Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

terça-feira, 17 de maio de 2016

Seminários Memória, Museologia e Patrimônio - PE

O Museu do Homem do Nordeste, dando continuidade a atividades de interlocução acadêmica, promoverá uma série de encontros para discutir práticas e correntes de pensamento museológicas e patrimoniais. Em 2016, as temáticas a serem abordadas serão “Museus, memórias e identidades” e “Debates internacionais sobre museus e patrimônio”.

Na segunda edição dos Seminários Memória, Museologia e Patrimônio, receberemos a Profa. Ms. Luciana Menezes de Carvalho para discutir a configuração da Museologia enquanto campo do conhecimento.

Luciana Menezes de Carvalho é museóloga do Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG; Mestre em Museologia e Patrimônio – UNIRIO / MAST; Secretária Acadêmica do Subcomitê Internacional de Museologia para América Latina e Caribe - ICOFOM LAM.

Título: "(Re)descobrindo a Museologia: desvendando mitos e investigando verdades"
Resumo: O objetivo da oficina é discutir sobre a configuração da Museologia enquanto campo do conhecimento. Será dividido em duas partes, que visam atender ao (re)descobrimento da reivindicação chamada Museologia:
 Na primeira parte, “desvendando mitos”, considerando que a analogia com o termo “mitos” não se refere a mentiras, mas sim a construções “mitológicas” - tais como a origem da Museologia; o uso do termo “museológico”; teoria ou teorias? Entre outros assuntos;
Na segunda parte “investigando verdades”, trata-se justamente de demonstrar que inexiste uma única verdade, inclusive na Museologia. Sendo assim, procuraremos apresentar distintas correntes que configuram esse campo que reivindica seu espaço.

============================================================

Seminários Memória, Museologia e Patrimônio

"(Re)descobrindo a Museologia: desvendando mitos e investigando verdades"

Data: 23 de maio de 2016, segunda feira
Horário: 13 h

Local: Museu do Homem do Nordeste, Sala Caloute Gulbenkian
Endereço: Avenida 17 de agosto, 2187 - Casa Forte
Inscrições gratuitas no local. Serão entregues certificados de participação no dia.

Informações: (081) 3073-6227 / 6338 / 6347



Coordenação de Estudos e Ações Comunitárias
Museu do Homem do Nordeste
Avenida 17 de agosto, 2187
Recife, Pernambuco
CEP: 52061-540
Tel.: (081) 3073-6368 / 6227 / 6347