Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SEPROMI apóia projetos relacionados ao 20 de Novembro - BA

A permanência qualificada do estudante cotista no ensino superior é o objetivo do edital publicado hoje (04) pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Os 30 selecionados serão inseridos em programa de fomento a pesquisa, para desenvolvimento de estudos sobre Hierarquias Raciais, Africanidades e Cultura Negra na Bahia. As inscrições para participar da seleção estão abertas até 17 deste mês. A íntegra do edital está disponível no site http://www.sepromi.ba.gov.br/editais. O edital foi viabilizado graças a um convênio firmado entre a Sepromi e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir), da Presidência da República. Sob o título Qualificando a Permanência de Estudantes Cotistas na Uneb, o projeto implicará na concessão de bolsas de iniciação científica para os alunos pesquisadores. De acordo com o edital, os estudos deverão ser desenvolvidos considerando as interseções com as dimensões de gênero, sexualidade, geração e território.
Segundo a secretária de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, o objetivo é contribuir para a ampliação e sistematização dos conhecimentos sobre o funcionamento das políticas de promoção da igualdade racial e ações afirmativas, bem como de temas correlatos relativos às populações negras na Bahia. “Outra proposta é o incentivo à prática da investigação sistemática, a constituição e consolidação de grupos de pesquisa na Uneb, com temas relativos às experiências de populações negras”, afirmou.
Foco da Lei 10.639, o ensino de história e cultura afro-brasileira é um dos subtemas previstos no edital, que possibilitará ainda estudos sobre ações afirmativas para populações negras, cultura e memória afrobaiana e brasileira, relações e hierarquias raciais e de gênero. A consolidação do projeto implicará também na realização de várias atividades, entre as quais um seminário sobre Hierarquias Raciais, Africanidades e Cultura Negra

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Promoção da Igualdade
camilla.franca@sepromi.ba.gov.br
(71) 3115-5142 / 3115-5132 / 9983 9721