Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Projeto Autores & Idéias 2012 - PR

O Projeto Autores & Idéias é um ciclo literário que propõe debates sobre temas do cotidiano, tendo a literatura como cenário e narrativa das conversas. Num formato de bate-papo, dois escritores convidados dialogam com o público e trocam idéias acerca do assunto. O tema é apenas o ponto de partida, que não limita a conversa, ao contrário, ganha vozes na dinâmica do evento.
Mesa: A nova geração de leitores adolescentes
Eliane Brum e Santiago Nazarian
               Depois do sucesso de tantas sagas e séries, de O senhor dos anéis a Crepúsculo, passando por Harry Potter, uma nova geração de leitores adolescentes parece haver se formado. Mas como manter o interesse desses jovens por outros tipos de leitura, não tão ligados à mídia e à indústria do espetáculo? Como atraí-los para a leitura dos clássicos, por exemplo — se é que isso é mesmo necessário? De que forma apresentá-los a essas obras? A partir de que idade, por intermédio de quem? É preciso adaptá-las? O que as leituras da adolescência mudaram na história pessoal e profissional dos nossos convidados? Em sua formação como leitores, cidadãos e escritores, ler os clássicos ajudou de algum modo? Como convencer os adolescentes a ler e, principalmente, continuar lendo na fase adulta? E a chamada literatura juvenil: existe mesmo?
Os convidados
                Eliane Brum nasceu em Ijuí (RS) em 1966. Considerada a jornalista mais premiada do Brasil - foram cerca de 50 prêmios, nacionais e internacionais - , é autora dos livros Coluna Prestes - O avesso da lenda, A vida que ninguém vê e O olho da rua. É colunista e repórter especial do site da revista Época, tendo começado sua carreira profissional no jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS). Também cineasta documentarista, codirigiu os filmes Uma história severina e Gretchen filme estrada. Em 2011, estreou na ficção, com o romance Uma duas, e participou da antologia Dignidade, lançada na Itália pela organização Médicos sem fronteiras. Vive em São Paulo (SP).
                Santiago Nazarian nasceu em São Paulo (SP), em 1977. É autor de cinco romances - Olívio, Morte sem nome, Feriado de mim mesmo, Mastigando humanos e O prédio, o tédio e o menino cego - e do livro de contos Pornofantasma. Em 2012, lança seu primeiro romance juvenil, Garotos malditos, que foi contemplado com a bolsa de patrocínio do programa Petrobrás Cultural. Além de ficcionista, é tradutor de mais de 20 obras literárias.
 
ENTRADA FRANCA. VAGAS LIMITADAS.
FAVOR CONFIRMAR PRESENÇA VIA E-MAIL OU FONE.