Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 27 de dezembro de 2008

SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos - BA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na Bahia vai realizar processo seletivo para o preenchimento de 2.275 vagas dos cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico, também conhecido como CAI Básico.
No período de 5 a 12 de janeiro de 2009, candidatos de famílias com baixa renda podem efetuar a inscrição através da internet, no site www.fieb.org.br/senai.

Serão consideradas as 22.750 primeiras inscrições. As provas serão realizadas em 1º de fevereiro. Todos os cursos são gratuitos e não haverá taxa de inscrição.

VAGAS

As vagas estão distribuídas em 23 cursos em diversas áreas como alimentos, construção civil, costura industrial, caldeiraria, eletricidade predial e industrial, logística, manutenção mecânica, manufatura automotiva.
Os cursos serão ofertados nos meses de março, junho e setembro de 2009 em 23 municípios baianos – onde não houver unidades do SENAI, as aulas serão dadas em escolas públicas, em parceria com prefeituras e outros órgãos locais.

Para se inscrever, o candidato deve ter entre 16 e 21 anos e a escolaridade mínima exigida para o curso escolhido – ensino fundamental II (8ª série) ou ensino médio completo. Todos os cursos têm carga horária de 600 horas, exceto o de mecânica de usinagem, que tem duração maior, com 1.080 horas.

A coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento do SENAI Bahia, Rosângela Costa, explica que os candidatos aprovados deverão apresentar no ato da matrícula uma declaração de baixa renda redigida do próprio punho, além dos documentos que constam no edital.

Cursos oferecidos:

- Mecânico de usinagem
- Auxiliar de obras de edificações
- Beneficiamento de minérios
- Costura industrial
- Montagem de andaimes
- Produção de calçados
- Eletricista de rede de distribuição

sábado, 20 de dezembro de 2008

Fundação Cultural abrirá inscrições para curso técnico de Dança - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

União Européia lança biblioteca poliglota on-line com mais de dois milhões de obras

A biblioteca multimédia on-line da Europa, Europeana, está aberta ao público, que através da internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Européia (UE). Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais de todos os países da UE, tendo, por exemplo, de Portugal, a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784. Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço www.europeana.eu, a biblioteca multimédia européia conta com material fornecido por mais de mil organizações culturais de toda a Europa, incluindo museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objetos das suas coleções. O objetivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras e tenha zonas interativas. Fonte: Ciência Hoje.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Show do M21, na Praça Tereza Batista, Pelourinho - BA

Este será um show de abertura do M21, liderado pelas cantoras Márcia Short, Carla Visi e Cátia Guimma, um projeto super legal que acontece todas as primeiras quintas-feiras do mês, GRATUITAMENTE, na Praça Tereza Batista.

O quê: Laila Rosa
Show: "Avoa Gonzagão e outras tramas"
onde: Praça Tereza Batista
Quando: Quinta-feira, 11.12, às 20h
Quanto: ENTRADA FRANCA

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

"Filosofando no Palacete" destaca Clarice Lispector - BA

A escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977) será lembrada e analisada, no dia 10 de dezembro de 2008 (dia em que estaria completando 88 anos), às 19h, em palestra da professora Antonia Herrera (Instituto de Letras da UFBA), dentro do projeto Filosofando no Palacete. Herrera vai analisar as indagações existenciais presentes na escritura de Clarice Lispector.

A palestra se intitula “Refletindo a partir de Clarice Lispector”, e, de acordo com a palestrante, deverá tratar do pensamento de Clarice em temas como a morte, a dor, o amor e os valores humanos. Sobre Clarice, Herrera afirma: “É uma escritora clássica, sem dúvida, mas nunca deixou de tocar em assuntos marginais, de pôr o dedo na ferida, de vencer as aparências, de tocar de modo cruel nas questões mais escondidas do ser humano. No âmbito das suas indagações existenciais, o seu “ver o mundo” aproxima-se da filosofia de Nietzsche”.

Antonia Herrera é doutora em Teoria da Literatura pela USP, e atua como professora e pesquisadora do Departamento de Fundamentos Para o Estudo das Letras, do setor de Teoria da Literatura.

Programação do Filosofando no Palacete em dezembro/2008:

10/12 – “Refletindo A Partir de Clarice Lispector” - Prof.ª Antonia Herrera
17/12 – “O Riso” - Prof.º Roberto Kennedy de Lemos Bastos

Serviço:
Evento: Projeto Filosofando no Palacete
Palestra: “Refletindo a partir de Clarice Lispector”, da Profª. Antonia Herrera
Local: Auditório do Palacete das Artes Rodin Bahia (Rua da Graça, 284, Graça)
Quando: 10 de dezembro de 2008
Horário: 19h
Entrada Franca

sábado, 6 de dezembro de 2008

Oficina de Comunicação e Cultura para jovens - BA

Há vagas para a Oficina de Comunicação e Cultura, que está sendo realizada de segunda a sexta-feira no Departamento de Promoção da Igualdade – DPIR, localizado no Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira/ Terminal Turístico de Portão.

A oficina é voltada para jovens de 16 à 24 anos que residem na cidade de Lauro de Freitas, os quais terão aulas praticas e teóricas de Comunicação e Cultura e suas linguagens, incluindo fotografia e filmagem.

Formato:
40 horas/aulas: de 1 a 21 de dezembro de 2008.
Segunda a sexta-feira:
- manhã: das 08h00 às 11h30
- tarde: das 14h00 às 17h30.

Os produtos finais da Oficina de Comunicação e Cultura serão um fanzine (informativo impresso), e um blog, frutos do módulo de práticas de Comunicação. A apresentação de resultados e entrega de certificados, será no dia 22 de dezembro no Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira / Portão.

Informações e inscrições no DPIR.
Tel: 3369-9959 / 33699958
E-mail: dpirlauro@yahoo.com.br

Realização: Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas-Ba, em parceria com a Fundação Cultural Palmares.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Reunião do Movimento Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres - BA

Gostaríamos de convidá-lo para a reunião sobre o Movimento Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com o objetivo de definir uma proposta de ação para Salvador.
A reunião acontecerá no ESPAÇO - Rua Ilhéus, 258 - Rio Vermelho, Salvador - Bahia
(fone 71 3334-4459), no dia 04 de dezembro, às 15 h.
Contamos com o apoio do Movimento Laço Branco [ www.lacobranco.org.br] e da ONG Promundo [www.promundo.org.br] , facilitadora desse movimento.
E, desde já, contamos também com sua presença.

Atenciosamente,
Letieres Leite e Juca Cunha

www.rumpilezz. com.
www.projetoespaco. com.br

Seleção de Aluno(a)s para o Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas do Noroeste de Mato Grosso, Rondônia e Sul do Amazonas

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), a Associação Fórum Paiter Suruí (Paiterey) e a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, com o apoio do Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI/MMA), têm a satisfação de encaminhar às organizações indígenas da região do Noroeste de Mato Grosso, Rondônia e sul do Amazonas, o edital de seleção de aluno(a)s para participarem do Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas.

O Curso terá a duração de nove meses (de março a novembro de 2009) e será dividido em cinco
módulos presenciais, alternados por quatro períodos de dispersão (etapas à distância), conforme
cronograma preliminar apresentado ao final deste Edital. Os módulos presenciais terão a duração de duas a três semanas e acontecerão na sede da Associação Fórum Paiter Suruí, em Cacoal, RO. A coordenação pedagógica do curso ficará a cargo do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) com a colaboração do Curso de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia (CCC/UNIR) do Campus de Cacoal, que emitirá o certificado final do curso como Curso de Extensão.

Haverá em torno de 30 (trinta) vagas para aluno(a)s a serem alocadas para as cerca de 33 (trinta e três) organizações indígenas da região, segundo o tamanho e a área de abrangência destas. De 20 a 30% das vagas, dependendo do número de candidaturas, serão destinadas às alunas mulheres. As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação durante as etapas presenciais serão arcadas pelo consórcio das três organizações parceiras (IEB, Paiterey e Kanindé).

Ao se candidatar, o(a) indígena se compromete em participar do curso do início ao fim (ver Requisitos a seguir), já que o(a) aluno(a) que faltar a um módulo presencial será automaticamente desligado(a) do curso. O(A) aluno(a) receberá um pequeno apoio (bolsa de estudo) durante os módulos de concentração, que servirá para auxiliá-lo(a) em suas atividades presenciais e durante os módulos de dispersão. Por sua vez, as organizações indígenas que fizerem a indicação assumem o compromisso de:
(1) dar condições para o(a)s aluno(a)s desenvolverem as suas tarefas durante o período de dispersão;
(2) monitorar o(a)s aluno(a)s no desempenho dessas tarefas e relatar isso à Coordenação Pedagógica; e
(3) buscar meios para que o gestor de projeto indígena possa atuar ao término do curso.

PROCESSO SELETIVO

1. Requisitos. Para se candidatar ao Curso, o(a) indígena deve cumprir os seguintes requisitos:
o Ser formalmente indicado(a) por uma organização indígena da região a partir de indicação(ões)
e/ou escolha(s) de comunidade(s), assembléias e/ou outro(s) mecanismo(s) de consulta;
o Estar engajado(a) no movimento indígena e ser uma pessoa que goze de reconhecimento do seu povo e/ou comunidade de origem;
o Ter aptidão ou gosto pela gestão de projetos;
o Ter disponibilidade para fazer o curso no período e no cronograma definidos neste Edital;
o Dominar a língua portuguesa (conseguir escrever o que pensa e interpretar o que lê);
o Ter conhecimentos básicos de matemática; e
o Apresentar a documentação completa conforme a lista e a ordem a seguir.

Candidaturas que não cumprirem esses requisitos serão eliminadas e não serão sequer avaliadas pelo Comitê se Seleção.

. A seleção final do(a)s aluno(a)s será feita por um comitê de cinco membro composto por representantes das três organizações parceiras (o que já inclui a Coordenação Pedagógica do curso), da UNIR e do PDPI, e levará em conta os seguintes critérios:

2. Critérios
o Vínculo com seu povo e/ou comunidade de origem;
o Conhecimento da realidade do seu povo e/ou região;
o Experiência de trabalho na associação e/ou com projetos sociais e/ou comunitários indígenas;
o Potencial de trabalho junto à associação indígena depois de finalizado o curso;
o Domínio da língua portuguesa e conhecimentos básicos de matemática;
o Ensino fundamental completo (desejável); e
o Interesse, compromisso e capacidade de dialogar.

Na composição da turma, o Comitê de Seleção levará em conta critérios adicionais, tais como: número de vagas disponíveis; número de organizações indígenas contempladas; representatividade sub-regional;
distribuição de gênero; e outros que julgar pertinente, podendo acionar o Conselho Consultivo para apoiar o processo de seletivo.

3. Documentação. O(A)s candidato(a)s interessados deverão enviar os seguintes documentos
organizados na seguinte ordem:
1. CARTA DE INTENÇÃO escrita de próprio punho pelo(a) candidato(a) contando um pouco a sua história de vida, explicando o motivo pelo qual se candidatou ao curso, confirmando a sua disponibilidade para fazer o curso e descrevendo as suas expectativas futuras no que se refere à
elaboração e gestão de projetos;
2. CURRÍCULO indicando o grau de escolaridade, a sua participação no movimento indígena e as
experiências de trabalho junto a associações indígenas e/ou com projetos indígenas;
3. CARTA DE INDICAÇÃO da organização indígena declarando que o(a) candidato(a) cumpre os requisitos deste edital, confirmando os compromissos da organização para com o(a) candidato(a) e informando a forma de escolha do(a) candidato(a) – anexando manifestação(ões) de lideranças, comunidade(s) e/ou atas de reuniões; e
4. CÓPIA do RG e CPF e DADOS PARA CONTATO (endereço, telefone e e-mail).

A documentação deverá ser encaminhada para o seguinte endereço:
Associação Fórum Paiter Suruí [Antiga PACA]
Rua Geraldo Cardoso Campos, nº 4343
Bairro Josimo Brito - Caixa Postal 43
Cacoal, RO - CEP.: 78.976-970

Se possível, encaminhar também cópia dos documentos em versão eletrônica para os seguintes e-mails:
iieb@iieb.org.br, forumpaiter@yahoo.com.br, kaninde@kaninde.org.br e pdpi@mma.gov.br.

4. Prazos: * 31 de janeiro de 2009 - prazo final para candidaturas, ou seja, para o(a)s candidato(a)s interessado(a)s enviarem a documentação para o endereço acima. Só serão analisadas candidaturas cuja documentação completa (e organizada segundo a ordem acima) for recebida até uma semana após o prazo final para candidaturas
* 15 de fevereiro de 2009 - divulgação do resultado final com o(a)s selecionado(s).
* 01 de março de 2009 - início do primeiro módulo presencial em Cacoal, RO.

Cronograma Preliminar dos Módulos Presenciais
(primeiras quinzenas dos meses ímpares)
Março 01 a 15
Maio 03 a 17
Julho 05 a 19
Setembro 06 a 20
Novembro 01 a 15

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos nos telefones:
(69) 3182-4000 (Carlos, Laíde ou Leila); (61) 3248-7449 (Henyo ou João); ou (61) 3317-1654 (Cecília).