Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CGU lança novo curso virtual sobre controle social

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), lança novo curso virtual “Controle Social”. A capacitação tem inscrições abertas até 5 de novembro e é destinada aos agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo, além de cidadãos em geral.
O objetivo é contribuir para que os participantes tenham conhecimento sobre conceito, componentes e objetivos de controle interno; papéis e responsabilidades da administração e da auditoria interna; participação do cidadão; instrumentos que a sociedade civil pode utilizar no controle social; entre outros.
As aulas vão de 10 a 30 de novembro, com carga horária de 20 horas e sem cobrança de qualquer pagamento. O curso será realizado via plataforma Moodle e é autoinstrucional. 
Controle social
Por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir na tomada da decisão administrativa, orientando a Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e, ao mesmo tempo, podem exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação.
A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos.
FONTE: CGU