Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aula na UCSal aborda Análise de Discurso - BA

Membros do Etnomídia têm aula sobre Análise do Discurso

Atividade está sendo realizada em parceria com o Nead, da Ucsal




Uma parceria firmada entre o Grupo de Pesquisa em Mídia e Etnicidades (Etnomídia) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Núcleo de Estudos da Análise do Discurso (Nead) da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) promove, nesta sexta-feira (27/04), a partir das 15h, uma nova edição do minicurso “Análise do Discurso: como ler e compreender”, ministrado pela professora Maria Amélia Gaiarsa. O curso, que a princípio seria oferecido apenas aos membros do Etnomídia, será aberto a interessados, e acontecerá no Espaço Cultural da Ucsal, no Campus da Federação.
O objetivo da aula, segundo a professora, é prover os alunos de instrumentais que os capacitem a lançar um olhar mais amplo sobre os textos. “O nome do curso já diz. A proposta desta teoria é exatamente uma nova forma de leitura. Uma nova forma de compreender os sentidos do texto. É uma teoria, criada pelo francês Michel Pêcheux, que leva em consideração no ato da leitura, não apenas aquilo que está explícito nos textos. Daí a sua contribuição para as mais diversas áreas”, explica Maria Amélia.
Os membros do Etnomídia estão trabalhando atualmente na realização de três pesquisas. Sendo uma delas sobre a representação dos grupos sociais historicamente discriminados (negros, índios e ciganos) nos principais veículos impressos do país. Os bolsistas acompanham, por meio de seleção e análise de notícias, como os temas relacionados a estes grupos são abordados pela mídia. Uma das responsáveis por este trabalho, a bolsista Ana Paula Costa, avalia como de grande importância a participação no curso. “Tenho certeza que as ferramentas que nos serão apresentadas, contribuirão muito com o nosso trabalho”, ressalta.
O Nead foi criado no ano de 1999, no Instituto de Letras da Ucsal, com o objetivo principal de estudar as teorias do discurso e aplicá-las na análise de textos diversos. O grupo é coordenado atualmente pelos professores João Antonio Neto e Maria Amélia Gaiarsa. Além das pesquisas, realiza cursos e seminários sobre Análise do Discurso.
  
Serviço
O quê: Curso “Análise do Discurso: como ler e compreender”, ministrado pela professora Maria Amélia Gaiarsa;  
Quando: sexta-feira (27/04), às 15h;
Onde: Espaço Cultural da Ucsal – Campus Federação, Avenida Cardeal da Silva, 205, Federação;
Contatos: Maria Amélia Gaiarsa - professora - (71) 3272-1247 | 9982-6098 | 8896-6098.

Fonte:Wellington Oliveira
Site:http://www.etnomidia.ufba.br