Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Curso de Especialização "Prevenção ao HIV/AIDS no Quadro da Vulnerabilidade e dos Direitos Humanos" - SP

A Universidade de São Paulo e o Núcleo de Estudos da USP em parceria com a Secretaria de Estado de São Paulo estarão promovendo o Curso de Especialização: “Prevenção ao HIV/AIDS no Quadro da Vulnerabilidade e dos Direitos Humanos”.

O curso tem por objetivo a formação de técnicos, gestores municipais e membros da sociedade civil para analisar a situação das DST/HIV/AIDS no contexto local, planejar, executar e avaliar práticas e tecnologias de prevenção no quadro da vulnerabilidade e dos direitos humanos.

A abordagem do curso será baseada numa concepção dialógica e incluirá aprofundamento nas teorias construcionistas de sexualidade e de redução de danos, nas noções de cuidado e atenção psicossocial, nas teorias de estigma e discriminação, formação para análise de banco de dados e utilização de recursos de financiamento e gestão disponíveis para o Sistema Único de Saúde.

A implementação do curso, o material didático e os recursos pedagógicos serão avaliados para posterior utilização em larga escala pelos programas estaduais e nacional de DST/Aids.

Para ser aprovado no Curso de Especialização, o aluno deverá obter nota mínima de 7, numa escala de 0 a 10; freqÃ?ência de 85% em cada uma das aulas e das atividades. Apresentação de Monografia defendida individualmente e avaliada por banca examinadora sendo a nota mínima para aprovação igual a 7 numa escala de 0 a 10. A Monografia faz parte do curso, sendo a sua apresentação obrigatória.

O curso será ministrado em São Paulo na Faculdade de Saúde Pública e Faculdade de Medicina Preventiva da USP, localizadas na Av. Doutor Arnaldo – próximo a Estação Clinicas do MetrÃ?.


O Curso terá duração de 18 meses, distribuído em 530 horas, a saber:

Total Ministrado: 378 horas
Aulas Teóricas em sala de aula: 286 horas
Aulas práticas ou campo: 42 horas
Seminários: 50 horas
Monografia: 50 horas
Outros: 112 horas
Total não Ministrado: 152 horas


Disponibilização de Vagas:

Serão disponibilizadas 60 (sessenta) vagas distribuídas de forma a contemplar os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), Programas Municipais e Estadual de DST/Aids de São Paulo, Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais e  Sociedade Civil.


Da distribuição das vagas:
- Para os Interlocutores de DST/Aids dos GVEs e Coordenadores dos Programas Municipais de DST/Aids do Estado de  São Paulo serão disponibilizadas 49 (quarenta e quatro) vagas.

- Para Sociedade Civil serão disponibilizadas 5 (cinco) vagas, sendo:
2 (duas) vagas indicadas pelo Fórum de ONG/AIDS;
1 (uma) vaga indicada pelo do Fórum Paulista LBGT;
1 (uma) vaga indicada pela RNP+;
1 (uma) vaga indicada pela Rede de Mulheres Cidadãs Positivas.
- Para os profissionais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids do Estado de São Paulo serão disponibilizadas 6 (seis) vagas.


Critérios de Seleção para Interlocutores de GVE e Coordenadores Prog. Municipais:
1 - Ter curso superior/universitário completo;
2 - Estar exercendo a função de Interlocutor/Coordenador de DST/AIDS há mais de 1 ano*; 
3 - Não ter feito nenhum curso de especialização nos últimos 2 anos;
4 - Ter a adesão da GVE e do Município à proposta liberando o profissional e arcando com os custos de transporte, hospedagem e alimentação durante todo o Curso de Especialização.

*Terão preferência os profissionais que concluíram o Curso de Planejamento e Gestão promovido pelo CRT/Gerência de Planejamento em 2009 e que permanecem na função de Interlocutor/Coordenador Municipal de DST/Aids.


Critério para Seleção da Sociedade Civil:
1 - Ter curso superior/universitário completo;
2 - Ter a adesão da respectiva Instituição à proposta liberando a pessoa indicada e arcando com os custos de transporte, hospedagem e alimentação durante todo o Curso de Especialização;
3 - Ser indicado pelos respectivos Fóruns e Redes.

Para a inscrição dos interessados:

1 - Preencher e enviar o formulário que estará disponível no site do CRT;
2 - Prazo para o envio de inscrições on-line: de 10 a 21 de Maio a 2010;
3 - Não serão aceitas inscrições fora de prazo e sem o preenchimento completo do formulário.
 
Compromisso das GVE/Municípios e Instituições da Sociedade Civil:

É imprescindível o compromisso da GVE, do Município e da Instituição da Sociedade Civil em garantir a participação do aluno. O curso contará com aulas presenciais que serão ministradas a cada 15 dias em São Paulo, para isso cabe ao município/GVE /instituição fornecer hospedagem , alimentação e transporte para o aluno durante os 18 meses do curso.

A instituição de origem do aluno deverá disponibilizar no local de trabalho do aluno, um computador com banda larga e impressora que será utilizado nas atividades complementares e impressão de materiais didáticos e teóricos do curso.

A matricula dos profissionais selecionados: Interlocutores de GVE e dos Programas Municipais de DST/Aids só serão aceitas mediante Carta de Compromisso assinada pelo responsável legal pela liberação do profissional e custeio da proposta.

(Segundo modelo padronizado) 

Os membros da Sociedade Civil selecionados, também deverão apresentar Carta de Compromisso  assinada pela Instituição responsável pela liberação e custeio da proposta.

(Segundo modelo padronizado) 

Para efetuar a matricula dos alunos selecionados os documentos necessários são:
1 – Cópia dos documentos: RG, CPF, diploma de graduação cópia frente e verso e registro no conselho de classe se houver.
2 - Carta de Compromisso do Gestor Regional, Municipal e da instituição da Sociedade Civil, de acordo com respectiva instituição.
3 - Apresentação de Currículo Simplificado.

Os modelos padronizados da Carta de Compromisso, de Currículo e formulário de inscrição estarão disponíveis no site do CRT à partir do dia 10 de Maio 2010.

Calendário:
Período de inscrição dos interessados: de 10 a 21 de Maio a 2010.
Lista dos alunos selecionados: 25 de Maio de 2010.
Período de matrícula para os selecionados: 28 de Junho a 9 de Julho 2010.
O início do curso está previsto para o mês de agosto de 2010 e término em dezembro de 2011.