Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

ONG leva jovens negras(os) brasileiras(os) para estimular empreendedorismo nos EUA - BA

Prazo para receber formularios: segunda-feira, dia 19 de Dezembro 2008

Levantamos objetivará jovens empreendedores com idade entre 18 e 24 anos para participar num intercambio com os Estados Unidos onde os jovens vao desenvolver planos de negocios para iniciar ou continuar seu proprio negocio no Brasil. O processo seletivo favorecerá jovens negros que não estão na universidade e não têm planos para ingressar na faculdade, e tambem favorecera mulheres. Para mais informacao, acesso o nosso site, www.levantamos.org.

As comunidades afro-descendentes no Brasil e nos Estados Unidos compartilham uma história e uma luta pela sobrevivência em comum. Em ambos os países, os jovens têm um histórico de pertencimento a uma situação de risco devido à falta de ingresso à educação e também ao acesso limitado a geração de renda num ambiente de trabalho seguro. Apesar dessa história em comum, e das mudanças similares que ambos os grupos têm enfrentado, o contato entre essas comunidades de ambos os países tem sido escasso devido a pouca oportunidade e pela distância.

Objetivos: Os objetivos propostos do programa de intercambio são os seguintes:

● Ensinar aos jovens brasileiros os pensamentos empresariais e o desenvolvimento de pequenos negócios, incluindo alguns conceitos e habilidades, como: negociação e fixação de preço;

● Ensinar a importância da ética no desenvolvimento, criação e operação dos negócios;

● Ajudar os jovens participantes a finalizar seu próprio plano de negócio para executá-los ou a aumentar o lucro de uma empresa já existente.

● Ensinar aos jovens sobre: comunicação; habilidades de liderança; e como trabalhar efetivamente em equipe para gerar resultados positivos.

● Promover um diálogo entre jovens do Brasil e dos Estados Unidos no que diz respeito ao compartilhamento de desafios e preocupações em ser um jovem empresário;

● Fornecer aos jovens brasileiros um profundo conhecimento sobre o contexto histórico e cultural da apropriação e desenvolvimento de pequenos negócios nos EUA.

● Fornecer aos norte-americanos uma perspectiva internacional, levando-os a um entendimento sobre as necessidades e prioridades dos jovens empreendedores nos países em desenvolvimento.

● Ensinar estratégias para que a utilização do crescimento do negócio e da geração de renda afete positivamente a comunidade onde esse negócio está localizado.


Métodos:

● Levantamos usará o modelo de "acampamento de negócios" da Fundação Nacional para o Ensino de Empreendedorismo (National Foundation for Teaching Entrepreneurship – NFTE) para fornecer conteúdo às oficinas – nos países envolvidos – que focam em métodos práticos de simulação de habilidades empresariais.

● Palestras por entidades sobre mercados livres e sobre o modelo americano de negócio, complementarão o material do programa de "acampamento de negócios".

● Jovens brasileiros participarão de 20 dias de oficinas nos dois países e, nos EUA, utilizarão o modelo de "acampamento de negócios" do NFTE; os primeiros 10 dias acontecerão no Brasil e o resto dos dias nos EUA, onde os participantes visitarão diversas localidades que ilustram os conceitos ensinados nas oficinas. Os participantes visitarão lugares importantes e terão encontros em Nova York e Chicago; os baianos irão interagir com jovens empreendedores na Filadélfia, enquanto que os cariocas irão interagir com empreendedores em Washington, D.C.;

● No final, juízes irão avaliar os planos numa competição de plano de negócios e selecionarão duas equipes como vencedoras: uma de Salvador e uma do Rio de Janeiro. Os vencedores receberão uma doação do Levantamos para executar e aperfeiçoar uma previa existência de uma pequena empresa.

● Além dos quatro brasileiros adultos que facilitarão as oficinas juntamente com os funcionários da Levantamos, outros seis serão selecionados para acompanhar a parte de intercâmbio do Programa. Os brasileiros adultos não apenas participarão da rede nos EUA, mas também trabalharão com os jovens depois do retorno deles aos seus lares para executar o plano de negócio.

● Quando os participantes brasileiros retornarem ao seu país de origem, monitores americanos viajarão para o Brasil para acompanhar o trabalho de jovens brasileiros, ajudando-os na execução dos planos de negócios.

O Fundo da Mesa de Assuntos Educacionais e Culturais (The Bureau of Educational and Cultural Affairs - ECA) do Departamento de Estado dos EUA (U.S. Department of State).

Qualificações:

●Idade: Levantamos objetivará jovens com idade entre 18 e 24 anos.

Educação: O processo seletivo para as oficinas nos países participantes e para as visitas de duas semanas nos EUA favorecerá os jovens negros que não estão na universidade e não têm planos para ingressar na faculdade. Esse processo oferece uma oportunidade de grande impacto aos jovens que não têm alternativa para participar ativamente no local de trabalho, exceto lançando seus próprios negócios. A participação dos jovens no programa pode também encorajá-los a buscar meios para prosseguir nos seus estudos.

● Gênero: O processo seletivo favorecerá as mulheres, tendo em vista os indicadores sociais que demonstram a particular vulnerabilidade social da mulher jovem negra: salários baixos; e falta de oportunidades para participar de treinamentos formais de empreendedorismo. Além do mais, no Brasil, mulheres jovens são freqüentemente induzidas a acreditarem que sua sexualidade é um caminho para a aquisição de poder. Portanto, um programa com enfoque no empreendedorismo ajudaria a introduzir, na vida delas, competências que contradizem esse paradigma. Nós convidamos candidatos masculinos qualificados a participarem.

● Candidatos não precisam saber falar inglês e não precisam já ter passaportes.