Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

UAB e Fiocruz abrem 1.410 vagas para cursos de saúde pública

Inscrições até 15 de agosto

Estão abertas inscrições para a seleção de 1.410 alunos para três cursos de aperfeiçoamento em saúde pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Fundação e Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). O prazo vai até 15 de agosto.

Ofertados a distância em 18 polos das regiões Nordeste, Norte e Sudeste, os cursos Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde e Vigilância Sanitária são voltados para profissionais de nível superior e têm início em setembro.

Para concorrer é necessário ter nível superior em qualquer área de formação. A seleção leva em conta o currículo e uma carta de intenção do candidato.

Cursos

O curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde pretende formar pessoas para multiplicar a educação para a saúde em nível local. A capacitação destina-se a trabalhadores das áreas de educação e saúde do SUS atuantes nas áreas de gestão, formação, cuidado e controle social. A carga horária total é de 190 horas, sendo 40h presenciais e 150h a distância, a serem cumpridas em cerca de nove meses.

Já o curso de Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde tem o objetivo de capacitar três profissionais por município para planejamento, elaboração, execução e avaliação de projetos de investimentos do SUS. Ele é destinado a pessoas vinculadas a secretarias municipais, estaduais, coordenações regionais e unidades de saúde. A carga horária é de 212 horas, sendo 72h presenciais e 140h a distância, a serem cumpridas em oito meses.

O curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária pretende qualificar profissionais para promoção de ações no sentido de informar sobre riscos à saúde envolvidos na produção, circulação e no consumo de bens e serviços. Em especial, volta-se para o ensino em todos os níveis da educação formal e informal e junto a comunidades.

O público-alvo são docentes de instituições de ensino públicas e privadas que atuam em coordenação, em disciplinas e em direção de cursos de educação básica e superior, em especial, dos campos da saúde e da educação. A carga horária total é de 180 horas, com 48h presenciais e 132h a distância, a serem cumpridas entre nove e 12 meses.

Os pedidos de inscrição devem ser feitos via internet em páginas específicas de cada curso. Além de efetuar o pedido de inscrição, o candidato deverá também enviar exclusivamente pelos Correios toda a documentação requerida.

O edital está disponível em http://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital885v21.pdf
(Assessoria de Imprensa da Capes)

Fonte: JC e-mail 3816, de 30 de Julho de 2009