Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Inscrições abertas para novas oficinas É Tropical, inclusive do MAM-BA

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) iniciou o ano de 2014 com novidades: as Oficinas É Tropical, inclusive (Verão 2014), atividades gratuitas que fazem parte da programação da exposição homônima. Após o sucesso e o preenchimento de todas as vagas para as oficinas de Desenho de Observação, Litogravura, Cerâmica, Escultura em Madeira e Jardinagem, agora o MAM-BA oferece uma nova oportunidade para os interessados, com a abertura das inscrições para as Oficinas de Fotografia e Marcenaria.
Oficina de Fotografia propõe diálogo com as questões tropicais. Foto: Rafael Martins
Oficina de Fotografia, ministrada pelo fotojornalista Rafael Martins, propõe um diálogo com as questões presentes na exposição É Tropical, inclusive. Rafael, que foi vencedor de um concurso da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria “Impactos das Mudanças Climáticas”, vai promover o estudo das especificidades tropicais que criam uma identidade visual, a partir das técnicas do retrato. É necessário que os alunos tenham câmera DSLR e tripé como pré-requisitos.
Já a Oficina de Marcenaria é ministrada pelos instrutores Marquinhos e Reinaldo, funcionários do MAM-BA que cuidam desde a manutenção do museu até a montagem de mobiliário e estruturas cenográficas necessárias às exposições. A oficina é inspirada na escada de Lina Bo Bardi – que, por sua vez , buscou inspiração nos encaixes semelhantes aos utilizados nos carros de boi – e introduz aspectos básicos de marcenaria até as técnicas de encaixe.  Serão produzidos objetos significativos dentro dos processos artísticos, arquitetônicos e de design do período abordado pela exposição.
As oficinas são desdobramentos educativos da exposição É Tropical, inclusive, que faz parte do programa A Sala do Diretor e foi aberta no dia 19 de dezembro. Com 23 obras espalhadas pelos dois pisos do principal espaço expositivo do MAM-BA, a mostra tem seu título emprestado do ensaio Nordeste – publicado pelo antropólogo Gilberto Freyre nos anos 1930 – e revisita o acervo do museu sob uma perspectiva climática, procurando identificar no percurso da arte brasileira da segunda metade do século 20 o sentimento da tropicalidade comentado pelo antropólogo. A mostra permanece aberta à visitação gratuita até 18 de março, de terça a sexta-feira, das 13h às 18h.

INSCREVA-SE!
Oficina de Fotografia, com Rafael Martins
Onde: Galeria 3 (MAM-BA)
Quando: Sábados e Domingos  (18/01; 19/01, 25/01 e 26/01)
Horário: 14h às 18h
Pré-requisitos: tripé e câmera DSLR
15 vagas

Oficina de Marcenaria, com Marquinhos e Reinaldo
Quando: Quartas-feiras (22/01, 29/01, 5/02, 12/02 e 19/02)
Horário: 08h30 às 12h
15 vagas


Fonte: Site do MAM