Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 13 de agosto de 2016

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO IGHB INCLUI HOMENAGENS A EUCLIDES DA CUNHA, AO DIA DO HISTORIADOR, E LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE COMIDA BAIANA


Eventos acontecem de 16 a 19 de agosto, com entrada gratuita 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia apresenta a sua programação cultural na semana de 16 a 19 de agosto, que inclui homenagens a Euclides da Cunha, ao Dia do Historiador, e um lançamento de livro, com palestras, sobre Comida Baiana.
Dando início a agenda, no dia 16 (terça), às 17h, a Casa da Bahia prestará uma homenagem aos 150 anos do nascimento de Euclides da Cunha. O encontro será coordenado pelo escritor Lamartine Lima, com participações dos especialistas Oleone Fonseca, Jose Carlos Santana e José Dionísio Nóbrega. Os escritores falarão sobre “Euclydes da Cunha nos Jornais da Bahia’’, “Euclydes da Cunha e a tragédia da Piedade”, "Muita poesia nas prosas e alguns equívocos na história", dentre outras abordagens.  
Na quinta (18 de agosto), também às 17h, acontece uma mesa redonda seguida do lançamento do livro "A comida baiana: cardápios de um prisioneiro ilustre (1763)", de autoria dos professores Jeferson Bacelar e Luiz Mott. No livro é apresentada, através dos cardápios de um prisioneiro, uma reconstrução minuciosa da alimentação da Bahia no século XVIII. Nele, pela primeira vez, de forma constante, aparece o trinômio feijão, arroz e farinha, mistura que se tornaria a marca registrada não só da cozinha baiana, mas nordestina e de grande parte do território nacional. Trata-se de um livro obrigatório para os estudiosos da culinária nacional, muito particularmente para aqueles que ainda só olham para a Bahia tendo em mente a “comida de azeite”.
Para homenagear os historiadores, no dia 19 de agosto, das 14h às 18h, o IGHB promoverá a Mesa redonda “Historiador, a que será que se destina?”. A proposta do encontro é discutir a profissão de historiador, a tramitação do processo de regulamentação do exercício profissional no Congresso Nacional, além do seu papel na sociedade. Estarão presentes, em duas mesas: A profissão do historiador (Sergio Guerra Filho (Uneb) e Alfredo Matta (Uneb/Ufba); O papel social do profissional de história (Rafael Cloux (Unifacs/Ucsal) e Max Rangel das Neves (Sec. Educação).
Os eventos têm entrada gratuita. Mais informações no site www.ighb.org.br ou sede do IGHB - Avenida Joana Angélica, 43, Piedade, e tel. 71 3329 4463 (das 13h às 18h). 
O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).