Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Autoescola gratuita do Detran abre 5 mil vagas nesta segunda-feira - BA

Para quem quer tirar a habilitação e não tem dinheiro para pagar uma autoescola, o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) oferece uma oportunidade. A partir desta segunda-feira, 5, o órgão começa a realizar as inscrições para a Escola Pública de Trânsito (EPTran), que é destinada às pessoas interessadas em tirar a primeira carteira nacional de habilitação (CNH) gratuitamente.

Com o slogan Educação para o Trânsito/ Habilite-se para a Vida, o curso tem como objetivo proporcionar que pessoas de baixa renda aprendam noções de cidadania, mecânica e primeiros socorros, além de obter conhecimentos que são necessários para colocar em prática técnicas de direção defensiva.

O processo de admissão em uma das cinco mil vagas disponíveis para as turmas da EPTran consiste em três etapas. Na primeira, o candidato deve entrar no site da escola (clique aqui para acessar ), depois no link de inscrição, para preencher a ficha cadastral, que inclui questões pessoais e socioeconômicas.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter mais de 18 anos; situação eleitoral regular; ter estudado, pelo menos, o ensino fundamental em escola pública ou ter sido bolsista em escola particular; ter RG e CPF e estar desempregado ou possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo.


A coordenadora do curso, Ana Cristina Regueira, explicou que, informados estes dados, o próprio sistema efetuará a triagem. Baseado nesta pré-seleção automática, o Detran entrará em contato com os contemplados com a bolsa de estudo e os convocará para comparecer à sede do órgão, na Av. Antonio Carlos Magalhães, para a apresentação da documentação original.


"O aluno selecionado pagará a taxa de abertura dos serviços, renach (laudo), no valor de R$ 65 e será encaminhado para o psicoteste, sem pagar nada” afirmou Ana Cristina.  

O curso tem carga horária teórica de 45 horas e 20 horas de prática. Como a frota de veículos não é suficiente para atender à demanda, o aluno será submetido a um simulado, no qual deve ter o mínimo de 70% de acertos, para ter o direito de fazer aulas práticas. "Aquele aluno que é aplicado, chega no horário, interage nas aulas e estuda e será contemplado", explicou.