Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

I Encontro Baiano de Mulheres Cegas - BA

Nos dias 11 e 12 de dezembro, mulheres que convivem com a deficiência visual debaterão temas alusivos a condição de ser mulher e sua relação no processo de inserção social.
A Bahia é um estado que responde por mais de 2 milhões de pessoas convivendo com algum tipo de deficiência. A deficiência visual feminina guarda em si, aspectos peculiares: a discriminação por ser mulher, por ser cega e por viver em condições adversas no meio social. O I Encontro Baiano de Mulheres Cegas pretende lançar uma lupa sobre tais questões tendo como objeto de exame, os direitos da mulher em diálogo com sua condição de cega, suas relações familiares, seu ingresso e permanência no mercado de trabalho, saúde, sexualidade e inserção social igualmente merecem destaque nesse panorama. Nunca houve um debate aprofundado sobre esse tema na Bahia e, por isso, o projeto certamente descortinará esse aspecto marcante na proteção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. A inclusão de novos e outros olhares de mulheres cegas ou não, justifica satisfatoriamente a criação desse momento que a Associação Baiana de Cegos propõe. O encontro aqui se impõe como espaço privilegiado para o aprofundamento das demandas do segmento de mulheres com deficiência visual na Bahia. Dessa forma, a Associação Baiana de Cegos sai na frente e lança luz sobre a pouco conhecida vida e a defesa dos direitos da mulher cega em nosso Estado. Almeja diagnosticar o perfil da mulher mãe, trabalhadora e formadora de opinião convivendo com uma limitação visual.
O I Encontro Baiano de Mulheres Cegas ocorrerá nos dias 11 e 12 de dezembro, das 8h às 18h no Auditório da Associação Baiana de Cegos localizada na Rua Mesquita dos Barris, 40 - Barris.
As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento da ficha por telefone (71 3328.0661), pessoalmente na sede da Associação Baiana de Cegos, ou ainda poderá ser preenchida eletronicamente e enviada para o endereço eletrônico eventos@associacaobaianadecegos.org.br, via fax ou via postal. A inscrição é gratuita e as participantes terão direito a alimentação, material didático e participação nas oficinas. Vagas limitadas!
O I Encontro Baiano de Mulheres Cegas tem o apoio do Programa de Acessibilidade da Vida Brasil. Segue programação

Programação

Dia 11/12
08.00h – Abertura e apresentação cultural;

08.30h – Mesa redonda 1: A mulher cega no contexto da inclusão social;

09.10h – Debate
10.15h – Intervalo
10.30h – Mesa Redonda 2: Equidade de gênero e as relações sociais na área da deficiência.
11.30h – Debate
12.00h – Almoço
14.00h – Grupos de trabalho: Eixos Mobilizadores:
Saúde, direitos sexuais e reprodutivos;
Segurança, vulnerabilidade e risco social;
Trabalho, empreendedorismo e geração de renda;
Intervenção nos espaços de participação e controle social.


Dia 12/12
08.00h – Sensibilização
08.30h – Plenária para apresentação dos Grupos de trabalho
12.00h Almoço
14.00h Oficinas e Vivências
16.40h Apresentação da Carta de Propostas do Encontro
17h Considerações Finais
Encerramento e entrega dos certificados. Coquetel e apresentação cultural.