10 de setembro de 2012
Horário: 17h
 
Título: Da catequese à civilização: povos indígenas e colonização na segunda metade do século XVIII
 
Autor: Fabricio Lyrio Santos
 
Resumo:
Este trabalho visa discutir as relações entre catequese e colonização no Brasil na segunda metade do século XVIII tendo como pano de fundo o processo de transformação das aldeias indígenas em vilas, na Bahia, a partir da promulgação e implantação do Alvará de 8 de maio de 1758. Este alvará estendeu para o Estado do Brasil as leis de 6 e 7 de junho de 1755, válidas para o Estado do Grão-Pará e Maranhão, que instituíram um novo modelo de colonização baseado na liberdade e na civilização dos índios. Esse modelo visava modificar o sistema de catequese vigente desde meados do século XVI, no qual os missionários de diferentes ordens religiosas e do clero secular administravam as aldeias, exercendo jurisdição política e religiosa sobre os índios. O trabalho conta com uma ampla pesquisa em fontes primárias escritas produzidas por missionários e autoridades coloniais, além de textos legislativos e ordens régias. O tema, pouco estudado pela historiografia, revela-se fundamental para compreensão da história colonial, religiosa e indígena, revelando aspectos significativos da política colonial pombalina e do período final da colonização lusitana na América Portuguesa.
 
Palavras-chave: Catequese. Índios. Jesuítas. Marquês de Pombal. Século XVIII.
 
Acompanhe o Conversando com sua História e o Ensino de História da Bahia através de imagens, vídeos e textos em nossa página no facebook http://www.facebook.com/cmb.fpc. Aproveite e curta nossa fun page!

Promoção:
Centro de Memória da Bahia
Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
3117-6067