Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Curso a distância "Gestão de Riscos e de Desastres: Contribuições da Psicologia"

Estão abertas as inscrições para o curso 'Gestão de Riscos e de Desastres: Contribuições da Psicologia', promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED UFSC). Realizado em modalidade Educação à Distância, o curso é gratuito e oferece 1.500 vagas a psicólogos, agentes da defesa civil e áreas afins, estudantes de psicologia e profissionais de áreas correlatas à psicologia de desastres.

A iniciativa se propõe a incitar o debate sobre os temas subjetivos e humanos relacionados à ocorrência de desastres, buscando estudar conceitos, práticas e qualificar a atuação de profissionais da psicologia na construção da resiliência comunitária. É objetivo, também, divulgar e debater a Política Nacional de Defesa Civil e discutir as diversas abordagens possíveis na reconstrução psicológica de uma comunidade.

Dividido em cinco unidades - 1) Psicologia no Sistema Nacional de Defesa Civil: para uma construção integrada de políticas públicas de proteção; 2) Psicologia e compromisso social: o horizonte ético da Psicologia na gestão de riscos e de desastres; 3) Psicologia na gestão integrada de riscos de desastres: ações de prevenção e preparação; 4) Saúde mental e contribuições da Psicologia na fase da resposta; e 5) Assistência humanitária e direitos humanos - o curso ocorrerá entre os dias 05 de novembro e 22 de dezembro. Tem duração de 60 horas, e a participação dá direito a certificado pela UFSC. O aluno receberá um livro-texto além de contar com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e tutoria.

Interessados devem se inscrever pelo site do CEPED UFSC - http://www.ceped.ufsc.br/, pelo site da SEDEC - www.defesacivil.gov.br - ou ainda pelo link http://150.162.114.7/Psicologia/. O curso tem a execução da Associação Cultural Cabeça ao Vento. Mais informações podem ser obtidas pelo email informacao@eadceped-ufsc.com ou pelo telefone (48) 3226 1704.