Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Instituto Mauá oferece cursos gratuitos de artesanato - BA


Os interessados em aprender um ofício artesanal já podem se matricular nos cursos oferecidos pelo Instituto Mauá desde terça-feira (19/02). Disponíveis nas modalidades de bordado a mão, bordado a máquina, cerâmica de torno, cerâmica escultórica e tecelagem, os cursos são gratuitos e abertos à população a partir dos 16 anos.

“Não são exigidos conhecimentos técnicos ou qualquer experiência na área”, explica a gerente de Fomento do Mauá, Ângela Virgens. “O objetivo é expandir a formação artesanal, capacitar novos profissionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda”, destacou.

De fato, ao concluir o curso, os alunos tornam-se aptos a se cadastrar no Instituto para adquirir Carteira de Artesão (mediante avaliação prévia da sua produção); o que lhes dá o direito de participar das feiras e eventos promovidos pelo órgão, oportunizando vendas e a abertura de novos canais de comercialização. “Além de valorizar nosso patrimônio cultural, os cursos de artesanato desempenham essa função social de inserção no mercado de trabalho. Por vezes, resgatando a autoestima daqueles que já estavam aposentados e que encontram uma nova forma de incrementar a renda familiar. Ou dos jovens que estão em busca de sua primeira oportunidade”, defendeu Ângela Virgens.

As aulas acontecem durante os meses de março a novembro, sempre na unidade do Mauá no Pelourinho, de duas a três vezes por semana (a depender da modalidade), nos turnos matutino ou vespertino. Cada turma comporta, no máximo, 20 alunos.

As inscrições seguem até 28 de fevereiro. O início das aulas é no dia 18 de março.

Cronograma:
Bordado a mão - terça e quinta, 8h30 às 11h30
Bordado a máquina - segunda, quarta e sexta, 13h30 às 17h30
Cerâmica de torno - segunda e quarta, 08h30 às 11h30
Cerâmica escultórica - terça e quinta, 13h30 às 17h30
Tecelagem - segunda, quarta e sexta,13h30 às 17h30