Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

USP oferece curso grátis sobre Visões do Brasil do Século XIX

A Univesp TV está disponibilizando umcurso grátis online sobre Visões do Brasil. Ele é voltado a graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de artes plásticas, artes visuais, história, design, arquitetura, fotografia, ciências humanas e assuntos correlatos. Também é aberto a todos com formação superior em qualquer área do saber.
Este curso “Visões do Brasil – Século XIX” é apresentado gratuitamente, em forma de videoaulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail.
Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.
O curso
São 08 videoaulas gratuitas do ciclo de conferências “Artes Visuais no Brasil do século XIX”, realizadas pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP em outubro e novembro de 2010 e ministradas cada uma por um docente diferente.
Na primeira aula do curso, por exemplo, a historiadora Lilia Schwarcz traça um retrato singular do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay. Nos cinco anos que passou no Brasil a partir de 1816 ele produziu cerca de 30 telas, e em quase todas elas representou a natureza e a escravidão. Taunay representava os escravos brasileiros como pequenas figuras, sempre no primeiro plano das telas, e sempre ocupados com alguma tarefa. Na segunda parte de sua aula a historiadora Lilia Schwarcz mostra que o gosto pelos detalhes aparece também nas obras que ele produziu na França, quando pintava para a corte de Napoleão.
O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.
Conteúdo programático
  • Aula 1: Natureza e escravidão na obra de Taunay, ministrada pela historiadora da USP, Lilia Schwarcz.
  • Aula 2: Artistas viajantes: uma tradução dos trópicos, ministradas por Valéria Lima da Faculdade de Ciências Humanas – Unimep.
  • Aula 3: Primeiras caricaturas, ministradas por Rosangela de Jesus Silva do Instituto de Filosofia de Ciências Humanas – Unicamp.
  • Aula 4: A pintura histórica entre o Império e a República, ministrada por Luciano Migliaccio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP.
  • Aula 5: Fotografia, testemunho e ficção, ministrada por Vânia Carvalho e Solange Lima do Museu Paulista – USP.
  • Aula 6: Entre o olho e a paisagem existe a cultura, ministrada por Cláudia Valadão do Instituto de Artes – Unicamp.
  • Aula 7: Escultura e memória no Brasil, ministrada por Maria do Carmo Couto da Silva do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp.
  • Aula 8: A história da crítica de arte no Brasil, ministrada por Paula Vermeersch do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp.
O curso sobre “Artes Visuais no Brasil do século XIX” é mais uma dica gratuita que o Canal do Ensino traz para te ajudar a expandir a mente, pensar diferente e aumentar ainda mais seus conhecimentos.
Boas aulas!
FONTE: UNIVESP TV