Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 24 de março de 2012

Curso de História das Culturas Africanas e Afro-brasileiras - SP

Desde a irrupção dos movimentos de caráter identitário (gênero, etnia, sexualidade) no cenário do processo de redemocratização do País, educadores e pesquisadores discutem a necessidade de inclusão da História e das Cultura Africanas na grade curricular das escolas públicas e privadas e de outras ações para trabalho pedagógico contra o preconceito e a discriminação. Estudos realizados na década de 1960 apontavam já para uma necessidade de se discutir e superar os estereótipos acerca da população de afrodescendentes presentes nos livros didáticos.

Depois da Constituição de 1988, cujo processo incentivou os debates em torno do respeito à diversidade etnicorracial e à pluralidade cultural na sociedade brasileira, essa discussão foi incorporada à formulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – lei 9.394) de 1996. A LDBEN contém um conjunto de determinações que dialogam com as antigas bases disciplinares, a partir de uma abordagem transversal, contemplando as reivindicações e propostas de amplos setores da sociedade civil organizada em movimentos sociais, etnicorraciais e de gênero.

Em 2003, reconhecendo as desigualdades etnicorraciais e a necessidade de propor ações afirmativas para sua superação, o atual governo promulgou a Lei 10.639 determina o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica.

O curso de formação permanente de Agentes Educativo-Culturais vem atender as proposituras da Lei Federal n.10.639 de 09/01/2003, que alterou a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional e torna obrigatória a temática da “História das culturas africanas e afro-brasileiras” e do que orienta a Proposta Curricular – Quatros Saberes Necessários, da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, no que tange a formação permanente e as políticas de diversidade etnicorracial.

Público-alvo: Profissionais da área da educação; agentes de atividades culturais; lideranças; oficineiros; multiplicadores e ativistas dos movimentos sociais; público em geral.

CARGA HORÁRIA: 40 horas
DATAS E HORÁRIOS: 5ª feiras das 19h às 22h
AULA INAUGURAL: 12 de abril
LOCAL: Centro Educacional Adamastor - Centro - Guarulhos
INSCRIÇÕES: de 21/03 a 11/04/2012 no site: http://eventos.guarulhos.sp.gov.br

Mais informações:
Centro de Referência de Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela
Fone: 2304 -7464 / 2304-7189 com Jô.

PROFESSORES:
Profº. Ms. Christian Fernando dos Santos Moura
Profº. Ms. Francisco Sandro da Silveira Vieira
Profº. Ms. Oluemi Aparecido dos Santos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo A:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais
Lugar da História nas Sociedades africanas
Raça, racismo e etnia

Módulo B:
Diversidade Cultural e Currículo: a questão étnicorracial na prática educativa dos professores e alunos Introdução às antigas civilizações africanas
Negritude usos e sentidos. A Negritude e a luta pelas independências na África de Língua Portuguesa

Módulo C:
A tradição oral e sua metodologia
O negro da literatura brasileira - apontamentos sobre a literatura afro-brasileira
Trabalhando a narrativa com contos africanos e afro-brasileiros

CURSO GRATUITO
VAGAS LIMITADAS