Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

"Filosofando no Palacete" destaca Clarice Lispector - BA

A escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977) será lembrada e analisada, no dia 10 de dezembro de 2008 (dia em que estaria completando 88 anos), às 19h, em palestra da professora Antonia Herrera (Instituto de Letras da UFBA), dentro do projeto Filosofando no Palacete. Herrera vai analisar as indagações existenciais presentes na escritura de Clarice Lispector.

A palestra se intitula “Refletindo a partir de Clarice Lispector”, e, de acordo com a palestrante, deverá tratar do pensamento de Clarice em temas como a morte, a dor, o amor e os valores humanos. Sobre Clarice, Herrera afirma: “É uma escritora clássica, sem dúvida, mas nunca deixou de tocar em assuntos marginais, de pôr o dedo na ferida, de vencer as aparências, de tocar de modo cruel nas questões mais escondidas do ser humano. No âmbito das suas indagações existenciais, o seu “ver o mundo” aproxima-se da filosofia de Nietzsche”.

Antonia Herrera é doutora em Teoria da Literatura pela USP, e atua como professora e pesquisadora do Departamento de Fundamentos Para o Estudo das Letras, do setor de Teoria da Literatura.

Programação do Filosofando no Palacete em dezembro/2008:

10/12 – “Refletindo A Partir de Clarice Lispector” - Prof.ª Antonia Herrera
17/12 – “O Riso” - Prof.º Roberto Kennedy de Lemos Bastos

Serviço:
Evento: Projeto Filosofando no Palacete
Palestra: “Refletindo a partir de Clarice Lispector”, da Profª. Antonia Herrera
Local: Auditório do Palacete das Artes Rodin Bahia (Rua da Graça, 284, Graça)
Quando: 10 de dezembro de 2008
Horário: 19h
Entrada Franca