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segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Seleção de Aluno(a)s para o Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas do Noroeste de Mato Grosso, Rondônia e Sul do Amazonas

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), a Associação Fórum Paiter Suruí (Paiterey) e a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, com o apoio do Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI/MMA), têm a satisfação de encaminhar às organizações indígenas da região do Noroeste de Mato Grosso, Rondônia e sul do Amazonas, o edital de seleção de aluno(a)s para participarem do Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas.

O Curso terá a duração de nove meses (de março a novembro de 2009) e será dividido em cinco
módulos presenciais, alternados por quatro períodos de dispersão (etapas à distância), conforme
cronograma preliminar apresentado ao final deste Edital. Os módulos presenciais terão a duração de duas a três semanas e acontecerão na sede da Associação Fórum Paiter Suruí, em Cacoal, RO. A coordenação pedagógica do curso ficará a cargo do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) com a colaboração do Curso de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia (CCC/UNIR) do Campus de Cacoal, que emitirá o certificado final do curso como Curso de Extensão.

Haverá em torno de 30 (trinta) vagas para aluno(a)s a serem alocadas para as cerca de 33 (trinta e três) organizações indígenas da região, segundo o tamanho e a área de abrangência destas. De 20 a 30% das vagas, dependendo do número de candidaturas, serão destinadas às alunas mulheres. As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação durante as etapas presenciais serão arcadas pelo consórcio das três organizações parceiras (IEB, Paiterey e Kanindé).

Ao se candidatar, o(a) indígena se compromete em participar do curso do início ao fim (ver Requisitos a seguir), já que o(a) aluno(a) que faltar a um módulo presencial será automaticamente desligado(a) do curso. O(A) aluno(a) receberá um pequeno apoio (bolsa de estudo) durante os módulos de concentração, que servirá para auxiliá-lo(a) em suas atividades presenciais e durante os módulos de dispersão. Por sua vez, as organizações indígenas que fizerem a indicação assumem o compromisso de:
(1) dar condições para o(a)s aluno(a)s desenvolverem as suas tarefas durante o período de dispersão;
(2) monitorar o(a)s aluno(a)s no desempenho dessas tarefas e relatar isso à Coordenação Pedagógica; e
(3) buscar meios para que o gestor de projeto indígena possa atuar ao término do curso.

PROCESSO SELETIVO

1. Requisitos. Para se candidatar ao Curso, o(a) indígena deve cumprir os seguintes requisitos:
o Ser formalmente indicado(a) por uma organização indígena da região a partir de indicação(ões)
e/ou escolha(s) de comunidade(s), assembléias e/ou outro(s) mecanismo(s) de consulta;
o Estar engajado(a) no movimento indígena e ser uma pessoa que goze de reconhecimento do seu povo e/ou comunidade de origem;
o Ter aptidão ou gosto pela gestão de projetos;
o Ter disponibilidade para fazer o curso no período e no cronograma definidos neste Edital;
o Dominar a língua portuguesa (conseguir escrever o que pensa e interpretar o que lê);
o Ter conhecimentos básicos de matemática; e
o Apresentar a documentação completa conforme a lista e a ordem a seguir.

Candidaturas que não cumprirem esses requisitos serão eliminadas e não serão sequer avaliadas pelo Comitê se Seleção.

. A seleção final do(a)s aluno(a)s será feita por um comitê de cinco membro composto por representantes das três organizações parceiras (o que já inclui a Coordenação Pedagógica do curso), da UNIR e do PDPI, e levará em conta os seguintes critérios:

2. Critérios
o Vínculo com seu povo e/ou comunidade de origem;
o Conhecimento da realidade do seu povo e/ou região;
o Experiência de trabalho na associação e/ou com projetos sociais e/ou comunitários indígenas;
o Potencial de trabalho junto à associação indígena depois de finalizado o curso;
o Domínio da língua portuguesa e conhecimentos básicos de matemática;
o Ensino fundamental completo (desejável); e
o Interesse, compromisso e capacidade de dialogar.

Na composição da turma, o Comitê de Seleção levará em conta critérios adicionais, tais como: número de vagas disponíveis; número de organizações indígenas contempladas; representatividade sub-regional;
distribuição de gênero; e outros que julgar pertinente, podendo acionar o Conselho Consultivo para apoiar o processo de seletivo.

3. Documentação. O(A)s candidato(a)s interessados deverão enviar os seguintes documentos
organizados na seguinte ordem:
1. CARTA DE INTENÇÃO escrita de próprio punho pelo(a) candidato(a) contando um pouco a sua história de vida, explicando o motivo pelo qual se candidatou ao curso, confirmando a sua disponibilidade para fazer o curso e descrevendo as suas expectativas futuras no que se refere à
elaboração e gestão de projetos;
2. CURRÍCULO indicando o grau de escolaridade, a sua participação no movimento indígena e as
experiências de trabalho junto a associações indígenas e/ou com projetos indígenas;
3. CARTA DE INDICAÇÃO da organização indígena declarando que o(a) candidato(a) cumpre os requisitos deste edital, confirmando os compromissos da organização para com o(a) candidato(a) e informando a forma de escolha do(a) candidato(a) – anexando manifestação(ões) de lideranças, comunidade(s) e/ou atas de reuniões; e
4. CÓPIA do RG e CPF e DADOS PARA CONTATO (endereço, telefone e e-mail).

A documentação deverá ser encaminhada para o seguinte endereço:
Associação Fórum Paiter Suruí [Antiga PACA]
Rua Geraldo Cardoso Campos, nº 4343
Bairro Josimo Brito - Caixa Postal 43
Cacoal, RO - CEP.: 78.976-970

Se possível, encaminhar também cópia dos documentos em versão eletrônica para os seguintes e-mails:
iieb@iieb.org.br, forumpaiter@yahoo.com.br, kaninde@kaninde.org.br e pdpi@mma.gov.br.

4. Prazos: * 31 de janeiro de 2009 - prazo final para candidaturas, ou seja, para o(a)s candidato(a)s interessado(a)s enviarem a documentação para o endereço acima. Só serão analisadas candidaturas cuja documentação completa (e organizada segundo a ordem acima) for recebida até uma semana após o prazo final para candidaturas
* 15 de fevereiro de 2009 - divulgação do resultado final com o(a)s selecionado(s).
* 01 de março de 2009 - início do primeiro módulo presencial em Cacoal, RO.

Cronograma Preliminar dos Módulos Presenciais
(primeiras quinzenas dos meses ímpares)
Março 01 a 15
Maio 03 a 17
Julho 05 a 19
Setembro 06 a 20
Novembro 01 a 15

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos nos telefones:
(69) 3182-4000 (Carlos, Laíde ou Leila); (61) 3248-7449 (Henyo ou João); ou (61) 3317-1654 (Cecília).